Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como se tornar violinista sem conhecer teoria musical?

De Fernanda, publicado dia 22/11/2018 Blog > Música > Violino > Como aprender o violino sem teoria?

Quando você começa a aprender um instrumento, é difícil escapar dos famosos cursos de teoria musical. E ainda mais se você optar por ter aulas de violino em escolas de música ou conservatório.

No entanto, embora a abordagem não seja a mesma, é bem possível aprender a tocar um instrumento sem passar pela clave de sol, clave de fá, partituras, tempo, leitura de notas, ritmo…

Palavras que às vezes são chatas e desmotivadoras quando você quer praticar o instrumento imediatamente e se tornar o melhor violinista da família.

Então, como proceder e onde obter ajuda? Livros, tutoriais de internet, método de especialistas, professor particular…: muitas oportunidades estão disponíveis para você.

Para que serve aprender teoria musical?

Em uma aula de piano, gaita ou harpa, o professor sempre começa perguntando seu nível em teoria. Aulas de violino também não são diferentes. Aprender a ler notas e decifrá-las é uma grande vantagem quando você quer aprender a tocar um instrumento.

Não é exigido de um iniciante a leitura imediata das partituras de Mozart ou de Vivaldi, mas talvez entender o básico, como a clave de sol, a clave do fá ou os bemois e os sustenidos.

Mas para que serve tudo isso?

Embora muitas vezes seja mal vista, a teoria musical é um passo fundamental na evolução de um músico. Um passo quase inevitável caso você queira seguir uma carreira na música.

Onde aprender teoria musical? Qual é o sentido de saber ler uma partitura? | Os músicos se comunicam entre si graças à teoria da música.

A teoria musical é uma linguagem universal.

Em outras palavras, os músicos se entendem graças a essa linguagem. Como músico profissional, é importante saber como se comunicar e entender as expectativas dos outros.

E, embora às vezes pensemos que esse passo possa ser ignorado facilmente, às vezes percebemos que isso facilita a aprendizagem mais do que a complica. Evidentemente, você tem que gastar muitas horas em seu notebook e treinar muito bem as escalas, mas para progredir é preciso estudar e se dedicar.

É um esforço válido pois, depois do conhecimento adquirido, ele não será mais necessário. Especialmente se você decidir, alguns anos depois, se profissionalizar.

Mas a teoria musical também serve, e acima de tudo, para decifrar as instruções escritas na partitura. Isso guia o músico do início até o final da música. Indica, portanto:

  • As notas,
  • O tempo delas,
  • O compasso
  • Os intervalos,
  • O ritmo,
  • Etc.

É quase impossível pular esses conteúdos para se tornar um músico profissional, tocar em uma banda ou até quem sabe em uma orquestra.

Se ninguém fala a mesma língua, a loucura rapidamente pode chegar!

A teoria musical também permite que você progrida no seu instrumento. Tablaturas são por vezes muito limitadas. Elas são ótimas quando você começa, mas não inclui os detalhes quando você quer ir um pouco mais longe e estudar uma peça mais a fundo.

Então, se você quiser atacar as quatro estações de Vivaldi, as coisas podem ficar complicadas.

Como dito antes, a partitura mostra muitos detalhes importantes como tempo de pausa, ritmo, etc. Elementos que são limitados nas tablaturas. Então você tem que procurar informações em outro lugar, ouvindo a música várias vezes, por exemplo.

Onde aprende violino? Como aprender violino sem teoria musical? | O ouvido absoluto pode ser uma solução para aqueles que não querem estudar teoria musical!

Encare a teoria musical como um guia em todo o seu aprendizado. Embora muitas vezes vemos ela como um inimigo, por outro lado ela permite que você progrida com mais serenidade. Um pouco como um professor que lhe indicaria o jeito certo de tocar.

Mas você pode definitivamente escolher outro guia para aprender a tocar violino.

Prefere o violino elétrico? Em qualquer caso, será preciso um pouco de prática para ter sucesso ao fazer um vibrato de violino!

Aprender o violino sem teoria musical: é possível?

A verdadeira questão agora que se coloca é: é possível aprender o violino sem estudar teoria musical?

E nossa resposta é: é claro que sim!

Saber ler partituras não é um pré-requisito para aprender a vibrar as cordas de um violino.

As novas tecnologias possibilitaram o acesso a uma série de técnicas que permitem dispensar a teoria musical.

Se o propósito do seu aprendizado é se divertir com o violino, tocar de ouvido e se apresentar somente entre amigos, não precisa se preocupar em decifrar oitavas, notas cheias e meias notas.

Hoje em dia muitas técnicas são conhecidas pela maioria dos músicos, e sem teoria musical. Existem muitos guitarristas conhecidos que aprenderam a tocar seus instrumentos sem aprender o básico da teoria musical. Podemos mencionar entre eles:

  • Paul Mc Cartney,
  • Stevie Ray Vaughan,
  • John Lennon,
  • Elvis Presley,
  • Jimi Hendrix,
  • Eric Clapton,
  • Django Reinhardt.

Verdadeiras lendas da história da música, estes artistas motivados provam a todos que, quando queremos, podemos! Portanto, não desista caso as pessoas tentem dissuadi-lo!

Muitos já foram capazes e comprovaram que isso não é nenhuma barreira!

Mas para chegar lá, você precisa ouvir muito música, porque é só assim que você pode captar e assimilar todos os detalhes.

Também é possível aprender o violino na internet!

Técnicas para aprender o violino sem teoria musical!

Agora que você está mais tranquilo sobre essa questão, quais métodos usar sem estudar teoria musical?

Quais são as técnicas dos grandes músicos?

Basta navegar na internet: de cara você já percebe que muitos especialistas, músicos e educadores oferecem alternativas sem precisar passar pela teoria musical. Essas pessoas, então, disponibilizam seus melhores conselhos em canais ou fóruns do YouTube, por exemplo.

Não hesite em dar uma olhada.

Onde aprender o violino? Onde encontrar tutoriais para aprender violino? |
A web é uma mina de ouro para um violinista iniciante.

Mas a técnica mais famosa é, claro, é a das tablaturas.

Muito utilizado com a guitarra, este método permite saber onde colocar o dedo no braço e em qual corda. Hoje em dia muitas tablaturas estão disponíveis nas lojas especializadas em música.

O vendedor também pode aconselhá-lo sobre o melhor livro para comprar.

Além disso, atualmente, quase todos os grupos musicais publicam regularmente suas tablaturas. Os fãs também compartilham esse tipo de informação valiosa.

O único inconveniente é que o violino não tem trastes como os da guitarra. Por isso, é mais difícil de encontrar a referência no braço.

Durante meu aprendizado como autodidata, eu mesmo posicionei marcadores no braço do violino com pequenos adesivos. Uma técnica amplamente utilizada por violinistas novatos.

Com esses marcadores, você também pode seguir com mais facilidade os tutoriais no YouTube, que também são uma ótima fonte de treinamento.

E se você considera a teoria musical muito chata pelos livros, as coisas mudam de figura no que diz respeito à metodologia dos atuais aplicativos para smartphones. Existem muitos jogos divertidos e voltados para o ensino da música.

Este é particularmente o caso do aplicativo Meludia, que permite aprender música sem teoria musical.

Existe um músico que está tentando ajudar os futuros violinistas através de sua própria experiência. Marc Capuano começou a aprender o violino sozinho e sem aprender teoria musical. Ele propõe seu método chamado “método do violino azul” on-line ou pela compra do seu livro.

No final, cabe a você escolher a metodologia mais adequada aos seus estudos e ao seu perfil de músico.

Que tal fazer aulas de violino online?

Aprenda a tocar violino! Que técnica usar para aprender o violino sem teoria? | Todo músico encontra seu jeito de tocar.

Peça ajuda a um professor particular de violino

Aprender o violino sem teoria musical não significa aprender o violino sem um professor.

Um bom pedagogo pode acompanhá-lo nas aulas de violino sem necessariamente se basear na teoria musical.

Pelo contrário, ele será capaz de ajudá-lo a assimilar este instrumento graças à sua própria experiência. E o conselho é valioso quando você aprende o violino de maneira alternativa. Além disso, o professor fornece apoio na prática.

Muitos novatos violinistas ou aprendizes virtuosos desistem de seus instrumentos pouco a pouco por falta de tempo e / ou motivação. Ter um professor torna possível impor uma certa regularidade e não bloquear na primeira dificuldade.

O professor pode ensinar você a trabalhar:

  • Ter uma boa postura corporal,
  • Segurar o arco adequadamente
  • Fazer vibrato
  • Ter ritmo,
  • Ganhar flexibilidade nos dedos.

Você só vai encontrar o professor ideal se você começar a procurar!

Raras são as escolas ou conservatórios de música que não integram a teoria musical em seu currículo.

Na plataforma Superprof, é possível escolher o professor particular de acordo com o seu perfil. Cada professor descreve suas habilidades e o conteúdo que ensina. Assim, é mais fácil escolher um professor e, portanto, ter aquele bom feeling durante uma aula de violino.

Na sua ou na casa do professor: cabe a você decidir seu programa de estudos com o seu novo mentor.

E essa ajuda pode realmente ser valiosa se você começar a ficar bloqueado em certos pontos do estudo. Ele irá guiá-lo passo a passo e colocá-lo de volta ao caminho certo para continuar seu aprendizado. Por um semestre ou vários anos, o professor particular é uma carta na manga a se considerar!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar