Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Melhore suas habilidades no violão?

De Joseane, publicado dia 16/02/2019 Blog > Música > Violão > Por que aprender guitarra?

A música é acima de qualquer coisa o compartilhamento de emoções, sejam as emoções alegres, tristes, melancólicas etc.

Muito provavelmente, você já esteve em uma situação em que não entendia uma só palavra da música estrangeira, mas se encontrou em lágrimas porque achou a música muito bonita e tocante.

Esse é o poder da boa música!

No início, sua vontade de aprender a tocar violão pode surgir da paixão pela boa música e até mesmo do interesse em impressionar seus amigos com dois ou três solos. Mas com o tempo o que era brincadeira vai ficando mais sério.

Mesmo o interesse tendo surgido despretensiosamente, sem o compromisso de se tornar um Chico Buarque no violão.

O que é bom pode ficar ainda melhor, pois quando partilhamos com outras pessoas a nossa música. Seja no barzinho, no almoço de domingo ou até subindo ao palco, tocar um instrumento musical permite aumentar seu círculo de amizades com outros músicos.

Entretanto, fazer parte de uma banda tem um outro lado ainda mais  interessante, pois estar inserido naquele grupo permite que você esteja perto de outros músicos que partilham do mesmo interesse musical que você.

Nossa seleção de professores particulares de violão dispõe de 3502 professores de violão a sua disposição!

Melhore suas habilidades no braço da guitarra

Ter aulas de violão permite desenvolver sua criatividade, melhorar o seu ouvido musical e trazer a sensação de bem estar. Além de ser um excelente maneira de fazer novos amigos.

aula de violão com um professor particular O violão é uma boa maneira de desenvolver sua criatividade.

Mas para ser um exímio violonista é inevitável que você se dedique, pois não é suficiente aprender apenas os acordes mais básicos, o aprofundamento das técnicas de se tocar violão também se faz necessário.

O violonista iniciante terá a árdua missão de aprender a criar um riff – que é uma progressão de acordes,notas e intervalos musicais, que são retidas no contexto de determinada música, formando a base –  e até mesmo testar sua habilidade de improvisar qualquer estilo musical ou compor sua própria música.

Um exímio violonista precisa ser criativo!

A criatividade será sempre o objetivo principal de quem toca violão. Exatamente, por isso, será trabalhada em todas as modalidades das aulas particulares de violão. O seu professor particular vai ensiná-lo as técnicas de fazer uma boa improvisação, para que que você possa desenvolver o seu próprio estilo e aprendizagem.

Nas aulas de violão também estão voltadas atividades com a finalidade de que o aluno se sinta mais confiante de suas habilidades. Pode acontecer do professor de aulas particulares solicitar ao aluno que improvise no seu violão usando algumas técnicas aprendidas em aula: a escala pentatônica, um arpejo ou um acorde.

A improvisação pode até acontecer na frente de mais outros alunos, essa atitude tem a finalidade de trabalhar sua desinibição e a confiança.

Agora se você é autodidata e quer adicionar mais e mais conhecimento a sua vida. Confira alguns pontos que são desenvolvidas nas aulas de música com um professor particular:

  • A criatividade musical
  • Escuta musical
  • A técnica
  • Atividades para desenvolver agilidade na mão direita e na mão esquerda
  • Respiração …

Quanto mais atividades você fizer de improvisação, mais confortável você estará para tocar em público. Se você é tímido, o violão pode ser um ótimo companheiro.

Tem quem diga que melhor companhia não há. Rs

Seu progresso nos braços da guitarra só depende de você e seu esforço diário, ao desenvolver sua criatividade com o violão, você estará capacitado a improvisar seu solos de violão ou guitarra elétrica.

Quem sabe você pode montar seu próprio  show com suas composições originais.

Aprenda violão ou guitarra e suba ao palco com outros músicos!

Aprender sozinho um instrumento musical pode até ser um desafio para algumas pessoas, no começo tudo parece muito animador, são leituras de partitura, afinar a seu violão e aprender a lidar com seu medidor.

Mas depois de um tempo, você começa a sentir vontade de ter novos desafios.

Sem o professor que direcione melhor suas aulas, o estudante de música começa a andar em círculos, sem saber o que fazer, qual técnica deverá usar para desenvolver melhor sua técnica.

Talvez o maior motivo que faz o estudante desistir de tocar violão, seja estudar sozinho com ausências de novos desafios para progredir.

Certamente com aulas com um professor de violão você se sentirá mais desafiado a executar nova técnicas, e quando faltar motivação, converse com o professor para ele propor atividades novas.

Quanto custa uma aula de violão? Que tal se juntar a uma banda para afastar a solidão musical?

Talvez seu novo desafio seja fazer aulas de violão em grupo!

O lado positivo de se juntar a um grupo de músicos é poder desfrutar de momentos com pessoas que tem os mesmos interesses que você: tocar um boa música!

A música tem o poder de transmitir emoções das mais variadas sensações nas pessoas. a mesma música pode levar a pessoa ao seu passado ou transportar-se para um momento que ela não viveu.

Faz a pessoa querer levitar, dançar, cantar,esquecer dos problemas entre outras coisas.

Essa sensação de bem estar merece ser compartilhada com outras pessoas, seja com outros membros do grupo ou com o público.

Outra vantagem bem interessante de ingressar em um grupo de música está na possibilidade de entrar em um grupo já formado como iniciante e ir progredindo com a ajuda dos demais.

A verdade é: encontrar um grupo pronto, onde todos já possuem experiência dá um pouco de trabalho. Há de convir que não é muito difícil encontrar um violonista ou guitarrista por aí.

Normalmente, a banda faz um seleção para eleger o novo integrante. Por isso, vale muito você dar o seu melhor na sua audição para ingressar na banda.

Nunca faça uma audição despreparado!

Aqui vai a dica de ouro para fazer parte da banda: antes da sua audição investigue o estilo de música da banda a qual pretende fazer parte e vá treinando em casa, treine seus improvisos. Chegue com antecedência na audição para mostrar suas habilidades no violão, com calma.

Existe também a possibilidade de você encontrar um grupo iniciante ou intermediário e poder avançar com eles.

O segredo é se dedicar também dentro e fora dos ensaios com a banda.

Melhore seu ouvido musical tocando guitarra

Infelizmente, trabalhar o ritmo musical não é tão simples quanto aprender a tocar um determinado acorde, pois cada pessoa tem um senso de ritmo diferente da outra.

Evidentemente, o indivíduo que foi criado em uma ambiente musical ou de dança tem o senso de ritmo mais desenvolvido que outras. Essas pessoas tem um pouco mais de facilidade para aprender a tocar violão, pois são capazes de desenvolver um bom ouvido para a música.

Em contrapartida, os indivíduos que pouco tiveram contato com a música podem trabalhar seu ritmo com aulas de teoria musical, harmonia etc.

Aprender a tocar guitarra sozinho Desenvolva sua audição musical marcando o tempo das músicas.

Atividades simples do dia a dia podem desenvolver seu ouvido musical e ajudá-lo a desenvolver seu ritmo prestar atenção nos tempos da música que você ouve no carro, no rádio, na televisão , no elevador ou até as músicas do carro que passa vendendo produtos.

Existem várias formas de trabalhar o seu ritmo no violão e na guitarra elétrica. Veja:

  • Contar os tempos
  • Tocando em grupo
  • Bater palmas
  • Bater os pés
  • Balançando a mão
  • Com o auxílio do metrônomo …

Tocar na companhia de outras pessoas é uma excelente maneira de trabalhar seu ritmo musical, pois em grupo existe a necessidade de que os instrumentos estejam em perfeita harmonia.

Quais são as vantagens de aprender a tocar ?

Além de ser muito benéfico para a saúde, tocar um instrumento musical, sozinho ou em grupo auxilia no desenvolvimento saudável da sua memória.

No momento em que você começa a tocar violão seu cérebro desenvolve meios que promovem a sensação de bem-estar.

Ter aulas de música pode fazer com que o estudante possa resgatar diferentes tipos de memórias. Veja:

Memória semântica: é a memória responsável pelo armazenamento do seu conhecimento da realidade transposta em palavras.

Memória de trabalho: é a memória que usamos nas tarefas do dia a dia

Memória perceptiva: é a memória que registra o som percebido ao seu redor

Memória processual: é a memória responsável por armazenar habilidades como entender a leitura de partitura, tablatura, saber afinar adequadamente um violão etc.

Memória auditiva e visual: é a memória que tem responsável pela capacidade de retermos sons ou imagens a longo prazo.

Memória episódica: é a memória responsável por registrar toda nossa experiência de vida.

Deu para perceber o poder que a música tem em nossa vida?

Aula de violão em casa Quando você está concentrado em seu aprendizado, não pensa nos problemas do dia a dia.

Agora se beneficia das vantagens que as aulas de violão pode te proporcionar:

Extravasar a tensão: tocar qualquer tipo de instrumento musical permite que você relaxe.

Expandir seu círculo social: Aprender a tocar violão é uma excelente maneira de se divertir e conhecer novas pessoas que compartilham do mesmo interesse que você. Fazer parte de em um grupo permite estreitar laços e criar memórias.

Superação individual: Todos os dias o alunos de violão se vê obrigado a trabalhar sua capacidade de superar suas dificuldades, uma vez que não se trata apenas de apertar uma tecla, como no teclada, o violão precisa de um esforço maior para que as cordas sejam tocadas corretamente.

Liberação dos hormônios relacionados a sensação de prazer: a endorfina e a dopamina

O que está esperando? Faça agora suas aulas de violão.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar