Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Business Language Testing Service de língua francesa

De Camila, publicado dia 18/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Principais informações sobre o BULATS do idioma da França

Depois de anos de estudo do idioma da França, você se deu conta de que as habilidades linguísticas no idioma são de grande importância tanto para sua vida acadêmica quanto profissional.

Ou ainda, a empresa para a qual você trabalha demanda a apresentação de um certificado do seu nível de francês, tanto escrito quanto falado.

Ainda melhor: lhe foi oferecido um posto de trabalho na França – ou em um outro país francofônico – e a companhia responsável pela sua contratação quer se assegurar que seu nível da língua francesa será suficiente para o cargo.

Diante de todas estas demandas, você está perdidinho(a) da Silva e não sabe como escolher o melhor teste de proficiência do francês para o seu caso.

Uma matéria publicada pelo jornal El País em dezembro de 2016 indica que o Francês, acompanhado do espanhol e do mandarim, é um dos idiomas mais estudados como língua estrangeira no mundo inteiro (o primeiro colocado é, obviamente, o inglês).

O idioma falado na França é a língua oficial (ou uma das oficiais) de 33 países ao redor do mundo como Bélgica, Suíça, Mônaco, Luxemburgo, Canadá, Haiti, Líbano, Burkina Faso, Camarões, República do Congo, Vanuatu, etc.

O BULATS também certifica as habilidades no idioma francês BULATS é mais um certificado de proficiência da língua francesa.

A presença desta língua ao redor do globo é uma boa razão para uma preparação seguida de inscrição para as provas de proficiência (também DELF e DALF para o francês) do BULATS.

Superprof te explica um pouco mais sobre esse exame de avaliação das habilidades linguísticas do francês voltado para o mundo empresarial. Nesta matéria, você encontrará tudo o que precisa saber antes de decidir fazer seu BULATS.

O que é o BULATS

Como o título da matéria especifica, BULATS é a sigla gerada pela abreviação de Business Language Testing Service (Serviço de Teste de Língua para Negócios). A prova foi desenvolvida para avaliar o nível de conhecimento não só do idioma francês, mas também do inglês, alemão e espanhol. A escolha da língua é feita pelo candidato, de acordo com suas habilidades e necessidades.

O próprio nome do certificado sugere que o teste é voltado para o mercado profissional, sendo frequentemente a opção escolhida por empregados que precisam apresentar um documento de tal calibre às empresas onde trabalham. Ele pode ser utilizado igualmente por estudantes seguindo estágios em empresas. No entanto, não é necessário ter uma experiência profissional prévia para se inscrever em um BULATS.

Seja você da área de humanas, exatas ou biológicas, a língua francesa é pré-requisito indispensável caso deseje continuar sua aventura profissional em um país francofônico.

Instituição responsável

A University of Cambridge ESOL Examinations é a instituição responsável pela concepção e gestão dos testes BULATS. Por ser um certificado voltado para várias línguas, a Universidade de Cambridge trabalha com diferentes estabelecimentos:

  • Alliance Française para os testes de francês;
  • Goethe Institut para as provas de alemão;
  • Universidad de Salamanca para as avaliações em espanhol.

Níveis de avaliação

O nível de domínio da língua francesa do candidato é dado de acordo com a pontuação alcançada na bateria de testes. Tal nível segue os parâmetros do Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas (MCER). Eles são:

  • Nível A1 (iniciante) – entre 10 e 19 pontos;
  • Nível A2 (básico) – entre 20 e 39 pontos;
  • Nível B1 (intermediário) – entre 40 e 50 pontos;
  • Nível B2 (intermediário avançado) – entre 60 e 79 pontos;
  • Nível C1 (avançado) – entre 75 e 89 pontos;
  • Nível C2 (bilíngue) – entre 90 e 100 pontos.

É importante ter em mente que para estudar ou trabalhar em países francofônicos, é necessário possuir, no mínimo, um nível B2 de domínio do idioma. Desta maneira você conseguirá se integrar fácil e rapidamente ao ambiente de trabalho / estudos, assim como ao novo país em que habita.

O ator de ler é muito importante nos estudos de uma língua estrangeira. A leitura de periódicos como jornais ajuda na preparação para as provas.

Outra recomendação que vale ouro caso seu desejo seja realmente se instalar no exterior, é a de se informar sobre o contexto cultural e econômico do local, assim como conhecer um pouco sobre a história da sua civilização e literatura. A leitura de periódicos locais e clássicos literários podem ser úteis durante esta tarefa.

O fato de praticar a leitura na língua francesa também é uma ótima ferramenta no auxílio à preparação para as provas do BULATS!

Por que escolhê-lo

Existem inúmeras boas razões para fazer o BULATS de língua francesa. Abaixo apresentamos algumas delas que, com certeza, te estimularão a se inscrever na próxima sessão de provas!

Abrange competências essenciais

As provas do BULATS cobrem um campo de quatro habilidades linguísticas essenciais na hora de se avaliar as competências do candidato no idioma francês:

  • Compreensão oral;
  • Compreensão escrita;
  • Expressão oral;
  • Expressão escrita.

Apresenta situações comunicativas

Para conseguir se comunicar de forma clara e eficiente, é preciso saber “se virar” em diferentes situações utilizando o francês de forma correta. O BULATS permite ao candidato ser avaliado em diferentes situações ligadas a diversos tipos de comunicação. Tais exercícios têm por objetivo mostrar a quem faz a prova como anda seu progresso no aprendizado do idioma.

Tem grande reconhecimento

O BULATS é um certificado reconhecido mundialmente. Ele dará ao candidato que o possui acesso à diversas universidades e grandes empresas ao redor do globo.

Grande qualidade

As provas do BULATS são desenvolvidas para serem avaliações de grande qualidade. Através delas, as competências linguísticas do candidato podem ser analisadas, sejam elas ligadas à conjugação dos verbos, à desenvoltura oral, ao sotaque durante a conversação, à capacidade de compreensão da fala e da escrita, assim como do nível de domínio do vocabulário da língua na hora de estabelecer um diálogo.

Estímulo ao aprendizado

Obter um certificado BULATS não é tarefa para quem não se dedica ao aprendizado da língua francesa. Sendo assim, ter um bom resultado nas provas como um objetivo linguístico é uma boa motivação para ser uma pessoa aplicada nos estudos do francês voltado para o mercado de trabalho.

Normalmente, o BULATS é utilizado dentro das empresas. BULATS é voltado para o mercado de trabalho.

A Universidade de Cambridge disponibiliza materiais de apoio a serem utilizados durante a preparação para os testes. No site da instituição, o candidato encontra, igualmente, vários projetos aos quais portadores do certificado BULATS podem participar.

Análise do progresso no aprendizado

O BULATS é também uma ótima ferramenta para que o candidato conheça exatamente em qual nível da língua francesa ele se encontra. Através do resultado dos testes, o aluno identifica quais pontos do idioma precisa trabalhar nas futuras aulas de francês para melhorar sua fluência.

Conteúdo das provas

A bateria de provas do BULATS tem duração total de 3 horas.

Compreensão oral

A parte que abrange (e para o Delf e o Dalf?) a compreensão oral dura 50 minutos. Ela é composta de 50 perguntas que seguem a seguinte estrutura:

  • 10 exercícios sobre compreensão de conversações curtas e monólogos;
  • 12 exercícios sobre compreensão e redação de notas, mensagens, etc.;
  • 10 exercícios sobre compreensão de documentos, assim como de diálogos curtos;
  • 18 exercícios sobre compreensão de discursos mais extensos, com a finalidade de extração de detalhes e anotação de conclusões.

Compreensão escrita

A compreensão escrita e o domínio de aptidões linguísticas são avaliados durante um período de 60 minutos, dentro dos quais o candidato deve responder a 60 perguntas. Tais questões se dividem em duas partes:

Primeira parte:

  • 13 exercícios de múltipla escolha de gramática e vocabulário apresentados através de textos curtos com espaços em branco a serem preenchidos;
  • 6 exercícios de múltipla escolha que apresentam textos longos retirados de jornais, revistas e outros meios de comunicação escritos. Tais textos possuem igualmente palavras em branco que precisam ser preenchidas;
  • 5 perguntas abertas que avaliam a gramática. Elas são formuladas a partir de textos de tamanho mediano nos quais faltam palavras. Tais palavras ausentes devem ser completadas, desta vez, por extenso.

Segunda parte:

  • 7 exercícios no qual o candidato deve ler e localizar informações específicas em 4 textos curtos;
  • 5 exercícios de gramática nos quais textos de tamanho mediano devem ser completados através de opções de múltipla escolha;
  • 6 exercícios de gramática e vocabulário (frases faltando palavras; opções em múltipla escolha);
  • 6 exercícios de leitura para compreensão de documentos e identificação de informações específicas em textos longos extraídos de periódicos (frases faltando palavras; opções em múltipla escolha);
  • 7 exercícios nos quais o candidato deve corrigir os erros presentes em um texto de tamanho mediano.

Expressão escrita

A parte destinada à compreensão escrita tem duração de 45 minutos. É muito importante que este tempo seja divido de maneira sábia na hora da execução da prova. Sugerimos que ele seja aproveitado da seguinte forma:

  • 15 minutos gastos na redação de uma mensagem curta contendo entre 50 e 60 palavras;
  • 30 minutos dispensados na escrita de uma carta ou comunicado contendo entre 120 e 200 palavras.

Expressão oral

A análise do nível da expressão oral apresentada pelo candidato é feita em, no máximo, 15 minutos e é dividida em 3 partes:

  1. Entrevista de 4 a 5 minutos: habilidade para falar sobre sua profissão, seus estudos, planos de carreira e hobbies;
  2. Apresentação de 4 a 5 minutos: falar sobre um tema relacionado à sua área de atuação profissional;
  3. Troca de informações e debate de 4 a 5 minutos: seu domínio do idioma é avaliado através de discussões sobre conhecimentos gerais.

Onde fazer

Para fazer as provas do BULATS e conseguir um certificado de proficiência da língua francesa, é necessária a inscrição em um centro autorizado. Informações sobre tais centros podem ser encontradas online através do site Cambridge English. Uma vez dentro do site, vá ao menu e clique em “exams“. Em seguida, em “BULATS” e, finalmente, em “contact an agent“.

No Brasil, centros credenciados podem ser encontrados em Brasília, Curitiba, Manaus, Maringá (PR), Belo Horizonte, Rio de Janeiro, dentre outros…

Encontre um bom curso de francês online no Superprof!

O BULETS será, com certeza, uma boa qualificação no seu currículo. Não fique de bobeira: o BULETS pode te ajudar impulsionar sua carreira profissional.

Quanto pagar

O pagamento do BULATS pode ser pode ser efetuado de acordo com quais habilidades do candidato são avaliadas naquele momento. Cada prova relacionada a uma competência linguística custa 70,00 euros. O total de todas elas (compreensão e expressão oral e escrita) custa 210,00 euros.

O valor em reais dependerá da cotação do euro na época em que a inscrição para os exames for efetuada.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar