Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Por que ir à Sardenha é inevitável?

De Marcia, publicado dia 08/11/2019 Blog > Idiomas > Italiano > Escolha ir a uma das mais belas ilhas italianas

Você já pensou em ir para a “terra da pizza, da macarronada e do papa”?

Então, aqui está você: antes de ir para a Itália, é melhor verificar o número de malas que você traz consigo, especialmente se você for a uma das ilhas mais bonitas da Itália, a Sardenha!

Mas afinal, por que optar por visitar a Sardenha e não outra ilha ou uma das cidades italianas? Uma das principais razões é simplesmente a sua singularidade, já que esta pequena ilha está cheia de tesouros: nela estão 7 Patrimônios da Humanidade, conforme a UNESCO (dos 55 na Itália), o que significa que há muito o que ver por lá.

Descubra em nosso artigo por que você deve escolher a Sardenha para sua próxima viagem à Itália: beleza de paisagens, forte identidade cultural, gastronomia essencial e cenário ideal para uma viagem. Abaixo, explicamos tudo!

E você ainda pode fazer aulas de italiano para viajar já sabendo um pouco do idioma local.

Sardenha é uma ilha natural e paradisíaca

Se a Sardenha tem mais de cem praias paradisíacas, a bela ilha do Mediterrâneo encantará um pouco em cada uma: águas turquesas e transparentes, cavernas e outros espaços íntimos esperam por você nas costas da Sardenha durante todo o ano. Se você quer relaxar ou fazer uma caminhada, sempre haverá um lugar para você.

Mas além das praias, a Sardenha está cheia de tesouros naturais, dos quais aqui há uma lista obrigatória:

  • A Giara de Gesturi, lar de cavalos únicos e uma reserva patrimonial da UNESCO desde 1997;
  • O arquipélago de Maddalena, classificado na UNESCO em 1994;
  • A praia de Chia, conhecida por suas águas claras, mas também pelo sítio arqueológico de Nora;
  • As cavernas Bue Marino, oferecendo shows naturais incríveis;
  • As cavernas de Netuno, que podem ser acessadas a pé ou de balsa;
  • Cagliari, com seus distritos marítimos históricos;
  • O complexo arqueológico de Pranu Muttedu, um dos mais raros.

Entre cavernas e águas, a Sardenha vai conquistar você.

Para chegar às cavernas de Netuno a pé, saiba que será necessário ainda superar os 600 degraus que as separam do restante da ilha… Isso em ambos os sentidos!

Como você pode ver, os tesouros são naturais e históricos, e todos esses vestígios contribuem para a beleza das paisagens. Se as praias não são a única coisa que o atrai a esta ilha icônica, você ficará emocionado assim que chegar.

E então, prefere ir mais ao norte ou ao sul da Sardenha?

O debate divide italianos e turistas: todas as partes da Sardenha têm seus próprios atrativos. De fato, a Sardenha como um todo oferece renomadas estâncias balneares com itinerários de viagem para todos os perfis e preferências.

Por sua vez, o norte da ilha é bastante marcado por formações arenosas, com enseadas isoladas e lugares de tirar o fôlego, que atraem muito o turista internacional. Para férias de luxo ou aquela viagem romântica, eis a escolha ideal.

Quanto ao sul da ilha, a beleza do local é igualmente impressionante, com paisagens muito heterogêneas. É uma área muito movimentada durante a temporada turística: se você quer sossego, melhor evitar! Caso contrário, para férias em família ou entre amigos, aproveite a temporada e vá em frente!

E você pode até fazer um curso de italiano online para já chegar cumprimentando as pessoas na língua local.

Descubra a forte cultura e identidade da Sardenha na Itália

A Sardenha tem mais de 1,6 milhões de habitantes, todos muito orgulhosos de sua ilha e sua identidade. De fato, a cultura popular da Sardenha ocupa um lugar importante na vida cotidiana dos habitantes locais, com festas tradicionais organizadas todos os anos. As cinco mais conhecidas são:

  • O Sartiglia, na cidade de Oristano, que é um evento que oferece uma atmosfera medieval com acrobacias e shows de cavalos por dois dias;
  • Sant’Efisio, em  Cagliari, que celebra o santo padroeiro da ilha;
  • A Sagra del Redentore, em Nuoro, organizada em homenagem ao Cristo Redentor no final de agosto;
  • O Carnaval de Tempio Pausania, que acontece todos os anos no Mardi Gras;
  • O Carnaval de Mamoiada, que acontece em janeiro e é famoso por suas fantasias com máscaras negras, o que para nós pode soar um pouco intrigante!

Ao ir à Sardenha, não deixe de conhecer Cagliari.

Festivais populares da Sardenha seguem a linha do entretenimento e da história!

Como você pode ver, esses festivais tradicionais são amplamente orientados em torno do patrimônio histórico e cultural: a Sardenha, que remonta à Idade Média com os camponeses. A ilha da Sardenha era de fato muito pobre, antes de ser anexada à Itália e depois de sofrer muitas invasões e influências culturais.

Você sabia que a Sardenha está ligada à Itália, mas com um status bem peculiar?

A língua também é um forte símbolo da identidade da Sardenha: se todos os habitantes falam normalmente italiano, também falam sardo, que foi reconhecido como língua oficial em 1997.  Há ainda os dialetos muito comuns, como sassar, pisan ou mesmo corso, que compartilham uma fina fronteira marítima com a Sardenha.

E há ainda muitas outras razões para descobrir a rica cultura da Sardenha! E por falar em riqueza, vale um destaque para gastronomia!

E, se você for conhecer a Sardenha, precisa visitar também a Sicília.

Gastronomia italiana, outro motivo para visitar as ilhas

Riqueza: é isso que caracteriza a culinária italiana, mas também as especialidades da Sardenha. Não é surpresa e nem segredo que a Itália é famosa por sua “dolce vita”, por seus produtos frescos e deliciosos e por suas receitas generosas e inesquecíveis. Em suma, simplicidade a serviço do bom gosto! E não é uma estadia na Sardenha que fará você ver o contrário.

De fato, por causa de sua insularidade, a Sardenha possui uma cultura gastronômica própria e, mesmo que se some a outros pratos italianos, cada receita local é única. A ilha é marcada por uma cultura marítima e agrícola, se pensarmos a nível culinário.

Durante a sua viagem ou férias na Sardenha, alguns pratos são simplesmente inevitáveis:

  • O camarão com vinho vernaccia, na cozinha tradicional do mar;
  • O chiusòni, um tipo de nhoque com sêmola de trigo duro;
  • A panada, uma entrada feita de massa folhada e cordeiro;
  • Cordula em molho, para o prato principal, com intestinos de cabra ou cordeiro, e geralmente ervilhas e azeitonas;
  • Amaretti, para sobremesa, que são biscoitos feitos com amêndoas.

Há também um queijo especial da Sardenha, que pode surpreender à primeira vista, mesmo para os brasileiros acostumados a todos os tipos de queijo: o Casu Marzu, um queijo… infestado de larvas! Embora popular localmente, o Guinness Book of Records classificou-o como um item alimentar perigoso. Depende de você ver o quanto deseja descobrir a cultura da Sardenha neste caso e por ou não sua conta (e o seu estômago) em risco!

Isso tudo sem mencionar as famosas especialidades locais, como o nougat Ozieri, feito com mel!

A culinária da Sardenha vai dos biscoitos aos pratos mediterrâneos.

Você também poderá saborear os pratos típicos da Itália, como a fogazza com azeitona, a pizza assada em forno a lenha ou, o limoncello, uma bebida alcoólica feita de limões marinados.

Ou seja: a culinária da Sardenha faz parte do patrimônio intangível da humanidade, ligado à culinária mediterrânea. É isso que fará você querer fazer uma viagem e visitar todos os cantos da Sardenha!

Só não se esqueça de estudar italiano antes de embarcar nessa aventura.

A Sardenha como palco de uma viagem italiana!

Devido ao seu tamanho mediano, a Sardenha continua sendo o destino ideal para um passeio ou uma viagem de 10 ou 15 dias. Saiba primeiro que a principal cidade da Sardenha não é outra que não seja sua capital, Cagliari, por isso é aqui que você inicia sua jornada, já que é onde se localiza o aeroporto. Existem conexões entre as principais cidades europeias, incluindo Paris.

Em geral, é aconselhável se concentrar no norte da ilha ou no sul, para ter tempo para descansar e apreciar os arredores. Mas tudo é possível de acordo com seus desejos!

Você sabia que em 2017, a ilha da Sardenha recebeu um total de 14 milhões de turistas, contra apenas 10 milhões em 2014? Um aumento recorde que hoje dá origem à principal fonte de rendimento da ilha!

É aconselhável planejar um grande orçamento para ir à Sardenha, que continua sendo uma ilha popular entre os turistas. Isso é afetado pelas taxas diárias e os preços que aumentam durante a alta temporada.

Esse é um orçamento médio com base nas estatísticas de clientes que viajaram com agências. No entanto, você sempre pode economizar dinheiro alugando um quarto na habitação, o que favorece o transporte de bicicleta; ou mesmo optando pelo Passe de Visitas para otimizar suas despesas.

Quanto às despesas com alimentação, elas podem ser reduzidas facilmente, se você procurar por restaurantes mais populares. Mas é importante reservar um dinheirinho para provar as especialidades da culinária local e, ao menos uma vez, se dar ao luxo de comer em um local tradicional.

Visitar a Sardenha é visitar um dos lugares mais bonitos da Itália: você está preparado?

Viajar é sempre bom! Basta planejar cada detalhe e se divertir.

Isso, entretanto, não significa que estejamos falando em um destino inatingível ou reservado a poucos privilegiados. Você só precisa fazer um planejamento financeiro, pensar em um roteiro, e fazer um curso de italiano. Assim, estará preparado para descobrir todos os segredos desse incrível destino turístico.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar