Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O acompanhamento escolar em Brasília

De Glicia, publicado dia 26/05/2019 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Onde encontrar aulas de apoio no Distrito Federal

Brasília é uma das cidades mais populosas do país. Projetada especialmente  para ser a capital brasileira – sob as ordens do então presidente Juscelino Kubitschek – Brasília é uma verdadeira obra-prima da arquitetura moderna e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987.

Inaugurada em 1960, o projeto de construção da nova capital do Brasil  foi dirigido pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Os bairros residenciais da cidade foram projetados para serem funcionais e contam com vários shopping centers, escolas e parques.  Os principais prédios foram projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer: a catedral Nossa Senhora Aparecida de Brasília, o Congresso Nacional, o Ministério das Relações Exteriores, o Supremo Tribunal e o Palácio da Alvorada.  Em torno da majestosa Praça dos Três Poderes estão os edifícios dos poderes judiciário, legislativo e executivo.

Oscar Niemeyer participou do projeto da construção da capital brasileira. Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro conhecido mundialmente e um dos idealizadores do projeto de Brasília.

Brasília é, sem sombra de dúvidas, uma cidade muito atrativa em diversos aspectos. Entretanto, no que diz respeito à educação, o Distrito Federal tem deixado a desejar nos últimos anos. Segundo os dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgados no ano passado, a cidade não teve um bom desenvolvimento no âmbito educacional e não alcançou sequer  as metas definidas para o ensino fundamental e médio. A cidade apresenta diversos problemas ligados à educação, assim como é o caso de muitas outras cidades brasileiras. Esses problemas atingem principalmente a escola pública e, consequentemente, as camadas mais desfavorecidas da sociedade.

As aulas de reforço têm se tornado cada vez mais populares e os pais, mais do que  nunca, têm buscado soluções que possam ajudar a melhorar o desempenho escolar dos filhos. Alguns estudantes sentem muita dificuldade em aprender em sala de aula, seja porque a escola não oferece a infraestrutura adequada, ou simplesmente por não se adaptarem ao ensino em grupo.

Como no Brasil ainda não há permissão para o ensino doméstico – como é o caso de alguns países onde que os pais podem assegurar a educação dos filhos em casa – as aulas particulares para reforçar o que é aprendido na escola  podem ser uma ótima alternativa para estudantes que apresentam esse tipo de dificuldade. Neste artigo nós damos algumas dicas de como encontrar as aulas de reforço adaptadas ao seu perfil no Distrito Federal.

Saiba mais sobre reforço escolar nas capitais brasileiras!

Escolas especializadas em reforço escolar

Há muitos estabelecimentos que oferecem serviços especializados em apoio e acompanhamento escolar em Brasília. Esses estabelecimentos podem ajudar os estudantes com dificuldades a aperfeiçoarem seus conhecimentos e obterem uma melhora visível nos resultados em sala de aula. Assim, se você deseja ter um acompanhamento extra em uma determinada disciplina, seja para melhorar suas notas ou para se preparar para os vestibulares e exames importantes, as aulas particulares podem ser a solução ideal para você.

O professor de reforço pode ajudar o aluno e se interessar mais pelos estudos. A evasão escolar é um problema grave que atinge muitos alunos. As aulas de reforço podem ajudar o estudante a desenvolver seu potencial e a tomar gosto pelos estudos.

Muitas são as opções de instituições privadas que ministram aulas de reforço escolar em Brasília.

Conheça algumas escolas que oferecem esses serviços:

  • Filhos Educação: a Filhos é uma empresa de reforço escolar que oferece aulas particulares (podem ser individuais ou em pequenos grupos de até 3 alunos) na residência do aluno. Sua metodologia defende o conhecimento como resultado da interação entre o aluno, que busca descobrir, e aquilo que será conhecido (conceitos, idéias, definições). O aluno é visto como construtor do próprio conhecimento. O professor é o mediador, orientador e incentivador desse processo. Os conteúdos abrangem os ensinos fundamental e médio: Acompanhamento Escolar, Biologia, Ciências, Espanhol, Filosofia, Física, Francês, Geografia, História, Inglês, Literatura, Matemática, Português, Química e Sociologia. Também oferece serviços para os pais – Inglês para Executivos, Inclusão Digital e aulas direcionadas para concursos públicos.
  • Kumon: escola tradicional e conhecida em todo o Brasil, o Kumon América do Sul foi fundado em 1980 em São Paulo, como matriz regional do Grupo Kumon. Desde então, implementou mais de 20 escritórios regionais em seis países, dedicando-se ao desenvolvimento da capacidade das crianças. Sua metodologia, de origem japonesa, visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um. Por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento. Há aulas de português, matemática, inglês e japonês, do pré-escolar ao Ensino Fundamental 2.
  • Ensina Mais Complemento Escolar: escola de complemento escolar, a Mais Complemento faz parte do Grupo Prepara. A Ensina Mais foi criada para capacitar alunos do ensino fundamental em duas situações: que encontram-se em desigualdade, melhorando seu desempenho escolar; e que acompanham bem a escola, mas precisam ultrapassar seus limites escolares rumo a melhores condições de futuro. Sua metodologia oferece aprendizagem individual especializada, com utilização de recursos tecnológicos, aulas interativas e dinâmicas, visando o desenvolvimento da criança na formação e de suas estruturas cognitivas. Possui unidades em todo o Brasil. Em Brasília, são 4 unidades.
  • Escola Tutores: especializada em educação complementar voltada para o reforço escolar multidisciplinar, a Tutores conta com mais de 100 unidades e quer finalizar 2017 com 150 em todo território nacional. Em Brasília, são 2 unidades. A rede é a primeira franquia no Brasil para o atendimento de alunos com dificuldades de aprendizagem. São diversos cursos ofertados: Reforço Escolar, Aula Particular, Tutoria Multidisciplinar, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Superior e TCC, ENEM, Vestibulares e Concursos, Português para Estrangeiros, Tutores Kids, Cursos Livres, Tutores Corporate (traduções juramentadas), Inclusão Digital. As aulas podem ser realizadas na residência do aluno ou nas próprias unidades. A rede já recebeu prêmios na área de franquia educacional.
  • A Nerds é um instituto educacional especializado em acompanhamento escolar e é indicado para todos aqueles que querem ter o suporte de um professor capacitado no momento dos estudos. É indicado para alunos com dificuldade de concentração ou com dificuldades em alguma matéria específica, e para aqueles que querem alcançar todo o seu potencial ou melhorar o rendimento em sala de aula. Segundo alguns especialistas em educação, a velocidade de assimilação de um novo conceito depende das competências de aprendizagem do aluno. Neste contexto, é necessário que o professor possa compreender como o aluno aprende antes de preparar suas aulas, pois cada individuo possui capacidades cognitivas que lhe são próprias. Por isso, para os educadores da Nerds cada aluno é único e precisa de um atendimento personalizado e especializado. O Acompanhamento oferecido vai além de um reforço escolar, pois os professores ensinam o aluno a ter autonomia nos estudos e, dessa forma, alcançar seus objetivos e conquistar independência. A filosofia da escola é: alunos diferentes, aulas diferentes.

Nós gostamos sempre de salientar que, o acompanhamento escolar feito por um professor qualificado pode ajudar o aluno de diversas maneiras:

  • Preencher lacunas no aprendizado;
  • Desenvolver e aprofundar os tópicos vistos em sala de aula;
  • Trabalhar habilidades como o senso crítico, organização nos estudos, interpretação, coerência e raciocínio lógico.

Além disso, um acompanhamento periódico e aulas de reforço em disciplinas específicas ajudarão a apontar as principais  dificuldades encontradas pelo aluno nas matérias estudadas na escola. O professor de reforço também terá um papel importante enquanto tutor, orientando e apoiando o aluno de forma pedagógica.  Ele será um verdadeiro parceiro na jornada do aluno rumo à vida acadêmica. Por isso, é importante que o  professor esteja preparado para mudar o paradigma das aulas tradicionais tentando se conectar com o aluno e ajudando para que ele alcance todo o seu potencial.

A vantagem das escolas de reforço é que costumam oferecer diversas modalidades de ensino: em grupo, individual, aulas de reforço em uma matéria especifica, acompanhamento escolar periódico para aprofundar os conhecimentos e se preparar para provas e vestibulares, etc.

Conheça também as escolas especializadas em reforço escolar de Belo Horizonte e São Paulo.

Associações e projetos sociais de reforço escolar em Brasília

Apesar de ser uma cidade rica (e como!), Brasília ainda apresenta uma desigualdade social importante. Como em qualquer cidade grande, seus arredores concentram comunidades carentes e com necessidades básicas, como por exemplo acesso à educação de qualidade.

Muitas iniciativas e projetos sociais promovem ações educativas para crianças, jovens e adultos. Aqui, o objetivo principal é a inclusão social por meio da educação.

Conheça algumas iniciativas nas quais você pode encontrar oferta de reforço e acompanhamento escolar:

  • Viver: Associação dos Voluntários Pró-Vida Estruturada é uma organização sem fins lucrativos que atua na Cidade Estrutural – DF (Região Administrativa XXV). O trabalho consiste em oferecer atividades socioeducativas no contraturno escolar, visando o fortalecimento emocional e o protagonismo social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Há aulas de apoio escolar, canto coral, flauta doce e violão, jiu-jitsu, balé e hip-hop, informática e artes plásticas. Atualmente são atendidas 300 crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 14 anos.
  • Associação Despertar Sabedoria no Sol Nascente: o Sol Nascente é um projeto que possibilita crianças com dificuldades em aprendizagem a terem aula regulares de reforço escolar. Seu objetivo é acolher crianças e adolescentes com privação ou fragilidade efetiva decorrente de pobreza e isolamento social e proporcionar a educação e reinserção social. Atua na região de Ceilândia.
  • Universidade de Brasília: o Núcleo de extensão de São Sebastião foi inaugurado em março de 2006 para proporcionar a interação entre a universidade e a comunidade. Na unidade, o Decanato de Extensão desenvolve o projeto Diálogos Acadêmicos, que oferece suporte aos estudantes do ensino básico da região provenientes das classes populares que buscam ingressar na universidade pública. Por outro lado, os alunos da UnB também são beneficiados ao, durante as aulas, colocar em em prática os conhecimentos aprendidos na graduação. Entre as iniciativas estão o reforço para as escolas, cursos, oficinas pedagógicas e musicalidade infantil para crianças de 2 a 6 anos de idade.
  • Centro Cultural Lajedo: o Centro Cultural busca levar aos seus beneficiários atividades que adicionem conteúdos diversos e promovam uma maior integração entre a realidade dos jovens e as diversas manifestações culturais presentes na sociedade. O centro desenvolve vários projetos com atividades como: monitoria escolar, aulas profissionalizantes para adultos, ateliers de solidariedade, artesanato, culinária, temas culturais, entre outros.  Também dispõe de uma biblioteca aberta com acervo e acesso à internet.
  • Educação Integral & Inclusão Social no Recanto das Emas: o projeto, coordenado pela professora Lenora Gandolfi da UnB, atende a cerca de 170 crianças e adolescentes, entre 2 e 15 anos. Oferece oficinas de reforço escolar e incentivo à leitura, aulas de cidadania, educação artística e esportiva, aulas de música e dança, trabalho terapêutico e sociológico, encontros de integração com as famílias das crianças envolvidas no projeto, além de avaliação odontológica e nutricional.

Aulas de reforço e acompanhamento escolar online

O ensino à distância não é tão diferente do ensino tradicional.  Além dos muitos benefícios oferecidos por esta modalidade de aulas como, economia de custos com transporte, ganho de tempo, horários flexíveis, preços mais baixos, etc., é possível garantir que o aluno melhore seu rendimento em sala de aula  através de um acompanhamento escolar frequente. Quer seja para ajudar o estudante nas revisões ou para completar as lacunas no aprendizado, as aulas online permitem que os alunos com dificuldades melhorem seu desempenho. Além disso, um bom professor sempre prezará pela qualidade das sua aulas, sejam elas à domicílio ou pela internet.

Uso do smartphone para o acompanhamento escolar A tecnologia, omnipresente em nosso dia a dia, pode ser usada como ferramenta educacional.

Apesar da infinidade de ferramentas e materiais pedagógicos disponíveis na Internet que permitem ao aluno estudar por conta própria, é mais difícil progredir quando não contamos com a ajuda de um professor, para corrigir erros e tirar dúvidas. Por isso, se você deseja ter aulas particulares online, o mais indicado é procurar os sites e plataformas especializados.  No Superprof, por exemplo, você pode optar por ter aulas por webcam, pois muitos dos nossos professores oferecem esta opção aos alunos. Para os pais que não podem arcar com as despesas de uma escola de reforço escolar ou de um professor à domicílio, as aulas por webcam podem ser uma solução mais barata.

Nós sabemos que um dos aspectos mais prezados por pais e alunos quando se trata de aulas particulares é a disponibilidade do professor. As aulas à distância podem causar uma certa relutância, pois para assegurar que o aluno terá todo o apoio necessário e garantir seu bom desempenho na escola e nos vestibulares, é necessário um contato frequente. Com as novas tecnologias à disposição, o professor particular que dá aulas online poderá garantir um acompanhamento periódico ao estudante, dando todo o apoio pedagógico necessário.

A comunicação por mensagens instantâneas, por exemplo, é  eficaz para tirar dúvidas que possam surgir depois das aulas, assim como para resolver questões práticas como, mudanças de horário ou anulação de aulas. Os programas como Dropbox e Google Drive serão muito úteis para compartilhar textos, exercícios e outros suportes pedagógicos, facilitando desta forma a comunicação entre o aluno e o professor.

Que tal saber um pouco mais sobre aulas de reforço online em Porto Alegre e Recife?

Anúncios de aulas de reforço em Brasília

A forma mais rápida e prática de achar um professor particular hoje em dia é pela Internet. Como na maioria das outras cidades brasileiras, em Brasília é possível encontrar uma grande quantidade de anúncios de aulas de reforço. Os diferentes sites destinados a este fim te ajudam a achar o professor ideal em apenas alguns  minutos, bastando apenas indicar sua zona geográfica para ter acesso a todos os professores próximos de você.

Que tal saber um pouco mais sobre aulas de reforço online no Rio de Janeiro?

Os anúncios online facilitam a busca por professores de reforço Graças à Internet, e ao Superprof, você pode encontrar seu professor de reforço facilmente em qualquer lugar.

Entretanto, há alguns inconvenientes em “contratar” seu próprio professor. Um deles é o fato de não podermos verificar as competências e a experiência dos professores. Para resolver este problema, nós sugerimos que você entre em contato com o professor e marque uma “entrevista”. Você irá pagar pelo serviço prestado, dessa forma é totalmente normal que você queira conhecer o professor antes, saber quais são suas competências, formação acadêmica, experiência, etc. A maioria dos professores oferecem uma primeira aula gratuita, para que o aluno conheça a metodologia e decida se a forma de ensino corresponde às necessidades dele. Mas caso esta informação não esteja especificada no anúncio, não hesite em perguntar se há esta possibilidade.

Saiba que no Superprof você encontrará todos os tipos de perfis, desde professores com muitos anos de experiência, até estudantes universitários que buscam transmitir seus conhecimentos através de aulas particulares em todas as disciplinas. Além do mais, para achar um professor é muito simples. Basta você digitar na barra de pesquisa as aulas que deseja fazer e a localização (endereço exato, cidade ou bairro) e você encontrará muitos professores perto de você.

A nossa maior comunidade de professores na França trouxe para o Brasil uma infinidade de disciplinas para aulas particulares, de matérias de conhecimento comum como aulas de reforço escolar a aulas mais incomuns, como a aula de magia.

A grande diversidade oferece aos estudantes uma série de escolhas na hora de encontrar um curso individual personalizado.

Aula particular de música com um professor a domicílio Seja qual for a sua necessidade, aqui no Superprof você encontrará um professor que é a sua cara

Professores do Ensino Regular

Sabemos que o investimento na educação do país está de mal a pior, e que muitos professores estão vendendo produtos de beleza para equilibrar as contas no final do mês. Outros professores estão usando suas habilidades adquiridas nas escolas regulares e se registrando no Superprof para atuar como professor particular.

Em todos os cantos do país do futebol, iremos encontrar:

  • um professor escolar que poder oferecer aulas de alfabetização ou reforço escolar para alunos do ensino primário
  • um professor altamente capacitado para dar tutorias
  • um professor aposentando dando aulas particulares
  • uma professor com diploma universitário oferecendo aulas para alunos universitário
  • um professor universitário pesquisador oferecendo aulas particulares para estudantes se prepararem para uma tese

Em comum a França, ao Brasil ou EUA existe a plataforma Superprof que atende a todas essas expectativas dos novos professores particulares.

Professores particulares apaixonados por ensinar

Somente no Superprof, professores apaixonados podem demostrar todo o seu amor pela profissão, dando aulas de seu notório saber. Especialmente os professores autodidatas que oferecem aulas de desenho, guitarra e violão. Essas pessoas também podem se registrar na plataforma do Superprof e ser um professor particular a domicílio.

Muito embora o diploma possa assegurar a eficiência do profissional, o professor com vasto conhecimento em determinado assunto também pode garantir a qualidade das aulas. Nós sabemos que diplomas são importantes, mas também valorizamos pessoas que dominam o conteúdo que vão lecionar. Quem sabe assim incentivamos estas pessoas a buscarem um diploma?

Muitas personalidades que fizeram história não tiveram formação superior e mesmo assim provaram ao mundo seu devido valor, como Abraham Lincoln, Jimi Hendrix, Steve Jobs. Bill Gates, Silvio Santos. Essas celebridades tiveram muito sucesso na vida, alguns deram muitas palestras evidenciando sua grande capacidade de compartilhar conhecimento!

Profissionais engajados

Um novo conceito de professor tuto oferecidos pela plataforma e que podemos destacar aqui são os profissionais especializados de determinada área, como engenheiros e advogados. Eles detém um vasto conhecimento no seu domínio específico. Esses profissionais usam seu conhecimento técnico para ajudar os alunos a avançar.

Encontre seu professor de canto no superprof Sua cara quando você descobrir que pode ter aula particular sem sair de casa!

No Brasil encontramos com facilidade:

  • advogados ministrando aulas no cursos de direito
  • contadores lecionando em cursos de contabilidade e administração
  • engenheiros ministrando aulas de exatas ou em cursos de informática
  • designer gráfico dando aulas em cursos de computação gráfica
  • um professor de esportes fazendo treinamento esportivo

Estamos trazendo esses exemplos para mostrar que a  transmissão de conhecimento pode ser feita por um consultor pedagógico de escolha para os estudantes que questionam sua orientação.

Ficou interessado? Quer saber como se inscrever?

É muito simples: após preencher seus dados pessoais e finalizar a inscrição é necessário conceder uma pré-autorização de pagamento por cartão bancário ou PayPal. Esta taxa, chamada “passe aluno”, custa R$ 39 e te permite entrar em contato com quantos professores desejar num período de 30 dias. Caso um professor aceite seu pedido de aula, o valor será debitado da sua conta, caso contrário, o Superprof não debita o valor.

É importante destacar que, não importa o tipo de aulas que você irá escolher, desde que elas sejam adaptadas aos seus objetivos. Todos os meios que citamos neste artigo são bons e te permitirão ter melhoras visíveis nos estudos.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar