Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O acompanhamento escolar na capital pernambucana

De Glicia, publicado dia 26/05/2019 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Onde encontrar aulas de apoio em Recife?

Se você vive em Recife, além de poder aproveitar da localização e do clima privilegiados desta cidade incrível, você também tem muitas opções no que se refere às aulas de apoio escolar. Recife é uma metrópole cheia de luz, moderna e dinâmica, onde a cultura e a história estão presentes em cada canto da cidade.

Fundada em 1537, Recife foi a primeira capital do Brasil. Ela representa hoje a quinta maior aglomeração urbana do país, com 3,7 milhões de habitantes. A cidade também é o principal centro econômico e turístico da região Nordeste. Além de suas belas praias e paisagens naturais, Recife conta com um patrimônio arquitetônico com forte influência portuguesa e holandesa, herança da época da colonização.

A cultura de Recife é uma das mais ricas e diversificadas do Brasil, seja na gastronomia, na música ou na literatura.

Paulo Freire é um dos recifenses mais conhecidos. Paulo Freire, pedagogo e educador recifense, acreditava que a educação era uma forma de militância e um meio de luta contra a opressão.

Um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia mundial, Paulo Freire, era recifense. O educador foi o brasileiro mais aclamado de todos os tempos, ganhando 41 títulos de Doutor Honoris Causa de Universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Outro recifense de destaque é Nelson Rodrigues, uma das personalidades mais marcantes da cultura nacional e considerado o maior dramaturgo do país.

No que diz respeito à música, a cidade foi, e ainda é, palco de muitas das manifestações musicais e artísticas ocorridas ao longo da história do Brasil. Ritmos como o maracatu, o frevo ou o mangue beat nasceram na capital pernambucana.

Você gostaria de saber as melhores opções de aulas de reforço em Recife? Continue lendo nosso artigo e descubra onde encontrar suas aulas de reforço perfeitas.

Saiba mais sobre reforço escolar nas capitais brasileiras!

Anúncios de aulas particulares em Recife

Ainda que hoje em dia encontre-se  cada vez menos anúncios nos classificados dos jornais ou mesmo nos comércios de bairro, alguns professores ainda usam este tipo de recurso para propor seus serviços. Em Recife, assim como em outras cidades brasileiras, é possível encontrar um professor particular apenas olhando os quadros de anúncios em associações, universidades ou comércios locais.

No entanto, com a invenção da Internet, ocorreu uma grande mudança nos meios de comunicação, o que fez com que determinadas mídias se tornassem obsoletas. Assim, hoje em dia a forma mais rápida e prática de achar um professor particular é pela Internet. Como na maioria das outras cidades brasileiras, em Recife é possível encontrar uma grande quantidade de anúncios de aulas de reforço escolar. Existe hoje em dia uma infinidade de sites onde os professores podem se cadastrar e oferecer seus serviços. Pouco importa onde você mora, para achar um professor na sua cidade basta indicar sua zona geográfica e em poucos minutos seu problema estará resolvido.

Internet oferece uma grande variedade de anúncios de aulas particulares. Apesar dos classificados ainda existirem, a maior parte dos anúncios se encontram na Internet hoje em dia.

Talvez o único inconveniente dos anúncios seja o fato de não podermos verificar as competências e a experiência dos professores. Entretanto, existem plataformas seguras, onde é possível encontrar  professores qualificados. O Superprof é uma dessas plataformas. Um dos diferenciais do Superprof em relação aos outros sites, é que apenas os anúncios de professores qualificados são publicados. O site possui um sistema de avaliações reais e perfis verificados, garantindo assim a credibilidade dos professores.

O site possui um sistema de busca prático e eficiente, pelo qual você consegue encontrar professores por disciplina, localização e modalidade de ensino. Você ainda tem a possibilidade de visualizar elogios e comentários de alunos.

A nossa maior comunidade de professores na França trouxe para o Brasil uma infinidade de disciplinas para aulas particulares, de matérias de conhecimento comum como aulas de reforço escolar a aulas mais incomuns, como a aula de magia.

A grande diversidade oferece aos estudantes uma série de escolhas na hora de encontrar um curso individual personalizado.

Professores do Ensino Regular

Sabemos que o investimento na educação do país está de mal a pior, e que muitos professores estão vendendo produtos de beleza para equilibrar as contas no final do mês. Outros professores estão usando suas habilidades adquiridas nas escolas regulares e se registrando no Superprof para atuar como professor particular.

Em todos os cantos do país do futebol, iremos encontrar:

  • um professor escolar que poder oferecer aulas de alfabetização ou reforço escolar para alunos do ensino primário
  • um professor altamente capacitado para dar tutorias
  • um professor aposentando dando aulas particulares
  • uma professor com diploma universitário oferecendo aulas para alunos universitário
  • um professor universitário pesquisador oferecendo aulas particulares para estudantes se prepararem para uma tese

Em comum a França, ao Brasil ou EUA existe a plataforma Superprof que atende a todas essas expectativas dos novos professores particulares.

Professores particulares apaixonados por ensinar

Somente no Superprof, professores apaixonados podem demostrar todo o seu amor pela profissão, dando aulas de seu notório saber. Especialmente os professores autodidatas que oferecem aulas de desenho, guitarra e violão. Essas pessoas também podem se registrar na plataforma do Superprof e ser um professor particular a domicílio.

Muito embora o diploma possa assegurar a eficiência do profissional, o professor com vasto conhecimento em determinado assunto também pode garantir a qualidade das aulas. Nós sabemos que diplomas são importantes, mas também valorizamos pessoas que dominam o conteúdo que vão lecionar. Quem sabe assim incentivamos estas pessoas a buscarem um diploma?

Muitas personalidades que fizeram história não tiveram formação superior e mesmo assim provaram ao mundo seu devido valor, como Abraham Lincoln, Jimi Hendrix, Steve Jobs. Bill Gates, Silvio Santos. Essas celebridades tiveram muito sucesso na vida, alguns deram muitas palestras evidenciando sua grande capacidade de compartilhar conhecimento!

Profissionais engajados

Um novo conceito de professor tuto oferecidos pela plataforma e que podemos destacar aqui são os profissionais especializados de determinada área, como engenheiros e advogados. Eles detém um vasto conhecimento no seu domínio específico. Esses profissionais usam seu conhecimento técnico para ajudar os alunos a avançar.

Encontre seu professor de canto no superprof Sua cara quando você descobrir que pode ter aula particular sem sair de casa!

No Brasil encontramos com facilidade:

  • advogados ministrando aulas no cursos de direito
  • contadores lecionando em cursos de contabilidade e administração
  • engenheiros ministrando aulas de exatas ou em cursos de informática
  • designer gráfico dando aulas em cursos de computação gráfica
  • um professor de esportes fazendo treinamento esportivo

Estamos trazendo esses exemplos para mostrar que a  transmissão de conhecimento pode ser feita por um consultor pedagógico de escolha para os estudantes que questionam sua orientação.

A oferta de aulas particulares de reforço em Recife é variada:

  • Aulas de matemática do ensino fundamental ao médio;
  • Aulas de português para alunos que precisam melhorar em produção e interpretação de texto, ortografia, gramática ou literatura;
  • Aulas de química e física,  ajudam o aluno recém chegado no ensino médio a obter bons resultados desde o primeiro semestre;
  • Aulas de história e geografia, ajudam o aluno a aprofundar-se nos tópicos trabalhados em sala de aula;
  • Aulas de reforço pré-vestibular e Enem, que visam ajudar o aluno a se preparar para os exames importantes e vestibulares no final do ano.

Outro portal de confiança é o Profes. Nele você encontra aulas de reforço particulares sobre todos os assuntos. Além do mais, a plataforma oferece uma metodologia personalizada e busca orientar o aluno e sanar as dúvidas mais frequentes em todas as matérias. Na aba “exercícios”, disponível apenas para quem é cadastrado, o aluno tem acesso a um acervo de exercícios para praticar em casa.

Saiba onde encontrar anúncios de aulas de reforço à domicílio no Rio de Janeiro e Brasília.

Escolas especializadas em apoio escolar

Existem muitas escolas de apoio escolar em todo o Brasil. Em Recife não é diferente! A cidade conta com alguns estabelecimentos que oferecem reforço e acompanhamento aos alunos com dificuldades ou mesmo distúrbios de aprendizagem.  É o caso da escola Tutores, especializada em reforço escolar e tutoria.

A escola propõe um programa de ensino multidisciplinar através de uma equipe de professores que busca atender as necessidades educacionais dos alunos de forma totalmente personalizada. Cada aluno é avaliado detalhadamente por meio de uma avaliação diagnóstica desenvolvida exclusivamente pela escola.

O objetivo desta avaliação é fazer um mapeamento das principais causas dos problemas escolares e eventuais dificuldades de aprendizagem. Uma vez o diagnóstico realizado, é desenvolvido um plano de reforço escolar individual e multidisciplinar. A escola conta com profissionais especializados em educação e atende mesmo os alunos que apresentam transtornos de aprendizagem, de forma empática e inclusiva.

Escolas de reforço em Recife Um bom acompanhamento escolar ajuda o aluno a ser mai organizado e o ensina bons hábitos de estudo.

Vale salientar que o acompanhamento escolar feito por um professor particular pode ajudar o aluno a preencher lacunas no aprendizado, a desenvolver e aprofundar os tópicos vistos em sala de aula, e a trabalhar habilidades como o senso crítico, organização nos estudos, interpretação, coerência e raciocínio lógico. Além disso, um acompanhamento periódico e aulas de reforço em disciplinas específicas ajudarão a apontar as principais  dificuldades encontradas pelo aluno nas matérias estudadas na escola.

A grande vantagem apresentada pelas escolas de reforço é a experiência e qualificação dos professores e de toda a equipe pedagógica. Profissionais especializados na área da educação poderão orientar o aluno e ajuda-lo a desenvolver bons hábitos de estudo, gerenciar o tempo pessoal, organizar o material escolar e preparar-se para provas.

Conheça algumas instituições privadas nas quais você poderá encontrar oferta de reforço escolar:

  • AGP – Reforço Escolar e Preparatórios: a AGP existe há apenas 1 ano e já conta com 50 professores particulares em sua equipe. Os principais serviços prestados pela escola são: aulas particulares e reforço escolar em domicílio, cursos preparatórios e cursos isolados na unidade, aulas de idiomas, reforço universitário, preparatório para aplicação e colégio militar, pré-Enem e formação de turmas a pedido do cliente.
  • Kumon: escola tradicional e conhecida em todo o Brasil, o Kumon América do Sul foi fundado em 1980 em São Paulo, como matriz regional do Grupo Kumon. Desde então, implementou mais de 20 escritórios regionais em seis países, dedicando-se ao desenvolvimento da capacidade das crianças. Sua metodologia, de origem japonesa, visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um. Por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento. Há aulas de português, matemática, inglês e japonês, do pré-escolar ao Ensino Fundamental 2. Em Recife, são 11 unidades.
  • Ensina Mais Complemento Escolar: escola de complemento escolar, a Mais Complemento faz parte do Grupo Prepara. A Ensina Mais foi criada para capacitar alunos do ensino fundamental em duas situações: que encontram-se em desigualdade, melhorando seu desempenho escolar; e que acompanham bem a escola, mas precisam ultrapassar seus limites escolares rumo a melhores condições de futuro. Sua metodologia oferece aprendizagem individual especializada, com utilização de recursos tecnológicos, aulas interativas e dinâmicas, visando o desenvolvimento da criança na formação e de suas estruturas cognitivas. Possui unidades em todo o Brasil. No Pernambuco, são 2 unidades.
  • Escola Tutores: especializada em educação complementar voltada para o reforço escolar multidisciplinar, a Tutores conta com mais de 100 unidades e quer finalizar 2017 com 150 em todo território nacional. Em Recife, são 3 unidades. A rede é a primeira franquia no Brasil para o atendimento de alunos com dificuldades de aprendizagem. São diversos cursos ofertados: Reforço Escolar, Aula Particular, Tutoria Multidisciplinar, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Superior e TCC, ENEM, Vestibulares e Concursos, Português para Estrangeiros, Tutores Kids, Cursos Livres, Tutores Corporate (traduções juramentadas), Inclusão Digital. As aulas podem ser realizadas na residência do aluno ou nas próprias unidades. A rede já recebeu prêmios na área de franquia educacional.
  • Cursos propostos pelo Sesc: as unidades do Serviço Social do Comércio localizadas na região de Recife oferecem diversas atividades na área da educação para a população, de maneira gratuita ou bem acessível, por meio do setor de Educação Complementar. A instituição possibilita aos beneficiários e à comunidade em geral a aquisição de novos conhecimentos específicos, mediante a necessidade em atender a um segmento da clientela que busca retomar os estudos, tendo em vista as crescentes exigências do mercado de trabalho. São oferecidos cursos nas áreas de pré-vestibular, preparatório para concursos e português e matemática (básicos), nas Unidades Executivas do Sesc Santa Rita, Arcoverde e Petrolina.

Conheça também as escolas especializadas em reforço escolar de Belo Horizonte e São Paulo.

Recife: berço de iniciativas educacionais

Existem centenas de projetos e Organizações Não Governamentais que buscam promover a inclusão social por meio da educação e de aulas de reforço escolar na capital pernambucana.

Ser voluntário em ONGs e projetos em Recife. Nos projetos sociais, crianças e adolescentes podem ter acesso a aulas de reforço gratuitamente e com o acompanhamento de profissionais sérios na área.

Conheça algumas iniciativas importantes na capital pernambucana e região:

  • Instituição PlanoB: fundada em 2010, a PlanoB é uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, localizada em duas unidades, sendo a sede no bairro de Candeias, Jaboatão dos Guararapes – PE e outra no Recife Antigo. Sua missão é atuar na prevenção, defesa e promoção dos direitos das minorias socialmente excluídas, através de ações de desenvolvimento local, propiciando condições mais humanas de desenvolvimento. As ações atualmente envolvem crianças e adolescentes. Há cursos de Assistente de advocacia, Informática, Inglês, Muay Thai, Música, Vendas e empreendedorismo, Artesanato, Cabeleireiro, Elétrica Básica, Informática, Jiu Jitsu, Reforço escolar, Robótica. Há ainda o Projeto Imagine, que atende crianças residentes em comunidades de baixa renda e estudantes do ensino fundamental 1 de escolas públicas. a Plano B tem também parceria com Senac e Brazil Foundation.
  • Projeto Comuniart: desenvolvido pelo curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Boa Viagem, o programa tem como objetivo engajar alunos da instituição de forma voluntária no acompanhamento de crianças entre nove e dez anos com dificuldades pedagógicas e residentes nas comunidades circunvizinhas, Dancing Days e Sítio Grande. Além de acompanhamento e reforço escolar, há atividades de culinária, química e movimentos do corpo e psicomotricidade.
  • Projeto UFRPE: programa de extensão que atende crianças de 8 a 12 anos de comunidades vizinhas à Universidade Federal Rural de Pernambuco. As crianças participam de ações socioeducativas no campo das artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, reforço escolar, música, contação de estórias, educação alimentar e nutricional, formação de hábitos alimentares e higiênicos, educação ambiental e desenvolvimento pessoal e social. A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes, o NEPIAD, e está associada às ações do Programa Mais Brasil, do Ministério da Educação.
  • Projeto Samuel: promovido pela Fundação Aio de Educação e Assistência Social, o programa acontece em nove unidades chamadas Centros Vida, e atende crianças e adolescentes, entre 3 e 18 anos, sem discriminação de raça, sexo e confissão religiosa, em situação de vulnerabilidade social. Através das atividades socioeducativas, o projeto promove oportunidades para a troca de conhecimento e desenvolvimento de habilidades inatas, em horários alternados aos da escola formal. Há oficinas de música, leitura e arte.

Aulas de reforço e acompanhamento escolar online

É possível ter uma melhora considerável nos resultados em sala de aula através de aulas e cursos de apoio online. Quer seja para ajudar o estudante nas revisões ou para completar as lacunas no aprendizado, essas aulas permitem que os alunos com dificuldades melhorem seu desempenho e obtenham bons resultados nos vestibulares e no Enem.

Além disso, as aulas de reforço online são uma opção mai barata para quem não pode arcar com as despesas de uma escola de reforço ou de um professor à domicílio. Em Recife, assim como em diversas outras cidades brasileiras, é possível tomar aulas de reforço pela internet e de forma totalmente gratuita.

As  ferramentas online à disposição na Internet são excelentes  aliadas para aperfeiçoar conhecimentos e aprender novos conteúdos. Diferentes sites e plataformas oferecem textos, exercícios em várias disciplinas, fichas de revisão, videoaulas completas sobre variados assuntos, etc. Dois ótimos sites são a plataforma da FVG (Fundação Getúlio Vargas) e o site Grátis Videoaulas.

A FGV possui um programa de ensino digital gratuito voltado para o ensino médio. O principal objetivo é ajudar os estudantes a melhorarem o desempenho no Enem. Nessa plataforma são disponibilizados textos teóricos, vídeos, exercícios, links para outros sites, entre outros recursos educacionais, trabalhando separadamente, e de maneira eficaz, as áreas de conhecimento exigidas no exame nacional. O site ainda oferece simulados online. Para ter acesso gratuito basta se cadastrar. O aluno recebe uma mensagem de confirmação no email cadastrado e pronto! Já pode acessar todo o conteúdo do site.

As aulas online também podem ajudar os alunos com dificuldades. No Superprof você pode escolher ter aulas por webcam.

Já o Grátis Videoaulas se trata de um site que disponibiliza, como o próprio nome indica, conteúdo gratuito para o ensino médio e fundamental, além de algumas poucas aulas do curso superior de Direito, de Filosofia e de Química. Apesar de não possuir uma interface atraente, todas as aulas, sem exceção, são de muita qualidade. Porém, a maioria das aulas ainda são voltadas para o ensino médio (pré-vestibular). Os responsáveis do portal atualizam a plataforma regularmente com novas aulas e novos temas.

Há ainda sites que oferecem aulas de reforço do ensino fundamental ao médio por preços acessíveis. No Superprof, por exemplo, você pode optar por ter aulas por webcam, pois muitos dos nossos professores oferecem esta opção aos alunos. Para quem ainda se mostra reticente com relação a esta modalidade de ensino, saiba que o ensino à distância não é tão diferente do ensino tradicional.  Além dos muitos benefícios oferecidos por esta modalidade de aulas (economia de custos com transporte, ganho de tempo, horários flexíveis, preços mais baixos, etc.), é possível garantir a progressão do aluno através de um acompanhamento escolar frequente.

Com as novas tecnologias à disposição, o professor particular que dá aulas online pode garantir um acompanhamento periódico ao estudante. A comunicação por mensagens instantâneas, por exemplo, é  eficaz para tirar dúvidas que possam surgir depois das aulas, assim como para resolver questões práticas como, mudanças de horário ou anulação de aulas. Os programas como Dropbox e Google Drive serão muito úteis para compartilhar textos, exercícios e outros suportes pedagógicos, facilitando desta forma a comunicação entre o aluno e o professor.

Que tal saber um pouco mais sobre aulas de reforço online em Porto Alegre?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar