Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O acompanhamento escolar em Belo Horizonte

De Glicia, publicado dia 05/02/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Onde encontrar aulas de apoio escolar em BH

Você mora em Belo Horizonte e decidiu fazer aulas particulares para melhorar seu desempenho na escola ou nos vestibulares? Belo Horizonte é uma grande metrópole e é a maior cidade do estado de Minas Gerais. Em se tratando de aulas de reforço, a cidade oferece inúmeras possibilidades. Portanto, com certeza você encontrará as aulas ideais para o seu perfil.

Belo Horizonte, ou simplesmente BH, para os íntimos, foi planejada especialmente para ser a capital do estado de Minas Gerais. O arquiteto que fez a planta da cidade foi Aarão Reis. A cidade sempre possibilitou as misturas culturais, abraçando tudo que é novo e mantendo as antigas tradições.

BH também tem uma vida cultural atrativa. Todos os anos a capital mineira realiza festivais de música, artes, teatro, gastronomia, entre outros eventos que atraem turistas brasileiros e estrangeiros. Além dos aspectos culturais, Belo Horizonte tem uma grande oferta de aulas particulares de reforço.

Alunos de qualquer idade podem tomar aulas particulares de reforço, do ensino fundamental ao ensino superior. As necessidades, obviamente, não serão as mesmas. Estudantes do ensino fundamental normalmente buscam ajuda para melhorar em português ou matemática, matérias que costumam ser mais difíceis nesta fase. Já no ensino médio, as maiores dificuldades são, geralmente, em redação e interpretação de texto, assim como em disciplinas que os alunos ainda não conheciam no ensino fundamental como, química, biologia e física.

As aulas de reforço também são bastante procuradas por estudantes que estão se preparando para o Enem e para os vestibulares das principais universidades públicas do país, assim como por alunos do ensino superior, principalmente por aqueles que desejam prestar concursos ou ingressar na pós-graduação.

Seja qual for seu perfil, em Belo Horizonte você certamente encontrará diversas opções de aulas particulares de reforço. Para te ajudar a encontrar as aulas perfeitas para você, nós preparamos algumas dicas e conselhos úteis.

Saiba mais sobre reforço escolar nas capitais brasileiras!

Anúncios de aulas à domicílio na capital mineira

Apesar de ser cada vez menos utilizado, o método dos anúncios ainda é bastante utilizado por muitos professores. Geralmente, esses  anúncios podem ser encontrados nos comércios locais da cidade onde mora o professor, nas universidades e nas associações e centros culturais (nos quadros reservados a este fim).

Entretanto, esta abordagem apresenta alguns pontos fracos. O principal deles é a dificuldade em conseguir verificar as competências e a experiência dos professores. Mas, graças às plataformas online que colocam alunos e professores particulares em contato, hoje em dia é muito fácil encontrar um professor qualificado e competente, pois na maioria dos casos essas plataformas têm a preocupação em publicar somente os anúncios de professores com formação e experiência na área da educação.

Encontre seu professor de apoio escolar pela internet. Nos sites especializados você encontra professores qualificados e experientes.

No portal Profes você encontra aulas particulares sobre todos os assuntos, inclusive aulas de reforço em matérias específicas. Além do mais, a plataforma oferece uma metodologia personalizada e busca orientar o aluno e sanar as dúvidas mais frequentes em todas as disciplinas. Na aba “exercícios”, disponível apenas para quem é cadastrado, o aluno tem acesso a um acervo de exercícios para praticar em casa.

Nós lhe aconselhamos também a visitar o nosso portal, Superprof, que coloca alunos e professores diretamente em contato. Na nossa plataforma você encontrará todos os tipos de perfis, desde professores com muitos anos de experiência, até estudantes universitários que buscam transmitir seus conhecimentos através de aulas particulares em todas as disciplinas. Além do mais, para achar um professor é muito simples. Basta você digitar na barra de pesquisa as aulas que deseja fazer e a localização (endereço exato, cidade ou bairro) e você encontrará muitos professores perto de você.

Saiba onde encontrar anúncios de aulas de reforço à domicílio no Rio de Janeiro e Recife.

Escolas especializadas em apoio escolar

Há algumas escolas de apoio e acompanhamento escolar em Belo Horizonte que podem ajudar os estudantes com dificuldades a aperfeiçoarem seus conhecimentos e obterem uma melhora visível nos resultados em sala de aula. Assim, se você deseja ter um acompanhamento extra em uma determinada disciplina, seja para melhorar suas notas ou para se preparar para os vestibulares e exames importantes, as aulas particulares podem ser a solução ideal para você.

Em Belo Horizonte existem escolas e institutos especializados em aulas particulares. Um deles é o Instituto Dialogare. Para ter acesso aos serviços oferecidos, basta entrar em contato com a escola e agendar uma avaliação de perfil de aprendizagem. Esta avaliação é gratuita e visa traçar o perfil do aluno, a fim de propor aulas adaptadas e personalizadas.

Apoio escolar em escolas especializadas As aulas de reforço podem ser uma solução contra a desistência escolar.

Segundo alguns especialista em educação, a velocidade de assimilação de um novo conceito depende das competências de aprendizagem do aluno. Neste contexto, é necessário que o professor possa compreender como o aluno aprende antes de preparar suas aulas. Assim, o Instituto Dialogare usa uma metodologia baseada nas necessidades do aluno, oferecendo aulas de reforço escolar personalizadas em diversas disciplinas.

O acompanhamento escolar feito por um professor qualificado pode ajudar o aluno a preencher lacunas no aprendizado, a desenvolver e aprofundar os tópicos vistos em sala de aula, e a trabalhar habilidades como o senso crítico, organização nos estudos, interpretação, coerência e raciocínio lógico. Além disso, um acompanhamento periódico e aulas de reforço em disciplinas específicas ajudarão a apontar as principais  dificuldades encontradas pelo aluno nas matérias estudadas na escola.

Os estabelecimentos de apoio escolar costumam oferecer diversas modalidades de ensino: em grupo, individual, aulas de reforço em uma matéria especifica, acompanhamento escolar periódico para aprofundar os conhecimentos e se preparar para provas e vestibulares, etc.

Conheça as melhores escolas de reforço em Brasília e Porto Alegre.

Projetos sócio-educativos em Belo Horizonte

Apesar das muitas opções de aulas de reforço encontradas em Belo Horizonte, para muitas famílias carentes ou com dificuldades financeiras, este serviço custa caro. Diante deste problema, as famílias que não podem pagar pelas aulas particulares podem recorrer às associações. Na maioria dos casos, estes estabelecimentos contam com a ajuda de professores voluntários, o que proporciona a oportunidade de oferecer aulas de reforço de qualidade e gratuitas para quem não pode ter acesso às aulas pagas.

O Projeto Incluir, criado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), busca a inclusão social e capacitação de pessoas que não possuem recursos financeiros e que, consequentemente, não podem ter acesso às aulas de reforço. Para isso, o projeto conta com a ajuda de professores voluntários. O projeto conta com aulas de reforço escolar nas seguintes disciplinas: matemática, português, física e química. Além do mais, o Projeto Incluir também oferece cursos extra-curriculares de informática, gestão administrativa, inglês, espanhol, dentre outros.

Educação gratuita para jovens e crianças carentes. Alguns projetos sócio-educativos buscam promover a educação de crianças e jovens de baixa renda em BH.

Outro projeto social voltado para a educação de jovens e crianças carentes em Belo Horizonte é o Projeto Compaixão. Trata-se de uma ONG, localizada no Aglomerado da Serra, a maior favela da cidade. O principal objetivo dessa ONG é formar e preparar os estudantes para o mercado de trabalho e mostrar que, apesar das condições de pobreza em que vivem estes jovens, a inclusão social é possível através da educação.

O projeto começou  com o atendimento de algumas crianças na parte superior de uma igreja da comunidade. A difusão foi tão grande que os voluntários envolvidos passaram a precisar de um espaço maior, e de uma sede própria, o que se concretizou em 2008. Hoje a ONG ja atende  mais de 100 crianças. Além do reforço escolar, são oferecidos cursos de inglês, informática, música, artes e educação profissionalizante. A atuação do projeto e de todos os voluntários envolvidos é focada em promover a educação nos meios mais carentes, de forma que os alunos oriundos desse meio possam ter a oportunidade de estudar.

Descubra as associações que oferecem reforço escolar em São Paulo.

Aulas de reforço e acompanhamento escolar online

Em Belo Horizonte, assim como em diversas outras cidades brasileiras, é possível tomar aulas de reforço online. Apesar da infinidade de ferramentas e materiais pedagógicos disponíveis na Internet que permitem ao aluno estudar por conta própria, é mais difícil progredir quando não contamos com a ajuda de um professor para corrigir erros e tirar dúvidas. Por isso, se você deseja ter aulas particulares online, o mais indicado é procurar os sites e plataformas especializados.

Alguns portais oferecem aulas de reforço do ensino fundamental ao médio por preços acessíveis. Há também o Superprof, onde você pode optar por ter aulas por webcam, pois muitos dos nossos professores oferecem esta opção aos alunos. Para os pais que não podem arcar com as despesas de uma escola de reforço escolar ou de um professor à domicílio, as aulas online podem ser uma solução mais barata.

Aulas e reforço por webcam costumam ser mais baratas. Quer seja para ajudar o estudante nas revisões ou para completar as lacunas no aprendizado, as aulas online permitem que os alunos com dificuldades melhorem seu desempenho.

Um dos aspectos mais prezados por pais e alunos quando se trata de aulas particulares é a disponibilidade do professor, pois para assegurar que o aluno terá todo o apoio necessário e garantir seu bom desempenho na escola e nos vestibulares, é necessário um contato frequente. Com as novas tecnologias à disposição, o professor particular que dá aulas online poderá garantir um acompanhamento periódico e de qualidade ao estudante.

A comunicação por mensagens instantâneas, por exemplo, é  eficaz para tirar dúvidas que possam surgir depois das aulas, assim como para resolver questões práticas como, mudanças de horário ou anulação de aulas. Os programas como Dropbox e Google Drive serão muito úteis para compartilhar textos, exercícios e outros suportes pedagógicos, facilitando desta forma a comunicação entre o aluno e o professor.

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Maria Conceição de Oliveira Costa Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Maria Conceição de Oliveira Costa
Convidado
Maria Conceição de Oliveira Costa

Gostaria de participar do Grupo como Professora de Português.