Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Encontre o tutor ideal para aprender a costurar

De Glicia, publicado dia 14/10/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Como achar o professor de costura perfeito?

Para algumas pessoas a costura é um passatempo ou um hobby. Para outras, é uma verdadeira paixão e a profissão que eles escolheram seguir.

Seja você apenas um entusiasta da costura ou um profissional da área, hoje em dia a demanda por aulas de costura tem aumentado cada vez mais. Muitos jovens sonham em entrar  no seleto e competitivo mundo da moda e saem em busca de aperfeiçoamento ou capacitação profissional.

Com a popularização das aulas particulares, aprender qualquer disciplina está ao alcance de todos, inclusive costura. Mas, em meio a tantos profissionais que oferecem seus serviços, como encontrar o professor ideal, que responderá perfeitamente às suas necessidade enquanto aluno?

Nós do Superprof trouxemos as respostas que você procura e vamos te ajudar a encontrar o melhor professor de costura.

Veja também o nosso guia completo para escolher o melhor curso de costura!

Quais são as etapas para se tornar professor de costura?

É verdade que antes de procurar um professor de costura, conhecer suas qualificações e saber qual formação ele fez não é uma má idéia. Muito pelo contrário, isso te ajudará a escolher o professor que melhor se adequa ao seu projeto e aos seus objetivos.

diferentes tipos de professores de costura Entenda as etapas para se tornar professor de costura.

De forma geral, podemos dizer que há três tipos de professores de costura: aqueles que fizeram uma faculdade de design de moda e seguiram carreira acadêmica, aqueles que fizeram uma formação técnica e acumularam muita experiência ao longo dos anos e aqueles que aprenderam tudo sozinhos.

Professores especializados em design de moda

Existem diferentes maneiras de entrar na profissão de professor de costura, no entanto uma das mais comuns é fazendo uma graduação em design de moda.

Esse curso abre inúmeras possibilidades profissionais,  além de permitir que a pessoa siga uma carreira no ensino, seja na universidade, em escolas técnicas ou em um ateliê de costura próprio. Se trata de uma formação de 4 anos em que o aluno vai aprender tudo que envolve a criação e a confecção de roupas e acessórios.

Aqui estão alguns dos assuntos que são ensinados na faculdade de design de moda:

  • Administração de Produto
    • Plano de Negócios
    • Estratégias de Marketing
    • Planejamento e Criação de Coleções
    • Moda e Mercado
  • Arte e Cultura
    • História da Indumentária
    • História do Design
    • Teorias e Técnicas da Comunicação
    • Tecnologia da Confecção
    • Tecnologia Têxtil
  • Comunicação Visual na moda
    • Ilustração Gráfica
    • Produção de Moda
    • Produção de Vídeo
    • Fotografia
  • Criação
    • Desenvolvimento de Estampas
    • Desenho Expressivo
    • Design do Vestuário
    • Modelagem
    • Oficina e Laboratório de moda
    • Corte e costura

Tecnólogos em corte e costura

O curso técnico em costura dura 2 anos e a principal diferença com relação à graduação é que o curso técnico é muito mais voltado para a prática, ao passo que a graduação, muitas vezes, acaba dando mais ênfase à teoria.

como são as aulas no curso técnico de costura As aulas no curso técnico de costura dão mais ênfase à prática.

Existem diferentes especialidades: alguns cursos focam em gestão, outros na parte de negócios, outros ainda em estilismo ou modelagem plana e tridimensional, etc.

Existem também cursos voltados especialmente para a indústria têxtil ou para criações mais conceituais. É importante estar atento às especializações do professor, pois elas te ajudarão a saber que tipos de aula ele dá e quais assuntos ele está qualificado a ensinar.

Professores autodidatas

Existem também os costureiros autodidatas, que aprenderam a arte de costurar sozinhos.

Os autodidatas geralmente são excelentes professores, pois como tiverem que buscar informações e conhecimentos sem a ajuda de ninguém, acabaram desenvolvendo sua própria metodologia de aprendizagem.

Dessa forma, costumam ser excelentes pedagogos, uma das qualidades mais importantes em um professor.

Agora que você já sabe quais são as etapas que um professor de costura deve passar para poder lecionar, vamos ver outro aspecto importante na hora de escolher seu professor: o material usado durante as aulas.

Veja aqui quanto você realmente precisa gastar para aprender a costurar!

Quais os materiais necessários para uma boa aula de costura?

Costurar não se resume apenas a pregar botões e fazer bainhas! A costura é, na verdade, uma arte que envolve diferentes etapas, desde a criação até a confecção de uma peça. Um bom costureiro conhece bem todas as etapas do processo e é capaz de criar algo partindo apenas de um conceito.

materiais necessários para fazer aula de costura Um kit básico para costurar à mão deve ter tesoura, botões, agulhas, linhas e um dedal.

Para conseguir tal feito, ele precisa das ferramentas corretas, sem as quais jamais poderá tirar suas criações do papel. Veja a seguir os materiais indispensáveis que o professor deve ter:

  • Máquina de costura caseira ou overloque,
  • linhas de diferentes cores e espessuras,
  • agulhas de diferentes tamanhos e espessuras,
  • alfinetes para ajudar a marcar ajustes e bainhas,
  • botões de diversos tipos,
  • fita métrica,
  • tecidos variados,
  • diferentes moldes,
  • manequim para ajudar na hora de realizar ajustes.

O professor deve fornecer alguns materiais ao aluno, principalmente os mais caros. No começo, talvez você ainda não saiba se vai continuar no curso de costura ou não. Investir em materiais caros como uma máquina de costura logo no começo não é uma boa idéia.

O ideal é que você aprenda os conceitos básicos da costura e a manusear a máquina antes de comprar uma. Por isso, é importante que o professor possa te emprestar alguns materiais nas primeiras aulas.

Onde fazer aulas para aprender o básico de corte e costura?

Se você é leigo em costura e gostaria de aprender o básico antes de entrar em uma escola técnica ou mesmo de fazer uma faculdade em moda, existem algumas opções que podem te ajudar a aprender a costurar sem precisar gastar muito dinheiro.

vejamos a seguir!

Aprender a costurar em uma associação

Você não sabe absolutamente nada de costura? É incapaz de pregar um botão, ajustar uma saia ou costurar um zíper? Não se desespere!

Se o que você procura são cursos ou ateliês de costura para aprender o básico do básico e se virar no dia a dia, as associações e ONGs podem ser a solução dos seus problemas.

As associações contam com a ajuda de diversos professores voluntários e oferecem cursos de costura, modelagem ou mesmo estilismo por uma preço super acessível ou às vezes, mesmo de graça. Veja se não há associações em seu bairro ou próximo a sua casa.

Além do preço atrativo, as associações são o lugar ideal para quem está dando seus primeiros passos na costura. As associações que promovem cursos e ateliês na área criativa costumam reunir profissionais de diferentes áreas como moda, artes, design gráfico, desenho, pintura, etc.

Ter contato com todos esses profissionais pode expandir seus conhecimentos, aumentar sua criatividade e criar oportunidades.

Cursos de costura gratuitos no Senac

Há 70 anos o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) é o principal agente de educação profissional no Brasil, voltado para o comércio de bens, serviços e turismo do país.

Se trata de uma instituição de ensino técnico e profissionalizante de alto padrão de qualidade e que oferece alguns cursos gratuitos. Para conhecer a lista de  cursos gratuitos e em que unidades eles são ministrados, você pode entrar no site do estabelecimento e fazer uma busca.

Todos os cursos do Senac tem certificado e são de altíssima qualidade. Os professores são competentes e muito qualificados!

Veja  o que define um bom professor de costura!

Aulas particulares de costura, presencial ou à distância

porque escolher as aulas particulares de costura No Superprof você pode optar por ter aulas online, via webcam.

Existe ainda outras soluções para quem deseja aprender a costurar sem precisar pagar cursos caríssimos. As aulas particulares. Indicadas para todos os públicos, idades e níveis, as aulas com professor particular podem ser feitas de 3 formas diferentes:

  • em domicílio, com conteúdos personalizados de acordo com seus objetivos,
  • à distância, via webcam e também com a possibilidade de serem personalizadas,
  • em grupo de 5 ou 6 pessoas, no ateliê de costura do professor.

Cada uma dessas modalidades apresentam inúmeras vantagens. As aulas em domicílio são ideais para quem busca um conteúdo personalizado e quer aprender no seu próprio ritmo.

Já as aulas à distância são perfeitas para quem não tem muito tempo, seja por conta do trabalho ou de outras atividades. Você estuda no conforto do seu lar, não perde tempo no transporte público ou no trânsito e ainda tem a oportunidade de fazer um curso de costura personalizado, de acordo com seus gostos e interesses.

As aulas em pequenos grupos também são excelentes, pois permitem que você conheça outras pessoas com os mesmo interesses que você, além de serem bem mais baratas se comparadas às aulas individuais.

Independente da modalidade que você escolher, as aulas de costura com professor particular são a melhor maneira de  progredir e de aperfeiçoar seus conhecimentos a longo prazo.

Na plataforma Superprof, o contato com os professores é direto, sem intermediários. Para achar um professor próximo de você basta fazer uma busca por cidade, bairro ou região e pronto!

No Superprof você vai encontrar diferentes tipos de cursos e aulas:

  • cursos de costura para debutantes,
  • cursos de aperfeiçoamento para quem já costura,
  • aulas particulares em domicílio,
  • aulas para crianças, adultos ou terceira idade,
  • aulas por webcam,
  • entre outras opções.

Todos os professores cadastrados na nossa plataforma são profissionais qualificados e apaixonados pelo que fazem. Eles serão capazes de propor formas inovadoras e lúdicas de aprender a costurar e saberão se adaptar às suas necessidades enquanto aluno.

Que tal aprender a costurar com um professor particular?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar