Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para conseguir seus primeiros alunos da língua chinesa

Blog > Idiomas > Chinês > Como encontrar interessados em seu trabalho como professor de mandarim?

Você já sabe o básico da cultura chinesa e é capaz de dominar toda a linguagem oral e escrita? Isso significa que você tem pela frente uma promissora carreira como professor do idioma.

Por razões culturais, acadêmicas ou profissionais, muitos brasileiros desejam aprender o chinês como segundo (ou terceiro) idioma. Entretanto, trata-se de aulas que infelizmente não são oferecidas nas escolas convencionais, trazendo a necessidade de procurar uma escola específica ou um professor particular, nem sempre fáceis de encontrar.

É por isso que tornar-se professor de chinês, hoje em dia, deve ser visto como uma ótima oportunidade para trilhar uma carreira profissional. Há muitos alunos esperando por você!

O mais complicado será encontrar seus primeiros alunos. Mas trata-se de algo que será superado à medida que você for aprendendo as estratégias para procurar nos lugares certos.

Como diria um provérbio chinês: “A aprendizagem é um tesouro, que seguirá seu dono a qualquer lugar.”

Faça-se conhecido no mercado internacional

Por que não começar a fazer contatos a partir de grandes empresas internacionais? Até porque as relações comerciais entre a China e outros países, inclusive o Brasil, estão a cada dia mais estreitas.

Descobrindo um novo mundo Além da cultura, as relações comerciais entre a China e o mundo chamam a atenção de novos estudantes.

É por isso que é comum vermos companhias chinesas por aqui, ou mesmo brasileiros que se deslocam até a China para atuar em sedes internacionais de grandes empresas. E tudo indica que esses intercâmbios se tornarão ainda mais comuns pelos próximos anos.

Se dominar uma língua estrangeira já significa um diferencial para a carreira, o que dizer então de aprender o mandarim, que em tanto difere da nossa língua materna? Dominá-lo significa poder escrever e-mails em chinês, traduzir relatórios para o português e estar apto a comunicar-se diretamente com representantes chineses, inclusive via chamadas telefônicas e skype.

E a necessidade de profissionais que falem chinês também deve crescer em um futuro próximo. E, já que é assim, por que não colocar-se à disposição de empresas que podem contratá-lo para ensinar a língua aos seus colaboradores?

Ofereça seus serviços em seus ambientes

Outro caminho encontrado por muitos professores de chinês, especialmente aqueles que estão em início de carreira é oferecer aulas aos amigos, colegas, vizinhos, parentes. É assim que muitos conseguem seus primeiros alunos.

É por isso que você não deve deixar de divulgar essas informações em seus círculos. Eles certamente priorizarão você caso precisem de um professor de chinês e ainda farão a famosa propaganda boca a boca para seus conhecidos.

Para quem mora em prédio ou condomínio fechado, está aí uma ótima oportunidade para iniciar a divulgação. E você tem dois caminhos para isso:

  • Ir de porta em porta falar com seus vizinhos. Pode parecer meio entediante a princípio, mas é uma ótima oportunidade de criar um primeiro contato;
  • Publicar um anúncio na portaria ou em locais de comum acesso. Entretanto, a autorização da administração do condomínio deve ser solicitada para tal.

Vença a timidez Embora pareça estranho num primeiro momento, você pode anunciar seus serviços porta a porta.

Esse tipo de anúncio ou contato deve informar ao público a sua disponibilidade de horários, o público-alvo (inclui crianças? adolescentes? adultos?), a metodologia utilizada e suas referências no domínio do idioma.

Não importa qual vertente você vai tomar, o fato é que tornar o seu trabalho conhecido é o que trará seus novos alunos. Afinal, como alguém iria contratá-lo se ninguém sabe que você leciona chinês?

Fale sobre o seu trabalho nas redes sociais

Você oferece cursos de chinês para alunos do ensino médio ou universitários? O seu público alvo tem o perfil de quem acessa quase que diariamente as redes sociais?

Aliás, hoje em dia elas já abrangem diversas faixas etárias, e seria um verdadeiro desperdício perder a chance de divulgar-se para os contatos acumulados ao longo dos anos de interação nesse ambiente.

Trata-se de um canal direto, moderno e gratuito de comunicação, a partir do qual há espaço para os mais variados tipos de assuntos e serviços. É por isso que o Facebook pode ser a porta de entrada para a sua nova carreira.

No Twitter e Instagram, você pode usar as hashtags, de modo que a sua mensagem pode até acabar viralizando, o que faz com que você chegue ao alcance de um público muito maior do que você pode imaginar.

E só o fato de se tornar um professor moderno e conectado já será suficiente para atrair dezenas de novos alunos.

Use o comércio do seu bairro

Por que não colocar anúncios também pelas lojas do bairro onde você mora? Pode até ser que, a princípio, essa tática pareça um pouco ultrapassada, visto a facilidade das redes sociais, mas trata-se de um canal que nunca se torna obsoleto e, portanto, ainda pode render bons frutos.

Além disso, tenha em mente que um dos primeiros critérios utilizados pela maioria das pessoas para escolher um professor particular é a localização. Encontrar um profissional que more perto da sua casa é um verdadeiro sonho para muitos estudantes.

Embora hoje em dia as aulas via Skype sejam muito comuns, ainda há pessoas que preferem aprender a partir do contato pessoalmente com o professor.

É por isso que o anúncio naquela loja próxima à sua casa pode atrair vizinhos que ainda não sabiam da sua profissão.

Uma boa pedida para esse canal são os panfletos. Eles devem conter todas as informações, como se fossem uma versão impressa dos seus anúncios em redes sociais. Entretanto, devem incluir também seus dados para contato.

Ganhe alunos no bairro Anunciar no comércio do seu bairro também é uma boa forma de atrair alunos.

Normalmente, a maioria dos comerciantes aceita esse tipo de anúncio. É por isso que esse método de buscar novos alunos não deve ser negligenciado.

Proponha parcerias nas escolas

Já que as escolas convencionais, normalmente não oferecem aos seus alunos oportunidades para aprender chinês, por que não firmar uma parceria com elas, onde você divulga seus serviços e oferece alguma vantagem aos alunos que chegarem a partir da instituição?

E isso pode ser feito tanto em escolas primárias, quanto em universidades, tudo dependerá de quem é o seu público alvo. Trata-se de um terreno altamente fértil para a obtenção de novos alunos.

Para fazer esse tipo de divulgação, basta pedir autorização junto à direção do estabelecimento de ensino. A maioria abre espaço para esse tipo de serviço e certamente não hesitará em recebê-lo.

Entretanto, é importante que você deixe bem claro que tipos de objetivos com a língua chinesa poderão ser alcançados a partir dos estudos com você: você atende níveis nos quais é possível o aluno atingir a fluência na língua? Há opções para focar em determinado campo de atuação profissional? Os estudos englobam também parte da história e cultura do povo chinês?

Todas essas informações são importantes para despertar o interesse dos seus futuros alunos. É por isso que manter-se sempre atualizado como professor e buscar informações sobre a China de modo geral fará de você um profissional diferenciado.

Especializar-se em preparar estudantes para os exames oficiais da língua chinesa também parece um campo bem promissor. Entretanto, demanda também uma grande responsabilidade. É preciso estar muito bem preparado.

Anuncie nos carros

Quantas vezes você já estacionou o seu carro e deparou-se com um anúncio deixado no pára-brisa? Por que não utilizar essa técnica para fazer-se conhecido em seu bairro?

Nesse caso, é importante que os panfletos sejam feitos em papel um pouco mais resistente, já que estão sujeitos à exposição a chuvas e garoas. Além disso, a aparência deve ser atraente, visto que esse canal apresenta uma grande margem de desinteresse.

Muitas pessoas simplesmente jogam fora o papel encontrado no pára-brisa sem sequer ler para ver do que se trata. O grande desafio então é fazer com que essa pessoa pare por um instante para ler o panfleto.

Use o Superprof

Por fim, você já pensou em se cadastrar na plataforma Supeprof para encontrar seus primeiros alunos? Se o nosso objetivo é conectar estudantes a seus futuros professores particulares, é possível dizer que você estará procurando no lugar certo.

Além das redes sociais, muitas pessoas recorrem a esses canais específicos para procurar por professores. Isso significa que você poderá ganhar visibilidade rapidamente. Além do mais, o registro para professores é gratuito. Por que não arriscar então?

Tudo pela tecnologia Plataformas online como a Superprof conectam alunos e professores.

E ainda será possível focar em determinada vertente da língua, como auxílio a estudantes universitários que já têm o idioma como parte da sua grade de estudos, nível iniciante, pessoas que precisam aprender termos ligados ao mercado para a sua vida profissional, dentre outros.

Uma vez feito o cadastro na plataforma, é possível que não demore muito para que os contatos de alunos de toda parte comecem a chegar. A partir daí, caberá a você negociar com cada um deles quais as melhores condições para a contratação.

Há professores que oferecem uma primeira aula gratuita. Trata-se de uma forma de oferecer segurança ao aluno, que terá a oportunidade de conhecer o seu modelo de aula antes de simplesmente fechar um contrato.

Como se pode ver, canais para divulgar o seu trabalho é o que não falta. Cabe a você escolher qual meio deseja utilizar para fazer essa divulgação, lembrando que não é necessário limitar-se a apenas um deles. Que tal começar agora mesmo?

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar