Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Salvador: descubra os melhores locais para tocar piano

De Fernanda, publicado dia 05/08/2019 Blog > Música > Piano > Onde aprender piano na capital baiana

Salvador é conhecida por sua musicalidade. Palco de um dos maiores carnavais do mundo, o reconhecimento internacional da música de Salvador veio pelo anúncio de dezembro de 2015 da integração do município à Rede de Cidades Criativas da Unesco, tendo sido reconhecida como “Cidade da Música”, título singular no país. Grande centro urbano no nordeste, Salvador não é apenas sinônimo de axé. A cidade acolhe um universo cultural extremamente diversificado, com manifestações artísticas e musicais para todos os gostos – do erudito ao popular.

Se você se pergunta onde pode aprender a tocar piano, sem dúvida está no lugar certo! Não importa qual modelo do instrumento que você deseje tocar.

Na verdade, você tem milhares de opções à sua disposição: sejam elas através de aulas gratuitas, pagas, com nível de graduação, cursos livres, oficinas…

Você pode procurar um conservatório ou escola de música, centros culturais, instituições, faculdades e ainda pode optar por fazer aulas de teclado ou piano em casa, com um professor particular. As possibilidades são praticamente diversas!

De acordo com o quanto você quiser e puder pagar e sua disponibilidade, saiba como escolher o local mais adequado para você praticar piano ou teclado – não importa qual o seu estilo.

Aprofunde os estudos de piano: Instituições de Ensino Superior

Está em São Paulo e quer aprender a tocar piano? Descubra onde!

Se você deseja seguir uma formação musical mais aprofundada, as Instituições de Ensino Superior em Salvador são uma boa opção. As aula de teclado ou piano oferecem diversas possibilidades nos níveis de graduação, licenciatura ou bacharelado, pós-graduação, especialização e extensão, em áreas diversificadas da música: do erudito ao popular, do canto à composição, da interpretação à produção musical.

Algumas instituições ofertam, paralelamente, cursos livres e oficinas. Conheça as principais Instituições de Ensino Superior e seus cursos:

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

A Escola de música da UFBA oferece diversas opções para aqueles que desejam aprender piano :

  • Graduação em Instrumento (habilitação piano, órgão ou cravo)
  • Graduação em Composição e Regência
  • Licenciatura em Música
  • Graduação em Música Popular
  • Mestrado e Doutorado
  • Cursos de extensão – musicalização infantil

Universidade Católica de Salvador (UCSAL)

A universidade oferece o curso de licenciatura em música, com habilitação em piano: formação inicial para o exercício da docência no campo da música, em toda a Educação Básica e nos diferentes espaços em que ocorram processos de transmissão e apropriação do fenômeno musical. A duração do curso é de 10 semestres.

Para os cariocas: já descobriram onde estudar piano em sua cidade?

Conservatórios e escolas particulares para aprender piano

Quer aprender piano em Fortaleza? Descubra aqui!

Aprenda o piano elétrico! Quais as melhores metodologias para tocar bem um teclado elétrico ou digital?

Tudo depende do quanto você quer gastar e qual a sua disponibilidade para fazer suas aulas de piano. As escolas de música particulares e os conservatórios são uma boa opção em função do seu tempo, do seu dinheiro e do estilo musical que deseja seguir, já que as mesmas são mais orientadas e baseadas em metodologias testadas.

Apesar de não serem reconhecidas pelo MEC, as escolas e os conservatórios reúnem ótimos profissionais de música, com formação e experiência de qualidade. Muitas têm reconhecimento nacional e são pontos de encontro de músicos, pianistas e futuros tecladistas. Elas também são palco de eventos e festivais musicais esporádicos.

  • IEM – Instituto de Educação Musical: são oferecidos os cursos de Piano, Violino, Flauta Doce e Transversal, Violão, Bateria e Canto. As aulas podem ser ministradas individualmente, em duplas ou em oficinas a partir de quatro alunos. Os alunos entram em contato com o instrumento, através de técnicas usadas para seu domínio e um amplo repertório envolvendo o universo de cada um deles, num processo sempre dinâmico e progressivo. Há também Pedagogia Musical para Educadores Musicais (Método Willems)  e Atividades lúdico-musicais para professores de escolas regulares (turmas iniciais), entre outros cursos.
  • Escola Tom Musical: a escola oferece aulas de canto e instrumentos musicais: Piano, Ukulelê, Flauta, Flauta Harmonica, Violino, Trompete, Violão, Cavaquinho, Guitarra, Pandeiro, Bateria, etc.
  • Escola de Música Ricardo Primata: fundada pelo guitarrista que dá o nome à instituição, a escola oferece aulas de teclado, piano e musicalização infantil, entre outros instrumentos. Além de aulas práticas e aulas teóricas, os alunos recebem as apostilas e participam de diversos eventos.
  • Nota Jazz: localizada no centro da cidade, oferece aulas práticas e teóricas de teclado, entre outros instrumentos.
  • Conservatório de Música Schubert: oferece aulas individuais e personalizadas de Piano, Teclado, Acordeon, Guitarra, Violão, Baixo, Cavaquinho, Gaita, Bandolim, Violino, Flauta-doce, Sax, Bateria, Canto e Teoria Musical.

Agora, se você mora em Brasília, gostaria de conferir algumas dicas sobre onde estudar piano?

Centros culturais para descobrir o piano em Salvador

Como capital cultural, Salvador oferece um leque rico de centros culturais, associações e instituições que propõem cursos, aulas livres e oficinas a baixo ou zero custo. Isso, no entanto, não significa que a qualidade do conteúdo teórico e dos profissionais seja pior do que em escolas de música particulares, pelo contrário: algumas delas têm reputação nacional e internacional pela competência e na formação de excelentes músicos.

Por serem mais acessíveis em questão de preço, esses locais também têm a vantagem de serem locais multiculturais, pois os alunos que os frequentam têm origens sociais e econômicas diversas. Nada mais rico para a sua formação musical, não?

Nesses locais, aulas teóricas e práticas de piano são ofertadas para todas as idades.

Descubra e confira também onde tocar piano em BH!

Confira alguns dos principais centros culturais soteropolitanos:

  • Centro de Formação em Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB): o Curso Básico de Iniciação Continuada é voltado para jovens e adultos a partir de 16 anos, com alguma experiência em música, prioritariamente oriundos de projetos sociais, comunitários, ou escolas públicas, assim como para jovens vinculados a grupos culturais populares de Salvador. Nas aulas os alunos aprendem mais sobre os seus instrumentos e estudam Teoria e Percepção Musical. São 100 vagas. O Centro também desenvolve o Programa de Qualificação em Música, que oferece cursos diversos, em níveis básico, intermediário e avançado, para o aperfeiçoamento de quem já tem experiência na área. A iniciativa se alinha à política de educação profissional dos Ministérios da Cultura e da Educação, tendo em vista a qualificação dos trabalhadores das artes, e também responde a um diagnóstico obtido através de entrevistas e encontros com instituições públicas de formação em Música e profissionais de educação musical atuantes na Bahia. Esta escuta confirmou a necessidade de promover qualificação para que jovens músicos e profissionais da área possam enriquecer seus conhecimentos, aprimorar sua atuação e obter melhores condições de inserção no mercado de trabalho e na sociedade.
  • A Pracatum -Escola de Música e Tecnologias traz como proposta pedagógica a apropriação dos ritmos populares e a busca por inovações. Pensando as novas tecnologias aplicadas ao ensino da música, seus educadores buscam ferramentas que auxiliem o desenvolvimento do estudante aumentando seu repertório e desempenho musical, ensinando técnicas e teorias musicais como suporte para a improvisação, a construção criativa e a prática livre. Na Escola, nos propomos a pensar a música em todas as suas dimensões, descobrindo suas possibilidades para poder melhor utilizá-las. A oferta de ensino de música profissional se dá através de cursos, oficinas e workshops.
  • SESC Bahia: as unidades Sesc (Serviço Social do Comércio) localizadas em Salvador e região metropolitana oferecem uma programação diversificada de atividades, cursos e eventos na área da música. A vantagem desse sistema é a grande variedade na opção de cursos, que abordam sobretudo a teoria musical em temáticas especiais (apreciação musical, percepção e teoria musical, improvisação, tocando grave) e na ampla localização das unidades. Há aulas para crianças e musicalização infantil.
  • SESI Bahia: a proposta do Festival SESI Música é estimular a criação artística musical do trabalhador da indústria, descobrir novos talentos e promover a integração entre as empresas e os industriários da Bahia. Para participar das oficinas e do Festival basta fazer a inscrição e enviar uma gravação que será avaliada por uma comissão julgadora composta por profissionais da área musical. Na etapa final há a apresentação dos finalistas e a divulgação dos vencedores nas categorias composição inédita e interpretação. O Festival SESI Música abrange toda a Bahia, oferecendo oficinas musicais, encontros dos trabalhadores e alunos da Rede SESI de Educação com profissionais da música, ensaios e apresentações com recursos técnicos e cênicos.

Recife também dispõe de diversas instituições que oferecem aulas de piano.Você gostaria de descobrir mais as melhores? Venha dar uma espiada!

Cursos particulares de piano e teclado em Salvador

Aprender desde cedo é melhor Tanto crianças quanto pessoas na terceira idade podem ter suas primeiras lições de piano.

Enfim, há ainda uma outra alternativa para você que quer aprender a tocar piano em Salvador (ainda mais se a sua disponibilidade for reduzida): contratar um professor de música para aulas particulares em casa.

Os professores particulares são profissionais apaixonados pelo que fazem, seguem métodos reconhecidos e oferecem aulas de alta qualidade, que vai desde aula de teclado para iniciantes até aulas mais avançadas.

Mais do que simplesmente praticar, com um professor você vai pode realizar trocas de conhecimento sobre a música, descobrir segredos do seu instrumento e conseguir finalmente tocar aqueles acordes de sua música preferida à perfeição.

Você sabia que Porto Alegre tem excelentes locais para se aprender música?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar