Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para fazer uma boa redação

De Camila, publicado dia 28/10/2019 Blog > Apoio Escolar > Redação > Como escrever um bom texto?

É mais seguro escrever do que falar; falando improvisamos, para escrever refletimos.”
Marques de Maricá

Você faz parte dos alunos que possuem muito mais facilidade com as matérias de exatas e chega praticamente a entrar em pânico quando diante uma prova de redação? Então saiba que a melhor maneira de superar essa tensão é estudando bastante. Como disse o escritor, filósofo e político brasileiro do século XVII Marques de Maricá, escrever se torna uma tarefa segura quando refletivos sobre o que vamos colocar no papel.

Por que sim, existe uma maneira de estudar para as provas de redação da mesma maneira que estudamos para as de biologia, geografia e história!

Isso que dizer que aquele mito de que é preciso ter uma alma de escritor para conseguir fazer boas redações é a mais pura mentira. É possível adquirir técnicas para conseguir estruturar um texto fluido com introdução, desenvolvimento e conclusão que atinjam uma nota máxima, seja durante o Enem, um vestibular, um concurso público ou qualquer outro teste que cobre uma boa habilidade na hora de escrever um texto.

Abaixo, nós do Superprof preparamos várias dicas que vão te mostrar que fazer uma boa redação não é uma tarefa difícil.

Então prepare seu bloco de notas e boa leitura!

Confira ainda o nosso super guia sobre como produzir o texto perfeito!

O que deve conter numa redação?

Muitos alunos têm dificuldade na hora de estudar para uma prova de redação porque acreditam que não exista um conteúdo específico abordado neste tipo de avaliação. Eles acabam achando que o teste inteiro gira apenas em torno do tema abordado, que só é descoberto na hora do exame.

Quem pensa que não há muito o que fazer para se preparar para uma prova de redação está totalmente enganado!

Estudar para uma avaliação de produção de texto é bem parecido com estudar para qualquer outra matéria: você pode não saber o tema que aparecerá no dia da prova, mas conhece exatamente o conteúdo que vai cair.

Você não sabe sobre qual conteúdo estamos falando? Se você está lendo essa matéria desde o começo, então podemos afirmar com toda a certeza que você conhece sim a essência de uma redação, pois já a citamos acima.

Superprof te ajuda a estudar para a prova de redação!

Conseguiu identificá-la?

Sim, estamos nos referindo à introdução, ao desenvolvimento e à conclusão!

Existem detalhes muito importantes que são cobrados e analisados em cada uma dessas partes. Tais elementos precisam ser abordados independente do tema pedido em cada uma das provas. Sendo assim, o mais importante a ser estudado é como produzir uma boa introdução, um desenvolvimento fluido e coerente, e um conclusão adequada para o seu texto.

Qual é a estrutura correta de um texto?

Como vimos acima, uma redação precisa ser estruturada da seguinte maneira, contendo:

  1. INTRODUÇÃO
  2. DESENVOLVIMENTO
  3. CONCLUSÃO

Para atingir sucesso na hora de executar essas partes, é preciso estudar para a avaliação da produção escrita pensando que cada uma delas é uma matéria diferente que precisa ser dominada.

Se você não construir, por exemplo, a sua introdução da maneira correta, como aquela esperada pelos avaliadores, de nada importa que seu texto possua uma ideia brilhantemente genial: a sua nota será baixa, pois você não atendeu aos critérios exigidos. O mesmo pode ser considerado para o desenvolvimento e para a conclusão.

Mas então, quais são os principais critérios exigidos para cada uma das partes de uma redação?

Introdução

Uma boa introdução deve conter os seguintes critérios:

  • Ser precisa, direta, simples e objetiva;
  • Fazer um enunciado sobre o assunto do texto;
  • Conter todas as ideias que serão abordadas no desenvolvimento;
  • Possuir de 2 a 3 frases, em média;
  • Só possuir informações que serão retomadas no texto;
  • Ter coerência e foco;
  • Captar a atenção do leitor.

Não tenha muita pressa na hora de produzir a sua introdução e apresentar suas ideias: escreva uma de cada vez, apresente questionamentos organizados e que tenham respostas que serão apresentadas no decorrer do texto.

Treinar a escrita ajuda na hora da prova

Desenvolvimento

Qualquer texto, por mais banal que seja, é capaz de preencher todos os critérios avaliados pelos examinadores de provas de redação.

Mantenha um pensamento simples e ganhe tempo

Muitos alunos e candidatos que fazem essa prova acabam gastando um tempo enorme tentando ter uma ideia completamente inovadora, comprometendo o período que possuem para redigir todo o texto. Cerca de 30 a 40 itens são avaliados pelos corretores de um avaliação de produção de texto. A ideia genial ligada ao tema apresentado preenche por volta de dois ou três desses itens, como Criticidade e Autonomia, por exemplo. Sendo assim, é uma grande perda de tempo tentar “descobrir a roda” na hora de fazer a sua redação. Sendo assim, é preciso ter em mente que a maioria dos critérios avaliados são simples e fáceis.

Fique atento aos critérios analisados

Alguns desses critérios são:

  • Ortografia;
  • Coesão;
  • Coerência;
  • Estrutura;
  • Pontuação;
  • Progressão temática.

O tamanho ideal para um desenvolvimento é o de 3 a 4 parágrafos. Dentro desses parágrafos você deve se concentrar a argumentar e discutir o tema proposto para a redação.

Faça perguntas que te ajudem a encontrar argumentos

Na hora de formular o seu desenvolvimento, ou seja, o corpo do seu texto, algumas perguntas podem ser feitas para te ajudar a pensar melhor sobre o tema:

  • Como posso provar isso?”;
  • Quais as causas disso?”;
  • Quais as consequências disso?”;
  • Como isso acontece?”;
  • “De que forma posso realizar isso?”

Muitas vezes, ao responder essas perguntas levando em consideração a temática abordada, você conseguirá redigir um bom desenvolvimento para o seu texto.

Anote os argumentos em uma lista para não esquecê-los

Outra dica super útil é anotar as ideias principais que servirão como argumentos na hora de “responder” as perguntas acima. É a partir dessas ideias e da articulação das mesmas que você conseguirá desenvolver um texto fluido, coerente e agradável de ser lido.

A prática da redação é essencial para conseguir se sair bem na hora da prova.

Conclusão

É chegada a hora de concluir tudo aquilo que foi apresentado durante seu texto. Por se tratar do fim do final da redação, muitas pessoas acabam não dedicando a atenção nem o tempo necessário para fazê-la. Este é um grande erro que acaba comprometendo drasticamente o resultado final da prova.

Sim, a conclusão é o momento final da sua redação, mas não quer dizer que seja o menos importante.

Resuma tudo o que foi dito no texto

Uma conclusão bem escrita deve conter um breve resumo do que foi citado durante o desenvolvimento. Tal apanhado geral deve ser apresentar um caráter forte e coerente.

Para ter sucesso na hora propor e elaborar um final legítimo para a sua redação, lembre-se do que também foi falado durante a introdução, e como esses tópicos foram abordados ao longo do texto.

Faça uma pergunta que te ajude a concluir o assunto

Assim como para a estruturação do desenvolvimento, existe uma pergunta na qual a resposta pode ser muito útil para te ajudar a estruturar a sua conclusão:

Que lição pode ser tirada disso?

Sendo assim, após apresentar um apanhado geral dentro da sua conclusão sobre o conteúdo dissertado anteriormente no corpo do texto, acrescente a resposta obtida sobre a pergunta acima.

Resumindo

Não há como fazer uma boa redação de outra forma que não seja dividindo e analisando individualmente a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Qualquer tentativa de misturar esses 3 fragmentos sem cautela possui grandes chances de afetar negativamente a sua nota.

E agora você já sabe como fazer isso para conseguir fechar a sua prova de produção de texto!

Tudo sobre como escrever uma boa redação.

É necessário ter um corretor de redação?

Enquanto estamos estudando e nos preparando para provas específicas de redação, como as do Enem, de concursos públicos ou vestibulares, é importante termos alguém para corrigir nossos exercícios de redações.

Muitas vezes ficamos tão envolvidos e imersos na produção de um texto que fica difícil avaliá-lo criticamente ao terminá-lo, mesmo possuindo uma lista de critérios a serem seguidos na hora da correção.

Mas então, como corrigir as redações produzidas enquanto estudamos para a prova?

São vários os critérios avaliados em uma redação na hora da correção.

Dicas e conselhos sobre como se tornar um bom redator.

Sites online que corrigem redação gratuitamente

Existem vários sites especializados na correção de redação de futuros candidatos a provas do enem, de vestibulares ou de concursos públicos. E o melhor de tudo: muitos deles oferecem esse serviço de maneira gratuita!

Ficou interessado em enviar algumas redações que andam à espera de um bom olho crítico para correção? Então confira abaixo alguns sites onde você pode ter acesso a esse serviço:

  • Projeto redação;
  • Escrever online;
  • VESTMapaMental;
  • Partiu Redação.

Pedir que um colega, amigo ou parente corrija seu texto

Você é daqueles que tem a disciplina de escrever uma dissertação por semana durante o ano de preparação para o Enem, por exemplo, mas faltam pessoas para corrigir suas redações? Então que tal aproveitar quem está próximo e pedir para que eles te dêem uma força?

Pode parecer complicado, mas se seus amigos, vizinhos, parentes ou colegas seguirem a lista de critérios avaliados em uma boa redação, eles conseguirão tirar de letra essa tarefa e ainda contribuirão enormemente para o seu sucesso!

Tal lista pode ser encontrada facilmente na internet. Basta fazer uma busca acrescentando o tipo de prova para a qual você está se preparando.

Dicas sobre como estruturar um texto.

Quais os melhores sites sobre redação?

Vamos confessar que para fazer essa matéria consultamos vários sites especializados na construção de redação para provas. Sendo assim, por que não os compartilharíamos com você, nosso caro leitor?! Afinal de contas, quanto mais informações sobre o assunto você tiver, mais chances terá de fechar a sua prova de redação!

Alguns dos sites especializados em redação são:

  • Brasil Escola;
  • Infoescola;
  • Mundo Educação;
  • Corretor Ortográfico;
  • Michaelis.

Pronto para tirar nota máxima na prova de redação?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar