Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A partir de quando começamos a sonhar na língua espanhola?

De Fernanda, publicado dia 22/08/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Pense e sonhe em espanhol

Quantas vezes você já ouviu seus amigos que moram no exterior dizendo: “Que loucura, eu estou sonhando em inglês agora!” Ou em espanhol. Ou em outro idioma! Embora isso possa parecer irritante para os “unilíngues”, o fato é que o fenômeno é real.

Muitas pessoas podem testemunhar essas experiências. Mas será que existem explicações científicas para isso?

Aliás, qual o nível de espanhol que é preciso ter para que isso aconteça? Será que um iniciante pode sonhar em castelhano?

Chegou a hora de ver passo a passo o que podemos fazer para sonhar, antes disso, começar a estudar espanhol

Existem estudos que nos permitem alcançar esse resultado?

Antes de continuar com extrapolações, uma mais mirabolante do que a outra, ou ficar se baseando em experiências desta ou daquela pessoa… Vamos tentar nos concentrar em provas tangíveis.

Será que temos à nossa disposição evidências concretas para provar por a + b que você e eu vamos sonhar em uma língua estrangeira em algum momento? Existe alguma pista de estudos na Internet que finalmente vem nos dar resposta para este mistério da vida?

Quais as provas concretas de que conseguimos sonhar em outro idioma? Existe alguma evidência científica sobre os sonhos em uma língua estrangeira?

Infelizmente, apesar de acabarmos de despertar sua curiosidade acerca dessas duas questões muito importantes… Teremos que nos contentar com uma resposta negativa… Na verdade, apesar de muitas pesquisas (talvez você encontre o Santo Graal em algum lugar. Deixe um comentário se for o caso, por favor!), não existe nenhum vestígio de um experimento surreal realizado por um cientista louco com uma cobaia. Nada mesmo!

Mas então por que vira e mexe esse assunto aparece entre os expatriados? Podemos realmente sonhar em uma língua estrangeira? Uma pessoa do Brasil, de uma noite para a outra, pode sonhar em espanhol, nesse idioma que não é dele, mas que ele domina?

A resposta aqui é obviamente sim. Ninguém realmente sabe por que ou quando isso acontece, mas há muitas pessoas que podem comprovar esses sonhos!

A partir desta observação, o que devemos fazer? E se reunirmos todas as peças do quebra-cabeça para tentar identificar os ingredientes que compõem um sonho estrangeiro? Vamos investigar…

Em qualquer caso, o fenômeno não parece ter um limite de idade. Nunca é tarde demais para aprender espanhol e tentar sua sorte.

Qual o nível necessário para sonhar em espanhol?

Esta é a segunda questão que vem à mente, depois de ter se preocupado com a existência de estudos científicos.

Você certamente concordará conosco, mas as chances de sonhar em espanhol depois de apenas 2 anos e meio de estudos na língua de Cervantes são relativamente escassas…

Na verdade, o mesmo se aplica caso você tenha acabado de completar seu 3º ano de graduação em Letras com habilitação e Espanhol e nunca pôs os pés na Espanha, América Latina ou até mesmo Miami.

Em suma, vamos direto ao ponto. Para vivenciar um fenômeno como sonhar em uma língua estrangeira, é preciso, pelo menos, estar próximo do bilinguismo. De nada serve esperar por essa noite se a única coisa que você sabe falar é “un mojito por favor”…. Por outro lado, se você é capaz de explicar a composição do mojito, sua evolução através da história e recitar um poema de Pablo Neruda para a garota na sua frente… Tudo em espanhol … Bem, nós acreditamos em suas chances!

Será que imersão em um país estrangeiro pode provocar os sonhos em espanhol?

Se você apenas acabou de começar seu curso de espanhol online ou presencial, desista por um tempo dessa ideia. Um conhecimento quase perfeito da língua é uma condição mínima para que consigamos experimentar esse fenômeno noturno. Então você já sabe o que você tem de fazer, mesmo do ponto de vista linguístico. Retire seus cadernos, suas anotações. Reveja seus filmes favoritos de Pedro Almodóvar  – em versão original e não legendada, é claro.

Mas por que fazer cursos de espanhol em São Paulo ou em outros lugares do Brasil?

E quanto tempo demora para aprender a língua espanhola?

Precisamos estar imersos em um país estrangeiro para sonhar em espanhol?

Outro lado do enigma é a questão da imersão em um país estrangeiro. Neste caso: Espanha, Argentina, Bolívia, Costa Rica e todo o continente americano do México a Ushuaia, sem passar pelo nosso Brasil, claro.

Parece-nos impossível, do nosso ponto de vista, sonhar em espanhol sem viver em um país de língua espanhola (saiba quais são as etapas para aprendê-la). A menos que seja sua língua materna. Mas aí nesse caso não vale, não é?

No Superprof, nós achamos que você pode até ter um ótimo nível, mas se você não pratica o idioma ou não o escuta diariamente… Isso não funcionará. Segundo passo de nossa experiência, portanto: compre uma passagem de avião sem demora para Buenos Aires. E sem discussão, por favor.

Se não respeitar rigorosamente esta condição, isso nos parece impossível. Ah, e outra observação, claro: uma semaninha de férias, obviamente, não será suficiente. Passo 3: ligue para o seu chefe e diga-lhe que está prestes a ficar vários meses ou anos na Argentina. É necessária uma longa estadia e uma longa aclimatação em seu ambiente linguístico.

Apenas uma solução: 100% de imersão em espanhol

A partir daí, o que você precisa fazer depois que já está morando no exterior? Você estará cercado por hispanofalantes. Na mercearia, no cinema, nos bares, na praia, na rua… Em todos os lugares!

Mas sabia que não é suficiente estar rodeado de castelhanos? Trata-se sobretudo de participar, é claro. Assim, sonhar em espanhol exige uma integração real na sociedade local! Isso inclui, entre outras coisas, acomodação compartilhada com outros falantes de espanhol. Desse jeito, você nunca vai parar de ouvir o idioma, mesmo quando fecha a sua porta de casa!

A imersão é essencial e deve ser total! O mais rápido possível. Simplesmente porque não há idade mínima para estudar espanhol, nem máxima.

É possível mergulhar em espanhol na língua de Cervantes? “Hola guapo, que tal…”

Outra coisa obrigatória na hora de morar fora: trabalhar. Como mergulhar 100% numa cultura estrangeira sem trabalhar? Conseguir um trabalho no exterior e praticá-lo no idioma que você está aprendendo é promessa de um progresso alucinante.

Você vai estar em um ambiente que estimula todas as suas habilidades intelectuais, várias horas durante a semana. Seu cérebro vai fervilhar em espanhol!

Finalmente, diríamos que ter um parceiro de língua espanhola também ajuda muito. Bom, aí só vai depender de você, certo?

A metodologia de ensino do idioma tem relação com o sonhar em espanhol?

Para se preparar e, finalmente, conseguir de verdade sonhar em espanhol, pode ser interessante fazer aula de espanhol em paralelo. Se você já possuir um nível avançado, é claro. Algo provavelmente mais fácil de se conseguir caso tenha começado a aprender o idioma espanhol desde criança, antes dos sete anos.

Como já dissemos acima, é preciso direcionar todas as suas habilidades intelectuais e reflexivas a essa língua estrangeira.

Se você já estuda gramática, conjugação, concordância, vocabulário e expressões idiomáticas, você já tem uma base do idioma. Se, além disso, você for morar fora do país, a imersão é total. E então os sonhos poderiam finalmente chegar…

Pelo fato de pensar o tempo todo em espanhol…

Bem, o que queremos dizer com isso?

Vamos falar sobre experiência. Se você já viveu em um país estrangeiro por vários meses, e estava totalmente integrado por lá (morando com a população local, trabalhando, socializando etc.), você certamente começou a pensar na língua do país.

Vamos pegar o exemplo do espanhol. Em um contexto semelhante ao que acabamos de descrever, provavelmente já passaram por sua cabeça algumas frases no idioma. Porque, na verdade, isso é se tornar bilíngue e dominar um idioma: é começar a pensar em espanhol todos os dias e a todas as horas.

É antecipar uma conversa com um amigo para contar uma história que acabou de acontecer com você.

Ao fazer isso, mais uma vez, você está exigindo uma parte de suas faculdades intelectuais, para que ela “trabalhe em espanhol”. Pensamentos, ambiente, discussões, trabalho… Tudo está em versão original ao seu redor: o que pode despertar seus primeiros sonhos!

A importância de criar um ambiente hispânico…

Pois bem, nós não encontramos nenhum estudo para provar uma solução milagrosa para sonhar em inglês, espanhol, alemão, etc…. Por outro lado, encontramos vários artigos sobre a interpretação dos sonhos. Isso é algo que homens e mulheres estudam desde o início dos tempos.

Do nosso lado – não somos cientistas nem tampouco filósofos -, estamos cientes de que o que aconteceu durante o dia pode reaparecer nas noites de sonhos ou mesmo em outras noites. A memória de curto prazo tende a condicionar os sonhos.

Um ambiente amigável de língua espanhola é essencial? Um pouco de música para deixar você no clima argentino…

Então, as pessoas que você conhece no dia a dia, com quem cruza várias vezes em uma semana, podem vir e passear pela sua mente à noite. E se você começar a praticar mais a expressão oral do espanhol?  É o que você conversa e o que você vivencia no dia a dia que se torna o elemento-chave dos seus sonhos – quem sabe dos seus sonhos em espanhol!

Finalmente, o último argumento que deve convencê-lo a fazer amigos hispanofalantes: quanto menos você falar em português, menos vai sonhar em português à noite! Pense bem: você vai se expressar, rir e se comunicar com seus amigos em 100% espanhol. Você, portanto, minimiza as chances de ver o tal do português voltar aos seus sonhos! Isto é completamente possível. Todos sabemos como os sonhos podem ser e são (muitas vezes) bizarros.

Mas se há uma pequena chance de sonhar em espanhol, saiba que certamente isso vai acontecer com a ajuda dos seus amigos e outros conhecidos com quem você cruza no cotidiano. Você pode sonhar com as suas conversas diárias ou com grandes aventuras…. Aí, meu caro, apenas o subconsciente vai te dizer quando e como!

Para lhe deixar ainda mais próximo deste fenômeno, aqui estão algumas dicas para aperfeiçoar seu castelhano…

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar