Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra como estudar disciplinas escolares na Internet

De Fernanda, publicado dia 26/10/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Reforço escolar: estude online!

A fim de melhorar o desempenho escolar, evitar o fracasso acadêmico ou evitar a repetição, às vezes é necessário que os alunos com dificuldades de aprendizagem façam reforço das aulas em casa.

No último PISA – Programa Internacional de Avaliação de Alunos, realizado em 2015, apenas 2,2% dos estudantes brasileiros em geral conseguiram atingir os níveis 5 e 6 do teste, com elementos e argumentações mais complexos. E 44,1% ficaram abaixo do nível 2.

O Brasil está entre os últimos na classificação internacional nas três áreas avaliadas (Ciências, Matemática e Leitura).

Infelizmente, em um país de tantas desigualdades, poucos estudantes têm a sorte de fazer aulas particulares em casa, especialmente em setores mais carentes da população. Hoje, uma das formas de ter acesso ao conhecimento gratuitamente são os sites e conteúdos educacionais online.

Veja como acessar esses portais on-line para progredir nos estudos das diferentes disciplinas e obter reforço escolar em sua própria casa.

Os sites de reforço escolar on-line são eficazes?

A vantagem dos recursos educacionais na Internet é, por um lado, que seu acesso é simples e rápido, além de personalizado.

Por outro lado, eles permitem o estudo em seu próprio ritmo, com sessões pontuais de revisão, além de quebrar o vínculo de autoridade pré-existente entre o professor e o aluno: as crianças com problemas na escolarização podem se adaptar a esta fórmula.

Onde aprender online reforço escolar? Faça aulas na internet: uma maneira rápida e fácil de aprender. Ao estudar de casa, você pode criar o seu próprio cronograma de estudos.

E esses recursos de aprendizagem escolar são variados: quiz, questionários de múltipla escolha, exercícios interativos, vídeos, tutoriais, conteúdos e fichas de estudo, jogos educativos, recursos lúdicos e muito mais!

Outra vantagem e não menos importante: o aprendizado na web permite sair da estrutura de monitoramento regular de horários fixos de aulas na escola e nas aulas particulares.

No entanto, de acordo com Sandra Enlart, professora de pesquisa em ciências da educação na Universidade de Nanterre, mesmo os melhores exercícios interativos não garantem que o aluno entenda, se aproprie das noções e saiba como usá-las sabiamente.

Além disso, o aluno deve evitar de estudar somente sozinho, isolado na frente de sua tela. Nesse caso, quem monitoraria o processo de compreensão e aprendizagem com a tentação da distração (Facebook, Instagram, videogames, etc.)?

A partir de agora, alguns suportes digitais oferecem acompanhamento educacional para evitar o isolamento da criança. O estudante recebe uma resposta a uma pergunta dentro de 24 horas.

Ainda melhor, uma das grandes apostas agora da tutoria on-line é dar aulas de reforço escolar de forma individualizada e pela webcam: uma educação a distância que restaura o laço social na crescente digitalização da educação.

Se as aulas on-line são uma boa solução para alguns, outros criticam essa metodologia argumentando com o fato de que, apesar do acesso simplificado, as desigualdades econômicas e sociais persistem porque os preços ainda são cobrados a uma taxa horária, às vezes altos demais.

Quando a renda mensal líquida é inteiramente gasta em despesas de consumo pré-comprometidas (aluguéis, contas, prestações bancárias, alimentação), como as famílias modestas podem oferecer aulas pagas aos filhos para ajudá-los a estudar e assim contribuir para o desenvolvimento escolar?

Apesar de tudo isso, o reforço escolar on-line ainda é de três a quatro vezes mais barato do que uma aula particular em casa: em alguns casos, pode representar uma boa economia.

Sites de aulas e conteúdos de preparação para Vestibular e Enem

Para encontrar o seu recurso online de reforço escolar ideal, é obviamente importante escolher o suporte personalizado certo, de acordo com seu nível e assunto: caso você seja estudante de ensino médio, vestibulando ou irá prestar o Enem em breve, procure portais que elaborem conteúdos específicos para tal.

Onde fazer reforço escolar? O futuro desmaterializado da educação: exercícios online. Saiba que para garantir sucesso nos seus estudos é preciso aliar diversas metodologias de ensino.

Por ser uma etapa muito estressante na vida dos estudantes, é importante que os estudos ocorram de maneira descontraída, com recursos lúdicos, contextualizados e transdisciplinares.

Aqui está uma seleção de sites de suporte para estudar conteúdos específicos das provas de vestibular e avaliações nacionais como o Enem.

Vestibulandia é uma iniciativa sem fins lucrativos que disponibiliza de graça videoaulas de conteúdos do ensino médio, para que os estudantes que precisam se preparar para o vestibular e Enem. Para assistir às aulas não é preciso realizar cadastro, pois elas estão disponíveis no canal do site no YouTube. O objetivo do site é

  • Disponibilizar (pelo menos) TODO o conteúdo de Matemática, Física e Química sob a forma de vídeo-aulas, textos teóricos, e exercícios compatíveis com as dificuldades reais de um vestibular;
  • Criar para cada matéria o livro didático ideal, gratuito e  multicolaborativo, (a exemplo da Wikipedia) sem direitos autorais. As escolas poderiam livremente adotar o material sem nenhum ônus.

Iniciativa da Fundação Getúlio Vargas, o site do Programa FGV Ensino Médio Digital, disponibiliza, gratuitamente, materiais relacionados ao ensino médio para complementar seus estudos. Você também pode avaliar seus conhecimentos a partir dos testes e simulados. São 9.346 questões, 964 horas de aulas, mais de 85,5 mil usuários cadastrados e quase 2 milhões de acessos.

Em 2012 o brasileiro Miguel Andorffy, fundou o Me Salva!, que logo ganhou fama entre os estudantes. A plataforma disponibiliza videoaulas de matemática, lógica, física, bioquímica, cálculo, química, biologia, português, entre outras disciplinas. A equipe é formada por universitários e graduados que oferecem conteúdo para estudantes de níveis médio e superior. Atualmente, cerca de 500 mil estudantes utilizam o Me Salva!. Por meio da plataforma Me Salva para Escolas, professores e instituições podem criar turmas online e oferecer conteúdo de apoio para os alunos.

O Aula Livre é um site exclusivamente voltado para estudantes que prestam o Enem. Entre os recursos: aulas ao vivo, exercícios comentados, simulados, redações corrigidas e plano de estudos. além de monitorias, apostilas, videoaulas e plantão tira-dúvidas. Há uma versão do portal que é grátis, mas a maior parte dos serviços é pago.

Banco de Provas do INEP: o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela aplicação das provas do Enem, disponibiliza o acesso às provas e gabaritos de anos anteriores do Enem. Uma boa maneira de ficar afiado para as perguntas!

Sites para estudar disciplinas específicas

Por acaso você ou seu filho tem problemas em casa com matemática, química ou inglês?

Bem, saiba que você não é o único!

Existem muitos portais que oferecem conteúdo de disciplinas variadas e para todos os níveis da Educação Básica. Confira aqui nossas sugestões de sites para aqueles que procuram uma matéria específica!

 O YoutubeEdu foi lançado em novembro de 2011 pelo próprio Google, em parceria com a Fundação Lemann. São mais de 109 mil inscritos e o conteúdo é gratuito e completamente em português. Se você é professor, no YouTube Edu você pode submeter suas videoaulas para publicação, ou ainda escolher outras aulas para utilizar com seus alunos! Os conteúdos disponíveis são voltados para os níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio, englobando as disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), História, Geografia, Língua Espanhola e Língua Inglesa.

No canal do YouTube Omatematico.com, o engenheiro elétrico e professor José Fernando Grings disponibiliza videoaulas de matemática e física. Em seu site o professor também disponibiliza serviços de aulas por skype e videoaulas em DVD.

e-Aulas da Universidade de São Paulo (USP) é um serviço web que dá acesso a conteúdos educacionais em mídia digital produzidos ou apoiados pela universidade nas áreas exatas, humanas, biológicas e de idiomas. São mais de 1.022 horas de videoaulas gratuitas. O e-Aulas é um serviço aberto a todos, ou seja, você não precisa fazer parte da comunidade USP para ter acesso aos vídeos e demais conteúdos oferecidos.

Aulas online de reforço escolar. Descubra onde você pode acessar conteúdos específicos e resolver exercícios, sem gastar nada!

O Brasil Escola, um dos maiores portais educacionais do Brasil é responsável pelo Escola Kids. O portal oferece apoio a pais e estudantes na primeira etapa do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, com material didático das disciplinas de ciências, geografia, história, português e matemática. O site reúne conteúdos, jogos e textos sobre lendas e datas comemorativas que podem apoiar as pesquisas escolares.

Khan Academy é uma iniciativa sem fins lucrativos, criada em 2008, nos Estados Unidos, e que oferece conteúdo de alto nível por meio de aulas em vídeo e exercícios on-line, tudo de graça. Atualmente há mais de mil vídeos em português com aulas de matemática, biologia, química e física. Para acessar o conteúdo, basta fazer o cadastro optando entre o modelo de acompanhamento para pais ou para professores.

Por fim, o Banco Internacional de Objetos Educacionais – BIOE é um repositório criado pelo Ministério da Educação – MEC, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Rede Latinoamericana de Portais Educacionais – RELPE, Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI e outros. O site tem o propósito de manter e compartilhar recursos educacionais digitais de livre acesso, mais elaborados e em diferentes formatos, como áudio, vídeo, animação, simulação, software educacional, além de imagem, mapa, hipertexto considerados relevantes e adequados à realidade da comunidade educacional local, respeitando-se as diferenças de língua e culturas regionais.

Descubra também aplicativos de reforço escolar.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar