Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais as melhores páginas da internet para treinar a percussão?

De Marcia, publicado dia 11/11/2018 Blog > Música > Bateria > Conheça os principais blogs para aprender bateria

Hoje em dia, basear-se apenas em números de vendas de materiais relacionados à bateria não é a melhor forma de mensurar as dimensões desse mercado. Precisamos levar em conta as ferramentas digitais às quais temos acesso, e de que forma elas podem simular instrumentos reais.

Independentemente de qual seja o seu instrumento de percussão favorito, há um lugar onde você pode encontrar o máximo de informações sobre ele, e ainda tocá-lo virtualmente: a internet! Nela, você encontra material de todo tipo, sem exclusões ou preconceitos. 

Se você é apaixonado por bateria, por que não seguir a blogs que abordam o tema? Entretanto, diante de tantas opções que podemos encontrar disponíveis na rede, é importante escolher a quem seguir. Pode ser que você encontre alguma dificuldade nessa escolha, especialmente se é iniciante nos acordes. É por isso que estamos aqui para dar as dicas.

Blogs de escolas de música

É muito comum que uma escola de música (ou de bateria, para ser mais específico), mantenha um blog paralelo à sua atividade principal. Acessar esse tipo de página é perfeito para aprender algo sobre a bateria nas suas horas vagas, ou mesmo complementar o seu programa de aulas. Normalmente, os conteúdos oferecidos dizem respeito à iniciação musical, realização técnica, despertar de talentos, dentre outros relacionados à música.

A bateria na escola Algumas escolas de música mantêm blogs sobre o tema.

A percussão, seja ela africana, europeia ou cubana normalmente é abordada em blogs de companhias específicas, ou mesmo outras páginas dedicadas à música. Em geral, eles dão ideias relacionadas a estilos musicais a seguir (sim, porque cada artista tem o seu estilo e, se você está pensando em começar a tocar bateria, também precisará desenvolver o seu). Dicas de lojas de instrumentos musicais e de itens a serem levados em conta na escolha do que tocar também fazem parte dos assuntos mais abordados.

Essas ferramentas normalmente oferecem material gratuito. Apenas algumas páginas mais específicas cobram pequenas taxas para liberar o acesso de alguns itens. Mas fique tranquilo quanto à isso: os valores costumam ser irrisórios e são uma forma que a escola encontra para aumentar a renda. O acesso restrito também pode ser considerado um sinal de qualidade dos artigos em questão.

Alguns bons exemplos de sites de escolas de bateria são:

  • Bateras Beat Perdizes – Se você reparar, a escola tem filiais em diversos países do mundo;
  • Elite musical – Considerada uma das melhores escolas do Brasil, conta com metodologia própria e utiliza as melhores técnicas para ensino;
  • Atelier de la musique – Com aulas teóricas e práticas, a escola tem como principal objetivo ajudar pessoas que desejam realizar seu sonho musical.

Técnicas da bateria

Qualquer percussionista que almeje conquistar um lugar especial na preferência do seu público deve submeter-se a um treinamento sério e focado. Por mais que você tenha vocação para aprender “de ouvido”, fazer um curso é sempre importante para aprender as técnicas. Estudar desde a teoria musical até as mais diversas práticas é uma maneira de entender melhor esse universo. A bateria é um instrumento bem peculiar que exige, portanto, conhecimentos teóricos e práticos, assim como a maioria dos instrumentos de percussão, cordas ou sopro.

Dentre os tópicos mais abordados, costumam estar:

  • Quais são os instrumentos musicais mais conhecidos da família da percussão?
  • Como escolher o seu metrônomo?
  • Qual é a diferença entre os tipos de pratos da bateria?
  • Qual estilo de bateria escolher para começar a tocar?

Acessar um blog especializado em bateria é uma ótima maneira de ficar a par da questão, enquanto se prepara para escolher suas vertentes favoritas. Se você ainda é iniciante, não há necessidade de consultar artigos mais aprofundados: basta pesquisar pelos seus interesses nessa fase inicial. Além dos sites, existem também blogs que abordam o tema.

Dentre as principais páginas dedicadas à bateria, podemos citar:

  • Blog do Baterista – Nessa página, você pode encontrar dicas preciosas, tanto para tocar bateria quanto para escolher os equipamentos necessários;
  • Blog das Baterias – Trata-se de uma página dedicada a notícias, dicas e artigos sobre o instrumento de percussão que mais atrai pessoas hoje em dia: a bateria!

Ao consultar essas páginas, você será capaz de construir uma forte cultura musical em torno da bateria, seja ela de maneira lúdica ou técnica. Mas existem também outros recursos na web que prometem ajudar quem deseja aprender a tocar bateria. É o caso dos aplicativos para smpartphones.

Páginas de bateristas profissionais

Encontrar blogs sobre os diversos aspectos da bateria é enriquecedor, mas o que dizer então de acompanhar páginas mantidas por profissionais do tema? Assim, vários bateristas profissionais têm seu próprio blog e suas próprias redes sociais, nas quais transmitem suas últimas criações, sua última descoberta ou sua última parceria. Para outros, esses blogs são verdadeiras fontes de informações, que contêm:

Baterista escreve blog Bateristas famosos e amadores inspiram pessoas a partir de suas páginas.

  • Dicas para desenvolver o gosto por tocar bateria;
  • Dicas para escolher a aparelhagem correta;
  • Orientações fundamentais para fundar uma banda.

Essas páginas podem pertencer a profissionais nacionais ou estrangeiros. Se você entende inglês, o seu leque de páginas disponíveis para esse tipo de leitura se torna ainda maior. Existem ainda as celebridades da internet, que postam seus vídeos no Youtube ou Instagram. A propósito, você conhece os tutoriais de bateria disponíveis no Youtube?

Não importa se o seu desejo é tocar em uma orquestra sinfônica, ou simplesmente sintonizar seus aparelhos para tocá-los na garagem com os amigos. Essas referências certamente vão ajudá-lo a obter sucesso em sua maior empreitada: tocar bateria! Isso porque todo músico precisa de uma fonte de inspiração para manter-se motivado. E nada melhor do que tomar conhecimento de história de pessoas reais, como eu e você, que deram certo como bateristas.

Como um bom exemplo, podemos citar:

  • Gilson Naspolini – Professor, produtor musical e músico profissional, ele busca inspirar as pessoas a partir da sua página. Também já ganhou diversos prêmios e participou de inúmeros projetos;

Outros sites sobre bateria para consulta

Você provavelmente já tenha ouvido falar que o melhor lugar para comprar uma bateria e os acessórios relacionados a ela é uma loja especializada em instrumentos musicais. Alguns desses estabelecimentos também mantêm blogs ou outros modelos de páginas na web.

Especialmente para quem está procurando dicas para iniciante ao comprar sua primeira bateria, essas páginas podem ser muito úteis. Por falar em lojas de música, você tem ideia de quanto custa uma bateria? Tudo vai depender do uso que você pretende fazer do instrumento: amador ou profissional. De qualquer forma, as páginas relacionadas à lojas podem servir como fonte de pesquisa também para esse quesito.

Paginas diversas sobre bateria Descobrir os encantos da bateria pode acontecer por meio da internet.

Seguem algumas páginas para você se inspirar:

  • Blog da Multisom – A famosa loja de instrumentos, disponível, inclusive, na versão online oferece material a respeito dos mais diversos itens quando o assunto é música;
  • Blogmax – Estamos falando do blog oficial da loja Mundomax, especializada na venda de instrumentos musicais. Os artigos são os mais variados possível, sobre famosos, dicas técnicas e notícias relacionadas à música;
  • Simili Música – Escola de música e loja de instrumentos ao mesmo tempo, a Simili busca, a partir da sua página, fornecer conhecimentos sobre música e técnicas diversas para aprimorar seus talentos.

Se levarmos em conta que o acesso às páginas é gratuito, assim como a informação também o é! Por que não aproveitar para absorvê-la ao máximo então? Normalmente quem escreve em páginas sobre bateria se esforça para satisfazer o seu público, seus estudantes e seguidores, tudo da maneira mais pedagógica possível.

Um bom exemplo disso é a plataforma Superprof. Não vendemos instrumentos, mas contamos com opções de professores de bateria para você escolher. Por essa razão, adoramos dar conselhos a bateristas iniciantes, e também àqueles que desejam progredir no instrumento. Em nosso blog, é possível encontrar:

  • Cursos de bateria com professores de diversas regiões;
  • Técnicas de sinfonia instrumental ou musicoterapia;
  • Dicas para progredir na bateria;
  • Os estilos mais populares para tocar na bateria, como funk, folk, hard rock ou harmônico;
  • Os melhores bateristas que podem inspirar você.

Dessa forma, é possível ter acesso a um verdadeiro universo de assuntos relacionados à bateria. O primeiro passo é entrar em contato com um professor de bateria, escolhido da listagem disponível em nossa plataforma. O bom de ter acesso a diversas opções é que você pode escolher aquele que mais combina com o seu perfil, sua disponibilidade e seus objetivos.

A maioria dos profissionais oferecem a opção de aulas online, o que permite vencer barreiras geográficas. Essa é uma das principais razões pelas quais as pessoas escolhem fazer aulas à distância.

Em última análise, todos esses sites, blogs e páginas em geral relacionadas à bateria oferecem ferramentas para que você possa evoluir em seu talento. E isso independe do nível de bateria no qual você se encontra. Eles permitem que você aprimore suas técnicas, obtenha novos conhecimentos e busque inspiração. O principal objetivo de todos eles é criar bateristas confiantes e preparados para o mercado em que vivemos.

Escrevendo em sua página Todos os dias, há alguém postando algo que pode inspirar você a tocar bateria.

Portanto, não hesite em ler palavras de bateristas amadores ou profissionais, além de buscar informações sobre bateria, comparar preços e assim estar apto a fazer a escolha certa.

Agora que terminou de ler, você se deu conta de que esse artigo também pode ter funcionado como uma forma de inspiração para você?

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar