Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Manual para se tornar o tutor que todos respeitam!

De Joseane, publicado dia 06/02/2018 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Quem procura por aulas particulares?

O mercado das aulas particulares no Brasil não cessa de crescer e tal expansão acaba por atrair mais e mais professores de todas as áreas e qualificações!

Verdade seja dita, não à toa pais e famílias tem confiado a educação de seus filhos aos tutor de aulas particulares. A razão não é novidade: As escolas tem oferecido cada vez menos qualidade de ensino e, portanto, os pais não pensam duas vezes, recorrem ao acompanhamento escolar com tutor particular.

Que as aulas particulares são um excelente recurso pedagógico nós não temos dúvidas! Verifica-se que os alunos que obtiveram acompanhamento individualizado apresentam melhores resultados do que aqueles que não tiveram a mesma chance.

Mas não é só as crianças que beneficiam das aulas particulares não! Os adultos também recorrem a aula de apoio e reforço para melhorar os seus conhecimentos em um determinado conteúdo, dar aquele “up” na carreira, ou simplesmente manter o cérebro funcionando (aquela velha história de não perder o hábito).

Com tanta procura e visto a variedade do público, os professores e tutores a domicílio devem se preparar e sobretudo se adaptar a procura!

Nesse sentido, veremos as qualificações necessárias para os professores particulares que atuam nos diferentes segmentos escolares e além.

Ser professor particular para alunos da pré-escola e do primário

Está chocado com o título?

Pois não deveria! O mundo profissional lá fora não perdoa e, portanto, os pais tem investido cada vez mais cedo na educação dos seus filhos.

Reforço escolar no jardim de infância? Literalmente a educação começa no berço

Com o mercado de reforço escolar (para os pequenos) em pleno crescimento, é possível encontrar com facilidade tutores de aula particular para alunos do jardim de infância e da pré-escola.

Você pode está se perguntando: mas como funciona a aula de reforço para alunos tão pequenos?

Entenda que os estudos são um hábito que nos acompanhará ao longo da vida, então quanto antes estivermos acostumados a trabalhar nossas aptidões, mais fácil será no futuro. Pesquisas apontam que quanto mais o cérebro é exercitado, mais ele reage bem às novas informações e se expande para acolher mais e mais conteúdo.

Veja esse trecho de uma entrevista sobre a revolução do cérebro retirado da revista superinteressante online:

“É como um músculo: se você exercita, você está mais protegido contra problemas”, diz Lea. Em caso de danos ao cérebro – seja causado por doenças como Alzheimer ou por pauladas na cabeça –, pessoas com bom nível educacional ou QI alto sofrem perdas menores da capacidade cerebral. Ao que tudo indica, exercitar o cérebro cria uma espécie de reserva. É possível que, quando necessário, os atletas mentais consigam recrutar outras áreas do cérebro mais facilmente, ou talvez compensem a perda por usarem cada área de forma mais eficiente.

Não há por que não começar as aulas de reforço desde a tenra idade. Um professor particular capacitado e especializado com esse público saberá exercitar o cérebro da criança, trabalhará sua coordenação motora e outras aptidões que permitirá a criança a ter mais facilidade com os estudos no futuro.

Veja onde encontrar vaga professor no portal do Superprof.

Reforço aos alunos do ensino secundário?

Certamente é nessa fase que pais recorrem com mais frequência as aulas de apoio escolar. A notícia ruim é que muitas vezes o aluno já se encontra realmente em dificuldade na sala de aula.

Antes tarde do que nunca, né?

Aula de reforço para alunos do ensino fundamental É no ensino secundário que os estudantes se vêem mais prejudicados pela defasagem no ensino

O ensino secundário que vai do 6º ao 9º ano é um período muito significativo na vida do aluno. Neste momento ele compreende como funciona o universo escolar e começa a sentir as pressões externas e a espera por resultados por parte da família.

O objetivo do ensino secundário é preparar o estudante para o ensino médio e, posteriormente para a faculdade. 

Por se tratar de um universo completamente diferente daquele do ensino primário, muitos alunos acabam por sucumbir à pressão e não consegue acompanhar o ritmo escolar.

O reforço escolar (para o ensino fundamental) tem se mostrado extremamente eficaz nessa situação e, é por essa razão, que os pais não exitam em procurar um professor particular para acompanhar o seu filho nessa passagem.

Como um professor particular, seu objetivo aqui é garantir o bom desempenho do aluno na escola, evitando, com isto, que ele desista dos estudos.

O professor particular para alunos do segundo segmento deve possuir conhecimentos sólidos nas matérias requeridas pelo sistema de educação nacional, referidas nas diretrizes do ensino básico.

Além do conhecimento acadêmico, outras qualidades devem fazer parte do perfil do professor particular do ensino secundário, são elas: empatia, paciência (muita, observe que é a primeira fazer da adolescência), criatividade, carisma, integridade entre outras.

Apoio escolar para alunos do ensino médio

O ensino médio é a hora da verdade para muitos estudantes que aguardam ansiosos para prestar o vestibular ou ENEM. Por isso, é tão comum os alunos do ensino médio fazerem aulas particulares.

Além de ser um momento de muito estudo já que se trata da fase final da escola, os alunos ainda têm que lidar com a pressão causada pela saída da escola e entrada no mundo “dos grandes” também conhecido como universidade.

A maior parte dos estudantes do ensino médio já sabem o que farão na universidade, mas uma grande parte deles ainda está em dúvida e certamente verá no tutor a domicílio um exemplo, ou buscará referências junto ao tutor.

Uma responsabilidade enorme para o professor particular que, além do seu trabalho de tutoria assumirá o papel de orientador acadêmico.

Uma ressalva: Embora seja possível que alunos do ensino médio forneçam aulas particulares para aqueles do ensino básico, quando se trata de dar aulas para o ensino médio, é recomendável que o tutor já esteva nos anos finais da sua formação universitária, ou melhor, já seja formado!

Isso por quê a exigência do ensino médio é bem maior, o que requer um maior preparo acadêmico por parte do professor e, também, mais vivência no mundo universitário já que ele será enormemente requisitado pelo aluno nesse sentido.

Apoio escolar para alunos de universidades

Pensou que aula de reforço é coisa só para aluno do ensino fundamental e médio?

Pois você está muito enganado! Cada vez mais, estudantes universitários recorrem as aulas particulares. Seja por que eles chegam na universidade com lacunas que provavelmente perduraram por toda a sua vida escolar e que, na universidade, acabam por ressurgir. Seja para aprofundar o seu conhecimento em um assunto ou vários assuntos que seja do seu interesse acadêmico.

Aula particular também para alunos do ensino superior Universitários também buscam por aulas particulares!

Por essa ou aquela razão, o que se verifica é um grande número de estudantes universitários buscando por professor particular de todas as áreas e com alto nível de qualificação.

Dentre as áreas mais procuradas pelos universitários desejosos de seguir aula particular, está o ensino de idiomas estrangeiros. As línguas estrangeiras fazem parte do currículo de quase 100% dos cursos universitários.

Não é necessário dizer que o ensino de línguas na escola é completamente defasado. Portanto ao se deparar com a necessidade de conhecer um ou mais idiomas estrangeiros na faculdade, os estudantes se vêem na necessidade de recorrer aos professores particulares.

A boa notícia é que existem excelentes professores particulares de línguas estrangeiras e outros conteúdos para níveis universitários! basta procurar!

E você professor que deseja atuar no mercado das aulas particulares com o público universitário, não preciso ressaltar que é necessário ser muito bom na sua área de atuação! Sendo diplomado, suas chances serão ainda maiores!

Como ensinar a pessoas de mais de 60 anos?

E as aulas de particulares não acabam no nível universitário não!

A educação na terceira idade é o novo “boum!” do mercado das aulas particulares. Sim, é verdade que a galera da terceira idade tem muito para ensinar, mas eles tem muito mais para aprender! 

Não tem idade certa para começar a aprender Aula particular de informática e tecnologias para a terceira idade

E muitos desses sexagenários estão a procura de um professor particular capacitado para atender as suas necessidades.

O ensino para os “sessentões” além de muito divertido pode ser ser bastante variado. Alguns deles nunca estudara e seu primeiro professor será um tutor de aula particular (olha a responsabilidade!) .

Outros estudaram e já possuem um percurso profissional estabelecido e vêem nas aulas particulares uma maneira de se manterem ativos (lembram da história de não perder o costume?). E claro que eles estão com razão. é provado que estudar trai benefícios imensuráveis para o cérebro impedido que este desenvolva doenças degenerativas.

Por incrível que pareça, estudar pode ser uma atividade super prazerosa! Tudo vai depender da motivação do aluno e da criatividade do professor.

Portanto se você já se apaixonou de cara por essa oportunidade e gostaria de se transformar num professor particular para os alunos da terceira idade e mais, não fique ai parado.

Desenvolva suas habilidades para com esse público, procure se informar das áreas mais procuradas por eles como (informática, línguas, canto, etc) e obtenha o quanto antes as qualificações necessárias para fazer acompanhamento de tutoria com estudantes de mais de sessenta anos!

Nós acreditamos que essa experiência pode ser extremamente enriquecedora para a sua carreira de professor, mas, também, para o seu desenvolvimento pessoal.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar