Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprender a pintar com professor particular

De Camila, publicado dia 28/08/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Aulas particulares de pintura

“Eu fotografo o que não quero pintar e pinto o que não posso fotografar.”
Man Ray

Pintar é uma das várias formas de se expressar. Para ser um pouco mais objetivo, a pintura é um tipo de expressão artística.

Através da criatividade artística, conseguimos exteriorizar ideias, imagens e sentimentos de uma maneira singular, que talvez não fosse possível ser declarada de outra forma.

Em um curso de artes em grupo ou em aulas com um professor particular, a pintura é um meio de representação e expressão artística que pode ser aprendida.

Ficou interessado? Então Superprof preparou algumas informações que te ajudarão a descobrir um pouco mais sobre como é ter aulas particulares de pintura.

Confira ainda nosso guia para se transformar em um pintor iniciante de mão cheia!

Os diferentes formatos de aulas particulares

Ter aulas particulares é uma boa maneira dar início a uma atividade artística através de um programa feito sob medida.

Não existe, portanto, o risco de ser um aluno iniciante em um grupo de pintores muito mais experientes do que você, pois você é o único aluno que faz parte da aula.

Outro ponto positivo é que o professor dedica muito mais tempo e atenção ao seu aprendizado.

Confira algumas das várias maneiras de se fazer aula particular de pintura.

Em casa

Uma das opções para se fazer aulas particulares pintura é na casa do próprio aluno: o professor particular se desloca com todos os seus acessórios até o domicílio do aprendiz para lhe mostrar as várias técnicas de desenho e pintura.

Uma grande vantagem deste tipo de aula particular é que o aluno não precisa sair do conforto do seu lar, pois o conhecimento do professor chega “delivery” até ele!

Um ponto importante para que esse tipo de aula particular de pintura funcione e apresente os resultados esperados é que o aluno precisa ter espaço suficiente dentro da sua casa para receber seu professor. Para tal, recomenda-se um espaço dedicado à pintura, já que esta é uma prática pode acabar fazendo bastante bagunça (dependendo do pintor, é claro!).

É bom ter espaço suficiente em casa para fazer aulas particulares em domicílio. Pintar pode acabar fazendo bagunça (que delícia!!!).

Na casa do professor (ou no ateliê)

Aulas particulares de pintura também podem acontecer na casa, escritório ou ateliê do professor.

Neste tipo de prestação, o aluno precisa se deslocar até o local da sessão de ensino. Para não haver mal entendidos, o melhor é que ambas as parte concordem com os termos antes das aulas de pintura começarem.

Aprender diretamente com um professor pintor é ideal porque muitas vezes ele possui um espaço inteiro reservado para a prática da pintura. No ateliê do professor pintor, o aluno pode ter contato direto com paletas, cavaletes, pinturas de todos os materiais, tubos de tinta e especialmente telas espalhadas por toda a parte.

Este é, sem a menor sombra de dúvidas, um universo que ajuda a inspirar e criar.

Sendo assim, o deslocamento do aluno vale frequentemente o esforço.

Online

Aulas particulares também podem ser dadas online.

Ficou curioso em saber como isso funciona?

É simples: professor e o aluno se conectam na internet e ligam suas respectivas webcam’s. O aluno deve prestar atenção especial no posicionamento da sua câmera, pois o professor deve ser capaz ver o que seu pupilo está pintando.

Sendo assim, o curso acontece como uma videoconferência.

O lado bom de tudo isso? Nem aluno e nem professor precisam sair de casa.

Por que ter aulas particulares de pintura?

Ser antissocial não é razão válida para querer ter aulas particulares de pintura. Vários aspectos entram em jogo na hora de optar pela melhor maneira de aprender a pintar.

Ter dedicação exclusiva do professor de pintura é uma delas. Existem vários motivos para um aluno escolher fazer aulas particulares de pintura.

Conheça também as diferentes técnicas de pintura.

Por falta de escolas de arte

A primeira razão pela qual aulas particulares de pintura podem ser necessárias é a distância geográfica das escolas de arte.

Sejam associações ou verdadeiros centros de aprendizagem da pintura, eles não estão presentes em todo o território brasileiro. Que o digam as pessoas que moram em pequenas cidades do interior.

Muitas vezes, é difícil para as pessoas irem à cidade mais próxima para fazer uma aula de pintura.

Imagine levar duas horas para chegar a uma aula de aquarela em uma escola de artes. Sinceramente, não existe aluno que se motive regularmente para percorrer tal distância!

As estruturas (ou a falta delas) não permitem que todos se beneficiem do aprendizado artístico.

Por outro lado, algumas pessoas que vivem no interior são pintores e desenhistas de mão cheia e oferecem aulas particulares.

Para se preparar para uma seleção

Escola de Belas Artes, escola de design, faculdade de arquitetura, faculdade de estilismo… São muitas as escolas ligadas ao mundo das artes que exigem habilidades práticas dos alunos para que eles sejam aceitos.

Os futuros estudantes de tais instituições precisam ser capazes de mostrar que dominam técnicas básicas de desenho.

A boa notícia é que tais técnicas podem ser igualmente aprendidas em aulas de pintura, já que é preciso ter noções básicas de desenho para conseguir criar pinturas figurativas.

Sendo assim, nada melhor do que “matar dois coelhos com uma cajadada só“, aprendendo pintura e ainda se preparando para uma prova de seleção tão importante!

Muitos dos professores inscritos na plataforma do Superprof são graduados em escolas de arte. Sendo assim, eles estão em ótima posição para falar sobre o programa escolar, além de preparar os alunos para as provas práticas de desenho.

Afinal de contas, estas são também as dicas que os alunos esperam quando escolhem um professor em particular com tal objetivo em mente.

As crianças precisam de arte na escola e não só de matemática, geografia e história. Atividades artísticas como a pintura são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo dos jovens.

Veja como as opções de material de pintura são inúmeras!

Para um reforço escolar

“A arte não é babado cultural, não é enfeite para botar em parede. Ao interpretar, você amplia a sua inteligência e a sua capacidade perceptiva, que vai aplicar em qualquer área da vida”.
Ana Mae Barbosa em entrevista à Época (2016)

Uma vez na escola, o aluno precisa que ser capaz de acompanhar o ritmo e o nível das aulas. Pode acontecer dele se sentir rapidamente sobrecarregado por causa do enorme fluxo de atividades a serem feitas.

E quando o assunto é “deixar para depois”, muitos estudantes optam por adiar o trabalho ligado às aulas de artes, pois pensam que conseguirão “recuperar o tempo perdido” rapidamente. O problema é que quem faz isso esquece que o fazer artístico não é exato igual ao matemático e, muitas vezes, demanda muita prática para ser concluído. No final das contas, o pupilo pode acabar na corda bamba no final do bimestre / trimestre / semestre por causa das notas ruins em… artes!

As aulas particulares podem, portanto, ajudar os alunos a estabelecer uma estrutura e encontrar um equilíbrio com o professor particular ao seu lado, orientando-o.

Para ter flexibilidade de horários

Você está sobrecarregado e não sabe quando fazer suas aulas de pintura, pois os horários dos cursos em escolas de artes não batem com a sua agenda?

Aulas particulares são a melhor maneira, neste cado, de alcançar seus objetivos.

As aulas com um professor individual não precisam ser agendadas nos mesmos horários e nem durante os mesmos dias da semana. Professores particulares podem ser bastante flexíveis, podendo organizar as aulas de acordo com a agenda do aluno (e a sua também, é claro!).

Os benefícios das aulas de pintura

“A arte coloca crianças e adolescentes em contato com suas emoções e também trabalha o lado racional.”
Ana Mae Barbosa

Aprender a desenhar durante um curso de pintura pode ser uma oportunidade para aprender as diferentes técnicas de pintura e outras técnicas básicas de desenho.

Para se tornar um ilustrador, arquiteto, cartunista, cenógrafo ou pintor, as aulas de pintura podem ajudá-lo a alcançar seu objetivo e melhorar suas habilidades.

E ter aulas particulares tem muitas vantagens.

Aulas particulares de pintura ajudam muitos alunos que desejam ingressar em escolas de arte. Técnicas básicas de desenho também são ensinadas em aulas de pinturas.

E por que não recorrer também aos cursos de pintura online?

Ter a atenção integral do professor

Às vezes é difícil para um professor cuidar de quinze alunos ao mesmo tempo. Durante uma aula particular, o professor pode se concentrar em um só aluno, estando sempre disponível para ajudá-lo.

As aulas e orientações são desenvolvidas especialmente para um determinado aprendiz, levando em conta seu nível de conhecimento da pintura.

Avançar mais rápido

Aprender a desenhar, aprofundar seus conhecimentos, aperfeiçoar suas técnicas… Saber desenhar exige tempo.

As aulas particulares podem fazer com que o aluno avance muito mais rápido, pois o professor se concentra em suas fraquezas e sabe como motivá-lo para que ele desenvolva suas habilidades corretamente.

Ter um programa adaptado

Natureza-morta, modelo vivo, paisagem, retrato, anatomia humana, esboço, abstrato… Cabe ao aluno escolher os assuntos que lhe interessam e compartilhá-los com seu professor.

Como aluno é único, assim como a maneira em que aprendem e seus pontos fortes de interesse. Com um professor particular, cada um deles tem a oportunidade de pedir ao profissional para aprofundar os tópicos e técnicas que desejam assimilar melhor.

Encontre um professor particular de pintura

Que passos seguir para encontrar um professor particular de pintura? E o como saber qual profissional é um bom professor em particular?

Seja para aulas de desenho, de pintura, formação artística ou aulas particulares de artes, o professor deve, em primeiro lugar ser um pedagogo apaixonado pelo que faz.

Ele deve ser capaz de ouvir o aluno, pois a atenção personalizada é o propósito das aulas particulares.

Ele deve ser capaz de entender suas dúvidas e suas fraquezas para pode propor bons exercícios (pintar um corpo humano, a perspectiva, pintar uma paisagem, trabalhar a imaginação, desenhar um retrato,…).

Então, onde procurar tal professor particular de pintura?

No site do Superprof.com.br , é claro!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar