Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Porto Alegre: descubra os melhores locais para tocar piano

De Fernanda, publicado dia 27/09/2017 Blog > Música > Piano > Onde aprender piano na capital gaúcha

Se você é músico e quer mergulhar fundo no universo do piano em Porto Alegre, há diversos locais e opções para aprender a tocar o instrumento.

Porto Alegre é uma capital de quase 1,5 milhão de habitantes e é conhecida por ter fortes manifestações no campo da música erudita, além de ser ponto de passagem obrigatório da maioria dos concertos internacionais de rock no País. Sem contar os ritmos regionais, claro, que são parte da forte tradição gaúcha.

A história da música erudita na capital do Rio Grande do Sul remonta ao século XIX, se fortalecendo sobretudo ao longo do século XX. O aumento de instituições de ensino que ali se instalaram estimulou o surgimento de grupos, intérpretes e compositores renomados, fazendo da cidade um grande centro produtor artístico. Hoje, Porto Alegre possui um público importante do campo erudito; tem duas grandes orquestras (Orquestra Filarmônica da PUCRS e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) e uma orquestra de câmara (Orquestra de Câmara Theatro São Pedro) e diversos grupos menores vocais e instrumentais, além de escolas de música e locais para concerto.

Instituições de Ensino Superior e Técnico

Aprenda teclado em POA. Como não ter a inspiração certa para tocar piano admirando o pôr do sol no Lago Guaíba?

Se você tem o objetivo de aprofundar seus conhecimentos em música e se tornar um professor de piano particular ou um profissional experiente, ingressar numa Instituição de Ensino Superior ou Técnica é uma ótima escolha. Há muitas opções em graduação, licenciatura ou bacharelado, pós-graduação, especialização, cursos técnicos e de extensão, em áreas diversificadas da música: do erudito ao popular, do canto à composição, da interpretação à produção musical.

Para os cariocas: já descobriram onde estudar piano em sua cidade?

Além disso, muitas dessas Instituições oferecem aulas de música, portanto informe-se!

Instituto de Artes – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Certamente uma das Instituições de Ensino Superior mais conhecidas pela variedade e qualidade dos cursos e inúmeras iniciativas voltadas à música. A UFRGS, pelo Instituto de Música, forma dois tipos de profissionais: licenciado em Educação Artística com habilitação em Música e bacharel em Música. O bacharelado forma instrumentistas, cantores, regentes de coros e compositores. Oferece as seguintes opções: Teclado (piano ou órgão), Canto, Cordas ou Sopros (violino, viola, violoncelo, violão, flauta, clarinete, oboé e saxofone), Composição e Regência Coral. O licenciado é apto a lecionar no ensino fundamental e médio. O bacharel pode atuar na comunidade realizando recitais individuais ou participando de espetáculos musicais, arranjando e transcrevendo obras musicais, ensaiando e dirigindo conjuntos musicais e grupos vocais.

O Programa de Extensão do Departamento de Música promove excelentes cursos direcionados à comunidade em geral, nas áreas: Instrumentos Musicais, Alfabetização Musical, Ensino Coletivo do Violão, Teoria e Percepção Musical, Música Eletrônica, Atividades Corais, entre muitas outras opções de cursos e oficinas pontuais, com temáticas inéditas e ricas, abrangendo todas as faixas etárias. (Rua Senhor dos Passos, 248. Centro. Tel.: 51 3308-4320).

Centro Universitário Metodista (IPA)

O Centro Universitário Metodista é uma instituição de educação superior privada, com sede em Porto Alegre. Credenciada pelo MEC desde 2004, oferece o curso de Licenciatura em Música. O formando está apto a lecionar Música na Educação Básica e também em outros espaços de educação musical não escolar, podendo desenvolver projetos artísticos como oficineiro de musicalização, atuar em ONGs vinculadas a projetos de artes; ser professor no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA); ou então consultor ou empreendedor de projetos na área de Educação Musical, entre outros.

O curso tem como Extensão o projeto Educação Musical em Instituições Conveniadas, integrando o PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – CAPES, e mantém outras atividades como a Orquestra do IPA, o Vocal Tecantô, o Grupo de Flautas, e oficina de técnica vocal (Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80. Centro. Tel.: 51 3316-1100).

Centro Universitário Claretiano (Ceuclar): o centro universitário possui graduação em Música (licenciatura) com duração de 3 anos. Em pós, disponibiliza uma especialização em Educação Musical (Avenida Professor Oscar Pereira, 3.052, Glória. Tel.: 51 3095-2705).

Agora, se você mora em São Paulo, quer algumas dicas para saber onde estudar piano?

Iniciativas sociais

Onde estudar piano em porto alegre? Você quer aprender a tocar teclado e montar uma banda? Encontre suas aulas ideais em POA!

Oficinas de música pela Secretaria Municipal de Educação: o Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire (CMET), por meio da Prefeitura de Porto Alegre, abre anualmente vagas para aulas de teoria musical, destinadas aos alunos da instituição e também à comunidade em geral. Os cursos são gratuitos e ministrados na sede da escola para pessoas a partir de 15 anos de idade. (Rua Santa Terezinha, 572. Santana. Tel.: 51 3227-4365).

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, também promove o Prêmio Açorianos de Música, com o objetivo de premiar a produção musical gaúcha dentro dos padrões de qualidade de produção industrial lançada em Porto Alegre, nas categorias compositor, intérprete, instrumentista e álbum.

Instituto Estadual de Música (IEM): administrado pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, o IEM promove e incentiva ações da música gaúcha, cursos e oficinas de formação e atualização profissional, de nível médio, técnico e superior. A Instituição também realiza ações de fomento à produção, difusão, circulação e intercâmbio da música gaúcha em parceria com o sistema Pró-cultura RS. Além disso, organiza muitos festivais como o Guitar Festival, Sonoro Musical, Viva Praça, Musica Estranha, entre outros (Rua dos Andradas, 736. Tel.: 51 3226-9433).

Projeto Sol Maior: criado em 2007, o projeto Sol Maior tem o objetivo de promover a inclusão social por meio das artes, em especial a música e a dança. Assim, professores formados em música ministram aulas para iniciantes para 350 crianças, realizando um trabalho personalizado com cada aluno. Os cursos acontecem nas salas do Theatro São Pedro, e diversos instrumentos são possíveis: piano, violão, bandolim, cavaquinho e pandeiro, entre outros. O projeto vai além: leva apresentações e oficinas nas comunidades e nos locais de residência dos estudantes (Rua General Câmara, 432. Centro. Tel.: 3024-6715)

Recife também dispõe de diversas instituições que oferecem aulas de piano.

Escolas Particulares em Porto Alegre

De acordo com o quanto está disposto a pagar e qual o seu tempo disponível, as escolas de música particulares em Porto Alegre são excelente opção para aqueles que desejam tocar piano ou teclado. Música gaúcha, popular, erudita, mpb, samba, jazz, rock, sertanejo, chorinho… Não importa seu estilo, com certeza você vai encontrar a sua escola ideal.

  • EArte: a Escola de Música e Artes em Porto Alegre foi fundada em 1995 pelo maestro Luiz André da Silva. Sua metodologia leva em conta as características e aptidões individuais dos alunos. Há aulas de piano, aulas de teclado para iniciantes e outros instrumentos (violão, saxofone, ukulele, violino e viola, percussão, guitarra, flauta, contrabaixo e canto), musicalização infantil e para bebês, teoria e percepção musical, teatro musical e preparação para provas específicas. A EArte ainda organiza saraus temáticos, espetáculos, semana cultural e outras atividades (Rua Barão do Cotegipe, 415. São João. Tel.: 51 3019-2025).
  • Cordas & Cordas: no mercado desde 1986, a escola Cordas & Cordas possui duas unidades na capital gaúcha. Com uma história repleta de parcerias e projetos musicais, oferece cursos de piano e teclado, baixo, bateria, expansão da consciência corpo-mente, flauta transversal, guitarra, interpretação, saxofone, técnica vocal, teoria, solfejo e percepção, trompete, violão e violino (Av. Independência, 423. Independência. Te.: 51 3311-4147)
  • Talentho’s: fundada em 1989, a escola possui duas unidades em Porto Alegre, nos bairros São João e Menino Deus. Conta com 20 professores e 11 opções de música instrumental e vocal. Aulas de órgão eletrônico, piano e teclado. Também organiza saraus e shows em teatros importantes na cidade (Av. Benjamin Constant, 1058. São João. Tel.: 51 3325-1644)
  • Escola Crivellaro: a Escola tem uma tradição de família de músicos cuja história remonta o ano de 1927. Oferece aula de teclado, piano, violão e guitarra, contrabaixo, canto, violino, trompete e musicalização infantil (Rua Caju, 115, Petrópolis. Tel.: 51 3392-2929)
  • Recitatus Centro de Arte: a Recitatus, além de oferecer aula de violão e outros instrumentos de instrumentos (piano e teclado, acordeom, flauta, guitarra, gaita, bandolim, baixo elétrico, banjo, bateria, canto, saxofone, cavaco, clarinete, técnica vocal, violino, escaleta, violoncelo, musicalização infantil), possui cursos de dança e terapias alternativas (Av. João Simplício Alves de Carvalho, 38. Vila Ipiranga. Tel.: 51 3347-7840).

Sabia que Brasília tem excelentes locais para se aprender música?

Aulas particulares na capital gaúcha

Descubra qual a sua aula ideal de teclado. Como escolher um bom tutorial para aprender o piano?

Você também pode aprender piano e teclado… na sua casa! Graças à possibilidade das aulas em domicílio, você pode tocar seu instrumento quando e onde bem entender!

Basta encontrar um professor que atenda todas suas expectativas e necessidades, que saiba escutar e orientar sua prática, claro, em função do estilo de música que você escolher. Parece um sonho, não? Mas é possível!

Nas aulas de piano o professor adapta o programa e a metodologia em função das características e habilidades pessoais de cada estudante: se você for fã de rock ou de funk, de blues ou de jazz, de reggae… Teclado, Piano, Órgão, Sintetizador, Piano Elétrico ou Digital: as aulas serão perfeitamente adequadas para você! Com esse ritmo de ensino, seu aprendizado será espontâneo, divertido e dinâmico.

E se você enfrentar dificuldades com alguma técnica ou novos acordes, o professor sempre estará por perto para apoiá-lo e corrigi-lo quando necessário, dando dicas e truques para que você aprenda com efetividade.

Em Porto Alegre há muitas opções de profissionais disponíveis para deslocamento até sua casa. Pesquise e visite os portais de reforço escolar especializados em música, ou então procure anúncios na Internet e até mesmo nos classificados dos jornais. Você vai encontrar preços justos e acessíveis para você.

Depois de todas essas dicas, agora é mergulhar fundo no mundo da música!

Quer descobrir onde tocar piano em BH?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar