Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Motivos incontestáveis para saber a língua francesa

De Carolina, publicado dia 28/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Afinal, por que aprender francês?

Saber línguas hoje é essencial. O inglês, por exemplo, foi estabelecido como o idioma internacional por excelência.

Mas você sabia que durante muito tempo foi o francês a principal língua internacional? Pergunte para a sua avó se ela não aprendeu, pelo menos, o frances basico na escola?

França e a cultura francesa influenciaram o mundo inteiro durante o século XIX e início do século XX.

Depois, os Estados Unidos assumiram o posto hegemônico da cultura mais difundida e influente no mundo.

Porém, o francês não perdeu sua importância e pode abrir muitas portas profissionais e também no âmbito pessoal.

Em todo o mundo, mais de 274 milhões de pessoas falam francês. É uma das principais línguas em organizações internacionais e é falado em mais de 20 países.

É importante aprender francês?

O francês é um idioma (falado em vários países) romano que compartilha muitas semelhanças com o português. É por isso que é muito mais fácil para os brasileiros aprender francês que outras línguas de origem mais distante como o russo ou o japonês.

Francês e português têm muitas palavras e estruturas gramaticais comuns tornando-se muito mais transparente e acessível para nós.

A França tem muito o que oferecer Conheça o francês e aprenda mais sobre a cultura do país

Além de ser fácil de assimilar, o francês, tanto no seu registro formal (profissional), quanto no coloquial, permitirá que você enriqueça muito sua cultura geral!

Na verdade, a França tem uma das mais interessantes histórias culturais contendo os melhores escritores, pintores, arquitetos e culinária do mundo!

A literatura francesa tem obras de referência na cena internacional, como as de Alexandre Dumas, autor de Os Três Mosqueteiros e O Conde de Montecristo; de Vitor Hugo com Os Miseráveis e Notre-Dame de Paris; de Gustave Flaubert com Madame Bovary; de Marcel Proust com Em Busca do Tempo Perdido e de Honoré de Balzac com A Comédia Humana, As Ilusões Perdidas entre outros autores imperdíveis!

Se você quiser aproveitar plenamente das versões originais dessas ótimas obras de literatura universal (e muitos outros), é melhor conhecer a língua. Ela permitirá que você compreenda todas as nuances e sutilezas.

Para que serve aprender francês?

Ao longo da história, os franceses conquistaram muitos territórios e deixaram uma marca incontestável: sua língua. Atualmente, mais de 20 países espalhados por todo o mundo usam diariamente o francês. Nós falamos de Canadá, Marrocos, Líbano, Martinica, Ruanda, Chade, Maurício… Destinos para todos os gostos!

Os países e regiões francófonos são incríveis. Além de ter paisagens de tirar o fôlego, a maioria são paraísos para passar férias ou mesmo para viver por um tempo. Você não gostaria de conhecer as Ilhas da Reunião? E a Polinésia Francesa?

Certamente, onde quer que você vá, você tem a oportunidade de brilhar com o seu francês e colocá-lo em prática.

falar francês não só serve para quebrar as barreiras linguísticas, mas também para fazer a diferença no mercado de trabalho. Muitas empresas procuram empregados que dominam o francês e muitas pessoas no Brasil não sabem falar a língua.

Aprender o francês profissional vale a pena?

Ser capaz de falar um pouco do francês quando se está de férias não é nada mal. Já ser capaz de sobreviver em um ambiente de língua 100% francesa… definitivamente não é a mesma coisa!

Para entender completamente as conversas, televisão, rádio, filmes, músicas e notícias, é preciso ter um excelente nível de francês.

Já pensou em falar francês no meio profissional? Ter que negociar, receber e dar ordens, expressar sua opinião, apresentar os resultados de um projeto, etc. O francês profissional com certeza cobra uma certa maturidade, responsabilidade e vocabulário do estrangeiro. Sem contar que a linguagem é muito mais formal que aquela usada no dia a dia.

Aprenda francês e saiba tudo sobre as artes Vários centros de arte, cultura, história estarão ao seu alcance

Uma estadia linguística no exterior será a oportunidade perfeita para estar em contato direto com a língua. O objetivo da imersão é simples: encontrar uma maneira de fazer parte de uma empresa, seja em um estágio ou em um emprego em tempo integral ou parcial.

Aulas particulares e cursos de francês para empresas vão ajudá-lo muito, sem dúvida! Eles permitirão que você tenha uma boa base.

A importância do francês no mundo

O francês, uma língua derivada do latim (greco-romano), apareceu como tal ao longo dos séculos… Desde o declínio do Império Romano, os povos que originaram os franceses se distanciaram do do latim e se aproximaram de outras línguas vindas de outros invasores. Entre eles, os germanos, os francos…

Então, o francês é mais ou menos uma mistura de latim, grego, germânico, franco… O resultado dessa mistura foi a criação de uma língua completamente diferente com sua própria gramática e seu próprio vocabulário.

Desta forma, a língua se espalhou gradualmente por todo o mundo! O francês é (muito importante) o décimo terceiro idioma com o maior número de falantes nativos.

Motivos para aprender a língua francesa

Aprender francês vai ajudá-lo a descobrir novos países e culturas na Europa, América, África, Ásia e Oceania:

  • Bélgica
  • Luxemburgo
  • Canadá
  • Martinica
  • Reunião
  • Marrocos
  • Ruanda
  • Líbano
  • Vanuatu
  • Guiana Francesa
  • Nova Caledônia
  • Vietnã (principalmente os mais velhos)

Sem esquecer que, nos Estados Unidos, a população francófona é também uma minoria. Na verdade, o francês é a terceira língua mais falada do país, sabia?

Hoje, o francês é a décima terceira língua mais falada do mundo, com mais de 274 milhões de francófonos e continua a ser a segunda língua por excelência (depois do inglês) nas trocas internacionais nas principais organizações internacionais.

A capital francesa e suas comunidades têm muitas belezas As cidades pequenas do país tem tanto charme quanto Paris

Se você dominar espanhol, inglês e francês, você conhecerá três das línguas mais influentes do mundo!

Além disso, as línguas de Camões e Molière compartilham a mesma raiz linguística! Obviamente, com o passar do tempo, seus caminhos foram separados, mas não devemos esquecer que ambas vêm do latim, trazidas a seus territórios de origem pelos exércitos romanos.

Hoje, se compararmos as duas línguas (e também espanhol, italiano, por exemplo), vemos que eles compartilham uma grande quantidade de elementos. É por isso que se diz que o francês é muito mais fácil de aprender para um brasileiro (e vice-versa) que outro idioma etimologicamente mais distante.

O domínio do francês profissional para encontrar emprego

Sabe-se que hoje o inglês não é suficiente para encontrar trabalho no mercado internacional. Se você realmente deseja se destacar de outros candidatos, é melhor conhecer outras línguas estrangeiras.

O francês pode ser uma boa opção para encontrar emprego considerando a grande quantidade de empresas francesas instaladas no Brasil!

Os vínculos econômicos e comerciais entre o Brasil e a França dão origem a um grande número de empregos derivados de ligações e trocas entre ambos.

Existem várias empresas francesas no Brasil como GPA/Casino, Carrefour, ArcelorMittal, Louis Dreyfus , Renault, Terreos, Saint Gobain, Engie, Vallourec, Bic, etc. De acordo com pesquisas feitas pelo Valor Econômico em 2016, as empresas francesas empregam 370 mil pessoas no Brasil e geram 500 mil empregos.  No total, 850 empresas francesas têm filiais ou sedes no Brasil!

Da mesma forma, há muitas empresas brasileiras instaladas na França!

Por isso, falar francês e português será útil para encontrar um emprego no Brasil, na França ou em outro país francófono.

Procure um bom curso de francês online no Superprof e fique expert neste idioma!

Motivos para te incentivar a estudar francês?

Já pensou em estudar um ano no exterior em um país francófono? É necessário ter certas bases (ou até mesmo um nível avançado) para que tudo ocorra bem.

Assim, você pode aproveitar sua experiência ao máximo e aprender ainda mais!

Quando se trata de um trabalho no exterior, falar francês permitirá que você encontre uma vaga em empresas nacionais e internacionais. Você pode fazer entrevistas presenciais ou à distância (telefone ou Skype).

Como dizemos acima, você já sabe que mais de 850 empresas francesas estão instaladas no Brasil. Elas empregam muito e vale a pena tentar sua chance!

Além das empresas francesas, há estabelecimentos daqui procurando pessoas que falam francês para expandir suas fronteiras e se abrirem para outros mercados.

Outro fator que pode te incentivar a estudar o francês é a facilidade que temos hoje com os novos meios de comunicação. Se você tiver um computador com internet, poderá acessar um número quase ilimitado de recursos de aprendizagem (vídeos, podcasts, livros, exercícios, filmes, música…). Assim, se você tem força de vontade e disciplina necessárias, você pode aprender de forma autodidata, sabia?

O que está perdendo ao não aprender francês?

Você quer arriscar não falar uma das línguas mais importantes do mundo?

Você deve saber que o francês é uma das línguas mais difundidas. Atualmente, ele é falado em mais de 20 países e conta com 274 milhões de falantes espalhados pelos diferentes continentes.

A língua e a cultura francesa são muito ricas Os franceses foram grandes arquitetos e engenheiros

O que é francês? E o que estou perdendo em não aprendê-lo? Bem, como você já sabe, não precisa ir muito longe para encontrar países francófonos: sabia que a Guiana, vizinha do Amapá, é francesa?

Mas se você atravessar o oceano Atlântico, você encontra a França, a Bélgica e a Suíça.

O francês também é falado em países como Marrocos, Senegal, Líbano, Canadá, Martinica, Ilhas Reunião… Então, se você gosta de viajar, é muito provável que você encontre francófonos onde quer que você vá. Você pode até encontrar comunidades francófonas nos Estados Unidos!

O francês é uma língua muito rica, cheia de nuances e sutilezas. Certamente você já notou que o francês é uma das línguas mais bonitas do mundo. Como você não vai saber falar uma das línguas mais incríveis? Encontre um bom curso de francês online e comece essa aventura!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar