Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para ter sucesso com a Física

De Myla, publicado dia 11/10/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > Como construir uma rotina bem-sucedida em exatas

A Física, por tratar dos fenômenos naturais que atuam sob a matéria – a natureza – ao longo do tempo e do espaço, é, deveras, uma de nossas disciplinas mais estimulantes e profícuas. Pena que nem sempre nós somos apresentados à ela da maneira apropriada ou por meio do uso de uma didática fidedigna, quando estamos ainda dando nossos passos no ensino médio.

Na condição de sermos então muito jovens, pré-adolescentes, talvez meio rebeldes, quiçá meio alienados, normalmente nos deixamos influenciar por uma série de razões externas ao nos posicionarmos sobre algo.

Coisa muito semelhante acontece com a disciplina de Física no decurso do Ensino Médio. Se não formos, por exemplo, com a cara do nosso professor ou professora de física, geralmente inventamos as mais diferentes desculpas para não estudarmos a matéria – de forma séria e disciplinada.

No entanto, nem tudo são sombras no mundo da física! Quando a aprendemos de forma apropriada, carregada de significado e aplicações práticas no mundo e no nosso dia a dia, essa disciplina se torna algo pulsante e edificante, já que colhemos bons resultados pelo seu estudo.

Pensando nisso, trazemos aqui algumas das melhores dicas – testadas e aprovadas – para que você seja bem-sucedido nesse aprendizado diligente, curioso e cheio de entusiasmo! Venha conferir!

Física fácil

A verdade é que ninguém gosta muito de ouvir essa palavrinha poderosa: “rotina”, pois a mesma já ganhou uma certa conotação pejorativa no mundo de hoje. No entanto, edificar uma rotina de estudos é algo absolutamente essencial e basilar no seu cotidiano caso você queira avançar nos estudos e dominar essa matéria.

Você sabia que a obra de Einstein contribuiu fundamentalmente para a evolução da Física Moderna? Foi esse físico que apresentou ao mundo o início da relatividade e da  mecânica quântica.

Estudar com assiduidade evita matéria acumulada e evita também aquela decoreba de macetes e fórmulas que não nos leva a lugar algum. Ainda nesse ponto, estudar apenas de véspera, é uma receita prontinha para o fracasso!

Rever muita matéria de uma vez só dificulta a retenção e assimilação do conteúdo. O nosso aprendizado se alicerça muito bem se banhado por repetições. Quanto mais repetimos exercícios, fórmulas e revisamos a parte teórica das leis e princípios da física, mais aprendemos os seus conceitos.

E observe que repetir não significa fazer sempre os mesmos exercícios ou reler sempre os mesmos conceitos. Repetir questões diferentes que abordam os mesmos assuntos é algo que alarga a proficiência do aluno acerca daquele assunto. Buscar por outras fontes e textos didáticos também.

Aproveite e veja dicas de como obter bons resultados nas aulas de física!

A Física é uma disciplina de conhecimento extremamente relevante em nosso mundo! Aceleradores de partículas, por exemplo, buscam compreender a importância da colisão de partículas elementares para a formação do universo.

Física interativa

Além disso, quando aliamos teoria e prática, aproximando o conteúdo estudado com a nossa própria vivência e experiência do mundo, a distância entre o conhecimento e o bom aprendizado do mesmo se estreita de modo significativo.

Daí que empregar cores, desenhos e mapas mentais no processo de memorização do conteúdo e das fórmulas se torna uma ferramenta super bem-vinda durante o aprendizado!

Os mapas mentais são voltados para o gerenciamento de informações e conhecimentos. De forma geral, são representações livres de pensamentos que se subdividem a partir de um conceito central. São muito empregados para a compreensão e soluções de problemas, já que significativamente melhoram a memorização e o aprendizado.

Já há tempos que muitos alunos empregam o uso dos mapas mentais para o estudo e sedimentação do seu aprendizado. A melhor ferramenta é quando o próprio estudante cria seu mapa mental e este pode englobar qualquer assunto ou disciplina, inclusive a física e todos os seus ramos de atuação.

Para você ter uma noção melhor da boa aceitação dessa ferramenta entre nós, estudantes, existem vários apps ótimos apenas de construção de mapas mentais. Alguns dizem até que o processo oferece melhor resultados se os mapas mentais forem desenhados a mão pelo aluno.

Outras formas de estudarmos física de forma interativa, por exemplo, são visitas a museus, planetários, laboratórios e aceleradores de partículas que comunguem pelo amor à física. A cidade de Campinas possui um excelente, o Sirius!

É, portanto, nessa hora que o aprendizado fica mais divertido, leve e fluido. Em uma boa medida, o conhecimento que adquirimos quando nos divertimos é mais facilmente fixado em nossa memória através dessas vivências prazeirosas.

Confira algumas super técnicas para que você seja capaz de calcular fórmulas de física mentalmente!

A Física Mecânica estuda os movimentos dos corpos e é uma vasta área dessa disciplina. O corpo pode estar em movimento ou repouso, estando este ou não sob a ação de forças.

Física mecânica e cinemática

Sabemos que a cinemática é parte da Mecânica que descreve o movimento, identificando a posição, velocidade e aceleração de um corpo em cada instante.

Lembre também que, aqui, tempo é uma noção aceita sem definição, característica fundamental na descrição de qualquer movimento. Nesse sentido, os corpos (objetos) em estudo, denominados móveis, são tidos como pontos materiais. Ou seja, são corpos cujas dimensões não interferem no estudo de determinado fenômeno.

E, por fim, para relembrarmos rapidamente, trajetória é o conjunto de posições sucessivas que um corpo móvel ocupa no decorrer do tempo. Nela escolhemos um marco zero a partir de onde medimos comprimentos que sinalizam a posição do móvel. Contudo, um objeto pode estar de um lado ou de outro em relação ao marco zero. Por isso, é conveniente orientarmos a trajetória, adotando um sentido positivo e outro negativo.

Por fim, nessa brevíssima revisão dos conceitos, temos o referencial. Lembre que um corpo sempre estará em repouso ou em movimento em relação a um observador, que chamamos de referencial.

E aí, você gostaria de saber como ter uma boa nota em física no vestibular?

Dicas para arrasar em Física

É sempre legal quando a exposição do conteúdo é realizada de forma mais lúdica e criativa! E é para isso que temos os laboratórios de física, locais onde podemos gerenciar vários tipos de experimentos de física, no ensino médio, por exemplo.

Como já dissemos, uma física mais interativa geralmente é também uma física mais fácil, mais dinâmica, e de assimilação do conteúdo notoriamente mais fluida e eficiente.

Além disso, se você puder contar com a orientação de um experiente professor de física e do apoio de aulas particulares, é muito provável que você avançará em passos largos nessa disciplina. A comunidade Superprof é especializada em unir professor gabaritado e aluno interessado. E isso é feito de forma muito segura, rápida e eficiente.

A presença de um professor acelera e personaliza o processo. Ele ajuda você a identificar dificuldades e você opta por um profissional que atenda o seu perfil, adequando-se a suas necessidades e objetivos neste estudo.

Que tal conhecer dicas simples para você progredir em física? Venha conferir!

Estude muito todos os tópicos relacionados à física mecânica, energia e eletricidade. Em termos de conteúdo específico, temas acerca das transformações de energia, energia térmica, mecânica newtoniana e eletricidade, sobretudo envolvendo circuitos elétricos de residências, são os que mais caem na prova!

Bom, dito isso, veja agora várias dicas simples e eficazes para que você seja bem-sucedido em física:

  1. Observe que a sua opinião e o conceito científico são coisas diferentes.
  2. Corrija o que você notar que seus amigos falam que não está correto – mas, antes, corrija você mesmo.
  3. Pratique muito a teoria com bastantes exercícios.
  4. Identifique e organize todas as informações dadas nos enunciados das questões.
  5. Não tenha preguiça! Desenhe os corpos envolvidos e os vetores de força.
  6. Faça um esforço para que as fórmulas façam algum sentido para você.
  7. Fundamental: entenda, e muito bem, como o conceito se relaciona com o dia a dia.
  8. Procure uma relação entre o assunto e cenas de filmes. É uma ótima forma de integrar o conhecimento!
  9. Desenvolva o hábito de analisar e criticar (sem formação de julgamentos que em nada ajudam) cenas de filmes de ação.
  10. Procure com frequência diferentes referências para estudar. Nunca conte com apenas um material didático ou de exposição teórica.

Venha conferir passo a passo como você pode melhorar em física!

Ao praticar bem essas dicas você começa a superar uma das maiores dificuldades que os estudantes apontam acerca da ciência de Einstein: a falta de habilidade em aliar teoria e prática.

E muito disso é resultado de aulas ou materiais que apenas nos informam as fórmulas da física e as notações matemáticas, sem sequer explicar de onde vem essa teoria em seus conceitos e fundamentos. Sempre que possível, fuja de material assim.

Aguce seu senso de curiosidade e lembre que revisões frequentes do conteúdo é uma das melhores táticas de sucesso, para quaisquer matérias ou áreas do conhecimento humano. Estudar apenas de véspera comprovadamente não funciona e é uma tática empregada para aqueles que estão com a corda apertada ao pescoço.

Embora o costume de revisar todo o conteúdo somente antes da prova ainda seja algo bem praticado, se você é um aluno dedicado e inteligente, não incorrerá nessa prática. As revisões recorrentes e frequentes não deixam que a matéria fique acumulada, dão tranquilidade ao estudante e são mais facilmente assimiladas em seu conteúdo, sedimentando-o no conhecimento do estudante.

E aí, agora que estamos mais conhecedores do mundo vasto mundo da física, que tal você colocar a mão na massa e testar algumas dessas dicas pessoalmente?

Digo apenas que você, certamente, não irá se arrepender! Vem com a gente!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar