Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais as vantagens de aprender violão como autodidata?

De Fernanda, publicado dia 01/01/2019 Blog > Música > Violão > Como se tornar um guitarrista sem fazer aulas?

“Uma coisa boa sobre a música é que quando ela bate em você, você não sente dor.”- Bob Marley

Poucos músicos se declaram puros autodidatas, enquanto a maioria deles usam a autodidatismo associado a outro método (aulas de música, aulas de guitarra online gratuitas, tutoriais do YouTube …).

Começar a estudar guitarra sem fazer aulas pode ser vantajoso por várias razões, em especial em termos de custo.

Aprender o violão sozinho permite ao aluno progredir em seu próprio ritmo, e ao mesmo tempo desenvolve sua perseverança.

E você, já está se sentindo pronto para aprender a guitarra como autodidata?

Não fazer aulas de guitarra para economizar dinheiro

Aprenda violão sozinho! Por que se tornar um guitarrista autodidata? | Aprender sozinho a guitarra significa poupar dinheiro!

O primeiro motivo que vem à mente para aprender sozinho a guitarra é a parte financeira!

Na verdade, o aprendizado do violão também significa gastar uma fortuna e, no fundo, isso vale para todos os instrumentos musicais!

Uma aula particular de guitarra no Superprof custa em média 57 reais em São Paulo. Talvez você pague menos em outras cidades menores do Brasil, mas o preço pode variar muito, em função dos objetivos, nível e experiência do professor.

Faça um cálculo rápido: com uma aula por semana, no final do ano você vai ter desembolsado um total de 2.964 reais! Orçamento sagrado para um estudante ou para uma família modesta …

Você também pode optar por aulas em grupo em uma instituição pública ou numa escola de música. O preço pode ser mais acessível, cerca de 50 reais por hora, às vezes menos. O problema é que o nível do grupo pode não ser homogêneo e o aluno pode ficar entediado ou achar os exercícios muito difíceis.

Claro, tocar sozinho não significa não gastar nada. Em todos os casos, você vai ter de comprar uma guitarra, uma palheta, alguns jogos de cordas de guitarra, mas também um metrônomo e um afinador eletrônico (embora existam ótimos aplicativos para afinar sua guitarra).

Ser autodidata não significa estar totalmente sozinho e ter que adivinhar como tocar o violão.

Você pode acompanhar tutoriais no YouTube de graça, aprender a ler uma tablatura em um site ou pagar por aulas de música on-line (em geral menos de 30 reais / mês) para evitar vícios de guitarrista.

Escolha o seu método preferido sem um professor de violão

Escolher um professor de violão pode ser algo complicado:

  • Você pode não se dar bem com ele,
  • Talvez ele não tenha experiência suficiente
  • Você pode não gostar de sua pedagogia,
  • Ou não aderir ao seu método de guitarra para iniciante.

Encontrar um bom professor leva tempo. É raro se dar bem com seu professor desde a primeira aula e encontrar a mesma sintonia em termos de ritmo de trabalho, estilo de música ou método de aprendizado.

Por estar sozinho, você pode escolher o seu método de guitarra para iniciantes, usar vários se necessário ou mudar na hora que quiser!

Livros especializados em guitarra ou violão, revistas, DVDs, blogs … Todos propõem abordagens diferentes, às vezes complementares para progredir rapidamente em ritmo, arpejo ou na escala pentatônica.

Não se esqueça de optar por uma aula de violão que aborde os 3 eixos principais: teoria, técnica e prática. Seja para tocar violão clássico, violão sete cordas ou guitarra elétrica.

Torne-se um guitarrista autodidata e siga seu próprio ritmo

Como aprender guitarra sozinho? Quais são as vantagens de aprender sozinho a guitarra? | Quem não tem restrições de horário?

O problema de uma aula de guitarra para iniciantes é que ela é limitada no tempo. O professor muitas vezes tem apenas uma hora ou uma hora e meia para fazer você trabalhar alguns aspectos complexos do violão.

Assim, se você bloquear em um determinado exercício ou não conseguir reproduzir um riff, o professor talvez se sinta obrigado a passar para outra coisa, em vez de insistir nesse ou naquele aspecto do seu aprendizado.

Além disso, uma aula de violão, em geral, acontece em um horário fixo e isso pode ser um problema, especialmente se você tiver que se deslocar. Isso causa estresse e você pode não estar 100% na sua aula de violão clássico.

Aprender em casa e sozinho é também ter a oportunidade de escolher suas horas de prática de guitarra.

Pode durar alguns minutos, como três horas seguidas, pode ser várias vezes ao dia. Você está totalmente livre para praticar mais se quiser, ou para reduzir um pouco o ritmo caso a sua agenda não permita que você estude mais vezes por semana.

Tocar violão sozinho para desenvolver seu ouvido musical

Aprender um instrumento musical como o violão também é aprender como desenvolver noções de ritmo. E para isso você precisa ter consciência de seu ouvido musical e trabalhar nisso.

Nas aulas de música, essa parte da escuta é frequentemente negligenciada.

Sozinho em casa, você não tem escolha a não ser ouvir e entender as frases musicais, o tempo e o compasso de uma música para poder tocá-la.

Uma boa dica é gravar enquanto toca, especialmente no começo, para poder ouvir novamente e detectar seus acertos e seus erros.

Muitos músicos famosos aprenderam a tocar apenas reproduzindo os sons que ouviram. Isso é ainda mais frequente com músicos de jazz ou de blues, onde a improvisação tem um papel importante, senão fundamental.

Ao aprender dessa maneira, você não vai ser escravo das partituras e vai desenvolver bem seu ouvido musical para conseguir identificar notas falsas ou fora do ritmo.

Aprender ouvindo os sons é uma ótima maneira de dominar seu instrumento, especialmente se você estiver estudando com um metrônomo.

O metrônomo não falha: ou você está no ritmo ou não está! Talvez ele seja ainda mais rígido que um professor!…

Livre para aprender ou não teoria musical como guitarrista autodidata

Como aprender guitarra como autodidata? Quais os motivos para se tornar um guitarrista sem fazer aulas? | A teoria pode ajudá-lo, mas não é essencial.

Se você aprende de ouvido, não precisa dominar teoria musical. Na verdade, você fica capaz de reproduzir tudo o que ouve sem olhar para uma única partitura.

Meu pai, baterista por 33 anos, aprendeu apenas de ouvido. Ele é incapaz de ler uma partitura ou até mesmo uma tablatura de bateria. E ainda assim, ele pode reproduzir músicas, mas também criar algumas. Ele toca em grupo, desenvolveu um ouvido muito bom e tem uma grande memória de sons.

As tablaturas de guitarra também podem ser úteis.

A teoria musical tem a reputação de desmotivar os alunos, e até mesmo os professores de violão não insistem muito nesse aspecto para evitar frustrações.

No entanto, se você aprende sozinho e se deseja estudar teoria musical, saiba que terá uma grande vantagem sobre a maioria dos guitarristas.

A teoria musical também pode ajudá-lo a melhorar seu conhecimento de ritmo, entendendo os intervalos ou a construção de um acorde de guitarra para improvisar ou compor.

Você também pode escrever músicas e assim reter melhor ainda suas criações.

Se você toca em uma banda, dominar a teoria pode facilitar a comunicação entre músicos. A teoria musical é uma linguagem universal e permite criar automatismos musicais que permitem sair de bloqueios criativos, por exemplo.

Aprenda o violão sem aulas e toque o que você quiser!

Tocar sozinho também é escolher o que você quer tocar em termos de estilo musicais, mas também de música ou simplesmente de solo de guitarra.

Você é o mestre do seu aprendizado e sua escolha vai permitir que você se mantenha motivado e não se sinta obrigado a aprender estilos ou músicas que não lhe agradam.

Não há limite! Você pode decidir o que quer tocar e onde quer progredir. Se você quiser tocar clássicos na segunda-feira, blues na terça-feira, rock na quarta-feira, metal na quinta-feira e mpb na sexta-feira: quem decide é você!

Seu gosto vai evoluir de acordo com suas escolhas de aprendizado, mas o mais importante é manter o prazer de tocar escolhendo músicas e técnicas que você aprecia.

Sinta-se livre para se juntar a um grupo do mesmo estilo que você e progredir ainda mais rápido, desafiar a si mesmo e manter sua motivação intacta.

Como estudar violão sozinho? É possível aprender sozinho a guitarra! | Participar de uma banda é continuar a progredir sem fazer aulas!

Aprenda a tocar violão sozinho e tenha orgulho de suas conquistas!

Tornar-se um bom guitarrista sem nunca ter feito uma aula de violão é muito gratificante!

Cada uma de suas conquistas ficará gravada em sua memória: primeira música, primeiro solo, primeiro improviso, primeiro concerto, primeira composição …

O que conseguimos sozinho fica mais arraigado em nossa memória, e você vai ganhar autoestima e apreciar seu próprio estilo de tocar.

Aprender sozinho requer muita perseverança. Aprender um instrumento é algo complicado mesmo com um professor.

Você vai sair mais confiante e capaz de enfrentar os próximos desafios!

Mas nunca acredite que você atingiu o seu máximo. Na guitarra (e na vida em geral), podemos sempre evoluir, podemos sempre nos tornar melhores. O importante é saber que não somos os melhores, mas, pelo contrário, continuamos amadores durante toda a sua vida.

Há sempre uma nova técnica, uma maneira diferente de tocar.

Então, pronto para assumir o desafio de se tornar um guitarrista autodidata?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar