Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais as melhores metodologias para tocar bem um teclado elétrico ou digital?

De Fernanda, publicado dia 22/09/2017 Blog > Música > Piano > Aprenda a tocar o piano elétrico

Tão clássico para a música como o futebol é para o esporte, o piano é um instrumento quase impossível de evitar se você é músico ou compositor, seja como aprendiz ou profissional…

O segundo instrumento mais popular no mundo – logo após o violão e muito à frente do violino e do saxofone – , o piano também pode ser considerado como um dos equipamentos musicais mais completo de todos, independentemente do modelo de piano utilizado.

Apesar de suas origens aristocráticas, o piano e seu estudo têm se transformado se democratizado aos poucos no Brasil, juntamente com o lançamento de modelos mais acessíveis de teclados e pianos elétricos.

Mas o sucesso desse instrumento clássico continua a impressionar mundialmente. Como curiosidade: a música de Beethoven foi a mais tocada no mundo em 2016 e, para a surpresa de muitos, o presidente russo, Vladimir Putin, conhece todas as escalas, surpreendendo os usuários da Internet e tocando alguns obras eruditas soviéticas.

Assim, enquanto o piano de cauda ainda é associado ao nobre e ao inacessível, são os pianos elétricos e digitais que começam a ganhar mais popularidade hoje em dia.

Vamos descobrir quais métodos existem para se aprender a tocar o piano elétrico, os melhores modelos do mercado e qual é futuro desse instrumento moderno.

Os diferentes métodos de ensino de piano elétrico

Solfejo não é uma passagem obrigatória antes de ir ao piano. Você sabia que o talentoso Jimmy Hendrix não conhecia nada de teoria da música? Pois bem, veja só você!

Vários métodos de aprendizagem estão disponíveis para fazer aulas de piano online grátis, aula de teclado, cursos intensivos ou até aulas noturnas.

O método clássico

Ministrado em conservatórios e escolas de música, o método clássico consiste em aprender a teoria da música e a história do piano. Tudo com um programa muito bem definido, muitas vezes validado por universidades ou instituições musicais de renome.

Outros métodos de ensino

Mesclando exercícios teóricos e exercícios práticos, essas aulas, que têm base no ensino ativo, visam desenvolver rapidamente as habilidades do aluno para que ele domine o instrumento.

Os conteúdos abordados podem ser os mais variados:

  • O teclado, as notas e as teclas correspondentes.
  • Partituras simples e a clave de sol com só uma nota por vez.
  • A postura corporal: como posicionar as mãos, os dedos, os antebraços, os pés, as costas…
  • Altura do teclado: saber como se localizar no teclado e diferenciar teclas semelhantes.
  • Iniciação aos acordes: saber compor acordes, tocar várias notas ao mesmo tempo seguindo uma melodia, tudo por meio da leitura de partitura.
  • Introdução à história do piano: do piano acústico ao piano digital de hoje em dia.
  • Como usar os pedais do piano: conheça como e quando utilizar o pedal sustain, o pedal una corda e o pedal sostenuto.
  • Modificações na nota com aulas sobre acidentes (bemóis, sustenidos) e tipos de acidentes.

Um método baseado na inspiração

Ao contrário de todos os outros métodos de ensino do piano, esse é empregado com o objetivo de relaxar, desestressar, e tratar patologias, como ansiedade e depressão, tudo por meio de terapia musical ou pianoterapia.

O objetivo é que você expresse seus sentimentos através da música. As técnicas contribuem para que você consiga liberar o que tem no peito e se sinta bem com isso. Tudo sem ter que passar pela aprendizagem da teoria da música.

Este método consiste em três palavras:

  • Tocar,
  • Sentir
  • E tocar.

Esse método, tido como inovador, baseia-se na criatividade do aluno e convida-o a desenvolver suas próprias composições originais. Assim, com liberdade total e sem nenhuma restrição, o aluno pode dar asas à imaginação e soltar as mãos no teclado.

Não é indicado para estudantes que desejam se tornar verdadeiros profissionais da música clássica. Esse método é voltado principalmente àqueles abertos a todos os gêneros musicais.

Qual o melhor piano elétrico para tocar no palco?

Descubra os melhores modelos para tocar em shows. Podemos tocar bem o teclado sem ter qualquer noção de leitura musical?

Depois de uma boa quantidade de aulas de piano elétrico ou digital, depois que atingimos um nível razoável de prática, sempre vem a vontade de mostrar aos outros o que sabemos fazer, não é mesmo?

É nesta perspectiva, de representação cênica, de concertos ou de uma simples “jam” entre amigos músicos, que chegamos à questão de qual piano escolher.

Como sabemos, do mesmo jeito que com os pianos acústicos (como os pianos de cauda, por exemplo), há uma enorme variedade de pianos elétricos e digitais. Alguns têm uma qualidade de som muito boa para tocar em casa, mas são limitados se você quiser tocar em salas maiores, com mais acústica, sem contar o barulho do público, claro.

Além do som, um piano elétrico, para ser executado ao vivo, também deve ser prático, o que significa que ele precisa ser de fácil transporte e instalação, sem perder suas funcionalidades.

O piano Clavia Nord Stage 2 EX

Considerado o melhor teclado no momento para tocar no palco, o Nord Stage 2 EX é um produto da marca dos teclados vermelhos Clavia.

Este modelo inclui um banco de timbres de mais de 1 giga e que incorpora um modo uníssono e um arpegiador composto por:

  • 5 pianos de cauda.
  • 7 pianos verticais.
  • 11 pianos elétricos.
  • Um cravo.
  • Um clavinete.
  • Corus.
  • Cordas.
  • Instrumentos folcóricos.
  • Uma seção de órgãos.

Perfeito para suas aulas de piano! (Mas deixe para se informar sobre o preço depois de descobrir todas as funcionalidades, ok? Vai economizando seus reais!)

O futuro do ensino do piano elétrico

A era digital transformou todas as áreas do conhecimento: o esporte, a administração, o jornalismo… A educação, a comunicação e a música também não ficaram de fora dessa.

Não importa o local de suas aulas de piano – em escolas de música, conservatório ou mesmo com um professor de música particular -, o fato é que as novas tecnologias estarão sempre presentes nos seus estudos.

Tal como acontece com na educação em geral, a aprendizagem de música e de piano também existe em modo 2.0, o que para muitos representa o fim dos métodos mais tradicionais de ensino.

No entanto, há muitas vantagens conhecidas, tudo se você souber como bem utilizá-las. Essas novas tecnologias podem oferecer:

  • Mais interatividade: com a multiplicação de telas sensíveis ao toque, aplicativos de piano em smartphones ou tablets.
  • Mais análise: graças ao acúmulo de dados coletados pelos instrumentos conectados à internet.
  • Mais autonomia: isso permite desenvolver o método autodidata. Hoje é muito mais simples se tornar um músico de casa do que antes, graças aos milhares de métodos, formações e recursos online.
  • Mais imersão: com as novas tecnologias de inteligência artificial, realidade aumentada ou realidade virtual.

Para entender a extensão dessa evolução, vamos dar uma olhada em algumas inovações que reinventam o ensino da música e do piano elétrico.

SpeechiTouch

A Speechi, especialista na lousa gigante educativa interativa, fez da música o seu objetivo principal. Assim, graças ao seu recurso, que é uma espécie de caixa de ferramentas de músico, pode-se:

  • Aprender a leitura das notas musicais
  • Treinar seu ouvido musical.
  • Descobrir o teclado.

Além disso, com o instrumento físico da mesma marca, o One Smart Piano (uma espécie de piano inteligente), as aulas de piano tornam-se divertidas, interativas e lúdicas. É extremamente inovador no sentido de que podemos conectar este piano elétrico ao tablet ou ao smartphone e desfrutar de todos os recursos dos aplicativos existentes.

Teomirn: quando a realidade aumentada contribui para o ensino do piano elétrico

O que há de novo para pianistas elétricos no mercado? Você consegue imaginar o piano do futuro?

Ainda em fase de desenvolvimento, o projeto da Teomirn talvez transforme completamente o conceito de ensino de piano elétrico e digital como entendemos até agora…

Na verdade, o suficiente para fazer Beethoven, Mozart e Chopin virarem em seus túmulos!

Também é considerado inédito para os entusiastas de novas tecnologias, já que não existe até hoje nenhum projeto de ensino de música que integre a realidade aumentada em seu conceito.

Construído por uma equipe japonesa, este piano elétrico moderno e seu aplicativo oferecem duas modalidades baseadas em elementos 3D, sobrepostos à realidade:

  • Um modo “espectador”, no qual se aprende a tocar piano através da observação. Uma cena apresenta um pianista que reproduz uma música escolhida pelo usuário em que as teclas do teclado são destacadas por cores.
  • Um modo “dinâmico”, no qual um teclado virtual e um par de mãos são exibidos na tela. Graças a um sistema altamente tecnológico, é possível acompanhar com suas mãos para aperfeiçoar seu movimento de dedos e reproduzir as notas da obra escolhida.

É importante lembrar que a Teomirn é focada no ensino de instrumentos e em particular no piano. Mas não tem nenhuma intenção de contribuir para o ensino de toda a parte teórica da aprendizagem da música e do piano.

Esta característica, que poderia agradar os músicos iniciantes é, portanto, inexplorada, para o desgosto dos professores de música que precisam passar pela teoria da música em suas aulas.

Desde que seu vídeo foi primeiramente apresentado no YouTube (com uma pessoa tocando piano com um par de Hololens da Microsoft), este projeto cresceu consideravelmente e criou expectativa em muitos pianistas, iniciantes, adultos e crianças, fãs de música e de novas tecnologias.

Em busca de investidores e parceiros, a comercialização do projeto – realizado por Ayato Fujii – não está prevista para os próximos meses ou até anos… O que deixa os fãs de realidade virtual e os músicos experientes ainda mais impacientes!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar