Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Melhore suas habilidades no braço da guitarra

De Joseane, publicado dia 29/01/2019 Blog > Música > Violão > Aprenda violão para desenvolver sua criatividade

“Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros, e se divertir.” Mary Lou Cook

Estudos indicam que a música ajuda a estimular o lado criativo nos indivíduos. Precisamente, as músicas alegres têm a função de desenvolver a criatividade, enquanto as músicas mais calmas contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico.

De acordo com uma pesquisa conduzida por Simone Ritter, da Universidade Radboud Nijmegen – Países Baixos e Sam Ferguson, da Universidade de Tecnologia de Sidney – Austrália, a música influência ativamente na nossa capacidade de criar e de resolver problemas que envolvem lógica.

Não iremos aqui nos aprofundar nos estudos de Simone e Sam,  mas gostaríamos de afirmar que a criatividade é um diferencial que nos faz avançar, quando nos damos conta de como ela se manifesta, é possível usá-la a nosso favor.

Que tal, explorar seu lado criativo, aprendendo guitarra?

Como combinar técnica e criatividade na guitarra?

Ter aulas de música como guitarra ou outros instrumentos musicais também permitem desenvolver a criatividade, facilitando o entendimento de técnicas como ler partituras, tocar diferentes ritmos, aprender para que serve cada detalhe de um instrumento…

Praticar exercícios técnicos no seu dia a dia podem deixar você mais criativo.

O aprendizado de um instrumento musical envolve treinamento diário e bastante disciplina. E mesmo sabendo que a correria do dia a dia possa deixá-lo cansado, é interessante que você tenha alguns minutos disponíveis para praticar.  Acredite é melhor tocar um pouco a cada dia do que tocar apenas um dia por semana.

Praticando todos os dias, você vai adquirir agilidade nos dedos, conhecer as notas no braço da guitarra, memória motora, exercitar a mão esquerda e mão direita, treinar seus ouvidos. Assim, você vai conseguir tocar guitarra de maneira limpa, precisa e com um feeling impecável.

Como as aulas de guitarra pode deixar você mais criativo?

As aulas de guitarra começam com exercícios técnicos para aprender alguns acordes mais básicos e vai evoluindo para a execução sucessiva de notas de um acorde (arpejo), aprendizado da escala pentatônica entre outras coisas.

No geral, o curso de guitarra está organizado da seguinte maneira:

Conhecer a guitarra – aulas sobre os nomes que compõem as partes da guitarra e a representação através de cifras e tablatura das notas no braço da guitarra.

Aprender acordes – aulas de como ter mais agilidade na hora de mudar de um acorde para outro, assim como aprender os principais acordes – maior e menor.

Aprender a trabalhar a mão direita e esquerda – aulas de como treinar ritmos e levadas, utilizando adequadamente a mão direita ou esquerda.

Aprender a tocar Power Chords – Aula de como utilizar a técnica do Power Chords, o acorde mais poderoso do mundo.

Aprender os acordes com pestana – aulas de como tocas acordes em formato de pestana dentro de levadas e ritmos.
Aprender a dedilhar na guitarra – aulas de como tocar guitarra, dedilhando com a mão direita.

Aprender bases e solos – aulas de como tocar bases e solos, aprendendo a segurar a palheta de maneira mais eficiente.

No mais, aprender qualquer instrumento musical começa com exercícios que não exigem de você um conhecimento muito elaborado e vai evoluindo de acordo com o seu rendimento e empenho. Todas essas aulas podem ser usadas para desenvolver a sua criatividade.

É claro que vai depender do objetivo específico de cada um, se você deseja apenas aprender guitarra para se divertir, alguns solos darão conta da sua necessidade. Mas se o seu objetivo básico é progredir a um nível profissional, você deve levar seus estudos muito a sério, especialmente os exercícios que permitem desenvolver mais e mais a sua autonomia.

Após algumas aulas de guitarra, o próprio aluno sentirá a necessidade de desenvolver novos exercícios para continuar evoluindo sua técnica.  Se liga nas dicas que preparamos para você ser mais produtivo:

  • Respire
  • Tenha em mente o seu objetivo do dia e escolha os exercícios de acordo com ele
  • Não esqueça de posicionar adequadamente as suas mão
  • Treine todos os dias
  • Vá progredindo de acordo com o seu ritmo, não tente ser rápido logo de cara.
  • Ouça o seu corpo
  • Faça pausas, se precisar

Você pode encontrar vários exercícios e dicas de como aperfeiçoar sua técnica em vários sites e revistas.

Como aperfeiçoar sua técnica e desenvolver mais a criatividade?

Existe uma técnica denominada como cópia criativa que consiste em usar músicas famosas como inspiração para estimular sua inventividade.

Use a “técnica do vampiro” para ser criativo.

A técnica da cópia criativa também é muito conhecida como “técnica do vampiro”, uma vez que o estudante de guitarra “suga” o que tem de melhor na música de seu interesse, com a finalidade de produzir algo novo.

Como isso é feito?

O estudante escolhe uma música de seu interesse e tenta produzir algo novo utilizando como base a música escolhida, basta alterar as notas e manter o ritmo, transformar acordes menores em grandes ou até mesmo obter um novo resultado misturando as notas. Parece complicado, mas não é!

Após muitos treinamentos com  músicas famosas, você estará preparado para o último nível do vampirismo:

Você será sua própria inspiração!

Isso mesmo, o último desafio dessa técnica é se inspirar em sim mesmo. Sua cópia criativa será de um acorde que você já tenha modificado, você irá trabalhar nela para obter uma música nova.

Vale lembrar que não estamos aqui estimulando o plágio, a técnica da cópia criativa é apenas uma maneira de treinar a  sua criatividade. Com o tempo, a inspiração virá naturalmente!

Mas  se você deseja evoluir rapidamente na guitarra, assim como os mitos da guitarra Eric Clapton e Jimi Hendrix, você precisa ter aulas de guitarra.

Como ser o melhor nos solos de guitarra?

Geralmente, as pessoas tendem a desejar aprender guitarra após se encantarem por algum solo de guitarra de alguma banda famosa. Sabemos que é tentador reproduzir fielmente um solo de guitarra de um guitarrista que você tem em elevada estima.

Desenvolva seu próprio estilo a partir de notas de guitarristas famosos.

No entanto, é aconselhável que você progrida com uma base  sólida, use os solos para praticar seus exercícios, ganhar agilidade e  desenvolver seu estilo próprio.

Não se esqueça de que para construir a sua linha criativa, o melhor é desenvolver suas próprias habilidades ao invés de seguir fielmente todo o solo da música.

Trocar as notas do solo de um guitarrista famoso é uma atividade muito interessante para quem deseja adquirir um bom ouvido e musicalidade.

Está pronto para melhorar sua criatividade?

Dicas para desenvolver sua criatividade na guitarra

“A criatividade implica romper com padrões estabelecidos para olhar as coisas de outra forma”. Edward de Bono

Na música, para ser criativo não basta apenas compor uma música totalmente inovadora, ela precisa agradar. E se essa composição agrada a você mesmo, existe uma grande possibilidade de agradar outras pessoas também.

Professor de guitarra e violão Quer compor e emocionar? Seja criativo!

A melhor maneira de ser criativo musicalmente é tentar criar algo que te faz sentir bem. Não caia no erro de agradar determinado público e esquecer de você, do seu gosto. Lembre-se, agradar ao público é consequência é não um objetivo.

Como eu posso desenvolver minha criatividade?

Podemos afirmar que muitas vezes você pensou que não existia uma maneira fácil de desenvolver sua criatividade. Quantas vezes você tentou improvisar algo na guitarra e ficou decepcionado, porque não se sentiu criativo?

Teoricamente, ser criativo requer empenho, aqui vai algumas dicas para desenvolver sua criatividade na guitarra e no seu dia a dia:

  • Seja curioso: ser curioso e almejar está inserido em todas as formas de conhecimento. Como seu interesse está relacionado as artes, participe de eventos ligados a música, exposição de pinturas, shows, peças…
  • Conheça bem o seu universo: Tente aprender o máximo de coisas sobre o mundo da guitarra e da música em geral. É sempre bom dominar sua área de conhecimento.
  • Detecte o seu momento mais criativo : Nem todas as pessoas são produtivas no mesmo horário do dia. Esteja atento ao seu melhor momento criativo. Manhã? tarde? noite? Use esse momento para pegar seu instrumento musical e estudar.
  • Estude muito : a mente humana está em constante busca de significados para as novas experiências da vida.
  • Mantenha a mente aberta: Se precisar mude o seu ponto de vista. Para ser criativo é  preciso analisar as coisas com outras perspectivas.
  • Usar um pedal loop: O pedal loop é um dispositivo que tem a finalidade de armazenar determinado som da guitarra e emitir varias vezes no momento programado pelo guitarrista. Comprar esse pedal pode dar um impulso a sua criatividade, pois além de permitir armazenar o som, ele permite que você improvise e soe a guitarra como um profissional.
  • Use o método Scamper para potenciar sua criatividade: A finalidade desse método consiste em facilitar a procura de ideias e soluções para problemas determinados através de perguntas que contenham os verbos chaves: combinar, adaptar, substituir, modificar, propor, eliminar e reordenar. O Scamper é uma estratégia criativa que pode ser de grande valia para quem deseja aprender algo novo, mas está encontrando algumas dificuldades.

Está preparado para libertar sua criatividade com aulas particulares!?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar