Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Guia para quem quer ensinar o idioma da Rússia

De Camila, publicado dia 26/04/2019 Blog > Idiomas > Russo > Professor particular: como dar aulas de russo?

“O ensino deve ser assim: aquele que o recebe, recolhe-o como um presente inestimável, mas nunca como uma restrição dolorosa.”
Albert Einstein

O número de pessoas que procuram aprender russo não é tão grande quanto o das que procuram por inglês ou espanhol. No entanto, elas existem. Isso significa que um porcentagem da população brasileira, mesmo que pequena, está à procura de professores de língua russa!

Você domina a língua do país dos czares e pretende se lançar na aventura de se tornar um professor de curso de russo online e / ou presencial?

Embarcar na aventura do ensino de línguas não é necessariamente fácil.

Entre a escolha do seu estatuto, a procura por alunos e a preparação da aula de russo, o professor que se dedica ao ensino do idioma da Rússia pode rapidamente tornar-se sobrecarregado pelas suas novas funções enquanto profissional autônomo.

Para te ajudar a se tornar um professor particular bem sucedido, Superprof preparou um o guia para ajudar professores de língua russa a terem sucesso na hora de preparar, divulgar e dar um curso russo.

Dar aulas de língua russa: encontrar alunos através da internet

Apresentamos abaixo algumas plataformas online para professores de russo conseguirem encontrar estudantes motivados a se lançar na aventura do aprendizado do idioma falado na Rússia!

Ser um professor russo no Clube Eslavo

Você conhece perfeitamente a gramática de uma das línguas eslavas (e talvez várias ao mesmo tempo)?

Então que você é um daqueles que pode construir uma carreira enquanto professor cadastrado no Clube Eslavo!

Não importa em qual estado você more: para se tornar um tutor dessa rede de ensino que atende em todo o território brasileiro, basta enviar um currículopara os responsáveis desta plataforma.

Deixe ao seu anúncio de aula de russo no Preply

A plataforma Preply oferece aos professores de russo a oportunidade de publicar um anúncio sobre o tipo de aulas que eles pretendem oferecer.

1.003 professores russos espalhados em 185 países ao redor do mundo estão presentes no Preply.

Nessa plataforma é possível dar aulas em domicílio, caso o aluno more perto da casa do professor. Através do Preply, professores que dão aulas online também podem se inscrever e oferecer seus serviços.

Que tal criar um perfil de professor de língua russa em uma dessas plataformas? Existem várias plataformas na internet que podem te ajudar a impulsionar a procura pelas suas aulas de russo.

Ensine a língua russa através do iTalki

Trabalhar em uma classe real certamente tem sua própria longa lista de benefícios. Mas se você está pensando em trabalhar online, você deve definitivamente considerar a dar uma chance à plataforma iTalki.

Muitos professores, no começo, hesitam em trabalhar com o iTalki por causa da longa lista de professores já inscritos. Eles pensam que se já existem centenas de professores comunitários e profissionais que oferecem aulas de russo, a competição será muito alta.

No entanto, logo que eles se inscrevem, acabam percebendo que existem milhares de estudantes também inscrito no iTalki, dando chances reais de vários professores de russo conseguirem angariar uma boa quantidade de alunos.

Sendo assim, no fim das constas, acaba não sendo difícil preencher a agenda de aulas. Se você tem um perfil interessante, experiência de trabalho e uma informação detalhada sobre o que pode oferecer, alunos vão querer reservar sessões de aulas com você.

Encontre estudantes russos com o Shapp

E se você tivesse um aplicativo como plataforma para te colocar em contato com pessoas interessadas em aprender a falar russo? Se você gostou da ideia, então precisa conhecer o Shapp. Trata-se de um aplicativo que conecta professor e aluno de qualquer disciplina, incluindo línguas estrangeiras como o russo, é claro!

Educadores que dependiam apenas do boca a boca para encontrar alunos interessados em aprender russo têm uma ótima opção para fazer contato direto com seus futuros aprendizes.

Vale ressaltar que esse app foi desenvolvido pelos seus criadores com o intuito de difundir, compartilhar e democratizar o conhecimento no país.

Seja professor particular de russo através do Superprof

Nossa plataforma Superprof apresenta uma grande vantagem para os professores: ela é gratuita para os profissionais inscritos!

Como funciona o Superprof

O professor define suas taxas de acordo com:

  • Suas qualificações,
  • Sua experiência,
  • O nível de seus alunos,
  • Sua localização geográfica.

Eles podem oferecer uma primeira aula gratuita e elas podem se passar tanto na casa do aluno, na casa do professor, em sala de aula (para grupos, por exemplo) ou ainda serem ministradas à distância, através do Skype.

Como construir seu perfil e seu anúncio de aula

Para colocar todas as probabilidades a seu favor, é aconselhável preencher seu anúncio, adicionar uma foto e incentivar seus alunos a colocarem comentários quando tiverem aulas com você.

Como organizar uma aula de russo particular

Preparado para começar a organizar suas aulas do idioma da Rússia? Não se desespere: nós te ajudamos a ser um professor de russo organizado!

Sempre com o intuito de te auxiliar na sua carreira de professor, Superprof preparou algumas dicas para te ajudar a desenvolver uma boa aula de russo.

Preparar a primeira aula de russo com um aluno

Ser professor de russo não pode ser uma atividade improvisada. Tal atividade exige organização e disciplina. Para dar aulas desta língua, você precisa preparar cada curso de russo com antecedência.

Para que serve a primeira aula de russo?

A primeira aula serve para:

  • Vocês avaliarem uns aos outros e ver se existe uma boa química entre professor e aluno;
  • O tutor detalhar sua jornadae aprofundar os elementos apresentados em seu anúncio de aula;
  • Fazer perguntas ao aluno e deixar que ele tire suas dúvidas sobre o curso;
  • Dar detalhes ao aluno sobre sua formação educacional e profissional, bem como suas experiências.
  • E o mais importante: descrever o seu método de aprendizagem, ou seja, demonstrar como se passa uma aula típica com você.

Definir metas para cada curso de russo

Falar russo fluentemente não fará de você um bom professor. Saber improvisar é uma boa habilidade que todo professor deveria ter. No entanto, ela não garante que você seja consistente.

E para ser consistente e saber onde você está indo, você tem que se preparar.

O primeiro passo deve ser a definição do objetivo final. A primeira aula experimental existe para isso, como explicamos no tópico anterior.

Em cada aula, um mini-objetivo deve ser definido. Assim, o aluno será capaz de dizer se obteve sucesso ou não. Tenha o cuidado de adaptar os objetivos de acordo com cada aluno.

Preparar cada curso de russo com cuidado

Uma vez definido o objetivo do curso, é hora de se lançar na preparação do seu curso.

Para preparar cada curso, aqui está o procedimento a seguir:

  • Listar os objetivos intermediários a serem alcançados;
  • Sob cada objetivo, anotar as lições a serem apresentadas ao aluno;
  • Procurar por suportes de aprendizagem (áudio, imagens, textos, vídeos …);
  • Preparar exercícios para a prática;
  • Definir um cronograma com base em tudo isso. Você pode fornecê-lo ao seu aluno para mostrar o progresso alcançado ao longo do ano.

Alguns pontos importantes para organizar seu curso de russo

  • Antecipar as dúvidas dos alunos;
  • Ouvir o aluno;
  • Dar prioridade à conversação;
  • Saber contornar desvios de atenção;
  • Prestar atenção no tempo de aula;
  • Ter um material didático apropriado.

Como fixar o preço da aula de russo?

Cobrar muito caro ou muito barato pode acabar espantando alunos. Vários aspectos são determinantes na hora de estabelecer o valor da sua aula de língua russa.

Superprof também preparou algumas dicas para ajudá-lo a definir os preços dos cursos de russo enquanto professor particular do idioma.

Dar aulas de russo: determine seu nível para definir seu preço

É preciso, antes de mais nada, definir qual o seu grau de intimidade com a língua russa: Ela é o seu idioma materno? Ou você o aprendeu no ensino médio e / ou na universidade através do aprendizado do alfabeto cirílico, da gramática russa e da cultura russa?

Qual é o seu nível de russo?

Você deve conhecer seu nível em russo em relação ao CEFR (Common European Framework of Reference for Languages). Vale lembrar que:

  • nível A1 corresponde a um nível iniciante, introdutório ou de descoberta,
  • nível A2 é um nível básico de sobrevivência,
  • nível B1 é um nível intermediário,
  • nível B2 é um nível independente,
  • nível C1 é um nível avançado ou autônomo,
  • nível C2 está relacionado a um nível bilingue.

Se você possui um nível B2, então já pode começar a cogitar a ideia de ensinar a língua russa a principiantes.

Qual é a sua experiência?

Um professor experiente pode pedir um preço mais alto por hora. Mas se você é um estudante ou um professor de russo iniciante, isso não é necessariamente uma desvantagem: você encontrará estudantes procurando taxas mais acessíveis.

Qual é o preço dos seus concorrentes?

É melhor confiar nas taxas que já estão no mercado do que correr o risco de cobrar muito alto para o seu nível de capacitação e acabar espantando os futuros alunos, ou cobrar muito pouco e desvalorizar o seu trabalho.

Curso russo: levar em conta o perfil dos alunos

Os alunos podem ser de diferentes níveis, mas eles também podem ter pedidos particulares, tais como:

Sendo assim, o preço das aulas pode variar de acordo com o objetivo e os desejos de cada aluno.

Qual o preço de um curso de russo de acordo com a sua localização?

Aprender russo em São Paulo não custa o mesmo preço que aprender russo online via Skype, nem o mesmo que aulas particulares do idioma em uma cidade do interior.

Novamente, trata-se de olhar para os preços cobrados pela concorrência para ter uma ideia da taxa horária média em sua cidade.

Curso de russo online e presencial: a cada fórmula, uma tarifa

Não é porque você tem o título de professor particular de russo que você deve oferecer apenas sessões de ensino individuais.

Aulas em grupo não são necessariamente mais simples de se preparar e de se dar. Você tem que ser capaz de se adaptar a todos os perfis dos alunos de uma só vez.

Se você não quer ou não pode ir à casa do aluno, então é possível oferecer aulas de russo online, graças ao Skype. O preço geralmente será menor do que uma sessão de aula presencial, cara a cara.

Levar em conta os custos ao definir a tarifa da aula de russo

Lembre-se de levar em conta taxas de deslocamento (gasolina, estacionamento, ônibus, metrô, etc) e a compra de equipamentos em seus custos.

Se você escolher o status de autoempreendedor, saiba que as taxas que lhe serão cobradas poderão ser múltiplas. Elas também devem ser levadas em conta.

Cuidar da apresentação de seu perfil de professor de língua russa

Como professor independente, você também será obrigado a se comunicar. Para tal, a apresentação do seu anúncio nos sites que colocam aluno e professor em contato é determinante. Sendo assim, você precisa criar seu perfil com toda atenção e cuidado, assim como se dedicar para sempre mantê-la em dia.

Como encontrar alunos para aula de russo particular?

Para tal, você precisa saber divulgar suas aulas de russo. Alunos interessados em curso russo podem ser encontrados de várias maneiras!

Ficou curioso? Então confira nossos conselhos para conseguir seus primeiros clientes para as aulas de russo.

Curso russo: fazer contato para encontrar estudantes interessados

Nossa rede de conexões é formada por todas as pessoas que conhecemos.

Família

Agora que você decidiu ensinar russo, precisa falar sobre isso com todo mundo que encontrar! O primeiro passo é espalhar a novidade para toda a sua família. Quem sabe alguém dentre eles estava pensando exatamente em começar a fazer aulas de russo e acaba decidindo optar por ter você como professor após ficar sabendo da sua nova atividade?

Amigos

Depois da família, converse com todos os seus amigos. Não pense duas vezes antes de mencionar que você está ativamente procurando por alunos que queiram aprender gramática russa, alfabeto cirílico ou que precisem de ajuda com a língua para se preparar para uma viagem às várias cidades da Rússia.

Redes sociais

Sinta-se livre para usar o “boca a boca moderno” para encontrar estudantes russos, ou seja, as famosas redes sociais.

Além de postar uma mensagem no seu perfil indicando seu novo status como professor russo online ou presencial, você ainda pode usar grupos do Facebook para fazer essa divulgação.

Seus alunos

Se você já deu aulas particulares em domicílio, mesmo que não tenham sido de russo, então seus ex-alunos são sua melhor rede de conexões.

Aulas de russo: fazer divulgação no seu bairro

Independente de você morar em uma capital, uma cidade grande ou uma cidadezinha do interior, você sempre terá pessoas ao seu redor, sejam elas amigosvizinhos ou (ex) colegas.

No bairro

Existem várias maneiras de entrar em contato com sua vizinhança. Dentre elas, as mais eficazes são espalhar a notícia através do famoso “de boca em boca”ou através de anúncios na caixa de correio.

No comércio

Mesmo que o russo não seja sua primeira língua, você pode oferecer aulas individuais ou em grupo para alunos iniciantes ou intermediários.

Sendo assim, continue a divulgar seu trabalho pelo bairro, mas agora  passando também pelo comércio presente nas redondezas.

Curso russo: ir onde seus futuros alunos vão

Os estudantes que desejam aprender a língua russa podem ser encontrados em diversos lugares.

Para encontrar futuros alunos interessados em fazer aulas para aprender a língua da Rússia, não hesite em colocar seu anúncio (sempre de maneira resumida e direta) acompanhado de um cartão de visitas nos lugares onde eles possam frequentar.

Através da internet, encontrar  pessoas que queiram aprender russo

Criar anúncios virtuais em qualquer lugar na web é um excelente maneira de angariar alunos nos dias de hoje. Afinal de contas, quando as pessoas precisam de algo e não sabem onde encontrar, elas sempre fazem buscas na internet.

Superprof é uma dessas ferramentas presentes na web que facilitam e impulsionam a sua carreira de professor. Nossa plataforma permite que você disponibilize aulas particulares online ou presenciais para uma grande comunidade de alunos interessados em todo o tipo de aprendizado, inclusive do russo.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar