Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tudo para ser um bom iogue

De Carolina, publicado dia 28/11/2017 Blog > Esporte > Yoga > Como ir longe com a yoga

Reconhecida por seus benefícios, a yoga é uma disciplina ideal para aprender a relaxar e esvaziar a cabeça, o que às vezes é muito difícil! Nossos pensamentos nos seguem em todos os cantos, em todos os momentos, é quase onipresente!

Então, para facilitar esse momento de desligamento com o mundo exterior e muitas vezes interior, você pode fazer essa atividade tão benéfica!

Desde o início dos anos 80, a yoga gradualmente ganhou notoriedade graças aos seus muitos benefícios como a construção muscular, a redução do comportamento anômalo e uma melhor condição física em geral.

Com a era digital, as sessões de vídeo de yoga e outras aulas floresceram na internet, com 100% de aulas de yoga através explicando tudo online!

Se você é um viciado em redes sociais, você também pode encontrar os melhores especialistas em relaxamento, meditação e yoga dinâmica. Facebook, mas especialmente Instagram e Snapchat estão cheios de iogues do mundo inteiro, prontos para inspirar suas posturas, conselhos e progresso…

Relaxamento é bom para todos, comece já! Até os animais fazem alongamentos, por que não você?

O Superprof também apresenta você aos Instagramers que estão bombando no mundo da yoga.

Você conhece as formas inusitadas de praticar yoga? Se alguém te dissesse que algumas pessoas praticavam-a nua, você acreditaria?

Saiba que isso acontece sim!

Mas se você não é um adepto do naturismo, esse hábito está longe de ser praticado por todos. Por isso, você provavelmente prefere se vestir para as suas aulas de yoga, não é? Então, você terá que escolher uma roupa adequada!

Não há necessidade de pegar a sua sainha com frufru cor de rosa ou sua camisa de futebol dos anos 80 nas profundezas do seu guarda-roupa, isso não vai funcionar!

Superprof dá muitas dicas para construir o seu melhor guarda-roupa de yoga hatha ou vinyasa.

Enfim, vamos falar de tudo que você precisa para ser um grande iogue!

Como se vestir para a aula de yoga?

Algo confortável e flexível, são as duas características ideais para as roupas de yoga! Mas é claro que não é só isso…

Vamos lá às dicas preciosas para você fazer a atividade nas melhores condições possíveis!

Para realizar corretamente as várias asanas (posturas de yoga), é importante escolher um ajuste solto, facilitando a liberdade do movimento. Se a roupa não é bem escolhida, elas podem restringir a capacidade de se mover livremente.

E uma vez que você se esticará durante sua sessão de yoga, você não quer uma roupa para espremer você!

Aqui estão algumas regras a seguir ao escolher sua roupa para sua próxima aula de yoga:

  • Você vai fazer alguns alongamentos, às vezes pressionados. Priorize acima de tudo uma roupa CONFORTÁVEL. Evite roupas muito apertadas que interfiram tanto na respiração quanto na circulação.
  • Seja para a parte inferior ou superior do corpo, tenha cuidado para não usar bolsos de zíper para evitar lesões durante o movimento.
  • Favorecer vestuário de tecido técnico que absorva efetivamente a transpiração, como o poliéster. Se você realmente soa muito ou está acostumado a praticar yoga dinâmica, opte por um tecido de algodão que absorva bem a umidade.

Materiais necessários para fazer yoga

Yoga vinyasa, ashtanga yoga, hatha yoga, yoga dinâmica… Como se equipar para prática da yoga e ser um verdadeiro craque?

O traje apropriado é essencial para se sentir confortável e segurar o seu asana (posição da yoga), bem como um mínimo de material para garantir uma sessão de yoga com 100% de conforto, não é?

Faça exercícios para o corpo e mente Você também pode praticar a atividade em uma academia ou estúdio

Primeiro acessório necessário: o tapete ou a esteira, como quiser. Com esse acessório, você vai praticar suas posições, fazer os alongamentos e outros exercícios de respiração.

Também é um denominador comum para muitos cursos: pranayama, yoga pré-natal, para gestantes, bikram yoga, pilates, meditação yoga, hatha yoga…

4 fatores para escolher o tapete certo:

  • A espessura: lógico, quanto mais grossa ela for, mais o tapete fica confortável. MAS pode também tornar-se mais escorregadio e isso pode ser problemático, especialmente se você tende a suar muito.
  • Leve: você terá que levar seu tapete de sua casa para sua aula de yoga ou de sua casa, para o trabalho, para a yoga…
  • O material utilizado. Disciplina que harmoniza o corpo e a mente, a yoga está em sintonia com a economia solidária e justa e com a agricultura orgânica.
  • O preço é, naturalmente, um critério importante.

Há também blocos, almofadas, bancos especializados para a prática! Pergunte para o seu professor onde poderá encontrar os acessórios completos para suas aulas de yoga!

Qual música escutar para a fazer yoga?

Não há nenhum mal em ouvir música durante sua aula de yoga, pelo contrário!

Se você pratica em casa, você terá a vantagem de poder escolher a sua música procurando uma lista suave e relaxante na internet (Youtube, rádio-web…) ou mesmo compondo sua própria lista de reprodução!

Na yoga pré-natal ou exercícios de respiração simples, reconhece-se que o som, que é uma propagação de ondas mecânicas, melhora o fluxo de movimentos do corpo. Mas também há muitos outros benefícios…

Vamos citar alguns grupos e canções ideias para a prática da yoga:

  • Bonobo, The North Borders. Produtor, compositor e DJ na cena britânica, Bonobo evolui no famoso rótulo Ninja Tune,
  • Garth Stevenson, Flying. Originalmente do Brooklyn, esse contrabaixista e compositor de música de cinema foi criado nas montanhas do oeste do Canadá. As montanhas inspiraram seus álbuns, incluindo Flying, uma canção de 57 minutos em homenagem a uma viagem à Antártida que mudou a vida do artista. Todo um programa e, se você não relaxar com isso, não podemos fazer mais nada por você…
  • Stevin McNamara, Om Guitar. Esse músico sul-africano se descreve em seu site como especialista em violão, “dedicado à yoga, movimento, contemplação, meditação, coração, mente e alma!”

Quais são os aplicativos para fazer yoga?

Yoga.com

Aplicativo gratuito, esse estúdio virtual de yoga é um dos mais populares do mundo, com mais de 7.000.000 de fãs a ter baixado o aplicativo!

Faça atividades para a mente e corpo Não deixe de praticar o relaxamento mesmo em casa

No programa, mais de 289 posturas de yoga e exercícios de respiração, todos apresentados em vídeo HD.

Além disso: imagens musculares 3D para executar corretamente cada postura enquanto aprende mais sobre anatomia. Atenção: além de 4 programas, você terá que pagar R$5, aproximadamente, para desbloquear o resto.

Yoga – Track Yoga

Também grátis, esse aplicativo está reservado para falantes de inglês, uma vez que não existe (ainda?) uma versão em português.

As explicações das posturas de yoga são oferecidas em fotos e não em vídeos, que podem, no entanto, ajudá-lo a compreendê-las, mesmo se não for bilíngue.

Asana Rebel

Esse aplicativo apresenta treinos projetados por atletas e outros especialistas em yoga com programas personalizados adaptados ao seu nível de fitness.

Siga 10 professores de yoga nas redes sociais

Laura Kasperzak, da ginástica ao yoga stand up paddle

Laura é acompanhada por mais de 1,1 milhão de pessoas no Instagram (@laurasykora).

Essa professora de yoga (no Instagram e outras redes sociais), que começou primeiro em ginástica e na “cheerleading”, é agora um professor de yoga reconhecida e certificada. Ela ensina yoga com o marido, Edward, no nível 1 de Acrovinyasa (veja abaixo as explicações).

Laura também dá aulas de yoga em Stand Up Paddle, para os amantes do deslizamento e relaxamento!

Kerri Verna: yoga na praia

Essa norte-americana configurou seu site com o mesmo nome de seu apelido no Instagram @beachyogagirl.

A iogue gosta de dar aulas de yoga na praia, daí o nome dela! Ela também oferece aulas de pilates e treinamento esportivo.

Brian Miller: do boxe à meditação

Conhecido como @brianmilleryoga, Brian Miller é seguido por mais de 52.000 pessoas no Instagram.

Esse ex-boxeador que praticou o esporte por mais de 15 anos, descobriu a yoga por acaso e nunca deixou essa disciplina.

Kathryn Budig: pena e posturas

Além de ser uma professora internacional de yoga em alguns dos maiores festivais do mundo, Kathryn também é uma blogueira culinária e escreve para vários periódicos bem conhecidos, como Health Magazine, The Huffington Post e Yahoo Health como especialista em yoga.

Siga também no Instagram:

  • Taylor Harkness @tjhark
  • Carson Clay Calhoun @carsonclaycalhoun
  • Caitlin Turner @gypsetgoddess
  • Honza e Claudine Lafond @ogabeyond
  • Patrick Beach @patrickbeach
  • Rachel Brathen @yoga_girl
  • Kino MacGregor @Kinoyoga
  • Tara Stiles @tarastiles
  • Sandrine Bridoux @Frenchyogagirl

Melhores sites para fazer yoga

Há dois excelentes sites do Brasil que oferecem aulas de yoga gratuitas: o Práticas de Yoga, dedicado somente à atividades e o Exercícios em Casa, dedicado também a outros exercícios.

Ambos os sites apresentam os níveis (iniciante, intermediário e intermediário) e a duração para cada vídeo (20 minutos, 30 minutos, 45 minutos, 1 hora…).

Faça alongamentos e consiga fazer posições como esta Cabeça para baixo, pés para cima, tudo é possível com esta prática

Vamos falar detalhadamente sobre cada um desses sites.

Exercícios em Casa

Esse site é bem completo para quem quer fazer exercícios em casa, inclusive a yoga. Ele possui vários tipos de atividades físicas para entrar em forma, perder peso, ganhar massa muscular e também relaxar, tonificar o corpo, treinar o físico e a mente como a yoga e o pilates.

Além de coisas mais generalistas, a yoga do Exercício em Casa diz, por exemplo, que uma aula é boa para regular a tireoide, outra para limpar fígado, etc. Então, aqui você já vê as inúmeros benefícios dessa prática milenar.

Mas, nem tudo é perfeito… Eles disponibilizam vários vídeos gratuitos de yoga no site, mas, para ter acesso a todos, você tem que assinar o canal Namastê que custa aproximadamente R$29,90 por mês.

Práticas de Yoga

O site tem vários vídeos de aulas de yoga como: Trabalhando Todos os Principais Meridianos do Corpo, Aquecer, Descomprimir e Torcer, Introdução ao Vinyasa, com Suavidade e Integração, Pranayamas para purificar o corpo e revigorar a mente, Quadril forte e saudável, etc…

O objetivo do site é difundir a prática da yoga para as pessoas interessadas. Além de vídeos com as aulas, eles têm um blog com textos sobre a yoga e vários estúdios espalhados em todo o Brasil.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar