Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender o italiano?

De Carolina, publicado dia 22/10/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Estude o idioma de Dante

Com quase 30 milhões de brasileiros de origem italiana (cujo italiano não é necessariamente a língua materna), os ítalo-brasileiros podem dizer que possuem uma verdadeira história entre o Brasil e os italianos.

Simbolizado por grandes batalhas, pelas artes, cultura, uma imigração para o Brasil, uma parte dos Alpes, amada em todo o mundo!

Graças a todos esses pontos, os italianos e brasileiros hoje têm dois idiomas muito semelhantes. E se não quiser ir longe para aprender de maneira fácil na Itália, deve-se admitir que é possível aprender italiano rápido e sozinho!

O italiano online e por conta própria permite que você obtenha isso. Mas não só: lições de italiano gratuitas, jornais no idioma de Dante e outros filmes também podem ajudá-lo a entender a língua italiana.

Pegue o seu caderno! Aqui estão algumas soluções para motivá-lo na sua aprendizagem italiana!

Como aprender italiano sozinho?

Hoje em dia, entre trabalho, vida familiar e amigos, nem todo mundo tem tempo para se dedicar a um curso de idiomas. Nem sempre,  a condição financeira necessária permite também fazer aulas particulares ou em um curso de italiano

A solução é, portanto, tentar aprender o italiano por conta própria. Isso é possível?

Fale a língua italiana e vá para o país de Dante A Itália é o berço do Vaticano e tantas outras instituições importantes

Digamos que, no momento do digital, sim, claro! Vinte anos atrás, teríamos dito sim, mas teria sido muito mais difícil.

Os estudantes de italiano antigamente não tinham:

  • Todos esses sites para aprender italiano rapidamente online,
  • Esses cursos gratuitos de italiano disponibilizados através de vários aplicativos,
  • Esses cursos de língua italiana em vídeo no Youtube feitos por professores de italiano,
  • Esses filmes em italiano sem dublagem e sem legenda baixar,
  • Jornais online com matérias em italiano…

Graças aos nossos computadores, tablets e smartphones, é muito mais fácil estudar a língua italiana hoje. Além disso, para pequenos orçamentos. essas diferentes soluções podem até permitir que você aprenda o italiano gratuitamente.

Então, esses são os recursos a nossa disposição (vamos desenvolver mais sobre isso abaixo), e os seus? Quais são os meios que você se dá para aprender italiano?

Porque há muitos materiais educacionais e lúdicos disponíveis hoje para aprender italiano facilmente e sozinho, mas onde e como está a sua motivação?

Começar sozinho a aprender italiano, sem qualquer lição de língua italiana, literalmente falando, requer uma motivação em todos os momentos.

Desistir nos primeiros obstáculos não é concebível: suas aulas autodidatas não vão durar nem uma semana…

Do mesmo modo, qual é o seu prazer em assimilar um novo idioma? Você talvez saiba o que dizia Gandhi:

“Viva como se você fosse morrer amanhã. Aprenda como se fosse viver para sempre.”

Se a sua sede de aprender um idioma é muita, então você conseguirá falar italiano sem a ajuda de um professor particular de língua italiana. Por outro lado, se a vontade não arder em você ou se você se forçar para tal, é provável que esse desafio tenha duração curta…

Se você tem medo de não conseguir sozinho, por que não optar para estudar italiano na faculdade?

Como aprender italiano sozinho e online?

Site para aprender italiano grátis

Muitos recursos estão disponíveis na internet, sem sequer precisar de sair de casa para aprender italiano.

Atenção, isso não significa que seja mais fácil e que não será necessário se esforçar bastante!

Dire, fare, partire! da USP

Aprender italiano online às vezes pode reservar algumas surpresas desagradáveis, é verdade. Então você tem que encontrar um método eficaz e sério.

Coma e fale o idioma de Dante Macarrão é uma das grandes marcas da cultura italiana!

Precisamente, em termos de seriedade e eficiência, a Universidade de São Paulo – USP não tem concorrentes no Brasil, ou poucos!

A USP dispensa apresentações, não é? Ela é só uma das universidades mais conceituadas no país!

Por que, então, não aprender italiano sozinho e pela web? Se não quer sair de casa, você pode aprender italiano também pela USP pela internet!

Isso mesmo, o departamento de extensão da universidade e o Departamento de Letras criaram o curso Dire, fare, partire! e Dire, fare, arrivare! Inteiramente formulado para a internet, autodidata e de graça, o curso de italiano ainda tem uma grande qualidade!

Ele foi feito especialmente para brasileiros que querem aprender italiano. Ou seja, ele foi pensado exclusivamente para gente, reforçando os pontos em que temos mais dificuldade com a língua de Dante. Não é demais?

Como aprender italiano na universidade

Como já dizemos acima, para estudar italiano em nível superior, você é quase obrigado a gostar de línguas: gramática, fonética, etimologia, pronúncia, literatura, redação, interpretação de texto, etc e etc…

Só os grandes apaixonados pela língua conseguem estudar quatro anos todos os aspectos dela.

O segundo passo é passar no vestibular de uma faculdade de letras que tem habilitação em italiano.

Essa parte pode ser difícil para uns (mais que aprender italiano?), porque engloba outras matérias como matemática, física, química que muitos amantes da Letras não têm muita intimidade com elas, se é que você me entende…

Mas, uma outra novidade que é que o curso de Letras não é muito concorrido. Ou seja, você não precisa tirar uma nota muito alta em todas as matérias para conseguir entrar em um curso de Letras.

Às vezes, isso pode ser um lugar comum, visto que a concorrência sempre depende da universidade, se é pública ou particular, etc.

Mas, sem querer generalizar mas já generalizando, não é tão difícil passar no vestibular para letras.

Habilitação em italiano, onde e como estudar?

Como estudar língua italiana de forma eficaz?

Veja aqui alguns exemplos de universidades federais e estaduais que têm habilitação em italiano no curso de Letras:

  • Universidade Federal de Santa Catarina
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Universidade de São Paulo
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Universidade Federal Fluminense
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Universidade Federal de Minas Gerais
  • Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Universidade Federal do Espírito Santo
  • Universidade Federal do Ceará
  • Universidade Federal da Bahia

Como aprender italiano rápido?

Afinal, o que poderia ser mais gratificante que assimilar os fundamentos de uma língua estrangeira em poucas semanas?

Aprenda italiano e conheça Capri É difícil encontrar tantas belas paisagens quanto no país de Dante

Mas para chegar a tal resultado, é preciso se organizar um pouco.

Na nossa opinião, o objetivo de aprender a língua italiana rapidamente é como se fosse qualquer outro, por exemplo, recuperar a forma física.

Por quê? Simplesmente porque é necessário estabelecer um cronograma e cumpri-lo estritamente. Ao fazer cursos de italiano em São Paulo ou em outro lugar, você terá que confiar nesse método e adotá-lo escrupulosamente.

Para alcançar o resultado esperado, será necessário que você organize sua vida para tal. Comece reservando algumas dezenas de minutos por dia para estudar italiano. E nunca desista disso.

Finalmente, enfrentar esse desafio linguístico é também equipar-se com o equipamento necessário! Seja ele tecnológico (smartphone, tablet, PC) e / ou tradicional: caderno, livro, material didático, folhas, canetas, fichas… Você não pode se dar ao luxo de deixar tudo bagunçado e não organizar suas anotações.

Como começar a aprender italiano?

Confie nas semelhanças entre português e italiano

Primeira regra para ter em mente quando você quer aprender o italiano a partir do zero: entenda que não começamos realmente do zero!

As duas línguas, às vezes, parecem tão semelhantes que é difícil conceber que um aprendiz de língua italiana de origem brasileira realmente inicie seu aprendizado do zero. O italiano é a língua, depois do espanhol, mais próxima do português! Mais que o inglês e outras línguas de origens diferentes.

Isso porque o italiano e o português têm a mesma origem latina que o francês, o romeno, etc.

Por isso, há muitas palavras do idioma italiano parecidas ou idênticas à língua portuguesa.

É fácil aprender italiano, então?

Então, você pode dizer que, se você já aprendeu inglês, espanhol e talvez mais outra língua, geralmente terá menos problemas com o italiano. O vocabulário é muitas vezes mais que semelhante, bem como as construções de sentenças.

Faça aulas particulares de italiano

Vamos passar às soluções concretas para estudar a língua italiana começando totalmente do zero.

Na nossa opinião, há uma solução muito eficaz, talvez a mais eficaz de todas:uma imersão total na Itália (vamos nos permitir!). Mesmo assim, para não chegar no país em forma de botas completamente despreparado, seria sábio fazer algumas aulas particulares de italiano! O mais ousados também passaram por esse caminho antes, pode ter certeza!

O italiano é uma língua fácil de aprender?

A língua italiana é muito próxima da língua portuguesa, como acabamos de dizer. Só para dar um exemplo, como a gente diz casa em italiano? “Casa”. Há uma lista enorme de palavras idênticas ou parecidas em ambas as línguas! Isso se deve à origem latina e também graças a grande influência do italiano na cultura brasileira!

Por isso, mesmo do outro lado do oceano, podemos dizer que o Brasil é próximo da Itália sim!

Esse fato também possibilita que o italiano possa ser uma boa língua para a vida profissional e pessoal! Com tanta proximidade, os negócios entre Itália e Brasil também são muito dinâmicos!

Escolher aprender italiano facilmente pode ser uma escolha de futuro real! Para você que está na faculdade e quer aprender italiano, no ensino médio ou até mais cedo (quanto mais jovem melhor para aprender uma língua rápido).

Você não acredita nisso?

Isso é compreensível, já que a Itália também passou por uma difícil crise econômica.

Fale o idioma de Dante na cozinha! Os ingredientes para falar a língua italiana estão todos aqui!

Como o Brasil  e muitos outros países no mundo, a taxa de desemprego continua alta. Mas além disso, você sabia que o país de Matteo Renzi (primeiro-ministro italiano) é um grande parceiro econômico do Brasil?

Mas, o que vai definir o sucesso de sua missão, é simplesmente a sua motivação e dedicação! Não adianta querer aprender a língua se não estudar diariamente, pelo menos alguns minutos do dia, certo?

Nem estudar virando as páginas, sendo forçado a continuar o aprendizado, ok? Por isso, a motivação é um dos fatores chaves para se aprender italiano fácil e rápido!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar