Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda a escrita russa

De Carolina, publicado dia 08/01/2019 Blog > Idiomas > Russo > Como aprender o alfabeto russo para escrever?

Mesmo no contexto de um aprendizado acelerado como “aprenda o russo fácil”, é indispensável conhecer os caracteres cirílicos peculiares à língua russa.

O uso do alfabeto cirílico russo é mais que necessário do ponto de vista linguístico profissional. Além, claro, do desejo cultural ou intelectual de descobrir obras-primas russas escritas.

A descoberta do espírito e dos rudimentos precedem logicamente o uso mais ativo: a comunicação escrita, seja informatizada ou tradicional – no papel.

Vamos ver juntos as diferentes facetas desse sistema grafológico à imagem da língua que ele pretende traduzir: extremamente rica!

A composição do alfabeto russo moderno

Visto do Brasil, um sistema cirílico é como se fosse um outro completamente diferente. No entanto, entre os diferentes países do oriente eslavo, os alfabetos variam ligeiramente de acordo com os particularismos lexicais de cada nação.

O alfabeto russo, ao contrário das crenças populares firmemente ancoradas, tem sua vida própria.

Ele deve sua disposição atual a uma história de vários séculos. Esse é o caso também de toda a linguagem humana: uma língua viva só pode evoluir com o tempo, nunca estando rígida. Os intelectuais como os da Academia Brasileira de Letras, por exemplo, tem também o trabalho de oficializar essas mudanças que vem com o tempo.

Hoje, o moderno alfabeto russo tem 33 letras de A a Я. Já o alfabeto latino tem 26.

Viaje na língua russa! Não desanime na primeira dificuldade do idioma da Rússia

Observe que, do ponto de vista do computador, essa diferença de uma dúzia de caracteres não resulta em uma adição de teclas adicionais aos teclados. Saiba como instalar o alfabeto russo em seu computador!

Não se assuste com as formas das letras cirílicas! Elas têm uma proposição lógica como a sintaxe, o vocabulário e a gramática de qualquer língua estrangeira.

Portanto, saiba como memorizar o alfabeto russo moderno.

Como a maioria das línguas contemporâneas, o russo associa as consoantes com várias vogais.

As cinco vogais – е, ё, и, ю e я – servem para palatalizar a consoante que as precede. Ao contrário de outros idiomas eslavos, o russo atual conservou a vogal intermediária ы.

Esta última vogal, às vezes, é listada após as vogais “duras” que são a, э, oe у.

É graças a isso que leitores e autores podem fazer uma distinção entre consoantes “suaves” e aquelas que não são palatalizadas, portanto difíceis. É um sistema de escrita amplamente silábico, um pouco como o húngaro, que pertence a outra família de línguas.

Algumas consoantes já são determinadas por elas mesmas: veja consoantes duras em ш, š, ж, ž, ц e c; bem como consoantes suaves em щ, ŝ, ч č.

Ao contrário de um idioma como o inglês, o russo tem a vantagem de não reservar quase nenhuma surpresa. Você pode ver isso no curso de russo online. As palavras são escritas como são pronunciadas e vice-versa.

Então, vale a pena arregaçar as mangas para progredir rapidamente de uma só vez! Veja as nossas dicas para aprender o alfabeto cirílico.

As únicas exceções dizem respeito ao desvio das consoantes finais ou de certas associações de consoantes. Essa ginástica não é excessivamente difícil de assimilar.

As mais complicadas são as vogais chamadas “ambíguas”. Nelas, o acento tônico não é ortografado. Por isso, devemos saber onde está o acento nas palavras de mais de duas sílabas. Dessa forma, é possível interpretar com precisão o sentido das vogais.

A história do método cirílico

Ter 33 letras para aprender pode parecer um pouco árduo. É difícil escrever o alfabeto russo para um brasileiro? Depende, mas sabemos que você terá que se dedicar muito para aprendê-lo.

 
Letra cirílica Pronúncia
A A
E Ye
3 Ze
K K
M M
O O
T T
Б B
Г Gue
Д D
У U
Ф F
П P
С S
Р R
Л L
И I
Й Ye
Ц Tse
Ч Tche
Н N
Ш Sha
Щ Shcha
Х Kha
Ы  Y
Ж Je
В V
Э He
Ю Yu
Я Ya
Ё Yo
ъ Signo não vocalizado
ь Signo não vocalizado

Vamos ver o lado positivo das coisas: o russo arcaico – tendo o velho eslavo como seu ancestral – empregava outras letras. Quatro delas foram eliminadas em 1918 (І, Ѳ, Ѣ e Ѵ). Outras oito letras caíram em desuso ao longo do século XVIII: Ѕ, Ѯ, Ѱ, Ѡ, Ѫ, Ѧ, Ѭ e Ѩ.

Como falar o idioma da Rússia? O aprendizado da língua russa pode parecer complicado no início

O propósito das eliminações foi simplificar a língua, limitando essas letras a um registro fonético. A desvantagem, às vezes, é a perda de alguns traços etimológicos como se pode aprender no curso de russo.

Portanto, o alfabeto russo passou por sucessivas reformas de simplificação que produziram o nascimento do russo a partir do eslavo e do velho eslavo.

A Igreja medieval da Ucrânia teve um papel importante nessa história. Ela e os russos reuniram um grande número de estudiosos, escribas, escritores, pensadores, filósofos e tradutores.

Isso explica o florescimento de vários alfabetos cirílicos (sérvio, por exemplo) de uma fonte medieval comum: o alfabeto composto do grego pelos dois santos monges e irmãos Cirilo e Metódio.

No final do século IX, a escrita ainda não tinha sido verdadeiramente inventada. Portanto, Cirilo e Metódio criaram na Bulgária  um sistema bicameral de escrita (composto por letras minúsculas e maiúsculas) de 30 caracteres. A língua formada por esses caracteres se tornaria a oficial dessas terras bárbaras e pagãs (do ponto de vista bizantino, pelo menos).

Em outras palavras, o mundo eslavo passou da pré-história para a história, ao mesmo tempo em que se cristianizou e se abriu às influências do produto oriental do desaparecido Império Romano.

Esse primeiro alfabeto tornou-se, assim, o do “velho eslavo”. Os primeiros missionários cristãos traduziram obras nessa língua para as populações locais.

Quão longe chegamos, quando vemos agora o panteão da literatura russa! Suas grandes obras são conhecidas em todo o mundo: Dostoiévski, Gogol, Pushkin, Tchekhov, Tolstói…

Saiba tudo para escrever em russo!

Por que aprender o alfabeto cirílico?

Hoje, os derivativos do cirílico original são usados ​​no – além dos dialetos já mencionadas – bielorrusso, macedônio, montenegrino, ruteniano, cazaquistanês, usbequistanês, tatar, quirguistanês, tchuvache,  na língua dos basquires, komi, mari, mongol, buryat, kalmuk, curdo, osseta, tajique, romeno, transnístria e dunganes.

Basta dizer que o sistema cirílico se adaptou a mais de sete famílias de línguas diferentes: do grupo eslava ao grupo sino-tibetana, através das subfamílias turcas, Urais, da Mongólia, iraniana e romana)!

Conhecer um desses alfabetos cirílicos é a melhor maneira de ler e controlar facilmente os outros.

Faça aulas particulares da língua russa Um país rico com certeza tem uma língua rica. Aprenda russo!

Imagine se as bonecas russas tivessem tantos componentes quanto o moderno alfabeto cirílico?

Além dos estudos (que já é uma excelente razão), não há muitos motivos para começar a escrever o bom alfabeto russo no século XXI. Então, por que e onde comprar um teclado russo?

Os acentos e anotações lexicais possibilitam uma melhor leitura e compreensão dos elementos de um texto russo em sua versão original.

Porém, na época da União Soviética (URSS), vários intelectuais do século XX estudaram o russo por causa das suas convicções políticas. Com a separação da URSS em 1992, a Rússia, aos poucos, se fortaleceu no bloco capitalista se tornando uma potência econômica internacional.

Como resultado, estar confortável com o alfabeto cirílico é uma maneira de criar um futuro brilhante para os negócios, já que as relações com a Rússia – tanto públicas quanto privadas – estão aumentando.

Porém, no aspecto político, o atual presidente Vladimir Putin é bem controverso com suas medidas no país e no mundo. Há 6 anos no governo, ele criou várias tensões com a União Europeia, China, Coréia do Norte. Além de interferir diretamente na crise da Geórgia, guerra na Síria… Sem contar com a sua forma autoritária de governar o país.

Independente disso, o russo é uma língua que conta e muito importante no cenário econômico!

Os países da região de língua russa são potenciais regiões de acolhimento para os expatriados e, talvez em breve, para os estudantes. A Bulgária entrou na União Europeia, o alfabeto cirílico tornou-se logicamente o terceiro alfabeto que abre as portas do programa Erasmus para os europeus.

Como aprender a caligrafia russa

A assimilação do alfabeto russo é um dos primeiros passos no estudo da língua russa.

Alguns professores preferem começar com o aprendizado oral. Isso pode valer a pena para formações aceleradas e para quem quer apenas se comunicar oralmente. Porém, é difícil se restringir apenas à comunicação oral. Pense nas várias situações em que devemos escrever algo: seja um email, um SMS, uma mensagem de Whatsapp… Até para um turista ler um cardápio ou entender os sinais de trânsito ou publicidade… Por essas e outras razões, é quase imperativo ter que aprender o alfabeto russo.

Visite e aprenda o russo A Rússia é um país cheio de atrações. Por que não saber o seu idioma?

Para entrar na lógica de uma língua estrangeira eslava, nada melhor que entrar de cabeça em seu alfabeto!

Aqui, os métodos de aprendizagem são múltiplos: para começar, eles podem ser interativos e digitais.

Novas tecnologias oferecem muitas oportunidades para aprender a escrever em cirílico sem muitas dificuldades. Por isso, comunique-se em russo. Escrever em cirílico é possível onde quer que você esteja no planeta.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar