Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Primeiros passos para aprender a dançar

De Fernando, publicado dia 13/09/2018 Blog > Artes e Lazer > Dança > Como é uma aula de dança?

Uma grande dúvida de quem quer começar a aprender a dançar é compreender como funciona uma aula de dança e aquela pergunta “será que é pra mim?”. Os iniciantes podem parecer apavorados e com receio de não conseguir alcançar os mais avançados.

Salsa cubana, aulas de balé, valsa vienense, aulas de rock, dança hip hop, vogue, aula de zumba, paso doble, alongamento, aulas de dança do ventre, aulas de zouk, todas as danças podem ter aulas do seu nível para aprender.

Para ajudá-lo a mergulhar ainda mais nesse desejo, aqui está como serão as suas aulas de dança .

Seu professor de dança pode instruir seus movimentos As técnicas de dança precisam de preparação

Conheça o professor de dança

A primeira aula de dança pode ser estressante para quem nunca praticou dança antes. Dança clássica, dança de salão, break, cada disciplina é diferente e o andamento da sessão é bem diferente.

No entanto, a primeira lição é muitas vezes semelhante não importa a praticada dança (pode ser salsa, tango, zumba, hip hop, pole dance, tcha tcha tcha, mambo, capoeira, dança celta, etc.).

Aprender a dança é feito de diferentes maneiras, variando entre a duração das aulas e cursos, nível iniciante, avançado, se é uma aula de introdução à dança, o padrão da escola de dança, como é a estrutura do estúdio de dança, etc.

Em qualquer caso, os alunos geralmente chegam de 5 a 10 minutos antes do início do curso, para evitar atrasos. Para a primeira aula, essa pode ser uma oportunidade de conhecer outros alunos para tranquilizá-lo um pouco e começar a criar alguns pontos de referência.

Ouça a professora de dança!

Uma vez iniciada a sessão de dança, o professor começa apresentando-se. Ele vai explicar sua experiência, mas também, e acima de tudo, o que ele pretende trazer para você durante as próximas aulas de dança.

O professor de dança também usa esse tempo para interagir com seus alunos , a fim de conhecer as expectativas de todos. Você pode vir e dançar por diversão, desestressar depois do trabalho, se preparar para a dança do seu casamento, ter um momento de aprendizado ou praticar um bom hobby.

Aproveite esta oportunidade para discutir com o professor o que você espera das aulas de dança e fazer todas as suas perguntas.

Se você tiver aulas o ano todo, a professora de dança oferecerá um programa com todas as datas importantes, como festivais de dança, feriados, cursos de férias. Mas também definirá com você as principais habilidades para adquirir, como um nível para um certificado ou dançar para aprender algo específico.

Merengue, sapateado, swing, rock, forró, country, a primeira aula de dança é feita sem problemas e  podemos começar a dançar em qualquer idade!

O aquecimento: primeira etapa da aula de dança

A dança, embora seja uma disciplina artística, é acima de tudo um esporte. Então você tem que aprender a preparar seu corpo antes de esticá-lo em todas as direções com ritmo e criatividade.

O aquecimento é o primeiro passo do curso.

bailarinos costumam ter boa flexibilidade O alongamento é uma etapa importante na preparação para dançar

Prepare as articulações

A prática da dança requer alongar várias partes do corpo. Por exemplo, na dança clássica, será necessário trabalhar a coluna e os joelhos, na dança break, é necessário preparar os pulsos. Cada dança tem sua particularidade.

É importante trabalhar todo o corpo e principalmente as articulações. Eles são extremamente envolvidos na dança, uma vez que servem de apoio em vários passos ou posições de dança.

Para uma primeira aula de dança, o professor ensina seus alunos a preparar suas articulações pouco a pouco. Este passo leva mais tempo do que uma aula normal, porque se trata de ensinar as ações corretas para evitar lesões .

Aquecer os músculos

Para evitar problemas físicos, trabalhar os músculos é tão importante quanto os exercícios para as articulações.

O aquecimento é essencial para funcionar bem!

Vários exercícios podem esticar os músculos das pernas, braços e todo o corpo. Pode ser subindo alguns degraus, esticando bem os membros, exercícios simples para começar a aquecer. Isso permite que os músculos não sejam pressionados enquanto ainda estão frios.

Essa etapa leva cerca de 5 minutos em cada sessão.

O aquecimento, além de preparar o corpo para a atividade física, possibilita o preparo psicológico para a prática da dança , eliminando todos os pensamentos do dia e as pequenas preocupações. Isso permite que você relaxe para atacar a sessão.

O professor de dança pode usar exercícios como a barra, o solo, alguns elementos de pilates ou outros que tratam essa flexibilidade e equilíbrio.

Não hesite em pedir ajuda ao professor de dança se tiver algumas dificuldades . O aquecimento se torna um hábito ao longo do tempo, mas pode parecer difícil durante as primeiras sessões.

E lembre-se: a dança é benéfica para o seu corpo!

Vista-se corretamente para sua classe Você precisa se preparar corretamente para suas aulas

Primeira aula de dança: descubra a disciplina

A primeira aula de dança é crucial para quem está começando na disciplina. Permite descobrir a dança e sua prática.

No entanto, a dança é uma prática que pode ser descoberta diariamente. Não há necessidade de aulas de dança para dançar salsa em um bar ou para seguir algumas coreografias de frevo. Mas descobrir a dança também é um exercício para quem está descobrindo todas as técnicas .

Podemos muito bem saber dançar sem fazer os passos certos. As aulas de dança podem então ser o meio para se aperfeiçoar.

A primeira aula é também uma oportunidade para descobrir como uma aula de dança é realizada e se a sensação de proximidade acontece com o professor. É por isso que muitos dos professores do Superprof oferecem a primeira hora de aula gratuita, como uma aula experimental de dança. Isso permite ter certeza de seu compromisso e evita que você pare logo depois da primeira hora.

Durante a primeira sessão de dança, o professor começa devagar ensinando aos alunos os passos básicos. Os alunos devem primeiro gerenciar esses passos, depois o ritmo da música.

A coordenação está sendo trabalhada gradualmente, mas é um dos primeiros pontos ensinados nas aulas de dança. E a dança também ajuda muito na memória e até a evitar o envelhecimento.

O programa dependerá da duração do curso. No caso em que a aula de dança dura duas horas, os alunos praticam os primeiros passos básicos aprendendo um início de coreografia.

A sessão termina com alongamento.

Alongando para terminar o curso

Para completar uma boa aula de dança, seja em casa, aulas particulares, aulas escolares, aulas em grupo ou com um professor particular, a sessão termina sempre com uma sessão de alongamento.

O alongamento permite que os dançarinos aprendizes terminem o percurso sem problemas. Os músculos são então trabalhados para evitar muitas dores no dia seguinte. Porque uma sessão de esporte não pode parar de maneira súbita, é preciso também “esfriar” o cropo. É imperativo esticar as diferentes partes do corpo trabalhadas na aula quando ela acaba.

O professor às vezes coloca música calma para relaxar todos os alunos e deixar o curso da sessão mais sereno.

Este estágio de alongamento dura entre 5 e 10 minutos . Para uma primeira aula de dança, o professor terá tempo para explicar aos alunos como se esticar bem, como para o aquecimento.

Não se esqueça de beber água no final do curso para hidratar adequadamente o corpo e evitar dores no corpo.

Aprender a dançar requer algum esforço. Se você está em uma escola de dança ou tem um professor particular de dança, o alongamento não deixa de ser essencial.

E isso, seja qual for o seu estilo de dança: pode ser forró, dança oriental, dança africana, dança contemporânea, kizomba, valsa, dança moderna, rumba, flamenco…

Dê seus primeiros passos e vá dançar!

como se vestir para uma aula de hip hop? Experimente diferentes possibilidades de roupas para dançar

Prepare-se para uma primeira aula de dança

Quando você vai para a sua primeira aula de dança, às vezes é difícil saber como se vestir e o que vestir. Alguns alunos contatam seus professores para obter essas informações, mas se você não tiver a oportunidade, aqui estão algumas dicas.

Escolha sua roupa

Qual roupa escolher e quando devo mudar? Essas são perguntas que podem parecer existenciais quando você começa as aulas de dança.

É bom saber que a dança em geral requer muitos movimentos. Você tem que ser flexível e confortável em suas roupas. Não há necessidade de dizer que os jeans devem ser banidos!

A roupa deve ser adaptada a cada estilo de dança. Você pode optar por leggings em muitos deles. Este tipo de calças pode ser menos incômodo e você pode usá-los por baixo de roupas mais soltas antes de ir para a aula.

Alguns dançarinos usam as calças de harém ou pantalonas.Às vezes pode ser complicado, mas é tudo sobre experiência pessoal, então teste!

Você pode usar um top simples ou collant com um casaco leve para proteger das temperaturas mais baixas ou para chegar na aula, essa é uma roupa muito usada na dança clássica.

Para evitar perder tempo ao chegar no local, você pode se preparar em sua casa ou no trabalho. Mas se isso não for possível, você ainda pode desfrutar do vestiário da sua academia ou estúdio de dança.

O material de dança é essencial.

Prepare sua bolsa

A dança não é um hobby que requer muitos adereços. Traga uma sacola com uma garrafa de água para mantê-lo hidratado e uma muda de roupa caso queira mudar depois da aula.

E lembre-se de roupas leves e acessórios essenciais para sua aula de dança, como prendedores de cabelo, roupas confortáveis e muita disposição!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar