Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Seja aprovado no vestibular de espanhol com um professor particular

De Marcia, publicado dia 21/02/2019 Blog > Idiomas > Espanhol > O ensino particular do espanhol e seus resultados

Com a aproximação do final do Ensino Médio, é normal que o estudante se sinta, de certa forma até pressionado, a obter uma boa nota nas provas oficiais, seja na conclusão do curso, no ENEM ou nos vestibulares. O espanhol, muitas vezes, por nem sempre fazer parte oficialmente da grade curricular das escolas, acaba, de certa forma, sendo negligenciado.

Entretanto, trata-se de um aspecto que não deveria ser visto dessa forma, visto que a prova de espanhol do ENEM (e de alguns vestibulares) pode se tornar decisiva na sua aprovação.

Se você nunca estudou espanhol na vida, está na hora de começar a mudar isso. É claro que a vivência do espanhol nos anos anteriores faria toda a diferença neste momento, mas não se desespere! Ainda há tempo para garantir uma boa média na prova de espanhol (ainda que este seja o seu último ano do Ensino Médio).

Mas, afinal, como “correr atrás do prejuízo agora”? Simples: faça revisões, estude muito e faça bons cursos de espanhol online ou contrate um professor particular para ajudá-lo.

Por que ter aulas particulares de espanhol?

Antes de fazer uma prova importante de espanhol, alguns alunos podem precisar de reforço e acompanhamento personalizado para revisar o conteúdo programático.

Alunos são diferentes Nas aulas particulares, suas características pessoais serão levadas em conta. Não se trata de uma padronização como ocorre na escola.

Essa necessidade pode representar simplesmente uma maneira de fazê-lo sentir-se mais confiante, especialmente para os estudantes que encontram alguma dificuldade em idiomas, já que nem sempre é possível fazer esse trabalho mais direcionado na escola convencional. Sessões de estudos mais intensivas e personalizadas podem ajudá-los a se tranquilizar e reduzir seu nível de estresse para obter a nota necessária para o seu futuro na universidade.

Outros estudantes precisam claramente de apoio. Ao longo do ano, eles são acompanhados por professores e colegas e, poucas semanas antes da prova, se sentem deixados sozinhos, sem saber por onde começar e como trabalhar o conteúdo. Eles têm dificuldades em manter-se motivados e sabemos o quanto isso complica ainda mais sua situação. Pode acreditar: quanto mais motivado, maiores as chances de obter bons resultados nas provas.

As aulas particulares seriam uma boa maneira de fazer revisões efetivas. Muito mais que na escola, trata-se de uma forma de “forçar” o aluno a estudar, já que o professor estará lá, voltado inteiramente a ele, cobrando sempre dedicação e resultados.

O candidato também pode ter algum problema de organização e metodologia para estudos. Tentar enquadrá-lo em um grupo seria, de fato, ineficaz. As aulas particulares vão, de certa forma, ajudá-lo a encontrar o melhor método para seus estudos e, dessa forma, preparar-se para o dia do temido exame.

Finalmente, dependendo do vestibular escolhido, pode ser que o teste de espanhol ocorra em duas etapas: oral e escrita. Um aluno pode ter maiores dificuldades em falar ou escrever e as aulas particulares estão lá para trabalhar e corrigir as deficiências, sejam elas em termos de pronúncia, vocabulário, gramática, frases ou até mesmo coesão das ideias.

Faça um programa personalizado de revisões

Primeiramente, converse com o seu professor de maneira informal para entender qual será a metodologia empregada nas aulas, e também para falar sobre suas necessidades, suas dificuldades, seus pontos fracos e seus pontos fortes. O professor de espanhol será capaz de orientar melhor as revisões dos candidatos que recorreram a ele.

O candidato deve garantir que seu material de estudo esteja organizado, para não perder tempo. Trazer suas lições e seu dever de casa anterior para a aula de espanhol pode ser uma boa maneira de ilustrar seus pontos fortes e fracos para que o professor saiba orientá-lo da melhor maneira.

Os bons professores particulares, diferente dos que lecionam para o ensino médio, devem adaptar-se às necessidades de seus alunos individualmente. Eles não devem se contentar em seguir um programa pré-estabelecido, sem considerar as necessidades do aluno. É possível retomar noções básicas se for necessário e, assim, aclarar os conhecimentos. O ponto chave é preparar o aluno para superar suas dificuldades e obter um bom desempenho nas provas.

Adote uma metodologia verdadeiramente eficaz

Uma primeira ideia pode ser criar cartões de revisão. Além da folha de revisão geral, o aluno deve se preparar para o que é solicitado no teste em espanhol. Seja a prova do ENEM ou um vestibular, as provas escritas de espanhol consistem em uma parte de interpretação de texto e uma parte de expressão escrita, além dos conhecimentos gramaticais. Não se trata de uma redação com tema livre, mas será necessário estar preparado para responder a perguntas abertas e fechadas, assim como para escrever um texto curto (com um tema pré-estabelecido).

Capriche na revisão Os cartões de revisão com destaque em cores são uma ótima ferramenta para estudar.

O professor de língua espanhola deve confiar em recursos educacionais como os famosos simulados. O estudo das provas anteriores também permite ao aluno preparar-se melhor para o que o espera. Na escrita espanhola, é quase impossível fazer previsões sobre os assuntos prováveis. Se na história ou geografia, há freqüentemente assuntos atuais, nos idiomas nem sempre acontece o mesmo.

Por outro lado, para as provas orais, o aluno é levado a se expressar sobre um assunto já estudado em sala de aula. Por isso, é importante conhecer todos os tópicos para estar bem preparado. Na compreensão oral, é essencial preparar-se treinando o ouvido para a fala nativa do idioma.

O professor também deve ajudar os alunos a encontrar seus pontos fortes e fracos em termos de memória: existem pessoas que são mais visuais, auditivas ou sinestésicas. Essa característica deve ser explorada na hora dos estudos.

Podemos combinar também alguns elementos para fortalecer o trabalho da memória:

  • Use um código de cor nas folhas de revisão para trabalhar a memória visual ou esboços para explicar um conceito;
  • Leia em voz alta para estimular a memória auditiva e trabalhar sua pronúncia;
  • Reescreva os termos mais complicados para memorizar de forma cinestésica.

Os jogos também podem ser uma maneira divertida e diferente de aprender.

Experimente a sensação de fazer o exame

Para evitar encontrar-se em dificuldade durante o exame, é essencial se colocar em situação semelhante ao dia do exame. A vantagem de ter um professor particular é que ele está lá para corrigí-lo, mas também para lhe dar as chaves para ter sucesso e (por que não?) elevar suas chances de obter um bom desempenho na prova.

Você não precisa necessariamente ter cursado o Ensino Médio em uma das escolas mais conceituadas da sua cidade. Um professor particular pode ser a sua garantia de uma boa colocação.

Trabalhar conceitos gramaticais é uma boa maneira de ganhar pontos, conhecendo o uso de preposições, conectores lógicos e certas figuras de linguagem.

Você precisa estar disposto a realmente levar os estudos à sério. Uma aula descontraída faz bem, mas é importante não perder o foco.

Estudar com diversão Ter uma aula descontraída não deve impedir você de levar os estudos a sério.

Para cada assunto, o professor também pode ajudá-lo a organizar seus rascunhos, já que você precisa prosseguir com os estudos também nos demais dias da semana.  Quanto ao teste oral, quanto mais você praticar a conversação dos mais variados assuntos, melhor. É inútil tentar adivinhar o que vai cair na prova: é muito difícil e você não terá tempo. Trata-se simplesmente de uma questão de observar palavras-chave que fazem você descobrir a solução para qualquer proposta.

Check-ups regulares com seu professor podem ajudá-lo a controlar seu estresse e, se isso não for suficiente, é possível fazer exercícios de relaxamento durante a aula para diminuir o nível geral de ansiedade e melhorar suas habilidades de conversação.

Um professor de espanhol para acompanhá-lo durante todo o ano

Se você está se preparando para as provas, a fim de ingressar em cursos bilíngues, fazer comércio internacional ou simplesmente tentar uma carreira no exterior, é durante o ensino médio que você deve dar os primeiros passos rumo a esse objetivo. Fazer um intercâmbio pode ser benéfico, para concluir o ensino com noções maiores no idioma.

Além disso, ter um professor em particular durante todo o ano pode ajudar. A aprendizagem ao longo do tempo é muito mais eficaz e leva a uma taxa de sucesso muito maior.

Seu professor de espanhol da escola está lá para guiá-lo, mas um professor particular em casa pode fazer você trabalhar intensamente durante os feriados ou mesmo na semana que antecede o teste.

Um estudante que tenha escolhido esta solução terá melhor controle do estresse, já que seu aprendizado será suavizado com o tempo. Ser bem sucedido em uma prova de espanhol não é tão complicado, afinal! Confie em você e em seu professor particular.

Em síntese:

  • Assim como qualquer prova, o ENEM ou vestibulares em espanhol demandam preparação! E com um professor particular, isso é muito mais fácil. Ele está lá para ajudar o aluno a compreender os assuntos do exame oral e escrito, dando-lhe uma metodologia adequada, apoiando-o e motivando-o a vencer suas dificuldades;

Estudando da melhor maneira Um professor particular ajuda o aluno a se manter motivado para os estudos.

  • O cenário e a correção dos elementos escritos pelo candidato também são essenciais neste trabalho de preparação. Os resultados dependem, em grande parte, dos estudos prévios;
  • A metodologia adotada para as revisões faz toda a diferença. Um professor particular está lá para dar as chaves ao aluno para que ele aprenda a memorizar mais facilmente;

Se você vai fazer a prova de espanhol do ENEM ou pensa em seguir carreira em uma área que demande o idioma, contrate um professor particular! Em nossa plataforma Superprof, você certamente encontrará o profissional ideal para ajudá-lo.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar