Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como se preparar para um teste de espanhol?

De Marcia, publicado dia 20/02/2019 Blog > Idiomas > Espanhol > Os mais importantes passos para uma boa classificação na prova de espanhol do ENEM

Passar na parte de espanhol do ENEM pode não ser considerado tarefas das mais fáceis. Entretanto, com uma boa dose de dedicação e perseverança, o feito é totalmente possível.

Quer algumas dicas? Então siga o guia!

Nunca se esqueça: “Uma mente saudável em um corpo saudável”. Esse deve ser o seu principal pensamento ao se preparar para os estudos.

Uma prova importante não demanda apenas uma semana de estudos às vésperas: a preparação é longa, vai desde o início do ano de estudos de espanhol até o fim (incluindo os anos anteriores e todo o contato que você já teve com o idioma).

Caderno, livro de espanhol, computador… toda ferramenta é válida quando o assunto é reforçar os estudos. Além disso, mantenha-se focado: eu sei que talvez você não tenha visto seus amigos nos últimos finais de semana, que passou dedicado aos estudos, mas é importante reservar um tempo também para o lazer.

O processo de memorização começa com a escuta. É a chamada memória auditiva já que, em geral, um aluno retém cerca de 20% do que ele ouve. Você vai me dizer que 20% não é muito, mas pelo contrário: se considerarmos o aproveitamento em uma aula de espanhol, já é 20% a menos de trabalho para fazer em casa.

Vamos considerar que um estudante geralmente retém:
10% do que ele lê;
20% do que ele ouve;
30% do que ele vê;
50% do que ele vê e ouve;
70% do que ele diz;
90% do que ele faz.

Finalmente, um último elemento (não menos importante) quando você está em aula: participar . Os professores não incentivam os alunos a participar por mera vontade de incomodá-los. Os números não mentem: absorvemos 70% do que dizemos e 90% do que fazemos. Portanto, faça observações, ouça as explicações com atenção, faça anotações e não hesite em perguntar se você não entender.

Mas se você deseja se preparar realmente para passar na prova, acompanhe nossas dicas.

Faça cartões de revisão

Ao fim da aula de espanhol, o seu trabalho ainda não terá terminado. Caso contrário, seu progresso no idioma pode ficar comprometido.  Quando voltar para casa, releia o conteúdo da aula antes de dormir para fixar melhor o que viu no dia.

Aproveite as férias escolares para reler a matéria aprendida e separe o conteúdo em pequenos grupos para revisões periódicas.

Os cartões de revisão são a maneira perfeita de rever eficazmente o conteúdo aprendido, só que de forma mais objetiva.

  • Releia a matéria;
  • Destaque o que é mais importante;
  • Escreva em uma folha ou faça diagramas, esboços, tabelas;
  • Releia o cartão sempre que precisar.

E só o processo de elaborar os cartões já são, em si, uma revisão.

Finalmente, fazer um cronograma de estudos pode ser muito útil. Porque você não precisa apenas revisar o espanhol, mas também a história e a cultura espanhola. Administrar bem o seu tempo de estudos é uma das melhores maneiras de alcançar a evolução esperada.

Seja curioso

Para conseguir um bom desempenho nas provas escritas e orais do espanhol, ir além do que você aprende no curso convencional é fundamental.

Não hesite em perguntar Use sua curiosidade para os estudos.

Como funciona a sua rotina de estudos? Duas ou três horas de espanhol por semana? Não é assim que você se torna bilíngue ou confiante para falar e escrever.

Devemos sempre fazer perguntas, ser curiosos, nos aprofundar e querer aprender mais e mais. Você leu um texto de Federico Garcia Lorca na aula e gostou? Corra para comprar uma de suas coleções de poemas.

Dessa forma, você ampliará o seu vocabulário e ganhará conhecimentos gerais na língua espanhola. Por fim, a abordagem metodológica conta muito: refaça os exercícios vistos em aula. Para cada tópico, revise os exercícios relacionados e refaça-os até que os resultados fluam com facilidade.

E se você fizesse cursos de espanhol online?

Estude em um local tranquilo

Como revisar as aulas de espanhol com o barulho por perto? Não é possível! Escolha um lugar tranquilo, confortável e sem distrações. Ninguém consegue trabalhar de forma adequada com seu celular vibrando a cada notificação de Whatsapp, Facebook ou Instagram. É muito tentador atender, portanto colocar o celular no modo avião é mais seguro.

Responda antes a todas as mensagens importantes que você pode precisar para evitar ter que se mover e, portanto, se distrair.

Uma garrafa de água (e não apenas um copo) em caso de sede e um pequeno lanche para caso a fome resolva bater são medidas eficazes para mantê-lo por mais tempo em contato com os estudos.

Debata com seus amigos

Para aprender efetivamente, às vezes precisamos estar cercados de colegas de classe de espanhol. A proficiência em  espanhol consiste na compreensão e expressão escrita: para esta parte, é melhor revisar sozinho. Mas também há uma parte de compreender e falar e nesse caso, ter um amigo com quem revisar, ajuda!

Reunião de estudos Estudar entre amigos é uma ótima forma de obter bons resultados.

Especialmente porque a prova oral faz parte dos testes previstos e é avaliada continuamente à medida que você avança na curso.

Mas tenha cuidado: as revisões devem ser feitas com um colega que também esteja levando os estudos a sério, caso contrário, é melhor estudar sozinho (ou por canais online).

Faça uma simulação de um teste: um é o candidato, o outro é o examinador. Isso permite que ambos aprendam e se coloquem em diferentes posições diante do exame para gerenciar adequadamente seu tempo.

Utilize simulados e exercícios corrigidos

Para revisar as aulas de espanhol e se preparar para um teste escrito, nada melhor que contar com exercícios corrigidos. Você encontrará perguntas semelhantes, noções importantes que aparecem com mais frequência e uma visão geral do assunto.

Ao fazer simulados a sério, isto é, sem olhar as respostas reproduz uma situação real de exame. Assim, você será capaz de ir ao teste com mais tranquilidade, conhecendo as perguntas padrão e os modelos de resposta esperados.

Faça pequenas pausas durante os estudos

Você conhece a técnica pomodoro ? A palavra significa tomate em italiano. Mas o que isso tem a ver com meus estudos de espanhol? Trata-se de uma técnica que pode ser útil quando alguém faz a pergunta “como revisar bem? “.

É sobre ser o mais eficiente possível.  A técnica de pomodoro é baseada em 25 minutos de trabalho e 5 minutos de intervalo. É um período curto em geral para revisar, mas você pode se inspirar para fazer, por exemplo, 1 hora de trabalho, 10 minutos de intervalo ou melhor 1h45 e 15 minutos de intervalo .

Durante esses 15 minutos de intervalo, é importante não se desligar totalmente do ambiente de estudos.  Caminhe pela casa, tome água, vá ao banheiro… alongue-se e faça tudo o que for necessário para sentir-se mais disposto para retomar os estudos.

O truque é colocar um alerta em seu telefone para forçar-se a voltar ao trabalho depois dos 15 minutos.

Esqueça o estresse do dia a dia

É comum que no dia de uma prova importante, o candidato esteja um pouco estressado. Se este é o seu caso, não entre em pânico, o ideal é buscar reverter essa situação. Para isso, temos algumas dicas especiais:

  • Dê um passo para trás e relativize: embora o exame seja de suma importância para você, ele não é sua vida e, caso não consiga passar dessa vez, não será o fim do mundo;
  • Respire para fugir de um ataque de ansiedade: inspire e expire lentamente, deixando o ar fluir por todo o abdômen;
  • Seja confiante: você fez um curso de idiomas, conhece cada tópico gramatical de cor, e já até “se virou” para conversar com aquele “gringo” no aeroporto. Portanto, acredite: você tem plenas condições de passar;

Controle sua agenda Administrar bem seu tempo é uma ótima maneira de aproveitar os estudos.

  • Use um relógio para controlar o seu tempo: Não hesite em usar todo o tempo disponível para terminar a sua prova. Deixe os exercícios mais difíceis para o final e procure não perder muito tempo em cada pergunta.

Capriche na sua prova

É óbvio, mas eu prefiro fazê-lo relembrar: os professores têm muitas provas para corrigir, e um teste bem organizado facilita esse trabalho, além de transmitir uma boa impressão do aluno.

Nos trechos dissertativos, escreva de forma legível em azul ou preto, sem cores peculiares. Pule linhas entre perguntas diferentes e use sempre conectores lógicos. Faça com que a prova que você vai entregar não tenha a aparência de um rascunho, todo cheio de rasuras.

Use uma borracha para caneta-tinteiro ou um corretor líquido. Espere até que ele seque bem antes de reescrever sobre ele e, se você não tiver mais nenhum corretor, risque com uma régua. Uma maneira simples de ganhar pontos.

Cuide do seu corpo

Uma dica para quem vai fazer provas: mastigue chiclete! Mastigar permite a oxigenação do cérebro e ajuda a refocalizar, mas também a gerenciar seu estresse, caso seja necessário.

Saúde e aprendizado Manter o corpo e a mente saudáveis faz parte da rotina do bom estudante.

Em síntese:

  • A preparação para uma prova oficial de espanhol é uma corrida de longo prazo que começa no início do ano;
  • Vá para a aula , participe, seja curioso ou faça cartões e revisão, que também servirão para o ensino superior;
  • Estar relaxado no dia do teste é essencial para não cometer erros sobre matérias que você tem condições de acertar;
  • Não negligencie o sono ou uma alimentação saudável: uma mente saudável em um corpo saudável.

E você? Já começou a preparação para obter uma certificação em espanhol?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar