Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Profissão treinador esportivo a domicílio: Como chegar lá e obter sucesso na carreira

De Joseane, publicado dia 22/04/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Competências e formações necessárias para ser personal trainer

Não é nenhum segredo que a prática regular de esporte e atividades físicas, juntamente com a o hábito alimentar saudável, traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental do indivíduo. Os benefícios do esporte vão além da melhoria na aparência física. Na verdade a prática esportiva traz uma grande sensação de bem estar, ideal para uma vida equilibrada e feliz.

Embora se trate de um assunto bastante comentado, a prática de atividades físicas ainda não é parte da vida de grande parte da população brasileira. Muitos fatores podem contribuir de forma negativa para desenhar esse triste quadro, entre eles está realmente a falta de políticas concretas que estimulem a prática de esporte e atividades físicas regulares como parte da vida de todo indivíduo.

Felizmente é possível mudar esse quadro graças a dedicação e esforço de muitos profissionais da área esportiva que tem difundido o esporte, eliminado barreiras e criado condições para que mais pessoas aderam a esse estilo de vida mais saudável e pleno.

Se, de um lado, cada vez mais pessoas tomam consciência da importância de se praticar uma atividade física regular, de outro, eles perdem por não saber que a prática de esporte é algo sério já que se trata do corpo e do músculos postos em ação.

Pratique esporte em toda segurança com um personal trainer Proteja a sua saúde: conte com as competências e habilidades de um treinador pessoal

Com isso, salientamos que a prática de esporte deve ser feita sob supervisão de um profissional com conhecimento de causa para que esta seja feita em toda segurança e não traga risco para o corpo e musculatura do esportista.

A boa notícia é que sim é possível praticar esporte regularmente obtendo o acompanhamento de um profissional da área do esporte. E para tanto não é necessário estar matriculado em uma academia ou clube de esporte. Graças ao desenvolvimento do campo esportivo, muitas profissões nasceram justamente da necessidade em expandir e democratizar o esporte, para que este chegue pra todos. Estamos falando da profissão de personal trainer, muitas vezes referido como coach esportivo a domicílio.

Falaremos sobre a profissão de personal trainer e como esta tem sido de grande valia no mundo do esporte e na vida de muitos atletas e esportistas.

Continue lendo para conhecer em detalhes a profissão de coach esportivo e, se você é um futuro profissional da área, descubra quais competências e formações irão contribuir para o seu sucesso profissional!

Personal trainer serve para quê? É de comer?

O personal trainer, também referido como treinador esportivo pessoal aqui na terra tupiniquim, se trata de uma espécie de anjo da guarda protetor da boa forma e da higiene de vida. Também conhecido como deus grego ou personagem mitológico dos abdominais…

Isso dito e gracinhas à parte, o personal trainer é um profissional do âmbito esportivo que se dedicou durante alguns longos anos a entender todo o funcionamento do corpo e em especial dos músculos para ajudar as pessoas a se exercitarem de maneira saudável e de acordo com seus objetivos almejados. Da pra sentir que a coisa é séria né?

Aposte no treino esportivo para uma vida saudável Querendo “crescer”? Certamente um treinador pessoal pode te ajudar

O personal trainer é uma figura importante quando se trata de vida saudável e de esporte responsável. Ele é a pessoa mais indicada quando se trata de elaborar um plano de treino e te auxiliar durante a prática de seus exercícios. Quem não tem um conhecido que se machucou feio durante a realização de uma determinada atividade física? Pois é meus caros, alguns acidentes vividos durante a prática esportiva são mesmo irreversíveis. E para evitar essas fatalidades o personal trainer será certamente o seu melhor aliado.

É preciso ter em mente que embora seja imprescindível praticar esporte regularmente, a prática de algumas atividades físicas sem o devido acompanhamento põe em risco a integridade física do indivíduo. Praticar esporte sem um plano e estratégias previamente estabelecidas por um profissional só vai te causar exaustão e resultados menores do que esperado. Inútil pensar que a prática desregrada da atividade física vai lhe proporcionar resultados compensatórios.

Imagine uma situação em que o esportista deseja ganhar músculos e perder peso. Correr loucamente na esteira ou fazer uso dos aparelhos de musculações de forma irregular e aleatória certamente não vai ajudar e ainda corre-se o risco de causar um problema físico muscular.

Não queremos isso não é mesmo? Por isso a importância de ser acompanhado por um profissional capacitado e que entende dos paranauê.

Tá esperando o quê para procurar um personal trainer?

A profissão de personal trainer em alta: é hora de investir na carreira

Para se tornar um treinador pessoal de sucesso é preciso rebolar bastante (no sentido figurativo). Isso significa que você terá que se dedicar para compreender o funcionamento de cada parte dessa máquina conhecida como corpo humano. Conhecer cada órgão, artéria e principalmente cada músculo do corpo humano é a única maneira possível para que um treinador pessoal crie um plano de treino funcional e que traga um bom retorno para o aluno. Conhecer o funcionamento do corpo também permitirá a realização de uma prática esportiva responsável e com poucos ou  mesmo nenhum risco para a saúde.

Ganhe em equilíbrio físico e emocional graças a prática de esporte Cuidar da postura e da musculatura? um personal pode te ajudar!

E não para por ai não. Saber o que acontece com o corpo durante e após a realização de uma atividade esportiva permite que o profisisonal estabeleça um plano de treino que possua uma relação coerente com os objetivos do aluno. Assim, o conhecimento teórico e prático na área do esporte são de extrema importância para os profissionais da área.

Aproveitamos para salientar que quanto mais experiência de campo o treinador pessoal possuir, mais ele vai evoluir na sua carreira. Isso por que a área do esporte está diretamente ligada ao visual, ao físico e espera-se que um influenciador da boa forma, como é o caso do personal trainer, esteja completamente envolvido com a prática esportiva. E atenção pois este é um requisito bastante importante e fácil de ser verificado…a sua aparência física vai certamente ser levada em consideração pelos seus alunos….

Veja aqui como checar a credibilidade de um treinador pessoal…

Seja um personal trainer de sucesso

Ainda têm dúvidas que ser um um personal trainer é um bom negócio? Acha que o mercado já está saturado? Não sabe como começar o seu negócio?

Pois fique sabendo que o profissional treinador pessoal tem sido cada vez mais procurado. E que existem mil e uma possibilidade de crescer nessa área, basta somente aprender a trabalhar no seu marketing pessoal.

Os resultados da pesquisa “Diagnóstico Nacional do Esporte” mostra que 54,1% dos brasileiros realizam atividades físicas, enquanto 45,9% admitem que estão parados. Os resultados também indicaram que 80,4% dos sedentários reconhecem que estão sujeitos a riscos à saúde. Destes, a grande maioria (69,9%) alega falta de tempo. As mulheres representam o maior grupo: 50,4% contra 41,2% dos homens.

Esses dados já podem mostrar um caminho a seguir rumo ao seu sucesso como treinador pessoal. Considere que dos 54,1% que praticam atividades, uma boa porcentagem não possui um acompanhamento privado ee pode não está satisfeito com os resultados obtidos, logo são um público alvo.

Com relação aos 45% que não pratica uma atividade física, sobretudo aqueles que alegam falta de tempo, o personal trainer a domicílio é certamente a solução!

Saiba escolher o seu público alvo

Oferecer um acompanhamento esportivo a domicílio com horários flexíveis certamente vai mobilizar a parte da população que não pratica esporte por falta de tempo. A falta de motivação também pode servir como motor de alimentação para a dita falta de tempo. Desse feito, as competências de coach esportivo e conhecimentos na área da psicologia do esporte e desenvolvimento humano podem ser um aliado para te ajudar a atrair um determinado público.

O marketing pessoal do personal trainer contribui para o seu sucesso Invista em seu sucesso profissional, seja um exemplo para os seus alunos

Alguns personal trainers decidiram por se dedicar ao público feminino com exclusividade. Tal escolha permite que o profissional desenvolva habilidades mais aprofundadas para lidar com um público específico e, consequentemente, os resultados são mais visíveis e precisos.

Aposte e invista no seu futuro profissional

Embora não se trate de uma profissão regulamentada, ou seja, que não exige um standard específico ou diploma específico para ser realizada. É importante que o profissional personal trainer invista em sua formação e conhecimentos.

Alguns diplomas agregam valor para o profissional do esporte que deseja atuar como treinador pessoal. Dentre eles o diploma de coach esportivo, diplomas relacionados a nutrição no esporte, já que a boa alimentação e prática esportiva são aliadas e necessitam uma da outra, o diploma de psicologia do esporte como já mencionado e o diploma de educação física e esportiva sendo uma das bases para aqueles que querem ser profissionais credíveis.

Não deixe para mais tarde e invista desde já no seu futuro profissional como treinador pessoal. A área de coach esportivo e personal trainer está em pleno crescimento, faça parte!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar