Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba por que o pilates é benéfico para a saúde!

De Joseane, publicado dia 24/08/2018 Blog > Esporte > Yoga > Quais os benefícios do yoga pilates?

“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.” Joseph Hubertus Pilates

O pilates é um método desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates ha um pouco mais de 100 anos! Tendo sido uma criança reumática, asmática e raquítica, Joseph começou cedo a se interessar por atividades físicas. O seu interesse pelo preparo físico fez dele um esportista de alto nível, e a sua crença no condicionamento físico como base para uma vida mais saudável o levou a desenvolver o conjunto de técnicas que hoje compõem o método pilates.

A história do pilates fala sobre superação e busca por saúde e qualidade de vida. Foi em um campo de confinamento que o alemão Joseph começou a desenvolver com mais precisão o seu método que fora essencial para manter a saúde dos seus colegas de prisão e mais tarde dos seus pacientes.

Joseph Pilates sempre acreditou que a sua rápida recuperação e a sua saúde inabalável estava ligada a prática regular e segmentada de exercícios físicos. O pilates é fruto do seu conhecimento sobre movimento, contrologia (controle do corpo, da respiração e da mente), condicionamento físico e resistência muscular. O mestre do pilates se baseou no yoga para construir os fundamentos de bases do seu método, mas também utilizou seus conhecimentos como esquiador, mergulhador, ginasta e boxer.

O pilates tem evoluído com o passar dos anos, mas as bases fundamentais estabelecidas pelo seu criador é a essência do método e tem sido respeitada pelos “pilateiros” do mundo todo.

Mas o que é realmente o pilates?

O Pilates é um treinamento corporal que abrange força, alongamento, concentração, respiração e consciência corporal. Ele utiliza a contrologia como princípio de base. A contrologia no pilates se refere a arte do controle e equilíbrio mente-corpo. Isto é, focar na atividade em questão, prestar atenção no que está acontecendo com o corpo ao mesmo tempo percebendo tudo que se exige dele.

“Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o espírito.”

Conheça os benefícios do pilates Pilates é sintonia entre o físico e o mental

Contrologia é o nome inicial dado por Joseph ao seu método de reabilitação e desenvolvimento físico.  Para todos os exercícios do método é necessário um suporte e controle do tronco em conjunto com movimentos dinâmicos das extremidades, o que nos mostra a importância de estabilizar o centro para ter movimentos distais mais seguros e estáveis.

A fluidez, outro princípio do pilates, dita o ritmo do exercício com qualidade. Através dela, procura-se criar um padrão de movimento que seja “clean”, bonito e harmônico, evitando movimentos mecânicos associados.

O grande diferencial do método pilates consiste na organização física a partir do alinhamento ósseo atingido através de comandos verbais e manuais que o instrutor de yoga e pilates aplica nos alunos durante as aulas, acionando as musculaturas mais profundas e próximas às articulações para proteger o corpo de lesões causadas pelo estresse do cotidiano. A partir disso sucede o trabalho nos grandes grupos musculares, que consiste em nossa cadeia muscular superficial e visível proporcionando definição, alongamento, postura entre outros benefícios físicos subseqüentes.

Assim, o pilates trabalha o corpo como um todo, promovendo saúde, beleza e qualidade de vida. Por isso, além de ser uma “malhação” mais saudável; também é a indicação mais completa e avançada atualmente para pessoas que possuem patologias músculos-tendíneas, aliviando a dor gradativamente e prevenindo possibilidades de novas crises.

Convencido de que o pilates é a solução que você esperava? Contate os nossos professores particulares de yoga-pilates e conheça mais sobre essa técnica…

Os princípios do pilates e seu papel na saúde do corpo e da mente

“Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica.”

Como Joseph costumava dizer, a Contrologia tem por resultado o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, assim aplicando todos os princípios do método que tem bases em fundamentos anatômicos, fisiológicos e cinesiológicos, que são: Concentração, Controle, Precisão, Centramento, Respiração e Movimento fluido.

Aprendara  cuidar do corpo com o pilates O pilates pode melhorar a nossa saúde de maneira significativa

  1. Concentração – o objetivo desse princípio é a total concentração no movimento que está sendo realizado para garantir que este seja desenvolvido com a maior eficácia possível;  Nas palavras do próprio Joseph: “Não interessa o que você faz e, sim, como você faz.”
  2. Controle – o controle do movimento visa um padrão suave e harmônica sempre se concentrando no exercício proposto assim visando aprimorar a coordenação motora e evitando contrações musculares desnecessárias;
  3. Precisão – ela é fundamental para a qualidade do movimento e realinhamento postural, assim controlando o equilíbrio dos diferentes músculos que estão sendo trabalhados no movimento;
  4. Centro – mais conhecido como power house é o foco de todos os exercícios do método, pois o fortalecimento dessa musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento com menor gasto energético aos movimentos;
  5. Respiração – o método enfatiza a respiração e é o fator primordial no início do movimento. É preciso que a respiração esteja sempre sincronizada com a realização dos movimentos;
  6. Fluidez – o objetivo desse princípio é dar leveza ao exercício, com movimentos controlados para que não haja impacto pesados no começo nem no final de nenhum exercício. (Fonte: http://blogpilates.com.br/12-beneficios-do-pilates/)

Esses princípios fazem do método pilates um aliado eficaz para a saúde e por essa razão é recomendado por muitos médicos para pacientes, sobretudo aqueles que sofrem com doenças físico-reumáticas.

Além disso, sendo o pilates uma atividade física, sua prática impulsiona a produção de dopamina e serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade. Ou seja, além de tudo, a prática do pilates melhora o sistema emocional do praticante, protegendo-o ou aliviando os sintomas da ansiedade, medo, depressão entre outros.

Conheça mais sobre a história do pilates e o seu criador!

Quais os benefícios do pilates para a saúde?

Como visto anteriormente, os benefícios do pilates para o corpo compõem uma lista não exaustiva;

Pilates é bom para crianças O pilates é benéfico em todas as fases da vida

A seguir:

  • aumenta a resistência física e mental
  • aumenta a flexibilidade
  • corrige problemas posturais
  • melhora a capacidade de concentração
  • tonifica e modela a musculatura
  • melhora a coordenação motora
  • ajuda a proteger as articulações
  • alivia dores musculares
  • ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade
  • auxilia a prevenção contra a osteoporose
  • promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima
  • elimina toxinas e facilita a drenagem linfática
  • melhora a postura e a resistência muscular
  • expande a consciência corporal
  • ajuda no controle de peso
  • fortalece os músculos abdominais
  • promove o equilíbrio de todas as funções do corpo

O pilates não somente trabalha os aspectos corporais físicos, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, ele também lida com a parte mental e, consequentemente, emocional dos seus praticantes, através de exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse.

Corpo e mente sãos e em perfeita sintonia em nome de uma vida mais plena, centrada, equilibrada e livre de doenças, esse é o objetivo do pilates. Assim como a yoga, o pilates foca na respiração como fonte de controle da mente e busca no poder da concentração, a motivação necessária para realizar os exercícios e maneira coerente.

Praticar pilates é optar por um corpo mais saudável ! Quer saber mais sobre esse método que revolucionou a vida de muita gente? Leia mais aqui…

Quem pode se beneficiar com o pilates?

Você deve está se perguntando quem pode praticar o pilates? Pois temos excelentes notícias para você! Todo mundo pode se beneficiar com o pilates! Crianças, adultos, idosos, pessoas com problemas físicos, gestantes….O pilates é uma atividade que traz benefícios em todas as fases da vida!

Mulher grávida pode fazer pilates O pilates é benéfico para todo mundo

Benefícios do pilates para crianças

As crianças de hoje em dia já não se exercitam como as de antigamente. Os jogos eletrônicos, as violências nas ruas que obriga a criança a ficar dentro de casa, a vida em apartamentos…tudo isso contribui para uma vida sedentária. Felizmente o pilates pode ajudar até nos casos mais extremos. Os exercícios de alongamento, respiração e flexibilidade podem ser adaptados para as crianças, livrando-as desse mal da atualidade conhecido como sedentarismo.

Dentre os benefícios do pilates para crianças podemos citar:

  • aprimora o alinhamento postural das crianças, criando uma consciência de postura.
  • melhora a concentração e adquire uma atenção maior para tarefas como a lição de casa ou as aulas na escola.
  • melhora do sono.
  • através dos exercícios de equilíbrio, a criança ganha em balanço e simetria corporal.
  • aumento na flexibilidade o que significa que a criança terá uma amplitude de movimento e maior agilidade ao realizar outras atividades.

Benefícios do pilates para idosos

“Um velho sem flexibilidade é um velho, um velho com flexibilidade é um jovem.”

Não tem essa de que velho não pode praticar atividade físicas! Pessoas idosas devem se manter ativas e o pilates é uma excelente opção para os nossos velhinhos…

Nos idosos, o pilates ajuda a aliviar dores físicas e restaurar problemas ósseos e das articulações, promove o bem estar, melhora a autoestima e dar mais motivação!

Sabe as quedas frequentes de idosos devido a inflexibilidade e fraqueza dos músculos? Pois, com a prática do pilates a musculatura ganha mais resistência, reduzindo as chances de quedas e prevenindo que idoso se machuque…

Encontre aqui no superprof um professor de yoga e pilates e comece a sua prática de atividade física.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar