Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como encontrar tutoria pela internet

Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Apoio escolar online para todas as idades

Alguns alunos do ensino fundamental podem ter dificuldade em seguir as lições aprendidas. E isso pode afetar seus resultados no ensino médio, levando a uma espécie de espiral de frustrações.

O apoio escolar pode evitar isso.

Especialmente na era da internet, tornou-se mais fácil se aproximar dos professores competentes online. Existe uma infinidade de sites e plataformas que oferecem serviços pagos ou gratuitos para pais e alunos de todos os níveis e para todos os assuntos dentro do currículo escolar.

Que tal conhecer as oportunidades online para os estudos desses alunos?

Quais os sites mais confiáveis para os filhos A presença dos pais é essencial nos primeiros contatos com a tecnologia

Entendendo as melhores possibilidades de apoio escolar online

Com a ampliação do uso da internet e a popularização das conexões rápidas nos domicílios brasileiros, os serviços de apoio focados em educação também passaram a ser parte do universo online.

A maior parte das organizações que estão na web com o foco na educação incluem:

  • Exercícios,
  • Conteúdos do currículo escolar,
  • Aulas em vídeo,
  • Revisão de conceitos,
  • Correção personalizada de redações,
  • Resolução de questões.

Os especialistas em educação foram obrigados a criar uma nova oferta de serviços com a ampliação do mercado online. Assim, cada um oferece fórmulas de acompanhamento pedagógico, ajuda com a lição de casa e revisões através de cursos e aulas online diferenciados.

Todos os assuntos estão sendo abordados, cada um por seus especialistas. De matemática ao português, passando por história, física, artes, geografia…

Além de empresas que já eram especialistas em ensino presencial tradicional, os recém-chegados apareceram com novos conceitos centrados principalmente na internet. Eles compreenderam a importância da ferramenta na aprendizagem e enfatizaram a autonomia do aluno pelo sucesso acadêmico, dando também aulas mais interativas e inovadoras.

Finalmente, à margem de todos esses sites que oferecem tutoria online (na forma de vídeos, aulas e exercícios), surgiram novos espaços com conceitos inovadores. O SuperProf é um deles e desenvolveu um conceito de conectar estudantes e professores. Isto é para facilitar aulas em casa ou através de uma webcam.

Apoio escolar pago ou gratuito?

Cada solução tem suas vantagens e desvantagens.

Geralmente, materiais e conteúdos gratuitos são adequados para estudantes que já possuem um bom método de trabalho. Eles podem ser úteis para consolidar o conhecimento em um assunto, revisar uma noção específica ou treinar.

Por outro lado, se o aluno tiver grandes dificuldades, é preferível privilegiar uma abordagem pedagógica remunerada. O objetivo é fornecer cursos personalizados, concentrando-se no seu método de trabalho e nos pontos específicos de aprendizado .

Embora o suporte pago exija um certo orçamento, a tutoria gratuita não possui um método de gerenciamento de progresso e pode acabar desencorajando o aluno, levando-o a conteúdos não reconhecidos e fazê-lo perder a vontade de aprender.

Tenha atenção ao conteúdo de sala de aula Revisar o conteúdo é essencial para o sucesso acadêmico

Como ajudar seus filhos no Ensino Fundamental

Na escola primária, jovens estudantes não necessitam necessariamente de tutoria particular em casa. Os sites que oferecem ajuda gratuita em casa podem  ajudar as crianças a entender alguns conceitos difíceis através de jogos. O foco está no aspecto lúdico da aprendizagem. O objetivo é mostrar às crianças que é possível aprender enquanto se diverte. Ideal para progredir em matemática, ortografia ou gramática.

Atenção ao uso indevido do computador

Dito isto, é essencial não deixar a criança sozinha na frente de um computador. Em seus anos mais novos, um pai deve permanecer ao seu lado para ajudá-lo a realizar suas pesquisas on-line. Esse é o momento também para introduzir o seu filho jovem aos computadores (embora ele certamente o descobrirá melhor em breve e sem você).

Procurar ajuda para o reforço escolar online é muito importante para os estudantes mais jovens, já que você deve ser o maior decisor desse processo.  O papel dos pais deve ser constante!

O papel da lição de casa

E se você já está cansado de falar e lutar com seus filhos para fazer com que eles façam sua tarefa de casa, é bom você ter em mente algumas lições! Aqui você encontrará três bases da tarefa de casa bem feitas com dicas para tornar a situação mais agradável que, se implementadas em sua casa com consistência e coração aberto, reduzirão significativamente os tempos de estudo.

E esse esforço que já ajuda bastante na hora de procurar aulas de apoio para o ensino fundamental. Se você percebe que consegue resolver as questões com ele e tem sucesso, já é uma economia de  dinheiro e desgaste com seu filho.

O primeiro princípio sobre a tarefa de casa: a maioria das crianças não gosta de fazer os seus deveres

As crianças não gostam de se sentar e estudar, pelo menos não após um longo dia de aulas que consiste principalmente em sessões de estudo, com conteúdos densos e exigem muita concentração.

O segundo princípio sobre a tarefa de casa: você não vai conseguir que seu filho faça isso por iniciativa própria

Você não pode ensinar seu filho a ter interesse, especialmente se ele está com a mente em outro lugar.

Concentre-se na ajuda passiva e indireta ao enviar convites positivos. Motive e incentive seu filho a usar as ideias certas e criar esse hábito.

O terceiro princípio sobre a tarefa de casa: este é um problema e responsabilidade do seu filho.

Muitos pais consideram a tarefa de casa como sua própria tarefa. Assim, eles criam ultimatos, gritam, ameaçam, subornam e punem baseados nos prazos de se fazer as lições de casa. Você já sabe que a maioria dessas táticas nunca funciona, não é mesmo?

A missão dos pais é dar a seus filhos a oportunidade de fazer sua lição de casa. O trabalho dos pais é fornecer a estrutura, para criar o sistema. O trabalho da criança é usar este sistema.

Que tal então você começar a pensar em:

  • Eliminar o termo lição de casa do seu vocabulário. Substitua-o pelo verbo para estudar. Assim ele percebe que o trabalho é de longo prazo e não envolve apenas aquela tarefa pontual.
  • Estabelecer uma rotina de estudo. Deve ser a mesma hora todos os dias. Persista: por ter um tempo de trabalho regular, você prova que você valoriza instrução e educação, além de disciplina e organização.
  • Manter um ritmo saudável , previsível e simples. A recreação deve fazer parte da rotina também, assim ele pode relaxar e fazer com que aqueles momentos sejam agradáveis.

Como encontrar motivação para os pequenos? O dever de casa deve ser parte da rotina de estudos

Os alunos que estão se preparando para o Enem também precisam de reforço escolar

Os anos do Ensino Médio são um passo importante na vida de um jovem aluno. Sua agenda muda completamente. Ele já tem uma grande variedade de disciplinas, professores e ele deve se preparar para uma importante prova ao fim dessa jornada.

Agora é a hora do estudante aprender a ganhar autonomia e organização ou manter o que ele já aprendeu nos anos anterior com ainda mais qualidade. A carga de trabalho está aumentando e as aulas estão se tornando mais difíceis.

O que é tão interessante com a internet é que existe a possibilidade de estudar sozinho. É bom que você ainda esteja por perto para verificar se isso funciona bem e se ele pesquisa as melhores fontes de educação. Procure por canais do Youtube com professores que são referência e troque ideias com outros pais de alunos da mesma turma para criar grupos de estudo. Isso pode ser muito útil!

Aqui também, a web não deve ser usada constantemente. Se o aluno ouve bem em aula, ele tem tudo o que precisa para obter boas notas.

Em alguns casos, resultados ruins não são apenas relacionados a falta de trabalho. Se você observar que a média tende a cair ao longo do tempo, procure conversar diretamente com os professores envolvidos na escola. Se eles identificam que a questão é por a falta de motivação ou uma falta de adaptação à metodologia, procurar um professor particular para aulas de reforço será muito mais efetivo. Nessa hora, o melhor é investir em algo personalizado até que a situação se normalize.

Por outro lado, com salas de aula superlotadas, alguns alunos podem ter problemas para progredir. Como os professores não têm tempo para acompanhar com detalhes todos os alunos individualmente, usar uma plataforma online pode ser útil.

Assim, os oportunidades de reforço online no ensino médio e como preparação para o Enem podem ser muito mais interessantes e eficazes.

Que tal buscar sites com as avaliações dos anos anteriores e fazer um grande simulado, realizando as questões dentro do tempo estipulado? Para essa prova, referência para a entrada nas grandes universidades públicas brasileiras, você precisa ter todo o conhecimento necessário e também gerenciar bem o prazo para isso.

Outra importante fase do Enem é a redação. Procure as melhores dicas e tente estar atento às notícias durante todo o ano, pois podem ser a fonte para o tema!

É possível tirar dúvidas e melhorar na escola graças a materiais educacionais gratuitos na web?

Mesmo antes de chegar à faculdade, ter disciplina e dedicação é muito importante para o estudante. Ele ainda não precisa se especializar em nada, mas precisa estar preparado para estudar muito (inclusive as disciplinas que não são as mais fáceis para ele).

A Internet pode ajudar os estudantes em dificuldades a superar os obstáculos que estão a caminho?

Geralmente, as dificuldades não aparecem magicamente no ensino médio. Um estudante é uma construção e todas as etapas são importantes. Fornecer recursos gratuitos online para um estudante sem muito apoio pode não ser a solução obter sua nota tão desejada.

Pedir ajuda a um profissional de educação pode ser necessário para ajudá-lo a voltar ao básico e compreender onde ele falhou. E até mesmo as aulas particulares podem ser dadas via internet. As aulas de reforço escolar pagas, como as oferecidas pelo Superprof, são, em geral, mais baratas via webcam do que as presenciais. E essa metodologia também pode ser um importante passo para a organização dos estudos e a independência do aluno.

Por outro lado, para estudantes que precisam apenas consolidar seus conhecimentos, revisar em casa ou compreender a aplicação, é bem possível fazê-lo graças à Internet e de maneira gratuita.

Perdeu o interesse na sala de aula? O estudo de idiomas pode ser mais encantador via web

Autonomia deve ser um elemento prévio ao reforço escolar

Nos último anos de ensino antes da faculdade, os alunos devem ser completamente autônomos. Eles são capazes de tomar notas na aula e procurar itens na internet.

Na escola primária, os pais devem ficar sempre com seus filhos. No ensino médio, os alunos já podem fazer isso muito bem por conta própria. Os pais então têm um papel de treinador ou tutor para dar-lhes as chaves para ter sucesso em sua trajetória.

Como você entendeu, é relativamente fácil encontrar sites gratuitos para revisar os conteúdos em casa após a aula.

Ainda assim, a chave para tudo é criar um bom espaço de trabalho e se organizar!

A Internet não o ajudará a superar suas dificuldades se você não tiver o básico em termos de metodologia ou concentração. Pior ainda, pode deixá-los mais evidente no caso de você consultar os recursos errados.

A web deve ser usada como suporte para a aprendizagem, mas não como sua única fonte, já que a sala de aula ainda é a etapa mais relevante para os alunos do ensino médio e fundamental.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar