Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aulas de apoio escolar pela internet nem sempre são positivas

De Fernando, publicado dia 12/03/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Pontos negativos da tutoria pela web

Quando a média de um estudante diminui, usar a internet pode ser tentador. Na verdade, a web tornou-se uma das primeiras ferramentas de informação modernas. Antes de ver o médico quando estamos com dor em algum lugar, vamos nos fóruns perguntar a outras pessoas o que pensam sobre o assunto!

Para treinamento e aulas particulares é o mesmo! É fácil encontrar muitos recursos online para todos os estudantes.

Mas devemos ser cautelosos!

Onde estão os limites da tutoria online?

é bom ficar um pouco fora da web O aluno precisa descansar e sair do mundo online por algum tempo

Coaching escolar online nunca irá substituir um verdadeiro professor

Como todos os dias, seu filho volta da aula e pergunta a ele como foi seu dia. Ele responde “mal!”. Você então pergunta sobre o motivo e ele explica que sua professora é ruim e que ele não consegue entender os conceitos vistos na aula … Se a primeira coisa que lhe responde é: “não importa, você encontrará muitas lições na internet”, você está errado.

Por que?

Porque você nem sempre precisa acreditar no seu jovem estudante que coloca a culpa em seu professor. A internet sozinha não pode lidar com a falha escolar. Deve ser um trabalho do aluno, dos pais e dos especialistas pedagogos.

Em primeiro lugar, se você vê a queda das notas, converse com o professor em questão. Também tente ver com outros pais se seu filho é o único nesta situação ou não. Se realmente for revelado que o professor não é bom,  converse com a direção da escola. Mas se a questão for menos impactante e atingir apenas seu estudante, recorrer a tutoria pode ser uma boa solução.

Pergunte-se também sobre as habilidades de aprendizagem do seu filho.

E acima de tudo: não permita que ele baseie seu recomeço do sucesso acadêmico nos recursos que ele pode encontrar na internet.

Talvez seja um problema metodológico? Ou motivação? Psicológico?

Em qualquer caso, a web sozinha não pode detectar esse tipo de problema .

Estando sozinho em frente à tela, a criança fica isolada e não pode pedir conselhos aos profissionais da educação. Se ele não entender com clareza, ele não terá ninguém para ajudá-lo.

É por isso que os especialistas dizem que a internet não é muito eficaz na eliminação do fracasso escolar e no tratamento de certos problemas, especialmente lidando com crianças menores.

Somente um aluno que já tenha obtido uma excelente autonomia no trabalho poderá usar a ferramenta online efetivamente. Os estudantes que têm problemas para se concentrar serão rapidamente distraídos pelo excesso de informações que é oferecido para eles.

Alguns sites pagos oferecem acesso a um tutor online. No entanto, esta pessoa não sabe o que está acontecendo na aula e não segue a criança diariamente.

É por isso que a Internet só deve ser um impulso para consolidar o conhecimento ou não. A melhor maneira é praticar diariamente e com um acompanhamento real.

Descubra também os benefícios da tutoria online.

Estudo deve ser a prioridade enquanto estiver online As distrações são constantes na internet

Não deixe uma criança sozinha na frente de um computador

Apesar de ter prometido apoiar seus filhos tanto quanto possível em seus estudos, você está cansado demais para ajudá-los a revisar suas lições de história, de geografia ou para ajudá-los a entender os conceitos importantes de matemática vistos na sala de aula.

Ao conversar com amigos no mesmo caso, você percebeu que muitos pais permitem que seus filhos acessem a internet para rever suas lições e fazer exercícios online. Fique atento e não caia em tentação você também. Especialmente para crianças ainda jovens.

Pais podem aproveitar o tempo para explicar aos seus filhos como usar a ferramenta do computador.

Estudantes mais velhos estão começando a trabalhar de forma independente. Para alunos do ensino médio, isso é quase obrigatório (já conhece os MOOCs?). Por outro lado, para as crianças no ensino fundamental, é importante não deixá-las sozinhas em frente a uma tela.

Várias razões para isso:

  • O fato de que a informação nem sempre é 100% confiável(especialmente em fóruns),
  • Seus filhos podem entrar em conteúdo não indicado para a idade deles,
  • A Internet é uma incrível fonte de distração.

Recomendamos, portanto, que os pais sempre observem seus filhos, colocando o computador em uma sala comum, por exemplo. E pense em ativar a proteção dos pais.

Em relação aos fóruns, eles são excelentes ferramentas para apoio escolar. No entanto, pegue o tempo para ver com seu filho ou filha se ele é crítico com o que ele lê, cortando e verificando diferentes fontes e seguindo apenas conteúdos mais qualificados.

Sinta-se livre para controlar o que ele escreve e o que é respondido. E fale com os professores. Eles podem encaminhá-lo para recursos online, gratuitos ou pagos, confiáveis

Além disso, quando seu jovem estudante usa a internet para pesquisar, certifique – se de que está sendo bem feito.  Especialmente consultando bases de dados de vídeos educacionais (que são excelentes ferramentas pedagógicas, a propósito). Porque é fácil cair em vídeos mais divertidos e pouco educativos.

Se você não consegue aprender apenas online, fique tranquilo Alguns alunos precisam da presença de professor para progredir

Uma escolha de recursos que podem ser assustadores à primeira vista

Todos os sites prometem milhares de recursos para todos os níveis e assuntos:

  • Aula de matemática,
  • Química, física ou biologia;
  • Cursos de poruguês e de línguas estrangeiras (ortografia, lista de vocabulário, gramática, etc.) em todos os níveis,
  • Etc.

Atualmente, o catálogo de mídia tornou-se um importante argumento de marketing para os produtores de curso online. Obviamente, é mais reconfortante encontrar um site de suporte escolar que ofereça uma oferta substancial e mídias diferentes.

Este é o caso?

É interessante quando o aluno pode ter suporte à escola em casa em relação direta com seu progresso, mas ele precisa saber onde procurar.

No entanto, muitas vezes acontece (especialmente entre os mais jovens) que os estudantes são engolidos pela imensa gama de oportunidades que lhes são oferecidos. Como resultado, eles estão perdendo tempo procurando recursos educacionais que os ajudarão a melhorar em seu próprio ritmo em seus trabalhos de casa.

Se os professores enfatizam os conceitos e seguem para outros mais rapidamente, é porque é necessário, mas quando o aluno faz isso por conta própria, pode estar desvalorizando ou não dando a devida atenção ao que pode ser mais relevante. Portanto, é importante escolher a fórmula certa para as necessidades do seu filho.

Se seu filho tiver problemas em matemática, procure suporte de um especialista em matemática. Nada mais. Não precisa envolver toda uma equipe, foque no que é importante.

Lembre-se do conto deLa Fontaine da lebre e da tartaruga: “ Não há sentido em correr, você deve começar no momento certo!” Isso também diz respeito à escolaridade em casa e escolaridade em casa .

É melhor se mover devagar, mas com certeza, do que querer fazer muito ao mesmo tempo. É desnecessário gastar dinheiro para nada se seu filho tiver apenas problemas em um assunto?

Você sabe quais as ferramentas necessárias para um bom curso online?

A tutoria dá um norte para o estudante Não deixe de fazer anotações, mesmo das aulas online

Caso de suporte gratuito online: devemos ser cautelosos?

Um exemplo muito concreto dos limites da aprendizagem na web: os sites de tutoriais gratuitos. O apoio escolar gratuito deve ser usado sabiamente .

Isso significa que eles podem ser incorporados nas revisões de seu filho sob certas condições:

  • Que o aluno tenha a abordagem certa em termos de metodologia e organização,
  • Que isso seja pontual,
  • Que não substitui o aprendizado na escola.

Dê preferência para vídeos de professores, não de alunos, comentando sobre diversos temas e converse com outros pais sobre o que seus filhos procuram para ajudá-lo. Essa rede de apoio é muito válida.

Na verdade, vamos tomar o exemplo de um estudante de ensino médio que está se preparando para o ENEM. Ele encontra-se rodeado por uma ótima gama de recursos, mas sem ajuda externa para aconselhá-lo.

  • Por onde começar?
  • Como compreender melhor cada tema?
  • Como entender as especificidades do teste?
  • Como treinar para passar no exame sem a ajuda de um profissional?

O fato de que os recursos gratuitos não são personalizados não permite adaptar-se às necessidades de cada aluno .

Assim, os apoios gratuitos como ferramentas de revisão são interessantes para estudantes com a metodologia necessária para saber como integrá-los ao seu trabalho pessoal. Usar mídia online gratuita para substituir as lições de um professor pode ser contraproducente.

Ele pode buscar bons serviços pagos ou o apoio de seu professor da escola regular para indicar boas fontes, compartilhando também seu aprendizado com seus colegas.

Se você está enfrentando um problema acadêmico do seu filho, mas não pode pagar um treinador personalizado, aproxime-se de conteúdos de professores especializados indicados por serviços de confiança, como a direção de sua escola. A hora de ajudar na lição de casa pode ser mais interessante se você também estiver devidamente preparado.

Apesar de todas as qualidades de tutoria na web, também devemos lembrar as desvantagens associadas a esse tipo de suporte. O fato de isolar-se na frente de um computador é muito menos eficaz do que um curso em face-a-face com um especialista do campo.

Da mesma forma, é mais difícil lidar com abandonar a dedicação que se deve ter com a escola trabalhando sozinho em frente a uma tela.  No entanto, usado como uma ajuda ocasional com lição de casa, a tutoria online pode ser uma ótima ferramenta.

Para aulas de qualidade online, descubra o MOOC!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar