O mundo ao nosso redor está mudando. É digitalizado por todos os lados. Isso tem um enorme impacto na vida de todos. É claro, o sistema escolar também é afetado.

Vale a pena perguntar aqui: como serão as aulas de amanhã?

Entre as novas tecnologias, um painel mais amplo de professores e, acima de tudo, um uso mais sistemático da educação em casa, eis o que esperamos.

Para saber tudo sobre aulas particulares...

Queda no nível geral de alunos

Pouco a pouco, o sistema de educação, os pais e a população viram uma queda clara no nível dos estudantes. Ao mesmo tempo, há um claro aumento na demanda por aulas particulares.

Qual é o destino da educação?
Os alunos vão assistir às aulas na sala?

Todos os anos, por exemplo, ouvimos sobre os resultados decrescentes do Enem, vestibulares, o que parece ser um exame cada vez menos complexo.

Faça aulas particulares (e sua troca de conhecimento) para revisar as matérias para o seu vestibular.

Alguns assuntos são bastante sintomáticos desse declínio. Isso é particularmente visto em matemática.

Em português, e acima de tudo na ortografia, o declínio também é alarmante.

Com esse contexto ruim, como serão as aulas particulares de amanhã?

Qual observação fazer a partir daí? É o nível do sistema escolar que caiu ou o dos alunos? Deveríamos culpar as novas tecnologias ou abraçá-las (isso será o assunto de um próximo parágrafo)?

Você também conhece a história das aulas particulares?

Aulas particulares: uma alternativa real

No Superprof, achamos que, diante dessa falência, é necessário encontrar soluções paralelas para a escola. Como soluções complementares,  obviamente pensamos nos professores particulares.

As aulas particulares são digitalizadas! Esse é também o destino de aulas particulares!

Claro, é uma questão de não sobrecarregar os alunos que já têm muitas horas de estudo na escola fundamental ou no ensino médio. Mas passar algumas horas na companhia de um professor particular a cada semana pode ser uma solução incrível! Há várias razões para isso:

  • Aumento da concentração do aluno porque não está sujeito a perturbações externas, o que pode desconcentrar na sala de aula.
  • Uma aula individualizada permitindo-lhe receber a disponibilidade total do professor.
  • A oportunidade de fazer todas as perguntas que lhe passam pela cabeça. O que todos os alunos não fazem na escola, obviamente: a timidez não deixa.
  • Uma solução mais que eficaz para sanar suas dificuldades, uma por uma. Isso, o professor não pode fazer quando ele tem que ensinar a matéria para trinta alunos por turma (quando a sala é reduzida...).

As aulas particulares têm muitas vantagens!

Por todas essas razões, acreditamos que elas são uma das soluções para adotar no futuro.

Que tal encontrar um professor on line?

Trabalhar com aplicativos

Digital sempre, quando queremos abordar o tema da aula particular de amanhã. Obviamente, não podemos perder os aplicativos de vista.

Nós já estamos usando todos eles diariamente para nos ajudar em nossos respectivos trabalhos. Como isso poderia ser acentuado?

Como aprender matemática através de aplicativos?

A comunidade escolar e todos os atores que trabalham com ela de perto ou de longe ficaram muito interessados ​​em associar o trabalho escolar a novas tecnologias. Isso não é novidade e é por isso que já encontramos centenas de aplicativos de smartphones e tablets para download em diferentes plataformas (Play Store, iTunes, Windows Store...).

Por exemplo, estou equipado com um smartphone Android, o que acontece quando digito "matemática" na Play Store?

Faça reforço escolar na internet
Não deixe de fazer seus cursos para ir além

Eu acho um número entre 200 e 300 aplicativos (visivelmente) permitindo que o aluno trabalhe:

• fórmulas matemáticas,
• As tabelas de multiplicação,
• Aprenda dicas,
• As matérias do fundamental ao ensino médio no iTooch
• Realize exercícios por tema,
• Matemática para crianças
• geometria,
• Matemática através do jogo,
• O cálculo mental...

Isso é o que encontramos somente em Android e apenas para matemática, as soluções já são múltiplas! Eles também existem para o português, idiomas, história, geografia... Sem dúvida, portanto, as aulas particulares de amanhã também usarão esses métodos muito digitais, mas extremamente práticos. Obviamente, nada substituirá o face a face e a transmissão do conhecimento de um professor para o aluno.

Mas o professor, como já vemos com tablets em algumas escolas, provavelmente usará cada vez mais aplicativos de qualidade. Em vez de recomendar livros complementares que os alunos quase nunca lêem, por exemplo...

Descubra também o panorama mundial de aulas particulares!

Aulas via Skype, aulas particulares interativas

É realmente necessário que um professor particular esteja na mesma sala que seu aluno?

Sempre será melhor, nós concordamos. Mas nada impede que um aluno siga uma aula ou mais com alguém em diferentes lugares no Brasil ou no mundo.

Essas são também as aulas particulares de amanhã: use novas tecnologias e algum software para ensinar.

Os pais querem que seu filho tenha aulas com um professor reconhecido na sua disciplina? Que pena, ele não está perto de sua casa? A solução pode algumas chamadas de Skype, Hangout do Google+, Whatsapp ou outro software de videoconferência.

Como dar e receber aulas particulares pelo Skype?

As línguas estrangeiras, por exemplo, estão tomando um lugar cada vez mais importantes em nossas vidas. Elas servem para nos comunicar quando viajamos, para fazer amigos ou no trabalho. Para progredir em inglês, alemão ou espanhol, muitos pais solicitam aulas particulares para seus filhos.

No entanto, os melhores professores, ou pelo menos os de um país de língua inglesa (por exemplo), não estão necessariamente próximos a eles. Mesmo no exterior. Imagine o benefício que um aluno pode obter de conversas que duram várias dezenas de minutos com um professor estrangeiro? A aula particular de amanhã ocorrerá, talvez em parte, nesse tipo de software e internacionalmente.

Quais são as agências de aulas particulares que oferecem isso?

O futuro do ensino particular
É possível aprender pelo computador?

O professor particular se encarrega das lições de casa

Faça aulas com professores online!

No Superprof, estamos bem posicionados para ver o fenômeno.

Os pais não deixam mais de confiar os deveres e revisões de seus filhos a professores particulares. É inegavelmente como esse tipo de serviço está crescendo agora. Mas quais são as razões que podem explicar esse fenômeno?

Eles são múltiplos. Em primeiro lugar, podemos falar sobre o que estávamos falando antes: a queda no nível da escola empurrando os pais a encontrar outras soluções e outros profissionais.

Além disso, estamos testemunhando hoje um aumento real nos serviços de aula particular, permitindo que as famílias tenham uma ampla escolha de professores.

Há um número enorme de soluções para explorar. Mas há outra razão pela qual precisamos falar, ou seja, a falta de tempo livre que os pais têm hoje para estudar com seus filhos.

Os professores observam eles mesmos: pais e mães trabalham mais e mais e mais. Portanto, e faz sentido, eles têm cada vez menos tempo para ajudar seus filhos com as tarefas da escola.

Como ajudar seus filhos com lição de casa através de aulas particulares (conheça os principais organismos)?

Uma certa tradição talvez esteja sendo perdida (não totalmente, esse não é o ponto aqui): trabalhar com o pai ou a mãe no dever de casa para o dia seguinte.

Ou nas revisões para fazer uma prova. No entanto, os pais de hoje podem ter mais anos de educação que as gerações anteriores. Eles são intelectualmente falando bastante capazes de ajudar seus descendentes!

Esse é, portanto, um tipo de fenômeno social com o qual devemos lidar. É também por isso que as aulas particulares são uma história de intercâmbio: esse triplo relacionamento aluno-pais-professor!

O crescente recurso das aulas particulares ajudam os pais a lidar com as dificuldades dos filhos na escola.

Agende um aula particular ensino fundamental com um de nossos superprofes!

Recorra a um professor particular simplesmente! O dever de casa é um dos imperativos de todo estudante. Alguns pais decidem deixar seus filhos lidar com isso.

Para outros, é possível, portanto, recorrer a um professor particular que se desloque várias vezes por semana para ajudar nos trabalhos de casa e nas revisões. Isso permite que a criança receba um complemento de curso ainda mais qualitativo do que a mãe ou o pai poderia dar, aliás.

Então, essas são também as aulas particulares de amanhã: um uso mais sistemático de professores mudando de casa. Por sua maior diversidade, mas também pela crescente falta de disponibilidade dos pais, os professores individuais tornarão-se, num futuro próximo, um reflexo óbvio para ajudar as crianças na escola.

Além disso, eles trarão diferentes métodos, às vezes modelados com base no sistema escolar e outras vezes específicas para o ensino e o que as novas tecnologias lhes permitem fazer.

Se você é professor, faça a si mesmo a seguinte pergunta: qual é o mercado das aulas particulares hoje?

Como ser moderno e não fugir do tradicional?

Como dizemos acima, nem sempre a tecnologia pode substituir a importância das aulas particulares face a face.

Os professores ainda vão utilizar o quadro negro?
O giz ainda vai existir na educação?

Elas podem acontecer sim via Skype ou outro meio digital. Mas como adaptar o formato das aulas particulares tradicionais para esse meio?

A câmera é essencial para professor e aluno para permitir a interação. Para o professor, é quase imprescindível ver a reação do aluno quando ele passa o conteúdo de uma matéria.

Por isso, essas coisas não mudam e ele deve estar sim cara a cara com o aluno.

Exercícios também podem ajudar para ter certeza que ele assimilou bem a matéria ensinada.

Os aspectos positivos dos cursos online

Alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior – e até mesmo adultos que buscam se aprofundar em uma determinada área –  não precisam mais se preocupar, pois graças à educação à distância, encontrar um bom professor se tornou uma tarefa muito mais fácil e rápida!

aulas online trazem muitas vantagens
A liberdade de aprender sem sair do seu quarto!

Para ter aulas de praticamente todas as disciplinas, com professores qualificados, basta ter uma boa conexão internet. De fato, em apenas alguns cliques os pais podem recorrer aos serviços de um professor diplomado e qualificado, mesmo que este more em outro estado.

Através das aulas particulares, qualquer pessoa que deseje se instruir, aprimorar seus conhecimentos ou se preparar para uma prova importante, pode entrar em contato com os melhores professores em qualquer cidade do Brasil.

Uma das principais razões do sucesso das aulas online está no preço, obviamente. Para aqueles estudantes ou famílias que não podem investir uma grande soma em cursos complementares, as aulas por videoconferência aliam qualidade e baixo custo.

De fato, os professores particulares que ensinam online costumam propor preços mais baixos de forma geral. Existe também a possibilidade de negociar e fechar um pacote de aulas por um valor fixo.

Além disso, as aulas à distância oferecem uma grande flexibilidade no que se refere aos horários. Assim, você pode agendar suas aulas de maneira flexível e  conseguir organizar melhor seu tempo para revisar os conteúdos estudados. Sem falar da economia de tempo considerável.

Graças à tecnologia, hoje em dia não há mais a  necessidade de se passar horas no transporte público para dar aulas para aquele aluno que mora do outro lado da cidade. Os estudantes também saem beneficiados e podem aumentar a produtividade sem ter que perder tempo com trajetos incessantes entre a escola e o curso de inglês ou a aula de reforço!

O que é incrível com o uso da internet para fins educacionais é que os recursos são praticamente infinitos! Um bom professor saberá fazer uso da melhor pedagogia e das melhores ferramentas educacionais para que suas aulas sejam dinâmicas, lúdicas e mais diretas.

Descubra quais são as principais vantagens de ter aulas por webcam!

Como encontrar aulas particulares na internet?

Na era da internet, os estudantes não precisam mais recorrer às escolas de aulas particulares para encontrar professores e cursos de qualidade. Em apenas alguns cliques é possível escolher um professor adaptado às suas necessidades.

ficou mais fácil achar um professor
A internet facilitou a busca por aulas particulares!

Antes de começar a procurar por aulas ou professores, defina seus objetivos e estabeleça metas. Se você deseja melhorar seus conhecimentos em uma disciplina e alcançar um nível avançado, por exemplo, a melhor opção é escolher cursos individuais, pois desta forma o professor poderá propor aulas que de fato respondam à suas reais necessidades.

Já para quem quer apenas dar uma melhorada no desempenho escolar ou aprimorar algum conhecimento já adquirido, talvez as aulas em grupo sejam suficientes. Existem diferentes tipos de plataformas e sites onde é possível ter aulas online. De acordo com seus objetivos e necessidades, você pode escolher entre:

  • Videoaulas gratuitas: aulas gratuitas em diferentes disciplinas e matérias e que são disponibilizadas por plataformas de compartilhamento de videos ou por sites especializados em educação;
  • Sites e plataformas de aulas particulares: existem inúmeras plataformas que disponibilizam anúncios de aulas particulares por webcam. Um dos mais conhecidos é o  Superprof;
  • Sites de universidades: algumas universidades oferecem aulas gratuitas e formações completas em diferentes disciplinas.

Vale ressaltar que no Superprof, por exemplo, a educação à distância é muito facilitada! Para saber se um professor aceita cursos por webcam, basta dar uma olhada no perfil dele, na parte esquerda da tela. Normalmente os professores que aceitam dar aulas online sinalizam esta opção.

Quer começar a estudar pela internet? Veja como encontrar aulas particulares à distância.

Quais matérias podem ser ensinadas à distância?

Fazendo uso de apenas um computador, é possível ter acesso a um leque de opções: cursos de língua, aulas de música, culinária, reforço escolar, preparação para exames e concursos, etc. Em apenas alguns cliques, sem precisar se preocupar com restrições geográficas, você encontra as aulas e o professor ideais pela internet!

Uma das aulas mais procuradas é a de língua estrangeira. Hoje em dia, para se destacar no mercado de trabalho e chamar a atenção de muitos recrutadores, o domínio de um segundo idioma é essencial.

matérias ensinadas à distância
Que tal aprender o idioma de Shakespeare sem sair de casa?

Com o surgimento da internet e das novas tecnologias, ficou muito mais fácil – e mais barato – aprender novas línguas. Existe uma infinidade de aplicativos gratuitos que podem ser instalados no seu smartphone ou computador, e que ajudam a aprender ou melhorar os conhecimentos em gramática, fonética e conversação.

Além dos aplicativos, há também a possibilidade de fazer aulas de língua com um professor qualificado, as vezes mesmo nativo, sem sair de casa. Isso é possível graças às aulas online!

Diferentemente das aulas presenciais, não existem barreiras geográficas para o ensino à distância. Se você deseja estudar alemão com um professor nativo, saiba que com as aulas por webcam isso é totalmente possível, mesmo se seu professor estiver do outro lado do mundo.

As aulas de reforço também são uma modalidade bastante procurada. Para os pais preocupados com o sucesso escolar e acadêmico dos filhos, encontrar um bom professor particular é a solução ideal. No entanto, a oferta de cursos pode variar de uma cidade para outra.

Sabemos que certas disciplinas são mais difíceis de serem encontradas em algumas cidades, porém com o crescimento do ensino à distância, mais pessoas passaram a ter acesso às aulas e cursos nas áreas  desejadas.

Graças às muitas ferramentas disponíveis, o professor particular poderá garantir o acompanhamento do aluno mesmo estando longe. Mas, você deve estar se perguntando como é possível assegurar um bom apoio escolar online, não é mesmo?

Através do uso de programas de compartilhamento de documentos, como Dropbox ou Google Drive, por exemplo. Estes programas são muito úteis também para corrigir os exercícios, uma vez que os documentos compartilhados podem ser modificados facilmente. Já os aplicativos de mensagens instantâneas serão excelentes para manter o contato e tirar dúvidas de forma rápida.

Estas são apenas algumas das disciplinas que podem ser estudadas através das aulas particulares por webcam. Existem inúmeras outras  que podem ser facilmente ensinadas à distância como: português, matemática, história, canto, ciências, etc.

Conheça as principais disciplinas compatíveis com o ensino à distância.

Saiba onde encontrar aulas online

Você deseja melhorar seu desempenho escolar ou se preparar para o vestibular? Saiba que hoje em dia é possível ter aulas de reforço à distância independente da sua localização geográfica. Isto é possível graças aos inúmeros sites que oferecem aulas online por preços muito acessíveis (e as vezes, mesmo aulas gratuitas), como:

  • Sites de universidades renomadas;
  • Sites educacionais com conteúdo totalmente voltado para o ensino e formação à distância;
  • Plataformas especializadas em aulas por webcam.

Que tal encontrar um professor online?

escolha a disciplina que você quer aprender
No Superprof você tem uma grande oferta de aulas em diversas disciplinas.

Um dos sites mais populares atualmente quando o assunto é aulas particulares é o Superprof. Fundado em 2013 pelos franceses Wilfried Granier e Yann Leguillon, se trata de uma plataforma que conecta alunos e professores em todo o país.

Os professores que dão aulas particulares podem publicar seus anúncios de forma prática e rápida, facilitando assim o contato com os estudantes interessados. Ao fazer o cadastro na plataforma, o professor, além de fornecer todas as informações importantes relacionadas a sua experiência e formação, também pode sinalizar em seu perfil se ele aceita aulas por webcam.

Se você é um estudante e está interessado em ter aulas particulares online, basta fazer uma inscrição no site. O processo é muito simples e lhe permite achar o professor ideal em poucas horas. Para achar seu professor ideal basta você digitar na barra de pesquisa as aulas que deseja fazer e a localização (endereço exato, cidade ou bairro) e você encontrará muitos professores perto de você.

Além destas disciplinas mais convencionais como português e matemática, também é possível fazer aulas de dança, yoga, culinária, informática, desenho e muitas outras.

Além das aulas particulares online, indicamos alguns sites e plataformas que oferecem aulas online para inspirá-lo:

Programa FGV Ensino Médio Digital

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) possui uma plataforma de estudo online para ajudar os estudantes a melhorar o desempenho no ENEM. Nesta plataforma são disponibilizados textos teóricos, videoaulas, exercícios, links para outros sites, entre outros recursos educacionais, trabalhando separadamente as áreas do conhecimento exigidas no ENEM. O site ainda oferece simulados online.

Para ter acesso gratuito basta se cadastrar. O aluno receberá uma mensagem de confirmação no email cadastrado e pronto! Já poderá acessar todo o conteúdo do site.

Me Salva

Idealizado e criado por estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o site Me Salva abrange todas as matérias, da matemática ao português, e é voltado tanto para o ensino médio como para o  ensino superior. As aulas são disponibilizadas em videos que têm duração máxima de 10 minutos, e os temas são abordados de maneira bem simples e objetiva, facilitando o entendimento do estudante.

O aluno pode escolher o plano que mais se adaptada às suas necessidades e a assinatura pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual (preços decrescentes).

Calcule Mais

Com o objetivo de mudar a realidade que mostra a matemática como a grande vilã do mal desempenho escolar e dos exames pré-vestibulares, Vandeir Vioti dos Santos, estudante de Engenharia Elétrica e Matemática, decidiu criar o portal Calcule Mais. Trata-se de um site educacional que oferece mais de 700 videoaulas de matemática – todas elas criadas pelo estudante – abrangendo o conteúdo do ensino médio.

O portal oferece um conteúdo de grande qualidade e por conta disto chamou a atenção do MEC (Ministério da Educação), que tem o objetivo de incluí-lo em seus portais. Portanto, vale a pena conferir!

Pourquoi ne pas prendre un cours de Ter aulas particulares ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Carolina

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais, mestre pela Sorbonne (França) em turismo, patrimônio e meio-ambiente. Minha formação em diferentes áreas permite que eu escreva com liberdade e interesse.