Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Características do professor particular de amanhã

De Carolina, publicado dia 14/05/2018 Blog > Aulas particulares > Ter aulas particulares > Como serão as aulas particulares do futuro?

O mundo ao nosso redor está mudando. É digitalizado por todos os lados. Isso tem um enorme impacto na vida de todos. É claro, o sistema escolar também é afetado.

Vale a pena perguntar aqui: como serão as aulas de amanhã?

Entre as novas tecnologias, um painel mais amplo de professores e, acima de tudo, um uso mais sistemático da educação em casa, eis o que esperamos.

Para saber tudo sobre aulas particulares

Queda no nível geral de alunos

Pouco a pouco, o sistema de educação, os pais e a população viram uma queda clara no nível dos estudantes. Ao mesmo tempo, há um claro aumento na demanda por aulas particulares.

Qual é o destino da educação? Os alunos vão assistir às aulas na sala?

Todos os anos, por exemplo, ouvimos sobre os resultados decrescentes do Enem, vestibulares, o que parece ser um exame cada vez menos complexo.

Faça aulas particulares (e sua troca de conhecimento) para revisar as matérias para o seu vestibular.

Alguns assuntos são bastante sintomáticos desse declínio. Isso é particularmente visto em matemática.

Em português, e acima de tudo na ortografia, o declínio também é alarmante.

Com esse contexto ruim, como serão as aulas particulares de amanhã?

Qual observação fazer a partir daí? É o nível do sistema escolar que caiu ou o dos alunos? Deveríamos culpar as novas tecnologias ou abraçá-las (isso será o assunto de um próximo parágrafo)?

Você também conhece a história das aulas particulares?

Aulas particulares: uma alternativa real

No Superprof, achamos que, diante dessa falência, é necessário encontrar soluções paralelas para a escola. Como soluções complementares,  obviamente pensamos nos professores particulares.

As aulas particulares são digitalizadas! Esse é também o destino de aulas particulares!

Claro, é uma questão de não sobrecarregar os alunos que já têm muitas horas de estudo na escola fundamental ou no ensino médio. Mas passar algumas horas na companhia de um professor particular a cada semana pode ser uma solução incrível! Há várias razões para isso:

  • Aumento da concentração do aluno porque não está sujeito a perturbações externas, o que pode desconcentrar na sala de aula.
  • Uma aula individualizada permitindo-lhe receber a disponibilidade total do professor.
  • A oportunidade de fazer todas as perguntas que lhe passam pela cabeça. O que todos os alunos não fazem na escola, obviamente: a timidez não deixa.
  • Uma solução mais que eficaz para sanar suas dificuldades, uma por uma. Isso, o professor não pode fazer quando ele tem que ensinar a matéria para trinta alunos por turma (quando a sala é reduzida…).

As aulas particulares têm muitas vantagens!

Por todas essas razões, acreditamos que elas são uma das soluções para adotar no futuro.

Trabalhar com aplicativos

Digital sempre, quando queremos abordar o tema da aula particular de amanhã. Obviamente, não podemos perder os aplicativos de vista.

Nós já estamos usando todos eles diariamente para nos ajudar em nossos respectivos trabalhos. Como isso poderia ser acentuado?

Como aprender matemática através de aplicativos?

A comunidade escolar e todos os atores que trabalham com ela de perto ou de longe ficaram muito interessados ​​em associar o trabalho escolar a novas tecnologias. Isso não é novidade e é por isso que já encontramos centenas de aplicativos de smartphones e tablets para download em diferentes plataformas (Play Store, iTunes, Windows Store…).

Por exemplo, estou equipado com um smartphone Android, o que acontece quando digito “matemática” na Play Store?

Faça reforço escolar na internet Não deixe de fazer seus cursos para ir além

Eu acho um número entre 200 e 300 aplicativos (visivelmente) permitindo que o aluno trabalhe:

• fórmulas matemáticas,
• As tabelas de multiplicação,
• Aprenda dicas,
• As matérias do fundamental ao ensino médio no iTooch
• Realize exercícios por tema,
• Matemática para crianças
• geometria,
• Matemática através do jogo,
• O cálculo mental…

Isso é o que encontramos somente em Android e apenas para matemática, as soluções já são múltiplas! Eles também existem para o português, idiomas, história, geografia… Sem dúvida, portanto, as aulas particulares de amanhã também usarão esses métodos muito digitais, mas extremamente práticos. Obviamente, nada substituirá o face a face e a transmissão do conhecimento de um professor para o aluno.

Mas o professor, como já vemos com tablets em algumas escolas, provavelmente usará cada vez mais aplicativos de qualidade. Em vez de recomendar livros complementares que os alunos quase nunca lêem, por exemplo…

Descubra também o panorama mundial de aulas particulares!

Aulas via Skype, aulas particulares interativas

É realmente necessário que um professor particular esteja na mesma sala que seu aluno?

Sempre será melhor, nós concordamos. Mas nada impede que um aluno siga uma aula ou mais com alguém em diferentes lugares no Brasil ou no mundo.

Essas são também as aulas particulares de amanhã: use novas tecnologias e algum software para ensinar.

Os pais querem que seu filho tenha aulas com um professor reconhecido na sua disciplina? Que pena, ele não está perto de sua casa? A solução pode algumas chamadas de Skype, Hangout do Google+, Whatsapp ou outro software de videoconferência.

Como dar e receber aulas particulares pelo Skype?

As línguas estrangeiras, por exemplo, estão tomando um lugar cada vez mais importantes em nossas vidas. Elas servem para nos comunicar quando viajamos, para fazer amigos ou no trabalho. Para progredir em inglês, alemão ou espanhol, muitos pais solicitam aulas particulares para seus filhos.

No entanto, os melhores professores, ou pelo menos os de um país de língua inglesa (por exemplo), não estão necessariamente próximos a eles. Mesmo no exterior. Imagine o benefício que um aluno pode obter de conversas que duram várias dezenas de minutos com um professor estrangeiro? A aula particular de amanhã ocorrerá, talvez em parte, nesse tipo de software e internacionalmente.

Quais são as agências de aulas particulares que oferecem isso?

O futuro do ensino particular É possível aprender pelo computador?

O professor particular se encarrega das lições de casa

No Superprof, estamos bem posicionados para ver o fenômeno.

Os pais não deixam mais de confiar os deveres e revisões de seus filhos a professores particulares. É inegavelmente como esse tipo de serviço está crescendo agora. Mas quais são as razões que podem explicar esse fenômeno?

Eles são múltiplos. Em primeiro lugar, podemos falar sobre o que estávamos falando antes: a queda no nível da escola empurrando os pais a encontrar outras soluções e outros profissionais.

Além disso, estamos testemunhando hoje um aumento real nos serviços de aula particular, permitindo que as famílias tenham uma ampla escolha de professores.

Há um número enorme de soluções para explorar. Mas há outra razão pela qual precisamos falar, ou seja, a falta de tempo livre que os pais têm hoje para estudar com seus filhos.

Os professores observam eles mesmos: pais e mães trabalham mais e mais e mais. Portanto, e faz sentido, eles têm cada vez menos tempo para ajudar seus filhos com as tarefas da escola.

Como ajudar seus filhos com lição de casa através de aulas particulares (conheça os principais organismos)?

Uma certa tradição talvez esteja sendo perdida (não totalmente, esse não é o ponto aqui): trabalhar com o pai ou a mãe no dever de casa para o dia seguinte.

Ou nas revisões para fazer uma prova. No entanto, os pais de hoje podem ter mais anos de educação que as gerações anteriores. Eles são intelectualmente falando bastante capazes de ajudar seus descendentes!

Esse é, portanto, um tipo de fenômeno social com o qual devemos lidar. É também por isso que as aulas particulares são uma história de intercâmbio: esse triplo relacionamento aluno-pais-professor!

O crescente recurso das aulas particulares ajudam os pais a lidar com as dificuldades dos filhos na escola.

Recorra a um professor particular simplesmente! O dever de casa é um dos imperativos de todo estudante. Alguns pais decidem deixar seus filhos lidar com isso.

Para outros, é possível, portanto, recorrer a um professor particular que se desloque várias vezes por semana para ajudar nos trabalhos de casa e nas revisões. Isso permite que a criança receba um complemento de curso ainda mais qualitativo do que a mãe ou o pai poderia dar, aliás.

Então, essas são também as aulas particulares de amanhã: um uso mais sistemático de professores mudando de casa. Por sua maior diversidade, mas também pela crescente falta de disponibilidade dos pais, os professores individuais tornarão-se, num futuro próximo, um reflexo óbvio para ajudar as crianças na escola.

Além disso, eles trarão diferentes métodos, às vezes modelados com base no sistema escolar e outras vezes específicas para o ensino e o que as novas tecnologias lhes permitem fazer.

Se você é professor, faça a si mesmo a seguinte pergunta: qual é o mercado das aulas particulares hoje?

Como ser moderno e não fugir do tradicional?

Como dizemos acima, nem sempre a tecnologia pode substituir a importância das aulas particulares face a face.

Os professores ainda vão utilizar o quadro negro? O giz ainda vai existir na educação?

Elas podem acontecer sim via Skype ou outro meio digital. Mas como adaptar o formato das aulas particulares tradicionais para esse meio?

A câmera é essencial para professor e aluno para permitir a interação. Para o professor, é quase imprescindível ver a reação do aluno quando ele passa o conteúdo de uma matéria.

Por isso, essas coisas não mudam e ele deve estar sim cara a cara com o aluno.

Exercícios também podem ajudar para ter certeza que ele assimilou bem a matéria ensinada.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar