Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O destino do professor particular

De Carolina, publicado dia 15/05/2018 Blog > Aulas particulares > Ter aulas particulares > Qual é o futuro das aulas particulares?

Aulas particulares são muito populares no Brasil. A demanda por aulas particulares não para de crescer!

Muito em decorrência das péssimas condições de ensino no país, infelizmente. Para correr atrás do ensino das escolas, muitos pais recorrem a ajuda do professor particular.

Mas claro, não somente por causa disso. Há casos específicos como a dificuldade do aluno em determinada matéria ou conteúdo, a preparação para provas de fim de ano, bimestral,  trimestral, semestral, recuperação, teste de proficiência em inglês ou outra língua, etc…

Os benefícios das trocas de conteúdo das aulas particulares (online pelo Skype?) já são comprovados no ensino fundamental e médio. Mas as aulas particulares também se abriram para novas disciplinas e se tornam mais acessíveis.

Há outros meios para aprender que não seja na escola As salas de aula não são tão eficazes como antes

Isso foi possível também graças a valorização da cultura “Do It Yourself” (Faça Você Mesmo), da internet e das redes sociais. Por isso, você pode encontrar aulas particulares de jardinagem, pequenos reparos, culinária, etc.

A aprendizagem recreativa não é mais reservada para associações! Ainda bem!

O personal trainer também é uma nova tendência que está se tornando mais democrática!

Concorrência direta com MOOCs

Eles já fazem parte da história das aulas particulares!

Os MOOCs (Massive Open Online Course – aula aberta massiva online) estão crescendo mais e mais. 100 mil pessoas ou mais podem fazer o mesmo curso, acredita?

Tradicionalmente, os MOOCs são como uma educação online de massa, como o próprio nome diz.

O ensino privado, por exemplo, é cada vez mais desafiado pelos MOOCs!

Hoje, eles são cada vez mais interativos por colocar o usuário no centro do sistema de aprendizado. Tutoriais em vídeo podem orientar uma pessoa a adquirir conhecimento passo a passo.

O MOOC e as aulas particulares podem se complementar de maneira inteligente. O professor individual pode re-explicar noções gerais e completar as possíveis deficiências através dos MOOCs, por exemplo.

Compatibilidade com o e-learning

A formação online tornou-se uma tendência para desenvolver conhecimentos. O E-Learning soube conquistar seu lugar nas escolhas dos alunos no campo da educação.

A comunicação é por webcam, chat e email. Um professor não precisa mais estar com o aluno na escola, faculdade ou em casa (no caso dos professores particulares) para ensinar.

As aulas particulares no estilo tradicional não perderam a sua importância, mas podem ser substituídas sem danos pelas aulas online.

É possível criar uma reunião virtual e fazer videoconferências com uma pessoa do outro lado do Brasil ou até do mundo. Novas tecnologias abriram uma ampla gama de oportunidades para aulas particulares.

Isso faz parte da economia das aulas particulares!

O acompanhamento pode ser melhor. O aluno pode trabalhar todos os dias e enviar seus exercícios para corrigir por e-mail. O professor pode estar disponível por chat, para tirar as dúvidas nos seus momentos de conexão pré-determinados.

As vantagens das aulas particulares a distância são numerosas:

Faça aula particular de karatê Quer ser um craque das artes marciais?

  • Acesso fácil. Você pode ter seu curso individual em qualquer lugar, desde que você tenha acesso à internet.
  • Uma melhor adaptação ao ritmo da escola, universidade ou profissão.
  • Economia de tempo.
  • Economia de transporte.

Descubra também nosso panorama mundial de aulas particulares.

O reforço escolar como opção de aulas particulares

Confrontados com a queda do nível educacional, dificuldades de compreensão ou falta de motivação dos alunos, os pais e responsáveis não deixam de chamar um professor particular.

Aulas de português e redação são muitas vezes necessárias antes de fazer uma prova: para o Enem e vestibular, por exemplo. Mas também para concursos públicos já na vida adulta, não é?

A matemática é uma matéria difícil e um professor particular pode acompanhar um aluno com dificuldades.

Teorema de Pitágoras, Tales, equação de 1º e 2º grau, fator são conceitos esquecidos pelos pais, que nem sempre podem ajudar seus filhos. Isso acontece muitas vezes quando o conteúdo vai se especificando e os pais já não utilizam há décadas!

As aulas particulares (saiba tudo sobre elas) podem ser uma dádiva para o aprendizado do aluno.
Aprender línguas estrangeiras é feito de várias maneiras: escuta e compreensão de leitura, gramática, vocabulário…

Um professor pode trabalhar os pontos fracos da criança, adolescente ou adulto para que ele se sinta mais à vontade com o idioma.

Mais e mais adultos fazem aulas de inglês ou espanhol para se preparar para uma viagem. A preparação é feita oralmente para que a pessoa possa se comunicar com facilidade em seu país de destino.

A imersão somente acelera o processo de aprendizagem. É possível começar do zero ou sair com o nível escolar, para melhorá-lo in loco.

Abertura para a informática

Hoje, seja para o lazer, o desenvolvimento de um projeto ou até mesmo procura de emprego, saber os conceitos básicos da informática é essencial.

Faça reforço escolar Os livros podem ajudar, mas o professor pode mais!

Não há idade para uma introdução aos computadores. Você pode descobrir o B-A-BÁ do computador como a criação de arquivos, gerenciamento de arquivos, navegação na internet, e-mail, comunicação.

Processamento de texto, planilha eletrônica, contabilidade, apresentação power point no computador, todos esses conteúdos são mais difíceis de dominar que parecem. Não é à toa que várias empresas fornecem cursos para aprendê-los.

Como aprender a dominar as ferramentas que seu computador pode lhe oferecer?

No entanto, quando você é um estudante e está preparando uma dissertação ou tese, é fundamental saber usar ferramentas de edição de texto. Isso facilita enormemente na hora de colocar o texto nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

As aulas particulares podem ajudar a identificar as deficiências de uma pessoa e ensiná-las passo a passo, para uma apresentação coerente de sua escrita.

Mais e mais pessoas querem criar seu próprio site, por exemplo. É possível escolher soluções prontas, como temas do WordPress, ou compilá-las de A a Z. Para todos os casos, é mais que recomendável ter algumas noções de HTML e web designer.

Complexo, essas disciplinas exigem ser acompanhada por uma pessoa especializada. As aulas particulares permitem que você direcione as necessidades da pessoa, avançando de acordo com uma meta ou um projeto.

E sim, os cursos estão se digitalizando! Essa é também a aula particular de amanhã!

A democratização do personal trainer

Nós pensamos que o personal trainer ou o coach esportivo era reservado para profissionais ou pessoas extremamente ricas.

Hoje, quando se trata de esportes, ter um professor particular não é mais algo reservado para a elite.

É possível ter um treinador em todas as disciplinas: basquete, dança, fitness… O professor em particular tem uma influência tanto no físico quanto no mental. Ele guia a pessoa e executa os movimentos técnicos certos para melhorar o esporte, mas também para preservar suas costas e articulações.

Muitos atletas de domingo forçam e pressionam seus limites a ponto de se machucarem, o que requer um longo período de inatividade. Fonte de desânimo, a lesão pode ser uma causa de abandono do esporte.

O personal ajuda a ter confiança em si e encoraja quando é difícil e a pessoa está prestes a desistir, especialmente durante os exercícios de musculação.

Para a preparação de um desafio, como um triathlon, uma maratona, um coach esportivo pode atuar em diferentes aspectos, oferecendo preparo físico adaptado, orientações sobre alimentação, sono…

Podemos encontrar personal trainer em todas as agências de aulas particulares?

Um acompanhamento passo-a-passo para aprender música

Aulas particulares de música ajudam a garantir uma progressão. Entre a noção de ritmo, a teoria musical, aprender a cantar junto com o instrumento, a música é um mundo excitante!

Para aprender bateria, piano, guitarra, violão as aulas particulares podem começar do zero, mesmo sem ter o ouvido musical.

Aprender teoria musical não é uma obrigação, dependendo do instrumento. O professor particular pode, portanto, enfatizar na prática do instrumento musical, por exemplo. Assim, o aluno aprenderá a tocar da maneira mais rápida possível.

O professor particular pode ajudar a melhorar o nível do aluno para ele entrar em um Conservatório e até mesmo para avançar para um ciclo de música profissional.

Outra abordagem para as artes, com ensino individual

A educação artística pode passar por cursos individuais. Como meio de expressão, as artes podem ser ensinadas por um professor particular. Para o desenho ou a pintura, por exemplo, é sempre interessante dominar uma técnica desconhecida: óleo, aquarela, carvão, sanguínea…

As aulas particulares no campo das artes também foram democratizadas!

Quer fazer exercícios com curso individual? Já pensou em fazer aulas particulares para chegar a esta asana?

Menos tradicional, o grafitti é uma técnica complicada que não é mais reservada às ruas. Mais e mais artistas estão exibindo e vendendo criações originais graças às técnicas do grafitti.

Um professor particular pode ensianr a criar tons e degradês sutis.

Mais curioso, é possível ter aulas particulares de teatro. A expressão é individual e o professor pode tentar mostrar ao aluno a sua voz. Ele pode ajudar na preparação de um casting ou audição.

É também por isso que as aulas particulares são uma história de intercâmbio!

Diversificação de aulas particulares de lazer

Hoje, o reflexo de fazer uma aula voltada para o lazer é de se inscrever em um curso e coletivo. Muitas vezes, os horários disponíveis não são compatíveis de acordo com sua agenda.

Porém, o futuro das aulas particulares nos reserva muitas surpresas!

É possível encontrar professores particulares para desenvolver uma paixão como a astrologia ou a maquiagem.

Cursos de tricô, ponto cruz e jersey são as bases que um determinado professor pode ensinar ao aluno!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar