Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aulas particulares para estudantes do ensino médio

De Glicia, publicado dia 24/04/2019 Blog > Aulas particulares > Ter aulas particulares > Como o apoio escolar pode ajudar alunos da educação básica?

Com o atual cenário da educação no Brasil, muito pais e estudantes optam por contratar professores particulares que possam auxiliá-los durante o ano letivo.

A demanda por aulas de apoio escolar tem crescido muito nos últimos anos. Seja para aulas de reforço, aulas de recuperação, aula de monitoria, cursos intensivos ou preparatórios para vestibulares e concursos, o fato é que este mercado tem muito a oferecer, tanto para os alunos quanto para os professores.

Se você está no ensino médio, provavelmente está se preparando para os vestibulares e para o Enem. Em meio as obrigações com a escola, provas, seminários e o estresse decorrente da carga de tarefas a fazer, fica difícil se organizar e administrar bem o tempo dedicado aos estudos.

com as aulas particulares seu desempenho pode aumentar muito Precisando melhorar seu rendimento escolar? Com um professor particular você conseguirá tirar boas notas e se preparar para o vestibular.

Esta nova etapa da sua vida escolar demanda mais autonomia e comprometimento da sua parte. É também nesta fase que você precisa escolher sua futura profissão e as dúvidas e inseguranças começam a aparecer. Se sair bem no Enem e nos vestibulares que você escolheu é a garantia de poder estudar em boas faculdades e fazer o tão sonhado curso.

Com o suporte de um professor particular, você poderá abordar todas estas questões de maneira mais serena, pois além de ajudá-lo com os conteúdos das disciplinas estudadas, ele também pode orientá-lo quanto a escolha do curso mais apropriado para você.

Com uma pedagogia adaptada, o professor poderá ajudá-lo a organizar um cronograma de estudos, revisar para as provas e se preparar para o vestibular. Descubra neste artigo as vantagens de contratar um professor particular.

Leia também: Encontre o professor à domicílio adequado ao seu nível.

Como o professor particular pode orientá-lo na escolha de uma área do conhecimento?

Os 3 anos de ensino médio são cruciais na vida estudantil dos jovens alunos. Além de se adaptar a nova rotina de aulas e aos novos conteúdos, eles têm que escolher em qual área do conhecimento gostariam de continuar seus estudos acadêmicos.

Fazer aulas particulares durante o ensino médio ajuda a reforçar os conteúdos aprendidos e a melhorar suas habilidades nos diferentes assuntos ensinados. Todo o conteúdo aprendido nesses 3 anos são quase exclusivamente voltados para o que é pedido nos vestibulares mais famosos do Brasil e no Enem.

Mas, como saber qual área do conhecimento escolher e como começar a estudar os conteúdos relevantes o quanto antes? Área de humanas, exatas ou biológicas? Como saber qual delas é mais adaptada ao meu perfil?

Veja também: Aulas particulares para alunos do ensino fundamental.

O professor particular pode orientar o aluno na escolha da área de estudos universitários Com a orientação correta, escolher qual faculdade cursar se torna uma tarefa menos estressante.

Esta é sem dúvidas uma escolha difícil, pois ela definirá o tipo de profissão que você poderá exercer futuramente. São poucos os que sabem qual área seguir no ensino superior desde o primeiro ano. A maioria chega ao último ano de ensino médio sem ter decidido ainda qual vestibular prestar.

Por meio dos conteúdos trabalhados em sala de aula, você consegue  ter uma vaga idéia dos  assuntos que serão abordados na faculdade dependendo da área escolhida. O professor particular será de grande ajuda neste momento, pois ele poderá avaliar suas habilidades e descobrir qual área é mais apropriada para você.

Para começar a refletir, você pode se fazer algumas perguntas e tentar respondê-las da maneira mais sincera possível:

  1. Quais são as minhas matérias preferidas?
  2. Eu tenho mais habilidades em português ou matemática?
  3. Como eu me vejo no futuro?
  4. Até onde eu gostaria de ir nos estudos superiores? Eu quero fazer mestrado e doutorado?
  5. Quais áreas me estimulam mais, as criativas ou as que demandam senso analítico e maiores habilidades intelectuais?

Em seguida, você pode conversar com o professor particular sobre seus projetos, que tipo de trabalho você gostaria de fazer, por exemplo. Como ele tem mais experiência e já passou por esta fase, com certeza ele saberá lhe aconselhar e dar algumas dicas e orientações.

Além disso, o professor também pode ajudá-lo a estabelecer as matérias que precisam de mais atenção de acordo com o vestibular que você deseja prestar. Dependendo da sua escolha de vestibular (humanas, exatas ou biológicas) cada assunto estudando não tem a mesma relevância.  Alguns são mais valorizados no vestibular de humanas do que no de exatas, por exemplo.

Por isso, é importante desenvolver as habilidades certas para cada área do conhecimento e conseguir, desta forma, tirar o melhor proveito dos conteúdos estudos.

Entenda melhor o interesse das aulas particulares para crianças na pré-escola

Pré-vestibulandos: quais matérias privilegiar?

O primeiro passo é escolher a área de estudos que você deseja cursar. Em seguida, dependendo do seu nível, suas lacunas e dos requisitos exigidos pela formação que você escolher, o professor particular saberá direcionar as aulas de forma a dar mais atenção às disciplinas mais importantes.

Vale ressaltar que, independente da área escolhida pelo aluno (humanas, exatas ou biológicas), ele terá que fazer as provas de português do Enem e dos vestibulares. Logo, esta é uma das disciplinas mais importantes e que merece atenção redobrada.

Num primeiro momento o professor trabalhará os aspectos básicos da língua portuguesa (gramática, ortografia, conjugação de verbos, etc.). Outro ponto importante a ser abordado durante as aulas é a redação, pois um texto cheio de erros  perderá prejudicá-lo.

dependendo da área, algumas disciplinas são mais relevantes do que outras Os pré-vestibulandos devem dar atenção especial às disciplinas da área escolhida.

Para garantir que você se sairá bem na parte de redação, alguns aspectos devem ser muito bem trabalhados junto com o professor:

  • Estudo do texto, que engloba o conhecimento dos principais gêneros textuais, composição e produção escrita;
  • Estudo dos  aspectos linguísticos em diferentes gêneros textuais;
  • Estudo do texto argumentativo, que é o estilo textual que você deverá usar para escrever sua redação;
  • Estudo dos diferentes aspectos linguísticos da língua portuguesa como norma culta, variação linguística, tempos e modos verbais, grau de formalidade, conectivos lógicos, regras ortográficas, etc.

Já as provas específicas tratam de assuntos relacionados à área do conhecimento escolhida pelo candidato. Neste caso, o professor deverá abordar tópicos precisos e trabalhar as disciplinas mais importantes para a área em questão.

Área de exatas e biológicas

Dependendo do curso escolhido, você precisará responder questões tanto da área de exatas, como da área de biológicas. É o caso para os cursos de medicina, química, biotecnologia, engenharia ambiental, entre outros.

Durante as aulas, seu professor particular  precisará dar atenção especial às seguintes matérias:

  • Matemática
  • Física
  • Química
  • biologia

Considerado os vestibulares mais difíceis, as áreas de exatas e biológicas requerem muito envolvimento  da parte do aluno e exigem dedicação continua às revisões. Com a metodologia correta e um bom cronograma de estudos, você conseguirá estudar todos os conteúdos importantes para o vestibular e melhorará, consequentemente, seus resultados em sala de aula também.

Área de humanas

A área de humanas se trata de uma área do conhecimento muito mais ampla, que engloba diversos conhecimentos e competências. Apesar de ser considerado como um vestibular “mais fácil”, o vestibular dos cursos de humanas requer um alto nível intelectual do aluno e um ótimo senso crítico e analítico.

O vestibular dos cursos de humanas dão ênfase às seguintes matérias:

  • Língua portuguesa
  • Literatura
  • História
  • Geografia
  • Comunicação
  • Artes, etc.

Desta forma, o vestibular de humanas exige uma preparação tão rigorosa quanto o de exatas. O papel do professor particular é de garantir que você seja capaz de ler a prova e dar respostas bem formuladas e concisas, numa linguagem clara e que respeite a norma culta da língua.

Tópicos como interpretação de texto, gêneros textuais, literatura e norma culta deverão ser abordados também, juntamente com as demais disciplinas: história, geografia, artes, entre outras que podem variar de acordo com a escolha do curso.

Você já ouviu falar em aulas de reforço para alunos universitários?

Teste vocacional: teste suas habilidades e descubra qual área de estudos escolher

Você provavelmente já ouviu falar em teste vocacional, ou conhece alguém que já tenha feito um! Quem sabe você mesmo já tenha feito algum teste vocacional, em algum site ou revista. Mas, você sabe, de fato, para que serve um teste vocacional? Se você não faz a menor  ideia do que estamos falando, calma que a gente te explica tudo.

por que fazer teste vocacional? O teste vocacional é uma importante ferramenta para que o aluno conheça suas habilidades e consiga escolher bem uma carreira.

O teste vocacional é uma ferramenta que pode te auxiliar na escolha de uma área de estudo ou profissão. Como o próprio nome indica, a finalidade do teste vocacional é ajudar a pessoa a encontrar sua “vocação”, ou seja, uma tendência da pessoa para exercer uma determinada atividade de acordo com as aptidões e interesses específicos.

Um dos principais objetivos de fazer um teste vocacional é verificar os níveis de interesse, personalidade e capacidade da pessoa, bem como avaliar as habilidades para uma determinada área de estudo ou trabalho.

De maneira geral, o perfil do público que costuma buscar por um teste vocacional é formado por adolescentes que estão buscando uma orientação de carreira. Após conversar com seus professores na escola, ou mesmo com seu professor de reforço, como mencionamos acima, fazer um teste para confirmar suas aptidões pode ser bastante interessante e ajudá-lo na escolha do vestibular mais adequado.

Antigamente, as escolas públicas e particulares davam o teste para todos os alunos do ensino médio, mas hoje em dia isso não é tão comum. Porém, é possível fazer um teste vocacional gratuitamente pela internet. Vale ressaltar que, o resultado do teste não deve ser encarado como uma verdade irrefutável. Não é raro vermos jovens que se interessam por uma determinada área, mas desistem de segui-la por acharem que não são aptos para aquilo.

O teste vocacional é um excelente direcionamento para aqueles alunos que estão completamente perdidos com relação à escolha da carreira. O teste não prevê o futuro, mas te mostra algumas carreiras que podem ser do seu interesse. A partir do resultado, você pode pesquisar mais sobre o assunto e refletir sobre a escolha.

Por que fazer um teste vocacional? Como ele pode te ajudar?

O teste permite fazer uma análise dos seus interesses e das suas habilidades, te oferecendo opções de caminhos a seguir. Tudo isso baseando-se no que você se interessa e no que você é bom fazendo.

Entretanto, esteja ciente de que o teste não funciona como uma bola de cristal mágica. Ele apenas te ajuda a traduzir e compreender o que você, de certa forma, já sabe (ou deveria saber!). Mas afinal, vale a pena fazer um teste vocacional? Vejamos a seguir algumas boas razões para fazê-lo!

  • O teste vai possibilitar algumas reflexões sobre quem você é e quais caminhos você pode seguir nos estudos e, consequentemente, na vida profissional;
  • Além de indicar suas aptidões ele também mostra as profissões que você pode gostar, ampliando assim o seu leque de possibilidades;
  • Ajuda a confirmar aquilo que você, de certa forma, já sabia e te motiva a continuar naquele caminho que você já esperava seguir;
  • O teste também pode te surpreender, mostrando novas opções que você nem imaginava que existiam.

Mas, por que você deveria fazer o teste se no fundo já sabe o que gosta e conhece os caminhos que quer trilhar?

Para pessoas que já sabem a área do conhecimento que preferem, o teste ajuda a conhecer novas profissões e possibilidades dentro daquela área. Mas, nem todo mundo é assim tão decidido. Aliás, a maioria dos jovens sentem bastante dificuldade em escolher a área profissional em que querem trabalhar.

Se você não sabe a área do conhecimento que mais gosta, como vai saber qual profissão escolher? É aí que entra o famoso teste vocacional!

O resultado do teste é o ponto de partida para uma reflexão de que curso você quer fazer e de onde você quer chegar. E não se esqueça de procurar as avaliações com validade metodológica. Não é qualquer teste que consegue te ajudar, muito pelo contrário! Algumas vezes eles podem até te atrapalhar. Por isso, é importante encontrar uma plataforma confiável para realizar seu teste.

Como evitar a repetência com aulas particulares de reforço?

As aulas particulares são uma oportunidade para fazer um balanço das dificuldades e deficiências encontradas pelo estudante, bem como identificar aspectos que devem ser melhorados.

Professor particular para reforçar o aprendizado escolar A repetência afeta a auto-estima e a motivação do aluno.

Um professor particular é capaz de acompanhá-lo ao longo de todo o ano letivo, dando o suporte necessário para que você recupere as notas e o bom desempenho. A repetência pode assim ser evitada através de aulas de reforço que terão por objetivo colocar o aluno de volta nos “trilhos” da aprendizagem.

Segundo diversos especialistas em educação, expectativas, percepção das habilidades e autoestima são fatores fundamentais no processo educacional. A repetência coloca em questão todos esses fatores e leva o aluno a perder o interesse pela escola. Com boas aulas de reforço este quadro pode ser revertido.

Um professor particular à domicílio será capaz de fornecer algumas dicas que lhe ajudarão a descobrir o seu verdadeiro potencial de aprendizagem. Se você sente dificuldades em algumas matérias ou se sente desmotivado a estudar, peça ajuda! O objetivo deste acompanhamento escolar é abri-lo para uma nova perspectiva em relação aos estudos e ao futuro.

Tenha em mente que uma boa pedagogia pode mudar completamente sua relação com a escola, além de prepará-lo corretamente para a escolha de um curso universitário. As aulas particulares permitem que o estudante faça uma auto-avaliação e analise seus pontos fracos e fortes. Em alguns casos ele pode perceber que ele não domina os conhecimentos básicos necessário para seu sucesso escolar e acadêmico.

Assim, um professor particular à domicílio oferecerá um ensino complementar ao da escola, que permitirá preencher as lacunas e aprofundar conhecimentos já adquiridos. Com uma metodologia totalmente adaptada às suas necessidade você conseguirá obter ótimos resultados e progredir cada dia mais.

Saiba porque é importante ter aulas particulares adaptadas ao seu nível!

Aprenda a fazer um plano de estudos para o vestibular

Você – como a maioria dos estudantes do ensino médio – com certeza já teve aquela sensação de estagnar em alguma matéria. Por mais que você estude bastante, você tem a impressão de não “sair do lugar” e  de não conseguir ter um bom aproveitamento do conteúdo revisado.

a melhor forma de fazer um cronograma de estudos Dedicar um momento para as revisões e organizar um cronograma de estudos te ajudará a assimilar os conteúdos aprendidos.

Isso ocorre porque passar horas debruçado sobre os livros e anotações pode não ser a melhor forma de aprender. Ser um aluno dedicado aos estudos não significa que você deve revisar absolutamente todas as matérias todos os dias. Para que as leituras e os exercícios resolvidos sejam eficazes, é importante ter organização. Com um cronograma de estudos bem definido, você poderá aprimorar o aprendizado!

Seguir um cronograma de estudos é uma ferramenta que irá te ajudar a fixar os conteúdos aprendidos e acelerar seu processo de aprendizagem. Além disso, seguir um cronograma também te ajudará a criar bons hábitos de estudo, fazendo com que seu sonho de entrar naquela super universidade se concretize.

Aprender e assimilar os conceitos ensinados em classe nada tem a ver com passar horas seguidas estudando. Se você quer se sair bem nos vestibulares mais concorridos do país, é preciso começar a pensar em uma boa estratégia de estudos o quanto antes.

Preste atenção na sua rotina diária: que horário você acorda, quanto tempo passa na escola, quanto tempo dedica a revisar a matéria em casa, etc. Também é importante observar quanto tempo do seu dia você reserva para o lazer e descanso. Respeitar esses momentos e usar técnicas para aumentar a produtividade do tempo de revisão são algumas medidas importantes para se preparar corretamente os processos seletivos.

Veja abaixo algumas dicas que nós separamos para te ajudar a montar um cronograma infalível.

  • Estabeleça uma rotina: é muito importante que o cronograma de estudos seja adaptado ao seu dia-a-dia, pois de nada adianta montar um planejamento com base em tempo que você não tem! Quais horários já estão preenchidos com atividades como: aulas, cursos, refeições, lazer, descanso, etc.? Com base nisso, analise quanto tempo disponível você tem para se dedicar aos estudos;
  • Defina seus horários de estudos:  preencher sua planilha do cronograma com os horários de aulas e os horários que você vai dedicar a estudar em casa. Nossa dica é que você deixe seu material de estudos sempre organizado, isso te ajudará a ganhar tempo e aumentará sua produtividade;
  • Tenha um ambiente adaptado aos estudos: para ter boa produtividade é preciso organizar não só a rotina, mas também o ambiente em que você passará tempo se dedicando aos estudos. Nada de ler e fazer resumos cada dia em um lugar, pois isso pode desviar sua atenção;
  • Estabeleça uma metodologia de estudos: uma boa metodologia te ajuda a ordenar a forma de estudar e potencializa sua capacidade de aprender.  Existem diferentes métodos, mas os mais conhecidos são o pomodoro e curva do esquecimento. Pesquise sobre e escolha o seu;
  • Reserve um tempo do seu dia para descanso e lazer: por mais importante que seja estudar, lembre-se que é preciso respeitar os limites do seu corpo. Reserve um tempo para você descansar e fazer atividades que você goste como academia, cinema, encontro com amigos, assistir Netflix, etc.

Recapitulando os temas abordados neste artigo

Neste artigo nós vimos a importância do professor do professor particular e como ele pode te ajudar a melhorar seu desempenho escolar e, mesmo, a escolher uma carreira.

Além disso, o professor particular é uma importante ferramenta para evitar a repetência e, consequentemente, a evasão escolar! A repetência leva o aluno a questionar a legitimidade do ensino institucional e faz com ele perca o interesse pela escola e pelos estudos.

Um bom professor particular pode ajudar aqueles alunos que chegam ao ensino médio com uma defasagem no aprendizado. Isso evita a repetência e faz aluno ganhar confiança em si mesmo.

Resumindo, neste artigo noós vimos:

  • A importância do professor particular na orientação vocacional do aluno, uma vez que ele pode aconselhar e auxiliar na escolha da área que mais se adequa ao perfil do estudante;
  • Como escolher as matérias a serem privilegiadas na hora das revisões. Basicamente, é preciso dar prioridade às matérias que mais importantes da área escolhida (humanas, exatas ou biológicas);
  • Teste vocacional. Uma forma simples e gratuita de testar suas habilidades e escolher a área do conhecimento que tenha a ver com seus gostos e interesses;
  • A importância do papel do professor particular no desenvolvimento escolar do aluno e como isso pode evitar a evasão escolar;
  • Como organizar um cronograma de estudos para otimizar as revisões.

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar