Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como encontrar trabalho pelo LinkedIn?

De Marcia, publicado dia 10/06/2019 Blog > Artes e Lazer > Informática > Aprenda a ser contratado através do LinkedIn

“Durante os estudos, o sucesso depende apenas de você mesmo. Na vida profissional, o sucesso também depende dos outros” – Edine Le Sage

A partir de agora, a rede profissional tornou-se um verdadeiro desafio digital, desenvolvendo novas perspectivas e até criando novos negócios. Crie o seu negócio, destaque-se dentre outros perfis e até encontre trabalho… tudo isso é possível, desde que você tenha uma boa reputação.

Redes sociais profissionais, portanto, tornaram-se um trampolim real para alguns, que não hesitam em usá-las para procurar um emprego. O Linkedin é a primeira rede social profissional do mundo com quase 100 milhões de usuários ativos, e é por isso que criar um perfil nessa plataforma é uma ideia fundamental para fazer a diferença.

Sucesso no LinkedIn Redes sociais profissionais, como o LinkedIn vem ganhando destaque.

Mas como você pode encontrar um emprego graças à sua página LinkedIn? Como criar uma rede profissional para ser recrutada graças a esta ferramenta? Isto é o que veremos imediatamente!

Encontre um emprego no Linkedin: complete seu perfil com eficiência

Você decidiu se registrar no LinkedIn para encontrar um emprego? Parabéns! Isso significa que você acaba de ter uma ótima idéia… e digo mais: você veio ao lugar certo! Primeiro de tudo, criar seu perfil é obviamente a base, mas você tem que saber como fazê-lo corretamente e efetivamente!

Primeiro, certifique-se de colocar uma foto de perfil para que os possíveis recrutadores possam imaginar diretamente quem você é e, potencialmente, projetar a vaga existente em você. Claro que, embora algumas dicas possam ser aplicadas, não existe receita pronta… porque não podemos também esperar que somente os clichês funcionem.

Saber escolher sua foto no Linkedin é mostrar que você sabe usar essa rede social e está em busca de se posicionar efetivamente no mercado de trabalho. Porque sim, páginas com fotos de perfil são consultadas 30% a mais que outros perfis.

A foto deve ser profissional, sem muitas caras e bocas, dependendo do tipo de trabalho que você está procurando. Uma foto de férias em shorts e camiseta obviamente não será banida, mas a questão é: será que ela transmite alguma credibilidade? Depende… se o seu objetivo for trabalhar em lojas de surf, pode ser que chame a atenção dos recrutadores.

Por outro lado, a foto com camisa e gravata ou terno é adequada para aqueles cuja pesquisa é focada em posições mais formais. Tudo é uma questão de dosagem!

Em um segundo momento, é essencial saber detalhar seu perfil profissional, de modo a torná-lo o mais relevante possível. Assim, você precisará preencher todos os campos necessários, desde a descrição do seu perfil, até os idiomas que você fala, sem contar as experiências e habilidades.

Porque mais do que nunca, um perfil do Linkedin é um currículo básico, mas muito mais detalhado do que a média. Seja um primeiro emprego ou um quinto cargo executivo, todos os elementos da sua carreira são importantes e devem ser detalhados para mostrar a extensão de suas habilidades. Por exemplo, não hesite em indicar:

  • Os treinamentos que você seguiu;
  • O seu grau de escolaridade;
  • As funções que você já exerceu;
  • As missões exatas que você realizou;
  • As habilidades que cada missão lhe trouxe;
  • Etc.

Encontre onde trabalhar online O LinkedIn coloca o mundo em suas mãos, em termos de empregos.

Como você pode ver, um perfil completo do Linkedin é um perfil que aparecerá mais no mecanismo de pesquisa e entrará no campo de visão de um recrutador. A ideia continua a ser encontrar um emprego! Então, pronto para a entrevista de emprego?

Saiba como fazer referência ao seu perfil do LinkedIn para encontrar um emprego

Como qualquer local de trabalho, o LinkedIn é um conjunto de perfis, pessoas habilidades diferentes, graduados e estagiários… todos vivendo juntos em um mundo, que se torna muito competitivo às vezes. Esta é a razão pela qual você tem que saber como se destacar para encontrar um emprego.

Uma vez que seu perfil esteja preenchido corretamente, não pare por aí e saiba como tornar sua identidade digital notável por um possível headhunter. Para isso, o referenciamento da sua página é essencial.

Primeiro de tudo, não se esqueça de atualizar seu status: pesquisa ativa, receber novas oportunidades, etc. Esse mesmo status possibilitará a exibição nas pesquisas dos recrutadores e segmentará suas expectativas e desejos o máximo possível.

Então, não hesite em usar palavras-chave no título do seu perfil, em sua descrição, etc. Você precisa se colocar no lugar do chefe de uma empresa à procura de um novo talento. O que ele pode procurar? Para esta pergunta, a resposta deve corresponder ao seu perfil na barra de pesquisa!

Por exemplo, se você está procurando uma posição de contador em São Paulo, as primeiras palavras para inserir em seu perfil profissional serão naturalmente “contabilidade” e “São Paulo”. Simples, mas eficaz!

No entanto, as palavras-chave secundárias não devem ser tomadas de menos necessárias e serão a segunda base da pesquisa. Alguns comércios têm sub-ramos ou habilidades muito especiais que um recrutador pode pesquisar.

Ser encontrado do jeito certo Recrutadores costumam buscar termos bem específicos na rede.

Por exemplo, um designer gráfico que procura um emprego ativo terá que atualizar seu perfil inserindo as palavras “Photoshop” ou “Indesign”, para mostrar que ele domina essas ferramentas básicas. Tudo isso ajudará a ser notado e potencialmente encontrar um emprego mais facilmente!

Seja ativo no Linkedin para encontrar trabalho

“Em sua ascensão profissional, seja sempre muito gentil com aqueles que você encontrar pelo caminho. Você pode encontrá-los no mesmo lugar na descida.” – Woody Allen

O Linkedin é uma plataforma na qual muitos critérios são usados para tornar seu perfil visível. Networking, experiência profissional, um currículo on-line bem preenchido, um projeto profissional concreto… tudo isso fará com que os recrutadores de candidatos a emprego apreciem sua página.

Todos esses pontos são agrupados em uma única atividade: estar ativo no Linkedin. Porque sim, para encontrar um estágio, um emprego de verão, ou para conseguir uma entrevista de recrutamento, nada como olhar pelos seus próprios meios em paralelo.

Para isso, não hesite em procurar anúncios de emprego na barra de pesquisa, selecionando suas expectativas e compartimentando seus critérios, sempre levando em conta sua experiência profissional. Dessa forma, você poderá encontrar ofertas que lhe interessem e que alguns recrutadores podem não ter sido bem referenciados.

Além disso, estar ativo no Linkedin também significa troca. Aqui, ouviremos pequenas ações triviais, mas que têm tudo para fazer a diferença, como:

  • Felicitar alguém pela nova posição;
  • Escrever para outros usuários;
  • Participar de grupos de discussão;
  • Compartilhar conteúdo relevante na sua página;
  • Impulsionar artigos ou publicações que você mesmo escreveu;
  • Etc.

E sim, uma busca de emprego não é fácil! Por fim, por que não adicionar pessoas à sua rede, de modo a criar uma comunidade profissional de qualidade, que corresponda às suas expectativas e suas habilidades? O ideal é marcar, por exemplo, o seu interesse por uma empresa, por um domínio, e assim podemos dizer que, profissionalmente, quem tem uma rede no LinkedIn, é sempre mais credível!

Saiba como se destacar no Linkedin para encontrar trabalho

Assim como todas as redes profissionais, e como todas as redes sociais em geral, o LinkedIn é uma plataforma onde, para encontrar um emprego, você precisa saber como atrair a atenção. Mas como ter sucesso em um mundo saturado com perfis super qualificados? Como provar a alguém que você é a pessoa certa? E como fazer isso sutilmente, sem parecer desesperado por atenção?

Sites especializados em empregos, como o LinkedIn têm uma característica muito interessante para aqueles – até mesmo desempregados – cuja paixão e disposição para encontrar um emprego são mais fortes do que qualquer coisa: as recomendações.

De fato, pedindo a alguns de seus contatos que recomendem seu perfil para recrutadores, você pode ter certeza de ganhar visibilidade, e também credibilidade. Não é bom saber que alguém acredita no seu currículo?

Conquistando uma vaga pelo LinkedIn Em meio à tantas pessoas, você precisa de diferenciais para se destacar.

Essas mesmas recomendações podem vir:

  • De seus ex-superiores;
  • De seus antigos supervisores de treinamento;
  • Do gerente da sua antiga empresa, mesmo que você tivesse um emprego no exterior;
  • De ex-colegas de trabalho;
  • De amigos que realizaram projetos em conjunto com você.

A chave é saber como selecionar as pessoas certas para atingir e antecipar as expectativas de um recrutador. Você vai, então, marcar pontos e mostrar seu profissionalismo de maneira pública, até mais do que uma carta de apresentação. Quem disse que não conseguimos encontrar um emprego na internet?

Então, será compreendido, para encontrar trabalho no Linkedin, ainda que seja um trabalho temporário, uma recolocação profissional, um estágio ou um primeiro emprego… tudo é uma questão de perfil. Assim como boca a boca, uma página rica e relevante é uma ótima maneira de entrar no campo visual e chamar a atenção de um recrutador.

Encontrar ofertas de emprego é uma coisa fácil em si, mas encontrar um emprego rapidamente, pode não ter a mesma facilidade! É por isso que todas essas dicas, essas poucas dicas, aplicadas corretamente, farão de você um verdadeiro profissional nessa rede social.

É claro que suas habilidades profissionais são importantes, mas elas podem não ser decisivas na hora de ganhar a preferência de um recrutador. A forma pela qual você mostra seu talento ao mundo, o seu marketing pessoal, é que faz toda a diferença para conseguir uma vaga de emprego.

Então, pronto para entrar na grande batalha por trabalho? Comece agora mesmo a criar o seu perfil no LinkedIn.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar