Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Por que aprender a língua francesa?

De Carolina, publicado dia 26/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Motivos para te incentivar a estudar francês?

No Brasil, o ensino de línguas estrangeiras não é muito eficaz. Nós estamos na 38ª posição entre 63 países quando o assunto é proficiência para língua inglesa, de acordo com o Education First (EF).

Se nosso nível de inglês é um dos piores e a língua inglesa normalmente é a principal língua estrangeira estudada aqui, imagine e outras línguas?

A segunda língua mais estudada aqui depois do inglês seria o espanhol. É claro que a língua de nossos vizinhos do resto da América Latina e da Espanha é importante.

Os costumes de um país também são importantes Você conhece o esporte nacional da França?

Mas você já pensou no francês? Sim, a língua de Molière é falada em mais de 20 países e por quase 300 milhões de nativos.

Ela também compartilha uma raiz comum com o português. É mais fácil para os brasileiros aprender francês que alemão, russo ou chinês, pois é um idioma muito mais “transparente”. Afinal, as regras gramaticais e lexicais têm muitas semelhanças por ser, como a nossa língua, um idioma romano.

Com prática, esforço e dedicação, você pode se tornar completamente bilíngue (francês e português)! Um investimento perfeito em relação tempo/benefício.

Vários motivos para aprender Francês

Já pensou em estudar um ano no exterior em um país francófono? É necessário ter certas bases (ou até mesmo um nível avançado) para que tudo ocorra bem.

Assim, você pode aproveitar sua experiência ao máximo e aprender ainda mais!

Quando se trata de um trabalho no exterior, falar francês permitirá que você encontre uma vaga em empresas nacionais e internacionais. Você pode fazer entrevistas presenciais ou à distância (telefone ou Skype).

Você sabia que há mais de 850 empresas francesas instaladas no Brasil? Elas empregam 370 mil pessoas diretamente e mais de 500 mil indiretamente segundo dados do Consulado Francês em São Paulo.

Além das empresas francesas, há estabelecimentos daqui procurando pessoas que falam francês para expandir suas fronteiras e se abrirem para outros mercados.

Se quiser fazer uma viagem turística, falar francês permitirá que você se integre completamente ao país e a sua cultura.

Com o francês, você tem acesso a mais de 20 países, presentes em todos os continentes e com culturas e tradições muito diferentes que abrirão sua mente e darão uma perspectiva muito diferente da vida nesses países.

Por que ir às aulas de francês?

Seja para classes de reforço, para melhorar o seu nível, para preparar uma viagem ao Marrocos ou para se mudar para o Canadá, as aulas de francês serão uma ótima opção!

É verdade que um computador com internet permite acessar um número quase ilimitado de recursos de aprendizagem (vídeos, podcasts, livros, exercícios, filmes, música…). Assim, se você tem força de vontade e disciplina necessárias, você pode aprender de forma autodidata, sabia?

No YouTube, você pode encontrar um grande número de canais dedicados exclusivamente ao ensino de francês como língua estrangeira. Além disso, os vídeos geralmente são divididos por tema para que você possa escolher os que lhe interessam de acordo com suas necessidades e expectativas.

Fale o idioma de Molière e parta para o exterior Aprenda a língua francesa in loco!

O YouTube também permite que você ouça música em francês com “as paroles” (com a letra) e assista filmes com legendas. Você pode começar com filmes legendados em português, depois em francês e, quando se sentir confortável com a língua, você pode tentar eliminar as legendas!

Yabla é uma página que oferece vídeos de todos os tipos (conversa, viagem…) que podem ser acompanhados por legendas em português ou francês (saiba as razões para aprendê-lo).

Babbel, por outro lado, oferece uma metodologia mais completa (vocabulário, gramática, artigos atuais, jogos…). Porém, é pago.

Esses exercícios têm o objetivo de ajudar os alunos a desenvolver sua compreensão, tanto escrita quanto oral. Você também aprende o vocabulário e regras gramaticais através deles.

No entanto, você não terá a oportunidade de se expressar com eles. É como se um aluno tivesse todos os ingredientes para cozinhar um prato, mas não conhece a receita.

Para isso, é preciso conversar e trocar informações com um francófono. Assim, você vai colocar em prática aquilo que aprendeu e desbloquear suas amarras com a nova língua!

Para otimizar o tempo de estudo, é necessário equilibrar a prática da compreensão e da expressão. Quanto mais você aprender, mais você deve praticar para digerir as noções aprendidas e assimilá-las com mais facilidade.

Da mesma forma, um aluno que pratica sem estudar toda a parte teórica de uma língua, só aprenderá as palavras mais usadas e sua expressão será mais pobre.

Portanto, acreditamos que é importante ter um certo apoio com aulas particulares de francês para tirar suas dúvidas, ter um retorno profissional para ser corrigido e saber qual é o nível que se encontra. Com elas, os alunos podem desenvolver sua expressão oral e escrita.

Aulas de francês em grupo ou individuais?

As classes grupais têm muitas vantagens, mas dada a heterogeneidade dos estudantes e o pouco tempo disponível para cada um deles se expressar, as aulas particulares são muito mais eficazes.

Falar idioma de Molière rápido só in loco Quantas portas vão se abrir quando você falar francês?

Existem aulas particulares “gratuitas”. Você pode aprender francês procurando alguém para fazer uma troca linguística. Por exemplo: você procura um francês que quer aprender português. Assim, um pode ensinar sua respectiva língua para o outro. Dê uma olhada no site mylanguageexchange.com!

Outra possibilidade é fazer essa troca de línguas pela internet através do Skype.

Esclarecendo que esses tipos de aulas são principalmente úteis para a prática. Você deve ter em mente que seu parceiro não é um professor especializado com uma metodologia própria. Afinal, mesmo se você fala o idioma, você não precisa saber como explicá-lo.

Um exemplo, você conseguiria explicar as diferenças entre “por” e “para”? Ser nativo de um idioma não significa saber sua linguística, certo?

Aula particular com professor experiente é a melhor solução

Os professores estão lá para ajudar os estudantes a atingir seus objetivos. Eles também se adaptam às necessidades específicas de cada aluno.

Há tantas maneiras de aprender e tantas metodologias que é fácil se perder.

Se um aluno tiver que passar por um exame, por exemplo, o professor saberá como ajudá-lo a se preparar da melhor maneira possível.

Se você vai fazer uma entrevista de emprego, por exemplo, revise o vocabulário mais específico para o setor da atividade na qual atua e pratique as respostas. O professor poderá te dar várias dicas de como se comportar durante a entrevista com um francês (por que aprendê-lo?).

Se você quiser viajar de férias, as aulas particulares são uma boa opção para praticar conversas diárias.

O professor é responsável por acompanhar o aluno durante as aulas e durante seu trabalho pessoal. Além disso, a vantagem é que ele também oferece um ritmo pessoal de trabalho e os materiais necessários adaptados ao seu modo de aprendizagem.

Professores de francês: um auxílio adaptado às necessidades dos estudantes

Durante as aulas de francês, os professores ajudam os alunos a se expressar, corrigir erros, melhorar a pronúncia e dar-lhes as explicações gramaticais necessárias. Eles também oferecem atividades e exercícios dependendo dos aspectos que eles querem ou precisam desenvolver.

A dimensão psicológica da aprendizagem do francês

Aprender um idioma também tem uma dimensão psicológica. Muitas vezes, nosso pessimismo acaba por minar nossa capacidade de aprender.

Nas escolas, os professores geralmente têm cerca de trinta estudantes em cada classe, cada um com um nível. Além disso, eles costumam ter poucas horas por mês para trabalhar com eles, de modo que a maioria deles logo se desestimula.

O mais importante em uma aula de francês (ou qualquer idioma) é que os alunos se encorajem mutuamente a conversar uns aos outros. E nem sempre temos esse espaço nas salas de aula.

Assim, após vários anos de aulas, muito poucos podem se expressar em francês (importância da língua nos negócios).

Por isso, a vantagem de um professor particular para ajudar os alunos a evitar bloqueios, a perder o medo de cometer erros.

Como aprender francês

Quando pensamos em aprender um idioma, logo vem os exercícios de gramática e infinitas listas de vocabulário na nossa cabeça.

No entanto, o vocabulário e a gramática são apenas uma pequena parte da aprendizagem de uma língua. Aprender um idioma envolve praticar, falar, ouvir, escrever e ler. Uma palavra que não é usada é uma palavra que é esquecida.

Para muitos, aprender um idioma envolve gastar tempo extra que eles não possuem, o que é um grande esforço.

Se somos espertos, podemos minimizar esse esforço se realizarmos “hábitos de substituição”.

O que queremos dizer? Praticar pequenos gestos que podem nos ajudar na nossa aprendizagem: em vez de assistir a um filme em português, podemos vê-lo em francês com legendas, por exemplo. Em vez de olhar Facebook ou Instagram no metrô ou ônibus, podemos ouvir podcasts em francês (o que está perdendo em não aprendê-lo?).

Aulas online com um professor nativo

Aprender um idioma torna-se ainda mais natural se for desenvolvido com um professor nativo que não fala sua língua materna.

Desta forma, você é obrigado a fazer todo o possível para ser entendido em francês. Além disso, a vantagem de um professor nativo é que ele pode explicar perfeitamente sua cultura (música, filmes, história…), suas tradições e costumes. Assim, você pode adquirir uma perspectiva mais completa da língua.

Fale francês e vá morar na cidade luz Mais fácil aprender a língua francesa na capital, não acha?

A interação estudante-professor é diferente porque ambos são provenientes de diferentes culturas. Os gestos, as expressões e as formas de falar de cada um criam uma combinação única.

Os professores também podem ajudá-lo a aprender diferentes documentos em francês, dependendo de suas necessidades ou objetivos.

À proposito, aproveite e encontre um bom curso frances online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar