Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Por que saber francês como língua estrangeira?

De Carolina, publicado dia 25/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Motivos para aprender a língua francesa

Todos sabem da importância de saber (francês) uma língua estrangeira. A primeira razão para isso é completamente profissional. Hoje já está difícil conseguir um emprego sem falar inglês.

A segunda língua mais falada no mundo e mais exigida pelas empresas é o espanhol. Mas se você quiser realmente se destacar no mercado de trabalho (com o francês), vale a pena aprender outra língua que não seja o inglês ou o espanhol?

Não se esqueça que, uma das maiores motivações para falar um novo idioma é o trabalho. Mas não podemos só pensar nisso, não é?

A gastronomia e o idioma francês são muito importantes Vinho e pão! A França já tem o mínimo para ter uma vida feliz!

Afinal, uma língua é muito mais que palavras, regras gramaticais, conjugação, fonética. Cada idioma carrega consigo uma alma. E através dela, a gente pode aprender toda uma cultura: hábitos, arte, cinema, arquitetura, culinária! E claro, a língua francesa abre nosso mundo para outros países e para pessoas diferentes. Imagine quantos amigos pode ganhar se falar sua língua materna?

Por isso, o francês se torna uma língua muito interessante nesse ponto de vista! A França é muito rica culturalmente e, uma vantagem: normalmente, os franceses adoram os brasileiros e nos recebem de braços abertos (essa é uma longa história!).

Além disso, você sabia que o francês é uma das línguas por excelência das organizações internacionais e tem mais de 274 milhões de falantes em todo o mundo?

Neste post, vamos abordar algumas das principais razões pelas quais aprender francês desde o ensino médio é uma ótima ideia!

Aprenda o francês o mais rápido possível!

É mais do que comprovado que, quanto mais cedo aprendemos uma língua, melhor ela será assimilada.

Expressar-se em uma língua estrangeira requer um trabalho constante! O melhor é aprender gradualmente, dia a dia, lentamente e com bons materiais!

Então, vamos supor que você comece a aprender o francês no ensino médio. Você pode adquirir uma boa base e, em seguida, continuar com mais facilidade e de forma mais natural.

Nas aulas de francês, você aprenderá vocabulário (palavras e expressões cotidianas), mas também gramática (estruturas, tempos…), expressão oral, pronúncia… Resumindo: um pouco de tudo!

Os professores de francês vão te dar o tempo necessário para você assimilar conceitos pouco a pouco, sem pressão. Além disso, você poderá praticar a língua durante todos os anos do ensino médio para melhorar seu nível.

Nas primeiras aulas, você adquirirá as bases de língua francesa (saiba a sua importância no mercado de trabalho): vocabulário, frases típicas, conjugação, sintaxe…

Claro, não vamos mentir, o francês não é tão fácil quanto parece… Embora seja verdade que para um lusófono, dada sua origem romana, o francês é muito mais fácil de aprender que um idioma mais remoto como o coreano ou o russo.

Estudar francês, uma língua internacional

Você sabia que o francês é falado em todo o mundo? As colônias e conquistas francesas levaram a língua a todos os continentes. Então, hoje em dia encontramos francófonos em todo o planeta!

A principal cidade francesa é um ótimo lugar para aprender o francês Se você ainda não conhece a França, venha para sua capital

Aprender francês irá ajudá-lo a descobrir novos países e culturas na Europa, América, África, Ásia e Oceania:

  • Bélgica
  • Luxemburgo
  • Canadá
  • Martinica
  • Reunião
  • Marrocos
  • Ruanda
  • Líbano
  • Vanuatu
  • Guiana Francesa
  • Nova Caledônia
  • Vietnã (principalmente os mais velhos)

Sem esquecer que, nos Estados Unidos, a população francófona é também uma minoria. Na verdade, o francês é a terceira língua mais falada do país, sabia?

Hoje, o francês (o que está perdendo em não aprendê-lo) é a décima terceira língua mais falada do mundo, com mais de 274 milhões de francófonos e continua a ser a segunda língua por excelência (depois do inglês) nas trocas internacionais nas principais organizações internacionais.

Se você dominar espanhol, inglês e francês, você conhecerá três das línguas mais influentes do mundo!

Você não gostaria de aprender perspectivas diferentes de todos os países francófonos?
Aprender francês pode te ajudar a conhecer melhor as paisagens incríveis do Canadá, por exemplo.

Se você quiser descobrir o mundo, o francês vai ser, com certeza, um grande aliado.

E se você também fala espanhol e inglês, você não terá nenhuma barreira de idioma onde quer que vá.

Não seria um sonho se tornando em realidade?

Escolher o francês por suas semelhanças com o português

As línguas de Camões e Molière compartilham a mesma raiz linguística! Obviamente, com o passar do tempo, seus caminhos foram separados, mas não devemos esquecer que ambas vêm do latim, trazidas a seus territórios de origem pelos exércitos romanos.

Hoje, se compararmos as duas línguas (e também espanhol, italiano, por exemplo), vemos que eles compartilham uma grande quantidade de elementos. É por isso que se diz que o francês é muito mais fácil de aprender para um brasileiro (e vice-versa) que outro idioma etimologicamente mais distante.

Claro, você não deve pensar que isso significa que é um idioma fácil de dominar…

Por quê? Porque o francês não é um idioma fácil. Ao mesmo tempo que a sintaxe das frases, algumas palavras e tempos são muito semelhantes, o francês é uma língua com tantas ou mais dificuldades que o português. Não se esqueça de que falsos amigos podem nos pregar peças…

Conheça o idioma para aproveitar ao máximo sua viagem Os monumentos parisienses terão outro significado aprendendo a língua francesa

Se você tiver dificuldades com as muitas exceções do português, não pense que as exceções do francês serão diferentes.

Dito isto, dada a semelhança entre as duas línguas, é claro que será mais fácil para você aprender a linguagem de Molière que alemão ou polonês. Basta entender a lógica do idioma. Então, o acento e a pronúncia virão naturalmente…

Se você quiser dominar bem uma língua estrangeira, o francês é uma ótima opção.

Francês, nosso idioma querido!

O Brasil e a França compartilham fortes laços comerciais.

Se você estiver interessado no campo do comércio ou do turismo, aprender francês pode ser a escolha perfeita para você.

Ser bilíngue em português e francês permitirá que você se vire em várias circunstâncias. Se você também é mestre no inglês e no espanhol, você será um verdadeiro diamante e as empresas te rifarão!

Se você quiser ter um perfil único para encontrar o trabalho perfeito, entre em contato com um professor de francês para começar a aprender o mais rápido possível.

Pense no futuro a partir de agora e comece a estudar uma das línguas mais valoradas na cena internacional.

Aulas de francês para conhecer mais a cultura francesa

A França tentou invadir o Brasil na época dos portugueses no início do século XVI! Francisco I, rei da França, contestava o Tratado de Tordesilhas questionando como o papa poderia ter dividido grande parte do novo mundo entre a Espanha e Portugal?

Então, duas expedições, especialmente, tentaram tornar o Brasil francês! Mais especificamente a da França Antártica começando pelo Rio de Janeiro e a França Equinocial por São Luís (Saint Louis) do Maranhão.

Nenhuma delas deu certo. Mas esses episódios servem para nos mostrar a íntima relação que tivemos com os franceses desde a época de Cabral.

Por isso, o aprendizado do francês serve para conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura francesas, mas também a do Brasil. Uma maneira muito enriquecedora de descobrir nosso passado!

Nas aulas de história, os professores não têm tempo suficiente para mergulhar na história da França.

Nesses casos, as aulas de língua francesa podem ser um complemento adicional para preencher essas lacunas de conhecimento. Com o francês, você vai aprender tudo o que você quer sobre esse país que experimentou tantas transformações ao longo dos séculos!

Os romanos, os francos, os normandos e os bretões se fundem com os gauleses, ao longo do tempo, criam o que agora conhecemos como a França.

Um território que foi governado por grandes nomes da história universal, como Francisco I, Louis XIV e Napoleão Bonaparte!

Aprenda a língua francesa e seus líderes A história da França é muito rica em fatos e personalidades

Para aprender um idioma nas melhores condições, não basta estudar gramática e listas eternas de vocabulário!

Conhecer uma língua significa conhecer em profundidade sua cultura, sua história e tudo o que permitiu, ao longo dos séculos, sua construção como ela é hoje.

Se você tem a possibilidade de viajar para a França (ou qualquer outro país de língua francesa), não pense duas vezes. É uma oportunidade maravilhosa para se tornar um bilíngue perfeito!

Aprenda francês no ensino médio com seus amigos

A última razão (e não menos importante) para convencê-lo a aprender frances basico ou avançado no ensino médio é que seus amigos talvez vão querer te imitar!

Se você pertence a esse grupo de pessoas que gosta de cultura, arte, história, cinema… você já é um estudante potencial da língua de Molière!

Se seus pais também têm dúvidas, talvez esse argumento também os convença. Você não deve esquecer que para aprender uma língua de forma eficaz, é melhor se divertir. Além de tratar assuntos do seu interesse, você pode convencer seus amigos de fazer o mesmo e fazer aulas ou curso de frances. Então, certamente aprender francês cercado por seus melhores amigos se torna uma experiência muito mais frutífera!

Claro, a melhor maneira de aprender francês no ensino médio é simplesmente sentir uma paixão genuína pela linguagem. Se preferir aprender francês em vez de espanhol, alemão ou italiano, vá em frente. Você não precisa de mais motivos que isso! Pode encontrar um bom curso de frances online no Superprof!

Acreditamos que você já tenha motivos mais do que suficientes para começar a aprender francês o mais rápido possível, seja como primeira, segunda ou terceira língua estrangeira.

Então você só terá que viver um tempo em um país francófono para aperfeiçoar o conhecimento adquirido e tornar-se completamente bilíngue!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 2 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar