Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Por que consultar um especialista em orientação vocacional online?

De Fernanda, publicado em 22/03/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Orientação Vocacional > Aconselhamento vocacional via web

A última pesquisa realizada pelo portal Educacional indicou que 54% dos estudantes do 3º ano do ensino médio não sabem que profissão escolher.

Portanto, é importante aprender sobre os diferentes cursos superiores disponíveis e a que profissão ideal de acordo com suas capacidades e afinidades.

Um especialista em orientação vocacional on-line pode ser a solução para falar sobre seus desejos e encontrar o caminho para um futuro profissional de sucesso!

O Superprof está aqui para lhe dar dicas sobre como proceder e encontrar os melhores conselhos online!

A importância de conhecer com antecedência

O sucesso acadêmico está impactando a orientação? Fazer uma teste de habilidades e competências ajuda muito na hora de escolher sua carreira.

Para que a discussão com um orientador seja útil, você precisa primeiro coletar uma certa quantidade de informações, fazer as perguntas certas para encontrar o caminho. Muitos estudantes do ensino médio e até mesmo universitários ainda não sabem realmente o que querem fazer de sua vida profissional. Em geral, eles só sabem em qual área eles não querem trabalhar e por quê.

Para tornar a discussão mais interessante e economizar tempo, é melhor ter o mínimo de informações. Quais são as soluções para isso?

Peça conselhos à sua família

Muitas vezes seus entes queridos são aqueles que melhor conhecem você. Não hesite em solicitá-los. Sabe quando você precisa se preparar para uma entrevista de emprego mas não sabe identificar suas qualidades profissionais? Pois bem, a sua família e seus amigos são muitas vezes os melhores aliados nessa hora.

Assim, eles podem ajudá-lo a identificar suas qualidades pessoais que podem ser valorizadas no ambiente de trabalho, mas também seus gostos, e assim ajudá-lo a esboçar um ou mais planos de carreira que podem ser adequados para você.

Tenha cuidado, porém, quando se trata de pais: às vezes, eles projetam seus desejos em você, é por isso que devemos também ter uma abordagem pessoal e só usar seus conselhos como referências, mas não necessariamente como uma verdade.

Aproxime-se de seu professor

Uma boa alternativa é pedir conselhos ao seu professor ou a um professor que o conhece bem.

Além do seu gosto, ele terá uma visão mais acadêmica e profissional de suas habilidades. Será, obviamente, baseado na sua personalidade, mas também nos seus resultados acadêmicos. Marque uma reunião ou uma conversa em particular com ele para pedir ajuda.

Faça perguntas a si mesmo

Sim, orientação vocacional é levantar muitas perguntas! Assim, antes de solicitar os serviços de um especialista em orientação presencial ou virtual, é melhor ter uma ideia mais ou menos precisa de:

  • Seus gostos,
  • Sua personalidade
  • Seus pontos fortes e fracos na escola
  • A duração desejada dos estudos superiores,
  • Seu projeto profissional.

Ainda é mais eficiente chegar ao especialista com uma pequena ideia do que você quer fazer, em vez de se encostar na cadeira e dizer “eu não faço a menor ideia! “. Cabe a você avaliar se pretende ser protagonista do seu futuro profissional ou totalmente passivo …

Consultar um especialista online

Orientação profissional online. E se você encontrasse o seu conselheiro de orientação vocacional ideal pelo Skype?

Passar por uma orientação on-line tem muitos benefícios.

E o primeiro benefício que destacamos é a disponibilidade dos profissionais. Por exemplo, algumas clínicas ou institutos de psicologia de universidades fornecem atendimento de psicólogos ou especialistas em orientação em horários alternativos, como à noite.

Também destacamos que existem vários canais disponíveis para entrar em contato com os consultores: seja por email, telefone, chat ao vivo ou ainda mais diretamente pela webcam.

A orientação psicológica online já é uma ferramenta reconhecida e aceita pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), sobretudo por ser uma alternativa eficiente para situações pontuais nas quais a pessoa necessite de aconselhamento ou avaliação de uma determinada questão e obtenha posterior devolutiva por parte de um profissional de psicologia.

Os estudantes universitários que já nasceram com a internet e a webcam muitas vezes privilegiam este meio virtual de contato com o psicólogo consultor de aconselhamento.

É um recurso contemporâneo que pode ser usado em seu benefício e traz muitas vantagens como a facilidade de manuseio, a proximidade (não há necessidade de deslocamento), a flexibilidade nos horários e até mesmo a questão financeira.

Aliás, os serviços de aconselhamento online são, em muitos casos, gratuitos, ou pelo menos mais acessíveis do que com um especialista em orientação presencial. Assim, se o seu orçamento está curto, saiba é sempre possível encontrar o seu caminho através destes serviços online. Não há mais desculpas para não fazer sua orientação!

Podemos acrescentar a todos esses argumentos o fato de você não ter de se deslocar para encontrar um orientador e receber informações sobre carreiras ou formações disponíveis para garantir seu futuro profissional.

De fato, se você mora em uma cidade grande, como São Paulo, economizar suas horas valiosas evitando o trânsito pode ser um ótimo negócio.

Com os serviços de aconselhamento on-line, você não precisa sair do sofá para obter ajuda com as decisões sobre seu futuro.

Por fim, fazer uma orientação on-line é algo de fácil acesso: o único pré-requisito é ter uma boa conexão de Internet.

Como funciona o atendimento online

Entrar em contato com um especialista em orientação pode ser intimidante, mas é necessário. Todo aluno deveria encontrar com um psicólogo ou especialista pelo menos uma vez durante o ensino médio. Se encarar um orientador presencialmente é complicado para alguns, existem outras soluções.

Segundo a Clínica Psico Plus Online, existem regras e orientações fundamentais que todo estudante precisa saber antes de procurar um atendimento via Internet. 

Como funciona

  • Primeiro passo: enviar um E-mail para o profissional solicitando um agendamento de sessão (dia e horário de acordo com a disponibilidade do cliente e do Psicólogo);
  • Segundo passo: após agendada a sessão, efetuar o pagamento conforme o combinado entre ambas as partes;
  • Terceiro passo: o cliente receberá um e-mail no qual terá todas as informações necessárias para o início da orientação, incluindo os dados do profissional que irá atendê-lo.

O paciente deve ter conhecimento que, ao utilizar o Skype, E-mail ou Whatsapp como recurso para a orientação, as informações que forem disponibilizadas ou abordadas serão tratadas de forma ética e profissional, protegidas pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Caso ocorra imprevisto de comparecimento ao atendimento, comunicando com antecedência a falta, o cliente terá o direito de fazer uma reposição em um novo dia e horário da mesma semana combinado com o profissional. O não comparecimento sem aviso prévio gera cobrança.

Número de Sessões

Cada sessão tem duração de 50 ou 70 minutos via skype, 50 minutos via whatsapp, 3 resposta e 3 perguntas via e-mail.

A orientação pode ser realizada em uma única sessão. A duração máxima para o atendimento psicológico online é de 20 sessões.

O número de atendimentos dependerá da demanda da queixa apresentada pelo cliente. Quando a dificuldade for resolvida e/ou o paciente não sentir mais necessidade de orientação, o atendimento pode ser interrompido, pelo paciente ou pelo profissional.

O que é necessário para fazer orientação psicológica online?

  • Computador com velocidade do processador, memória RAM e velocidade de conexão (banda larga) que possibilitem o funcionamento adequado do tráfego de imagem e som concomitantemente;
  • Local livre de acesso de outras pessoas, para que as conversas tenham privacidade.

Cuidados

Apesar do uso de recursos tecnológicos avançados disponíveis para garantir a proteção de informações, sempre haverá alguma vulnerabilidade, que é minimizada através de procedimentos simples:

  1. Evite o uso de computadores públicos (ex: cyber-cafés, lan houses, computadores do trabalho, escola ou faculdade);
  2. Não informe sua senha ou deixe o aplicativo utilizado aberto ou com a senha salva;
  3. Desative a opção: guardar histórico;
  4. Mantenha seu anti-virus ativado e atualizado;
  5. Mantenha um firewall em seu computador. Esses procedimentos aumentam o potencial de segurança de suas informações. É de sua obrigação prover tais meios de segurança para o computador do qual fará uso.

Ao longo da orientação o paciente será atendido por quem?

Por um Psicólogo(a) graduado(a), registrado e autorizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). O profissional que irá atender é especialista em diversos ramos da Psicologia, prestando apoio à pessoa.

Qual o objetivo da orientação psicológica online?

A orientação psicológica online trabalha com questões pontuais e específicas, que são avaliadas e respondidas de forma breve e focada, sem o maior aprofundamento de uma sessão de psicoterapia. Alguns tipos que sofrimentos que podem ser abordados: estresse, depressão, insegurança, luto, medos, pânico, conflitos em relacionamentos afetivos ou no trabalho, conflitos sexuais, casos de ansiedade, orientação vocacional, dentre outras tantas possibilidades de atendimento.

Público-alvo

É preferível que sejam pessoas maiores de 18 anos. Em caso de menores, será obrigatório uma autorização assinada por escrito dos responsáveis.

Contra indicações

Esse tratamento não é indicado para tratamento de distúrbios graves ou pacientes com descontrole emocional acentuado.

Como encontrar apoio online? Seu futuro só depende de você.

Em síntese:

  • Conhecer a si mesmo antes de uma entrevista completa com um orientador irá ajudá-lo a amadurecer e, acima de tudo, a não perder tempo.
  • A Internet está cheia de recursos gratuitos ou acessíveis de orientação vocacional, como os sites Guia do Estudante ou Uol Vestibular.
  • Tenha em mente que escolher sua carreira leva tempo e, muitas vezes, você precisa considerar vários aspectos antes de encontrar o caminho.
Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar