A boa educação dos pais quase sempre torna a boa educação dos filhos - Joseph Alphonse

Obviamente, o yoga ocupa um lugar especial na paisagem esportiva do Brasil. Porque sim, cada vez mais o praticamos: entre Hatha Yoga, Ashtanga ou Yoga Tradicional. Mais de milhões de brasileiros praticam yoga pelo menos uma vez por ano.

O yoga fala por si: posturas que permitem que você se solte, relaxe e muito mais! E nessa incrível ascensão, o yoga pais e filhos está desempenhando um papel cada vez mais importante. Graças aos preços geralmente muito atraentes, esses cursos combinam posturas lúdicas e efeitos reais.

Mas quais são os benefícios do yoga em família? O que pode motivar um pai ou uma mãe a iniciar a prática de yoga para seus filhos? Uma rápida visão geral das aulas de yoga entre pais e filhos!

Yoga familiar: o que muda do yoga tradicional

Está tudo no nome: o yoga familiar não é um yoga individual, praticado sozinho com o seu tapete em uma aula em grupo. Portanto, uma sessão de yoga em família é realizada de maneira diferente, geralmente em pequenos grupos, para se concentrar nas posturas certas, na respiração de todos, etc.

Esse talvez seja o primeiro ponto: o yoga pai-filho geralmente exige mais concentração que durante uma sessão de yoga "normal". A menos que você faça uma aula particular, as aulas em grupo geralmente são menos focadas no bom desempenho de cada postura.

Porque sim, aqui estamos lidando com uma criança e é necessário respeitar regras específicas de segurança e prestar ainda mais atenção a elas. Mesmo que o pai esteja lá, ele nem sempre domina as regras do yoga.

Então, o yoga em família também permite que você descubra uma nova maneira de entender a disciplina. Nesse aspecto, ele pode ser decisivo para a criança e também mudará a percepção dos pais sobre o yoga tradicional. Porque aqui, é menos uma questão de fazer yoga, mais sim de descobrir juntos.

Entre exercícios respiratórios, atenção plena e relação corporal consigo mesmo, o yoga familiar tem tudo!

Yoga em Família: desenvolvendo a cumplicidade

Como o yoga da família ajuda?

Podemos imaginá-lo muito bem, mas fazer yoga dinâmico em família permite que você forme laços únicos com seu filho, além de vincular o corpo e o espírito!
E sim, seja yoga, cerâmica ou judô, praticar uma atividade com seu filho cria vínculos. Além de manter acesa a chama da família entre pais e filhos. E, nesse caso, o yoga tem muitos benefícios em si, da meditação à flexibilidade.

O desafio pode ser trabalhado no yoga em família

Trabalhar tudo isso em conjunto também possibilita criar momentos divertidos, risadas, que podem ser contados na refeição de família no domingo! Porque, não vamos esquecer, seguir sessões de yoga é potencialmente aprender juntos a reproduzir posturas e pranayama!

Além disso, quando uma posição mais difícil que a outra se apresenta, o fato de estar acompanhado pelo pai ou pela mãe fará a criança querer se superar, superar seus medos e limites. Tudo isso por tocar em um ponto essencial, especialmente nessa idade: ser o orgulho de seus pais. É simples, mas você talvez ainda não tinha pensado nisso!

Portanto, o yoga se apresenta como um terreno fértil para o desenvolvimento de seu papel de mãe, na melhor das hipóteses, e para ver seu filho administrar sob um olhar benevolente. E sim, tornar-se um iogue pode ser um grande aprendizado para a vida!

Você está procurando uma aula de yoga? Onde fazê-las em família?

Yoga em Família: trabalho em equipe

O que o yoga familiar traz? Se o yoga infantil também é muito adequado para os pais, é porque existe um equilíbrio real entre os dois!

As crianças precisam de modelos mais que críticas - Joseph Joubert

Acabamos de mencioná-lo, mas se certas novas posturas surgirem como mais difíceis de reproduzir, isso pode ter o benefício de desenvolver o trabalho em equipe. De fato, pode até ser que o professor de yoga apoie esse conceito de desafio, oferecendo regularmente exercícios nos quais pais e filhos estão envolvidos.

Por exemplo, "O barco a dois" ou "O tapete voador" são dois exercícios em que pais e filhos envolvem trabalho de equipe real. No primeiro, as mãos e os pés devem tocar, enquanto no segundo a criança chega à posição dos pais.

Até aqui, portanto, parece óbvio que isso terá o efeito de fazer com que o sentido de equipe funcione. Por extensão, mais uma vez, a cumplicidade da família vai aumentar!

Yoga em família: yoga clássico?

Por que fazer aulas de yoga em família?

Em casa, o yoga pode ajudar na relação entre pais e crianças

Qualquer que seja o nível de cada um, o yoga em família permite que você se concentre novamente e aproveite os benefícios em dobro!

Começamos a entender rapidamente que, não, o yoga em família não é um yoga clássico. Na realidade, podemos responder sim e não a essa pergunta. Primeiro, vamos começar com um princípio simples: não existe o chamado yoga "clássico", mas existem muitas maneiras diferentes de praticá-lo.

Mas o yoga pai-filho é o yoga clássico em certos aspectos, uma vez que muitas posturas são comuns àquelas geralmente conhecidas durante uma sessão entre adultos. Os movimentos são apenas adaptados a dois níveis físicos, o da criança, o do pai ou o da mãe.

Além disso, existem todos os códigos de uma aula em grupo. Pois, basicamente, as aulas também se passam em um tapete de yoga, com um professor e com os alunos escutando e fazendo os movimentos. Note que, como em qualquer aula individual, é possível ter aulas particulares de yoga com a família ou online, sim, sim!

Porém, o yoga familiar pode ser considerado como um yoga diferente. Antes de tudo, deve-se dizer que uma criança não é um aluno como outro qualquer. Esse ponto já é o suficiente para dizer que estamos realmente diante de um yoga bastante atípico. Portanto, a técnica e a saudação ao sol devem ser adaptadas às particularidades da criança.

Então, sim, o yoga dos pais é tradicional no papel, mas, na realidade, as coisas podem ser muito diferentes, e isso é normal!

Yoga familiar: ensinar seus valores

Fazer aulas de yoga com seu filho traz algo de novo no relacionamento familiar. Mas também permite compartilhar com seus filhos os valores que podem ser importantes para a mãe e / ou para o pai. Porque essa disciplina ancestral é baseada acima de tudo em valores!

Todos podem se beneficiar do yoga, até os seus filhos!

Eles são materializados através de exercícios específicos, posturas a serem reproduzidas em dupla, mas também exercícios de respiração, relaxamento e meditação. Vincular o corpo, o espírito e a mente, acolhendo o desapego, confiando em si mesmo, alinhando sua coluna, desenvolvendo a autoconfiança, esses são os objetivos e os desafios do yoga em família.

A prática regular permitirá que a criança se adapte com mais filosofia à vida cotidiana e que os pais tomem uma dose de boa energia dessa observação. E não é mais complicado que isso!

Yoga em família: alcançar o controle do corpo

Qual é o sentido de fazer aulas de yoga em família? Como organizá-las?

O corpo é uma ferramenta que o yoga possibilitará trazer à luz da maneira mais bonita: entre vitalidade e respirações.

Seja o pai ou a criança, o yoga em família permite tocar um ao outro e tomar consciência do poder do nosso corpo. Porque, não vamos esquecer, seja yoga ou qualquer outro esporte, nosso corpo é nosso motor. É ele quem nos permitirá conduzir uma sequência ou fazer um alinhamento correto!

O yoga familiar geralmente é aberto a crianças desde tenra idade. Assim, mesmo bebê, uma criança poderá tomar consciência de seus membros, de sua flexibilidade, da força de seus braços, de suas pernas, tudo sob o olhar encorajador de seus pais. Sempre voltamos a esse orgulho e esse vínculo que unirá a dupla!

O corpo se destaca como uma boa maneira de praticar yoga, principalmente através da atenção plena ou meditação no final da sessão. Contendo seus impulsos, sentindo sua barriga inchar enquanto respira, esses também são os desafios do yoga em família. Yoga infantil pode ser a porta de entrada para reorientar e se apropriar do corpo.

Um tapete é a única coisa necessária para praticar yoga

Portanto, podemos considerar o yoga em família um hobby, é claro, mas tem muitos outros benefícios! Ajuda efetivamente a desenvolver o vínculo entre os pais e a criança, a tomar posse do corpo juntos ou mesmo a tocar com os dedos os próprios valores do yoga.

Tão positivo, o que sublinha com relevância que o yoga para todos é possível! Finalmente, ele permite que você relaxe, libere a pressão que cai sobre nós, seja você um adulto ou uma criança.

E parece que o yoga afeta positivamente os resultados na escola. Imagine seu filho tirando notas melhoras graças ao yoga?

Então, uma pequena aula de yoga em família, quanto custa? Você quer experimentar?

Precisando de um professor de Yoga ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Carolina

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais, mestre pela Sorbonne (França) em turismo, patrimônio e meio-ambiente. Minha formação em diferentes áreas permite que eu escreva com liberdade e interesse.