Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Acompanhamento escolar, uma experiência humana incomparável

De Joseane, publicado dia 20/01/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Benefícios da tutoria

Você é professor? (Se sim, bate aqui!)

Você é conhecido pelo seu forte senso de pedagogia e gostaria de por essa admirável qualidade a serviço dos alunos e alunas em situação de dificuldade acadêmica, a fim de fazê-los progredir?

Se você é um guerreiro e gosta de desafios além, é claro, de curtir está em contato com os seres mais curiosos do planeta (vulgo alunos), experimente a aula de tutoria!

Te garantimos que você será recompensado com uma experiência humana única e gratificante, além de ser tomado por um grande senso de satisfação pessoal enquanto desfruta de um salário atraente (então né…ha!)

Se tornando professor de apoio escolar, você só tem a ganhar! Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o mercados das aulas particulares.

Dar aula a domicílio: O foco é o aluno!

O desejo de ajudar os outros e compartilhar conhecimentos é essencial para aqueles que querem se lançar no mercado das aulas particulares. As qualidades necessárias para ser um bom professor/tutor são múltiplas.

A seguir, algumas dessas características, lembrando que esta lista é não exaustiva :

Saber ouvir

É inútil considerar esta atividade se você não demonstrar excelentes habilidades interpessoais, especialmente um forte senso de escuta.

Ouvir o seu aluno para melhor conhecê-lo Saber ouvir é uma das maiores qualidade humanas, principalmente se você é um professor…

Ouvir aqui vai além da apreensão sonora. Ouvir significa compreender, a empatia sendo uma importante peça nesse processo.

Compreender as expectativas do aluno é essencial para criar confiança e para entender quais são as áreas em que ele precisa de ajuda. Ouvir o seu estudante vai ser essencial para que você personalize o seu curso de acompanhamento de forma que este seja efetivo.

Saber ouvir é inegavelmente uma das qualidades necessárias para ser professor privado a domicílio. Observe que saber ouvir não quer dizer que você deverá permanecer no silêncio! Um bom professor deve, também, ser capaz de se expressar com clareza e precisão.

Ser pedagogo para assegurar a progressão continua do estudante

Seja na aula de banca para ajudar os alunos com o dever de casa ou  no reforço e acompanhamento escolar, ensinar é uma missão que requer um grande senso de pedagogia da parte do ensinante. Você precisa ser capaz de orientar, compreender e ajudar o seu aluno a encontrar soluções para os  questionamentos que ele possua ao longo de seu curso.

Seu conhecimento pedagógico também vai contribuir para o planejamento de um curso personalizado, que leve em consideração as necessidades e objetivos do aluno, o ajudando a progredir.

Ser pontual e organizado

Então né… quem não se lembra daquele professor que chegava em sala de aula quando os alunos, cansados de esperar, começavam a se preparar para ir embora? Ou aquele outro que espalhava mil e um papéis na mesa e nunca se lembrava do último assunto discutido em sala?

Nem um pouco exemplar hein? Sem contar que o aluno fica super desmotivado diante de um professor, por assim dizer, “avoadinho”.

Organização é essencial na vida de um professor particular Qual a impressão que você quer causar?

O comportamento de um professor é quase tão importante quanto sua formação. Adotar um postura responsável faz parte do acompanhamento escolar, pois vai implicar no tipo de relacionamento que você vai desenvolver com o aluno. Esse relacionamento vai ter consequências no decorrer do processo de ensino-aprendizagem.

Pode parecer óbvio, mas se você é um professor a domicílio (ou apenas um ser humano que respeita os demais hehe), você precisa ser responsável e chegar na hora marcada…e, de preferência, sem papéis caindo da pasta (parece que temos uma aluna traumatizada aqui, não é mesmo?)

Ser pontual e organizado é uma qualidade que pode ser aprendida! Se ser professor é o seu real desejo, comece a exercitar esse lado. Lembre que seu aluno te verá como um referencial, logo, começar a aula na hora e com organização facilitará as coisas para todo mundo.

Uma dica simples para melhorar no quesito educação é possuir uma agenda, seja no formato papel ou online-como você se adaptar melhor- para anotar seus compromissos como hora de aula, assunto a ser trabalhado, nome do aluno e telefone. No caso de imprevistos é só ligar e desmarcar a sua aula, já propondo um novo horário para recuperar o tempo perdido. Essa dinâmica deixará os pais mais confiantes com relação a você… e os pais são um ótimo canal de marketing para o seu serviço! Então, vale a pena ser sério, pontual e organizado.

Independente da sua formação, dar aula particular exige essas habilidades específicas.

Ganhar uma grana graças as aulas particulares

Em muitas cidades brasileiras, o preço médio por hora/aula de um professor particular é de 20 reais.

Esta taxa é indicativa e pode variar, tanto para menos (oups) como para mais( agora sim !), dependendo de fatores vários como a região, nível do aluno, disciplina, sua formação, etc.

Se você der cursos particular preparatório para concurso,por exemplo, o valor aula pode ser um pouco ou até muito mais elevado!  Se você já é um professor diplomado, com experiência vasta, geralmente você será mais bem remunerado também.

As aulas particulares podem ser uma maneira ideal de garantir um suplemento de renda que pode ser justamente aquela grana que faltava para você dar aquele pulinho em Bariloche nas próximas férias…Ou quem sabe em Paris?

No caso de você ser ainda um aluno universitário ou do ensino médio, sua remuneração enquanto professor de reforço pode lhe ser útil para pagar aquele semestre atrasado ou para pagar a tia da xérox né? Triste realidade da vida de estudante (reclamamos mas amamos!)

Seja qual for o seu objetivo, o mercado das aulas particulares pode ser rentável! Além de ser super gratificante! Mesmo quando você ainda não possui o seu diploma.

Tarifas para suas aulas particulares

Não existe regra! O valor a ser cobrado por um curso particular vai depender, como já dito, de muitos fatores:

Remunere bem o seu professor particular Trabalhamos por amor…mas temos contas a pagar como todo mundo!

  • Sua experiência na área

  • O nível de escolaridade do aluno a quem você está ensinando (primário, ensino médio, universitário). Para o primário, muitas vezes você só será encarregado de ajudar com o dever de casa (tutoria).

  • O assunto ensinado. Por exemplo, a tutoria de línguas, especialmente com um falante nativo ou bilíngue, geralmente está em alta demanda.

  • O perfil do professor. Um estudante custará menos do que um professor diplomado que já exerça. Mas um estudante universitário pode legitimamente cobrar uma tarifa maior do que um aluno do ensino médio.

  • O formato do seu curso de apoio acadêmico

Diferentes formatos da aula particular

As aulas de reforço ou de acompanhamento escolar existem em diferentes disciplinas:

  • português
  • línguas estrangeiras (francês, espanhol, inglês, alemão, japonês!)
  • história e geografia
  • física e química
  • música e canto… Enfim, uma variedade de possibilidades.

O curso pode se configurar de diferentes formas:

  • tutoria (ajuda com o dever de casa)
  • reforço escolar pontual (preparação para prova específica)
  • acompanhamento escolar regular ( geralmente dura todo o ano letivo)
  • aula individual ou em grupo

Dica para professores a alunos de línguas: Um estadia para troca linguística no exterior pode ser a solução ideal para você que está interessado em aprender ou aperfeiçoar sua habilidades em inglês, francês, espanhol, entre outros. Atualmente, existem muitas companhias oferecendo variados tipos de intercâmbio! Não saia perdendo, invista em você e em seu futuro!

Domínio das aulas particulares: uma formação profissional contínua

O mercado da aula particular é muito mais vasto do que se pensa.

Aula de línguas, matemática, história, química, física, mas também aula de piano, canto, e até artística ! Não lhe faltam possibilidades para adentrar no domínio dos cursos particulares a domicílio ou não!

Você começa como tutor ainda no ensino médio ajudando alunos com a lição de casa ou com aquela nota que ele não consegue atingir, aquela partitura que ele não consegue tocar… Enfim, você pode compartilhar os seus conhecimentos desde muito antes da chegada de seu diploma!

Cresça profissionalmente como professor particular Evolução profissional garantida no mercado das aulas particulares

Se você optar por uma formação de professores – muito recomendado para aqueles que desejam fazer da profissão a sua atividade principal-, o seus benefícios serão ainda maiores! Sua remuneração pode ser mais atraente e , claro, sua realização pessoal estará mais fácil de ser alcançada!

Além de ensinar e exercer a sua paixão, você pode também criar o seu próprio negócio! Quem sabe abrir a sua agência de aulas particulares? Veja aqui como encontrar seus futuros alunos.

Não, nós da superprof não temos medo da concorrência! Queremos ver nossos alunos e professores alcançando o seu sucesso acadêmico e profissional! Saberemos que fomos parte dele e somos gratos por isso!

Portanto, invista desde cedo no seu futuro profissional. Se você é um gênio, autodidata, ou estudante universitário, ou professor diplomado, e você é um amante do saber e ama compartilhar conhecimento, não perca mais tempo e se crie ainda hoje o seu perfil aqui no superprof!

Temos milhares de alunos com perfis variados em busca do tutor/professor que o ajudará a progredir rumo ao sucesso! Quem sabe hoje não é o seu dia de sorte?

Contribua com a educação, o saber e também com o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Inicialmente a remuneração pode não lhe encher os olhos, mas prática e dedicação você conseguirá chegar lá onde sempre quis estar!

Se depender de nós aqui da equipe superprof, o seu sucesso profissional chegará em tempo recorde!

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar