Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Fluente ou não em italiano? Faça um certificado

De Carolina, publicado dia 13/09/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Testes e Diplomas na Língua Italiana

Então, você gostaria de investir mais na língua de Dante Alighieri para falar, trabalhar e se comunicar através dela?

Uma boa saída pode ser os certificados de proficiência da língua italiana. Existem vários! O mais importante é definir os seus objetivos para escolher o certificado mais adequado para o que você procura.

Você precisa de um certificado profissional para evoluir em sua carreira, fazer mais negócios, ter uma promoção ou simplesmente ter uma aptidão reconhecida em italiano em um contexto profissional?

Aqui, você pode encontrar informações preciosas ! Porque, além de ter um bom domínio da língua italiana para dar aulas, é preciso também provar que você é bom nisso!

Existem certificados específicos também para dar aulas de italiano, você sabia? Eles avaliam seus conhecimentos no idioma, mas também se você tem bases em pedagogia, qual é o público-alvo perfeito para você, enfim, um verdadeiro profissional do ensino!

A língua italiana te abrirá portas em todo o país Quer viajar pela Itália sem ter nenhum problema? Aprenda o idioma

Gostou? Quer saber mais sobre esses certificados e testes para avaliar sua proficiência, fluência, na língua de Dante?

Por que fazer o C.I.L.S.?

O CILS pretende avaliar a capacidade de uma pessoa não nativa falar e escrever italiano.

Consequentemente, esse certificado serve principalmente para aqueles que desejam estudar ou trabalhar em uma empresa italiana ou com interesses econômicos no Brasil ou na Itália.

Ele não serve para aprender italiano, simplesmente para mapear o nível de língua de cada um.

Para se qualificar para a certificação, não há necessidade de um diploma anterior. Simplesmente, é preciso ter o nível básico na língua de Dante Alighieri para ter o certificado no nível A1 ou A2, por exemplo! Vamos falar detalhadamente nos diferentes níveis abaixo.

Desde 1993, cerca de 100 mil pessoas passaram o C.I.L.S na Itália ou em outros lugares do mundo.

Então, tenha o Certificado de Italiano como Língua Estrangeira!

Os 6 níveis de CILS

Os diferentes níveis de certificação estão em conformidade com as orientações estabelecidas pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Cada um dos seis níveis incluídos no C.I.L.S tem sua própria referência, seus próprios requisitos e permanece autônomo em comparação com os outros cinco.

Como outros testes de nível de língua, como o TOIEC em inglês, o C.I.L.S enumera seus níveis de acordo com o seu domínio do idioma, variando de A1 para um iniciante e C2 para alguém com muito mais experiência em italiano.

Como funciona o teste CILS?

Cada um dos testes de nível é independente. No entanto, eles mantêm a mesma estrutura geral e insistem nos mesmos pontos: compreensão escrita e compreensão oral através de diálogos.

A língua italiana e seus carros são muito bonitos Aprenda italiano para trabalhar no setor automobilístico

Para cada um dos 6 níveis, há um teste de escuta, um teste de leitura, uma análise das estruturas de comunicação, um teste escrito e uma prova oral. Claro, as exigências de cada prova vão variar de acordo com os níveis que variam de A1 a C2.

Para as certificações de nível A1 e A2, a marcação é de 60 pontos enquanto 100 pontos para os níveis B1, B2, C1 e C2.

Para validar o certificado, é essencial obter uma pontuação suficiente em cada um dos cinco testes.

A duração dos testes também varia de acordo com os níveis:

Nível                        Parte escrita                 Parte Oral
A1                                1h45 a 2h15                       10 min
A2                               2h05 a 2h45                      10 min
B1                                3h40                                   10 min
B2                               3h45                                    10 min
C1                                4h40                                   15 min
C2                                3h45                                   15 min

Quer fazer o  Certificazione di Competenza in Didattica dell’Italiano a Stranieri?

O DITALS (por que fazê-lo?), Certificazione di Competenza in Didattica dell’Italiano a Stranieri, é um certificado de reconhecimento na língua italiana emitida pela Universidade para Estrangeiros de Siena.

No entanto, ao contrário do CILS, que simplesmente visa formalizar e quantificar seu nível em italiano, o DITALS tem o objetivo de medir sua capacidade de ensinar italiano a estrangeiros e se concentra em dois ângulos de avaliação:

  • Nível teórico, incluindo uma avaliação da qualidade da abordagem pedagógica do ensino,
  • Mas também prático, uma vez que é essencial ter um nível suficiente em italiano para poder obter o certificado. Afinal, é importante conhecer e se expressar bem na língua na condição de professor.

O teste existe desde 1994 e tem cerca de 2000 candidatos todos os anos. O DITALS é o certificado ideal para aqueles que desejam dar aulas de italiano para as pessoas que não tem o italiano como língua materna.

Aprenda italiano in loco O país em forma de bota tem muitas atrações turísticas!

O domínio das ferramentas teóricas e práticas são as palavras-chave para passar com sucesso no exame do DITALS!

Quais são os dois níveis de DITALS?

O certificado é dividido em dois níveis de competência:

  • O primeiro nível avalia as habilidades básicas no campo do ensino de línguas. Além disso, ele avalia também o perfil de professor que o candidato tem: por exemplo, aprendizagem da língua italiana para nível básico, intermediário, avançado, estudantes universitários, adolescentes, imigrantes, idoso, profissionais do turismo ou para dar curso de italiano para adultos.
  • Obviamente, dependendo da público-alvo, os mecanismos de aprendizagem não serão os mesmos. Na verdade, para dar uma aula de língua italiana para alunos não-nativos, provavelmente será necessário enfatizar os conceitos básicos de vocabulário, gramática, pronúncia oral ou compreensão de conversas simples. Para os estudantes italianos, será mais uma questão de aprofundar certas noções culturais como a história da arte na Itália.
  • O certificado DITALS de nível II requer habilidades mais avançadas no ensino de línguas. Esse diploma é principalmente para professores que desejam trabalhar em um contexto educacional mais formal e com um grupo mais heterogêneo e mais importante.
    Esse segundo nível, portanto, requer uma pedagogia mais “estendida” e capacidades ainda mais avançadas tanto no nível prático quanto teórico.

Não é necessário passar a certificação DITALS de primeiro nível para poder passar no segundo, sendo os dois níveis independentes.

Como funciona o certificado PLIDA?

O certificado PLIDA é um diploma da Sociedade Dante Alighieri, uma empresa registrada no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Além do Ministério dos Negócios Estrangeiros, esse certificado é formalmente reconhecido por numerosos órgãos como o Ministério do Trabalho ou o Ministério da Educação, Universidade e Pesquisa da Itália.

Passar no PLIDA é, portanto, garantir o valor de proficiência em italiano. Ele é aprovado e o reconhecido pelas autoridades italianas mais importantes.

As diferentes versões do PLIDA

Tal como acontece com o CILS (Faça o seu Projeto Língua Italiana Dante Alighieri), a certificação PLIDA é estruturada em torno de 6 níveis independentes, variando de A1 (nível básico de língua italiana) para C2 (nível fluente ou mesmo bilíngue).

Esses diferentes níveis são estabelecidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

É essencial escolher um nível consistente com seus objetivos e seu nível real em italiano. Você não precisa fazer o exame para um nível inferior ao seu nível real se tiver com objetivo ter uma boa nota. Uma nota excelente em um nível B2 sempre será menos reconhecida do que uma boa nota na certificação C1.

Aprenda e tenha o certificado de italiano Quer provar seu domínio na língua italiana?

As diferentes versões do PLIDA não equivalem somente aos 6 níveis diferentes. Dessa forma, podemos encontrar outros dois certificados:

  • PLIDA Juniores para adolescentes com idades entre os 13 e os 18 anos. Eles utilizam uma metodologia específica para essa faixa etária (comunicação e situações familiares para um adolescente) com níveis que variam de A1 a C1.
    PLIDA Comercial destina-se a um público de profissionais de finanças, comércio ou indústria que estão ansiosos para ter suas habilidades em italiano reconhecidas. Novamente, as modalidades e os objetivos são diferenciados de acordo com a idade, os objetivos e o nível de domínio na língua italiana. O PLIDA Comercial oferece 3 níveis: B1, B2 e C1, adaptados ao ambiente profissional.

Os critérios de avaliação para PLIDA

Embora cada um dos 6 níveis seja independente, os critérios de avaliação permanecem essencialmente os mesmos e os componentes testados são sempre articulados em torno de 4 temas principais:

  • Escuta (e compreensão),
  • Escrita,
  • Leitura,
  • E fala.

Os dois eixos principais são aqueles sistematicamente comuns ao aprendizado de uma língua estrangeira: proficiência em escrever e falar, capacidade de expressar, comunicar e entender.

Certificado Italiano de Comercial e proficiência no idioma

O CIC ou o Certificado Italiano de Comercial e proficiência no idioma é uma certificação em italiano para adultos que atesta competências no uso da língua italiana em um contexto estritamente profissional. É emitido pela Universidade de Perugia (Perugia), que além do CIC também concede o diploma CELI – Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana.

O CIC é dividido em dois níveis:

  • O CIC intermediário que corresponde ao nível B1 da grade de classificação do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.
  • O nível avançado CIC correspondente à mesma grade no nível C1.

Ao contrário de outras certificações italianas como CILS ou PLIDA que medem um nível geral da língua, o CIC é muito mais especializado e se concentra apenas em um aspecto profissional e factual da língua italiana.

Como acontece o teste de CIC?

Independentemente do nível testado (intermediário ou avançado), o teste CIC procura avaliar e quantificar habilidades e níveis em 5 áreas distintas:

  • Compreensão escrita que mede a capacidade de captar informações de um texto mais ou menos complexo de acordo com o nível intermediário ou avançado,
  • Compreensão oral que avalia o nível de compreensão de um documento de áudio ou a capacidade de compreender as informações presenciais com um italiano nativo ou um bilíngue.
    O grau de dificuldade também varia nesse teste onde os textos na língua italiana se tornam mais complexos de acordo com o nível (sotaque italiano de uma região particular, algumas palavras dialéticas, uma parte de vocabulário técnico, com pessoas que falam mais rápido…)
  • Nível de gramática italiana e vocabulário italiano: esse teste consiste em testar um nível de conhecimento dos termos técnicos utilizados nas empresas com um grau de dificuldade mais ou menos de acordo com o nível intermediário ou avançado,
  • Expressão escrita em que é testada a capacidade de elaborar frases (sujeito, verbo, complemento, uso de advérbios, adjetivos e frases em geral).
  • Expressão oral ou a capacidade de se comunicar, expressar, responder uma pergunta, um discurso ou um diálogo serão medidos.

Confira em na Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira (Italcam) se há uma instituição credenciada para aplicar o CIC aqui no Brasil.

Encontre o melhor curso de italiano online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar