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Por que fazer yoga?

De Carolina, publicado dia 01/12/2017 Blog > Esporte > Yoga > Quais são as vantagens das asanas?

Como lutar contra o estresse, uma praga real dos tempos modernos, para evitar o burn out?

Através de exercícios suaves de respiração e alongamento, a yoga é uma boa maneira de acalmar o estresse.

Nascido na Índia há mais de 5 mil anos, a yoga é praticada no Brasil por muitas pessoas! Uma das “embaixadoras” (ela não tem título oficial) da atividade no país é a apresentadora Fernanda Lima.

Ela pratica a yoga há mais de 15 anos. No começo deste ano, ela participou de um quadro no Esporte Espetacular que se chamava Mulheres Espetaculares. Ela foi para Índia praticar as posições (asanas) mais difíceis por uma semana sendo avaliada pelos mestres no país.

Relaxe com alongamentos! Fazer atividades com seus colegas pode ser uma boa saída!

Para quem quiser ver o resultado dessa experiência, o vídeo está disponível no Youtube e é impressionante!

Ok, chegar ao nível de Fernanda Lima na yoga requer muita (mais muita…) dedicação. Mas você não precisa chegar a seu nível para se beneficiar das vantagens dessa prática milenar.

Conhecida por seus benefícios para o corpo e a mente, a yoga não exige muito material. Isso já facilita a prática! Por isso, você pode praticá-la em casa, em um parque e em qualquer lugar desde que ele seja calmo.

Mas, além dessa praticidade, por que fazer yoga?

Aulas de yoga para ficar zen

Nove em cada dez trabalhadores brasileiros sofrem de ansiedade, pouca ou até paralisadora! Os dados são da Isma-BR, parte da International Stress Management Association, e foram divulgados pela revista Exame em abril deste ano.

Mas para quê tanto estresse?

Yoga, um poderoso remédio para o estresse

Para administrar o estresse, a yoga pode ser uma excelente solução! Na verdade, trata-se de harmonizar o corpo e a mente (sabia que a yoga pode ajudar até a engravidar?) e concentrar-se no momento presente, combinando posturas chamadas asanas em sânscrito.

De acordo com Carine Barco, uma hipnoterapeuta e professora de yoga: “A yoga é muitas vezes praticada como uma forma de exercício físico, mas ela é antes de tudo uma ciência do bem-estar que busca a saúde do corpo e a união do físico e do mental”.

Portanto, ela é uma forma de relaxar (a yoga pode ajudá-lo a dormir melhor), um momento especialmente para você. Isso está se tornando muito raro em um mundo que vai muito rápido e as pessoas se sentem rapidamente sobrecarregadas e estressadas.

Não é apenas um exercício físico, como explicou Carine Barco, é um verdadeiro modo de vida. A prática da yoga pode ensinar a controlar o estresse, agindo sobre o relaxamento dos músculos e da coluna vertebral, na respiração.

Praticar yoga regularmente ajuda a alcançar um nível de serenidade e calma importante para lutar contra a ansiedade e relaxar, além de diferentes tipos você pode optar por diferentes níveis, como uma aula de yoga para iniciantes ou avançado.

Esqueça os problemas de insônia, sensação de pernas pesadas, tensão muscular ou dor nas costas. Você disse magia? Quase!

Yoga requer rigor e disciplina, tal como qualquer exercício.

Você tem que se dar um pouco, mas vale muito a pena!

Faça yoga para perder peso

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a obesidade cresceu 60% no Brasil em dez anos!

Uma em cada cinco pessoas estão acima do peso no nosso país!

Ela revela outros dados que podem justificar esse quadro alarmante: “A pesquisa também mostra a mudança nos hábitos alimentares da população. Os brasileiros estão consumindo menos ingredientes considerados básicos e tradicionais. O consumo regular de feijão diminuiu 67,5%, em 2012, para 61,3%, em 2016. Apenas um entre três adultos consome frutas e hortaliças em cinco dias da semana.”

A alimentação é muito importante: fast food, gorduras saturadas, refeições preparadas, os brasileiros comem cada vez mais e fazem comida cada vez menos saudável. Eles também são cada vez mais sedentários.

Faça exercícios físicos para relaxar O caminho certo para evitar doenças e chateações é a meditação

Pode ser que a onda fitness está em alta, mas não a ponto de mudar essa realidade trágica!

Yoga pode ajudar a encontrar a boa forma e / ou mantê-la!

Quando queremos perder peso, um aspecto é muito importante: o prazer! Se não tivermos prazer em fazer yoga, não vamos nos motivar, podemos regredir e correr o risco de não alcançar nossos objetivos de perda de peso.

A yoga ajuda a firmar e esculpir o corpo. Pode ser muito útil se você quiser ter uma barriga lisa! Mas a yoga é muito mais que um exercício físico!

Se uma pessoa tem grandes problemas de sobrepeso, somente a yoga não será suficiente. Ela precisará de uma atividade aeróbica para queimar a gordura acumulada.

Para perder mais de 10 kg, é importante ser acompanhado por um profissional. A prática da yoga pode, no entanto, ajudar muito, além de uma atividade física mais intensa.

Yoga não vai fazer você perder peso rapidamente, mas seus benefícios ajudam a perder a barriguinha, fortalecer o abdômen, reduzir a celulite ou mesmo tonificar os músculos uniformemente.

Os exercícios de musculação leves da yoga associados a uma dieta equilibrada podem dar resultados significativos para perder peso definitivamente.

A yoga pode ajudar a dormir melhor?

Um em cada três brasileiros tem distúrbios do sono, mais precisamente 36,5% da população. Se você quer saber em números o que essa porcentagem representa, então, vamos lá: 73 milhões de pessoas de acordo com dados da Associação Brasileira do Sono.

Como diminuir esses distúrbios do sono? Atividades como a yoga podem ajudar nisso, e não somente!

Em nossas sociedades ocidentais, uma aula de yoga é frequentemente vista como uma aula de ginástica relaxante ou uma versão oriental do alongamento.

No entanto, a yoga é uma filosofia indiana extremamente rica. Isso traz muitos benefícios, incluindo o de obter um excelente sono reparador.

A yoga praticada no ocidente é muitas vezes a hatha yoga, um dos muitos ramos da yoga. “Ha” significa “sol” enquanto “tha” significa “lua”. “Yoga” é a união dessas energias opostas, legal, não é?

Nossa vida é um equilíbrio difícil entre essas forças positivas e negativas. Conciliar essas oposições é um dos objetivos das posturas de yoga.

Fala alongamento e meditação em um lugar especializado Procure já uma aula e comece as suas asanas!

Na yoga, tudo é energia vital em nosso corpo. É por isso que a respiração é tão importante: alimenta essa força vital em nós que circula por 7 chakras dispostos ao longo da coluna vertebral.

A energia trazida pela respiração é redistribuída por todo o corpo pelos chakras.

Ao eliminar os efeitos das más posturas que tomamos, os exercícios de yoga permitem que a energia circule corretamente de novo.

Claro, tudo isso é muito simplificado e o estudo da yoga merece atenção especial, pois é intenso e apaixonante!

A yoga pode ajudar a dormir porque distrai a mente de pensamentos dolorosos como a raiva profissional, o coração ou o orçamento familiar, restaurando a flexibilidade para o corpo e a tranquilidade para sonhar com os anjos!

Fazer yoga para ajudar a engravidar?

A principal causa da infertilidade feminina vem da disfunção da ovulação. O estresse pode ser um fator agravante.

Ele acelera o relógio biológico, mas a yoga pode reduzir esse estresse e prevenir o envelhecimento precoce. A yoga convida você a diminuir a velocidade e reequilibrar o corpo e a mente para poder conceber uma criança.

Yoga hormonal

Conhecemos as aulas de yoga pré-natal para ajudar a conceber e dar à luz. Mas você já ouviu falar sobre a yoga hormonal?

Criada em 1991 por Dinah Rodrigues com a aprovação e a ajuda de seu ginecologista, ela se destina principalmente às mulheres com síndrome de ovário policístico, que sofrem de tensões pré-menstruais, com níveis hormonais muito baixos e com hipotireoidismo ou osteoporose.

Para que seja eficaz, a yoga hormonal, ainda pouco conhecido no Brasil, deve ser praticada 3 a 4 vezes por semana durante 4 meses.

Esses números podem variar de acordo com a pessoa. Quem vai determinar isso é um professor de yoga que estimará o ritmo mais adequado.

Sobre a prática da yoga hormonal em si, ela consiste em vincular posturas dinâmicas e técnicas de respiração inspiradas pelo Hatha Yoga, mas também por técnicas tibetanas baseadas na circulação de energias. Uma maneira de reativar a hipófise, a tireoide, as adrenais e os ovários.

Procure um iogue para te ensinar essa prática milenar! Sempre é bom ser acompanhado por um profissional em qualquer atividade física

Saiba que qualquer tipo de yoga pode ajudar a engravidar, visto que a atividade e filosofia ajuda a levar uma vida mais tranquila!

Alguns conselhos para desestressar

1. Beber chá verde

O chá verde tem uma propriedade química que ajuda a aliviar a raiva. Cozinhe a água, despeje-a e tome um gole calmante. É isso mesmo! Agora é aproveitar os resultados!

2. Coma chocolate

Apenas um pedacinho de cacau pode ajudar a acalmar seus nervos.

O chocolate amargo regula os níveis de cortisol do hormônio do estresse e estabiliza o metabolismo. Além de tudo, ele é menos calórico para aqueles que querem manter a forma!

3. Comer um pouco de mel

Substitua o estresse com doçura e tente uma colher de mel!

Além de ser um hidratante natural da pele e um antibiótico, o mel também contém compostos que reduzem a inflamação no cérebro. Isso significa que ele luta contra a depressão e a ansiedade!

Assim, você pode perceber como atividades simples no dia a dia podem ajudar a desestressar, e claro, a yoga sem dúvidas!

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