Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Teste de proficiência do idioma da Alemanha para negócios

De Camila, publicado dia 30/10/2017 Blog > Idiomas > Alemão > Aprender alemão e obter um certificado de nível profissional

“A língua… é uma ponte que te permite atravessar com segurança de um lugar para outro.” – Arnold Wesker

É muito fácil se ver perdido em meio a tantas opções de certificados de língua estrangeira. Com o alemão não poderia ser diferente.

Existe mais de um certificado para cada um dos níveis em que o aluno se encontra (A1-2, B1-2, C1-2). Provenientes de várias instituições e utilizados para diversos fins, a prova ideal para cada candidato pode, muitas vezes, não ser uma escolha assim tão óbvia.

Alguns pontos podem ser avaliados para ajudar na escolha do melhor tipo de prova a ser feita:

  • Por que você pretende comprovar seu nível de domínio do alemão?
  • Qual o objetivo da utilização do certificado?
  • Em qual área você trabalha ou pretende trabalhar?

Perguntas respondidas, chegou a hora de se informar sobre quais os teste disponíveis no “mundo da comprovação da proficiência” da língua alemã.

As gamas “Goethe-Zertifikat“, “Start Deutsch” e “Fit in Deutsch” são bem conhecidas daqueles que já fizeram uma primeira pesquisa sobre as opções no mercado.

Mas qual deles seria o diploma ideal para quem tem objetivos profissionais?

Superprof desenvolveu essa matéria com o intuito de orientar quem procura por um certificado com tais características: o “Goethe-Test PRO“!

BULATS: o que é isso?

BULATS é a abreviação de “Business Language Testing Service” ou “Serviço de Teste de Língua Profissional”. Como o próprio nome especifica, este certificado atesta a capacidade do candidato de utilizar o idioma estrangeiro em um contexto profissional.

De acordo com o interesse e o perfil do examinado, ele pode ser avaliado em diferentes línguas.

Um certificado profissional pode abrir portas para empregos na Alemanha. Você tem uma proposta de emprego em Berlim?

O BULATS é focado nos idiomas mais falados durante as relações internacionais ocidentais:

  • inglês;
  • espanhol;
  • alemão;
  • francês.

A má notícia é que desde o início de 2017, este teste de proficiência vem sendo reformulado. Seu futuro ainda é incerto, mas o mais provável é que ele se fragmente e a prova intitulada BULATS abranja apenas o inglês. As outras línguas continuarão a ter um exame equivalente, mas eles não terão mais nenhuma ligação com o departamento de línguas de Cambridge, responsável pelo BULATS.

Para o alívio daqueles que não têm tempo de esperar pela reestruturação do BULATS, o Goethe-Institut decidiu continuar a valorizar seu certificado de cunho profissional.

Ninguém sabe ao certo por quanto tempo ele ficará disponível para os candidatos necessitados de um diploma de proficiência de língua alemã para negócios. Sendo assim, a melhor opção é não tardar para se inscrever caso você precise de tal certificado.

Para que fazer um Test für den Beruf ?

O Goethe-Test PRO é o nome da nova prova que equivale ao BULATS. Ela é expedida, como o próprio nome indica, pelo Goethe-Institut e é destinada especialmente àqueles que buscam por trabalho em países estrangeiros ou se candidatam a uma vaga para a qual precisem comprovar múltiplas competências linguísticas.

No mundo globalizado em que vivemos, possuir um certificado com tal gabarito é uma ótima maneira de investir na carreira dentro de uma empresa multinacional ou em contatos com clientes fora do Brasil.

Nomes famosos como Adidas, Turkish Airlines e Deutsch Bahn AG admiram os candidatos e funcionários que possuem um diploma do nível do BULATS Deutsch-Test.

Diplomas de proficiência da língua alemã podem ajudar na hora de conseguir um bom emprego no exterior. Grandes empresas como Adidas valorizam candidatos a vagas com diplomas em alemão.

Business Language Testing Service é referência mundial no universo empreendedor internacional e é muito bem visto por empresas de recrutamento e headhunters.

No que diz respeito à carreira internacional, os interessados neste caminho têm todo o interesse em passar no máximo de provas BULATS (ou equivalentes) possíveis, sejam elas nas línguas que forem. É preciso, no entanto, estar certo de que o domínio do idioma testado é suficiente para obter o certificado.

Ter uma boa pontuação no Business Language Testing Service é um prestígio inigualável no mundo dos idiomas estrangeiros, pois ao tirar uma boa nota neste certificado, ficará comprovado por A+B que o candidato é um verdadeiro quadrilingue.

Para facilitar a vida dos seus empregados, várias empresas oferecem o BULATS dentro do local de trabalho.

Taxas de inscrição são cobradas e o preço em reais varia de acordo com a cotação do euro, pois cada exame custa por volta de 75,00 euros. O valor não é super barato, mas é bem inferior àquele cobrado por vários outros certificados no mercado.

Uma vez o diploma em mãos, ele é válido por 2 anos. O candidato pode refazer as provas sempre que quiser, quantas vezes quiser, basta se inscrever e pagar a taxa.

Quem passou por uma faculdade de Letras com especialização em alemão deve tirar essa prova de letra!

Como estudar para as provas

Uma das providências que facilitam o sucesso do Business Language Testing Service é o fato de estar bem informado sobre como as provas se apresentam:

  • Qual a estrutura?
  • Quais os temas abordados?
  • Qual o tempo para cada seção?
  • Etc.

É exatamente sobre isso que vamos falar nesta parte da matéria!

O teste BULATS foi suspenso em 2017 para o desenvolvimento de um trabalho de unificação para a futura aplicação digital das provas.

O Goethe-Institut também tomou a iniciativa de modernizar seu processo de aplicação de provas, levando tudo para a era digital. Sendo assim, o Deutsch-Test für den Beruf  não será disponibilizado durante este ano nas escolas que normalmente costumam aplicá-lo.

De um modo geral, o BULATS Deutsch-Test dura entre 1 hora e 1 hora e meia, dependendo da agilidade do candidato em responder às perguntas!

O máximo de tempo que o aluno tem para fazer o BULATS é uma hora e meia. As provas podem durar entre 1 hora e 1 hora e meia.

A prova de proficiência começa igual para todos, com as mesmas questões. No decorrer do exame, o programa se adapta ao nível de cada aluno e começa a fazer perguntas mais fáceis ou mais difíceis, dependendo das respostas enviadas.

A habilidade de compreensão, tanto oral quanto escrita, é o principal elemento avaliado.

Para os interessados, simulados com testes antigos estão disponíveis na internet, nas quatro línguas que o exame oferece.

A partir daí, é só praticar para pegar o ritmo e o jeito de se fazer a prova.

Se você acha que precisa do apoio de um profissional que domine o idioma, que tal cogitar fazer algumas aulas particulares com um professor especializado em preparar alunos para este tipo de teste?

Caso prefira ir a uma escola de línguas, o Goethe-Institut é uma das instituições que organiza sessões de aulas de alemão voltada para todos os níveis.

Existem outros diplomas mais adaptados ao seu perfil?

Se seu objetivo ao fazer um exame de proficiência é apresentar um certificado para a empresa onde trabalha ou utilizá-lo em um processo seletivo de emprego, então o BULATS é, definitivamente, a escolha certa.

Por outro lado, se sua intenção ao tentar um diploma de avaliação do nível de domínio da língua alemã é entrar em uma escola ou universidade, então outras opções podem ser melhores.

Fit in Deutsch

Fit in Deutsch é ideal para o alunos que estão no Ensino Médio, dominam a língua e precisam comprová-la para partir em intercâmbio cultural, por exemplo. Dependendo das habilidades linguísticas, o candidato pode se inscrever no teste 1 ou 2.

Para adultos que começaram há pouco tempo os estudos do idioma de Goethe, existe o Start Deutsch 1 e 2.

Großes Deutsches Sprachdiplom

O também conhecido como GBS está à disposição daqueles com um domínio excepcional da língua alemã e precisam – ou pretendem – atestar suas super habilidades do nível C2. Bilíngues especialistas no idioma, tais candidatos podem ser intérpretes ou tradutores juramentados de “olhos fechados”.

Goethe-Zertifikat 

Para os alunos que estão entre estes dois extremos e não são nem especialistas, tão pouco iniciantes, existe a gama de certificados oferecidos pelo famoso e reputado Goethe-Institut. Com estas provas, os candidatos podem atestar os níveis B1, B2 e C1.

Test-DaF e DSH

Estes dois exames são os mais utilizados para aqueles que precisam comprovar um nível de domínio do alemão satisfatório para serem aceitos em universidades germanófonas. Isto é, se o curso em questão for todo na língua de Goethe, já que existem muitas opções de formações superiores na Alemanha ministradas em inglês.

Como atingir o nível necessário?

Estudar, estudar e estudar… muito!

A prática da língua estrangeira também é de extrema importância para a assimilação rápida e eficiente do idioma pelo cérebro.

A melhor maneira de se aprender rapidamente a falar alemão é fazendo uma imersão total não só na língua, mas também na cultura e na história germânica. O ideal seria passar uma temporada em um país onde o idioma é falado (Alemanha, Áustria, Suíça).

Um intercâmbio cultural é excelente para o aprendizado da língua alemã. Uma imersão cultural total é a melhor maneira de aprender alemão.

O problema é que tal investimento pode sair caro ou ser inacessível para muitos. Uma boa alternativa é se afogar em filmes, séries e programas de televisão em alemão. A internet está aí para ser utilizada e através dela podemos encontrar todo o tipo de material para uma imersão profunda no mundo germânico.

Outra boa opção é tentar encontrar nativos germanófonos que morem na sua cidade e que estejam disposto a trocar algumas horas de conversação em alemão por outras em português. Que tal utilizar as redes sociais para fazer contato com estas pessoas? O exercício pode acabar terminando em uma bela amizade onde todo mundo sai ganhando!

Você também pode encontrar uma boa aula de alemão online com nativos no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar