Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para otimizar seu tempo de estudo

De Marcia, publicado dia 03/10/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Estude o suficiente para o ENEM

Estudar requer organização, especialmente quando se estuda sozinho. Engana-se quem pensa que vida de estudante é fácil, que sempre se tem tempo para tudo. Estudo também é obrigação e é preciso disciplina e responsabilidade, especialmente em certas épocas da vida escolar.

Quando o final do Ensino Médio se aproxima, é comum que o estudante se sinta até um tanto pressionado. Afinal, ele precisa escolher que profissão seguir e se preparar para os vestibulares. Trata-se de uma fase cheia de descobertas e novidades, já que a idade adulta também se aproxima.

Otimizar o tempo de estudos é um outro desafio, enfrentado tanto por jovens que são somente estudantes, quanto por aqueles que já conciliam escola e trabalho. Ainda que não se pretenda ingressar em uma universidade no próximo ano, a nota da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) se torna uma espécie de termômetro, que medirá o seu desempenho para futuros vestibulares.

Há ainda aqueles que fazem a prova anos mais tarde, após o término do Ensino Médio, e aí é necessário relembrar toda a matéria já aprendida.

Seja qual for o seu caso, a organização do tempo de estudos é fundamental para garantir um bom desempenho na prova. Se você até entende essa necessidade, mas não sabe por onde começar a se organizar, acompanhe nossas dicas abaixo.

Quando começar a estudar para o ENEM?

Muitos estudantes se perguntam com quanto tempo de antecedência devem iniciar seus estudos, afinal, trata-se de uma grande quantidade de matéria e, se você deixar para pegar nos livros somente uma semana antes da prova, certamente não terá tempo sequer de reler todo o conteúdo necessário.

Além disso, é preciso levar em conta a concorrência. São muitas pessoas para poucas vagas nas universidades e é natural que esses candidatos busquem se preparar a cada vez mais. Isso significa que você vai concorrer com gente muito bem preparada. Se não estiver no mesmo nível, certamente suas chances de conquistar as vagas se reduzirão.

Estar preparado para a prova é importante para driblar a concorrência.

Se você ainda não está no final do Ensino Médio e é daqueles que só estuda em véspera de prova, sentimos informar que será necessário mudar seus hábitos. O ideal é que o aluno estude sempre, buscando assimilar bem cada conteúdo aprendido na escola. Adotar esse hábito evitará que você fique perdido, com a necessidade de reaprender o conteúdo de anos em apenas alguns meses que antecedem a prova.

Se você já está no terceiro ano ou já concluiu o Ensino Médio e nunca desenvolveu esse hábito, não se desespere! Ainda há tempo para se preparar. O ideal é que comece a estudar logo no início do ano da prova, aos poucos, e vá intensificando essa rotina de estudos com o passar dos meses. Assim, além de fixar conteúdos, você ainda desenvolve o hábito de estudar, importantíssimo para a sua preparação.

Reserve algumas horas, em alguns dias da semana para se dedicar aos estudos e vá aumentando essa carga horária. Assim, você terá tempo o suficiente para sanar dúvidas e adquirir a bagagem necessária para obter uma boa pontuação.

Estudar com foco no ENEM

Outro ponto importante é que seus estudos devem ter foco no ENEM. Não é porque você gosta de biologia que reservará dois dias da semana para estudar a matéria. Há alunos que pensam que, porque não gostam de matemática, podem reservar poucas horas para ela, a cada quinze ou vinte dias.

Focar na prova para a qual você está se preparando significa estudar com base nos conteúdos que serão cobrados. Assim, pesquise com antecedência sobre a composição da prova. Se as perguntas de português compõem uma parte considerável do exame, você deve dedicar um tempo proporcional aos estudos dessa matéria, ainda que ela não esteja entre as suas preferidas.

Focar seus estudos no ENEM e fazer simulados é o melhor caminho.

A matéria se baseia especialmente nos conteúdos aprendidos no Ensino Médio e o ideal é que o seu cronograma de estudos reserve a cada uma o tempo proporcional ao quanto dela é exigido na prova.

É importante pensar também em suas dúvidas e dificuldades. Aproveite esse tempo de preparação para perguntar aos seus professores tudo o que não tiver entendido bem. E talvez aquela matéria que você menos gosta seja a que você mais precisa estudar. É nisso que você deve pensar ao se preparar para o ENEM.

Lembre-se de que estudar para o ENEM é um importante passo em direção ao início da sua vida profissional. É essa nota que vai ajudá-lo a ingressar em uma boa universidade para, mais tarde, construir a carreira com a qual você sonha.

Para colher esses louros, o empenho é fundamental. Muitas vezes, certos sacrifícios são necessários no início para que os resultados venham mais tarde. É assim que você deve encarar os estudos para o ENEM.

Não pense em estudar o mais fácil ou o que mais lhe agradar. Estude o que você precisa para ter bons resultados na prova.

Para complementar, você pode fazer simulados e rever provas anteriores. Assim, além de assimilar as matérias, você também se acostuma com o modelo da prova, o que é fundamental para que o tempo disponível para realizá-la seja também bem aproveitado.

Como fazer um plano de estudos para o ENEM?

Antes de mais nada, o planejamento é importantíssimo para a sua preparação para o ENEM. Assim, o ideal é que, no lugar de simplesmente “ir estudando”, você se organize e preveja, de antemão, quais dias e horários terá disponíveis para estudar e quais matérias serão abordadas em cada um deles.

Assim você evita perceber, quase às vésperas da prova, que não sobrou tempo para estudar determinado conteúdo ou mesmo acaba deixando que o cansaço e a preguiça o impeçam de estudar.

Seguem alguns “macetes”que vão ajudá-lo.

Comprometa-se consigo mesmo

Estudar sozinho é um compromisso que você assume consigo mesmo. Se você não gosta de falhar com sua palavra aos outros, por que o faria com você mesmo? Assim, os dias e horários que você reservar para os estudos devem ser respeitados, como se você tivesse aula ou qualquer outro compromisso importante.

Muitas pessoas até fazem bem a parte de reservar tempo aos estudos, mas acabam não cumprindo com esse cronograma. Em um dia estão cansadas demais, no outro, se distraem com as redes sociais, no outro, aceitam um convite para tomar açaí, e ao final não sobra tempo para estudar o suficiente.

Estudar demanda atenção e comprometimento.

Para evitar essas “tentações”, procure se programar para os estudos em horários que não “encavalem” com o trabalho ou eventos sociais. Quer um exemplo? É muito mais fácil surgir uma festa ou passeio em um sábado as 18h do que em uma terça-feira às 19h, quando você chega do trabalho.

Faça fichas de revisão

Já que o conteúdo é extenso e você vai começar a estudar com relativa antecedência, as revisões se tornam fundamentais. Para isso, faça pequenas fichas, separadas por temas.

Assim, você pode estipular quais necessita rever mensalmente e quais demandam uma atualização quinzenal. O mais importante é seguir em frente, sem se esquecer dos conteúdos já estudados, para que eles não sejam esquecidos até a data da prova.

Alguns lembretes e resumos estratégicos costumam ajudar bastante nessa questão.

Não dispense uma boa ajuda

Por mais que o ENEM seja um momento só seu e que você esteja firme no propósito de estudar sozinho, contar com ajuda é essencial para sanar dúvidas e aumentar as suas chances de um bom desempenho.

Assim, você pode estudar entre amigos. Só tome cuidado para que conversas sobre outros assuntos não disperse a concentração de vocês nos estudos.

Outra boa opção é contratar um professor particular para acompanhá-lo. É claro que o profissional não precisa estar com você todo o tempo que se dedicar aos estudos, mas você pode combinar aulas semanais para tirar dúvidas e receber um direcionamento.

Sites para estudar para o ENEM

Já que você certamente usará a internet de alguma forma para estudar, por que não aproveitar os recursos disponíveis na rede? Existem sites específicos que podem ajudar você com a sua preparação para o ENEM. Vamos lá.

Existem sites específicos que podem ajudar você a se preparar para o ENEM.

  • Mande bem no ENEM – Nessa plataforma, você tem a oportunidade de se matricular em um telecurso focado na matéria do ENEM. São 42 videoaulas, um plantão permanente de dúvidas por e-mail, testes ao final de cada vídeo para avaliar quais as matérias de maior necessidade de estudos, debates online, recursos de mídia e muito mais. E você pode ter acesso a tudo isso sem pagar nada, basta fazer a sua matrícula e começar a estudar;
  • Blog do ENEM – Trata-se de uma das páginas mais conhecidas quando o assunto é estudar para o ENEM. Nela, você tem acesso a um curso totalmente gratuito, simulados, apostilas e até mesmo oportunidades de inscrição para concorrer a bolsas de estudos em universidades. O blog em si é alimentado com temas relacionados aos conteúdos da prova e notícias. Para descontrair, acesse a sessão de pérolas do ENEM;
  • Descomplica – Se você quer ter acesso a dicas de estudos, notícias e tudo mais relacionado ao ENEM, este é o lugar certo. Também há e-books disponíveis para download, com temas relacionados aos estudos para o ENEM. Além disso, a plataforma oferece um curso online (pago) para se preparar melhor para a prova;
  • Me salva – Se você acha que não tem mais salvação para ir bem na prova, essa plataforma chegou para trazer-lhe uma nova esperança. Além do cursinho online preparatório para o ENEM, você ainda tem a opção de comprar pacotes que dão direito a simulados e redações corrigidas. Assim, você já chega ao local de prova sabendo o que o espera.

Percebeu como se organizar para estudar para o ENEM não é missão impossível? Então tome nota das nossas dicas e arrase na prova!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar