Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Conteúdos do Enem: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias!

De Erico, publicado dia 05/08/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Temas do Exame Nacional: Idiomas, Artes, Educação Física e Novas Mídias!

Se você está bolando um plano de estudo para o Enem deste ano, com certeza já ouviu falar no Caderno: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, um dos mais importantes conteúdos que caem na prova.

O caderno de cor amarela conta com questões de Português, Literatura e Língua Estrangeira, onde você pode optar entre Inglês e Espanhol, além de Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

A prova de Linguagens do Enem possui muitas questões de:

  • Interpretação de Texto
  • Gramática
  • Figuras de Linguagem
  • Literatura
  • Teoria da Comunicação
  • Língua Estrangeira
  • Artes

A intenção do Enem é avaliar também a compreensão do aluno como um todo, a eficiência da resolução de problemas e interpretações linguísticas essenciais para a vida, mas também o entendimento de mundo, frente às novas tecnologias que estão surgindo por aí.

Vale ressaltar que mesmo em disciplinas consideradas mais práticas durante a vida escolar, como Artes e Educação Física, entram nesse caderno questões teóricas que são somadas ao cálculo final da prova, mostrando a importância de compreender todas as matérias que fazem parte dos conteúdos do Enem.

Por isso, é interessante que o aluno direcione uma parte de seu tempo para se dedicar ao estudo dessas disciplinas e, assim, conquistar pontos importantes para a avaliação final, com a possibilidade real de garantir uma vaga na universidade através do Enem. 

Mas, não se desespere, afinal, esse Caderno não é nenhum bicho de sete cabeças. E, para se preparar a esse desafio, procure sempre:

  • Manter a calma;
  • Ter um planejamento;
  • Colocar em prática o que deve ser estudado;
  • Não ter pressa na hora de responder às questões;
  • Manter a concentração e o foco;

Considerando que esses itens são fundamentais na hora da prova, confira outras dicas para você nadar de braçada em mais uma etapa de seu plano de estudo. Vamos lá?

E se você quer ficar por dentro de tudo, leia também nosso artigo sobre as provas do Enem!

Aulas de Português para o Enem

Quem pretende prestar o Enem precisa ter em mente que a capacidade de interpretação de texto é, digamos, algo imprescindível na prova.

Vamos ver alguns pontos essenciais que caem na prova de Língua Portuguesa:

Interpretação de Texto

As questões de interpretação de textos são formadas por textos jornalísticos, literários, em verso, científicos, publicitários, crônicas, charges ou quadrinhos, imagens, e músicas.

Os veículos de jornalismo que costumam aparecer na prova são Folha de S. Paulo, Veja, Revista Superinteressante, Revista Época, Estado de S. Paulo e Revista Isto É. Já em relação aos autores literários, destacamos Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Graciliano Ramos e Mário de Andrade.

Nos textos em verso, costumam marcar presença Luís Vaz de Camões, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Ferreira Gullar e Drummond novamente. Já em relação às crônicas, destacamos Luís Fernando Veríssimo, Rubem Braga, Fernando Sabino e Rubem Alves.

Para resolver as questões que envolvem charges e cartoons, nossa dica é estudar as do Garfield, Calvin e Hobbes, Frank & Ernest, Mafalda e Hagar  – pois são as mais utilizadas no Enem.

Literatura

Além de estudar as características dos principais autores, a prova de Linguagens do Enem aborda muito os movimentos literários – realismo, romantismo, mas principalmente o modernismo.

Perguntas interdisciplinares podem surgir com a Semana de Arte Moderna de 22, por exemplo. Por isso, é muito importante que você conheça como se deu o processo de transição do movimento e domine o que foi o modernismo.

Qual a preparação para o Enem? Para ter um excelente desempenho na prova de Língua Portuguesa no Enem, você também pode recorrer a um professor de apoio, que fará o acompanhamento dos seus estudos de forma qualificada e individual.

Gramática

Em Gramática, você vai encontrar muitas perguntas sobre sintaxe – ou seja, orações coordenadas, orações subordinadas, pontuação, crase, concordância e até regência. Não pense que esses conceitos serão cobrados de forma técnica. Na maioria das vezes, ele é inserido em um contexto para você fazer uma análise.

Além disso, é importante conhecer as classes de palavras (substantivo, artigo, adjetivo, verbo, preposição, conectivos, advérbios…) e seu processo de formação, pois questões de morfologia também serão abordadas.

Às vezes, acontece da prova apresentar um vocabulário regional e pedir uma análise do candidato. Além disso, prepare-se para resolver algumas questões de ortografia.

Funções e Figuras de Linguagens

Podemos dividir as figuras de linguagem em 4 grupos: Figuras de Pensamento, Figuras de Tropos, Figuras de Harmonia e Figuras de Construção.

Lembre-se de revisar:

  • Comparação
  • Metáfora
  • Antítese
  • Paradoxo
  • Ironia
  • Hipérbole
  • Catacrese
  • Símbolos
  • Metonímia
  • Aliteração
  • Onomatopeia
  • Pleonasmo

Além disso, ao estudar funções e figuras de linguagem é interessante compreender que elas são divididas em seis componentes:

  1. Emissor: quem envia a mensagem, podendo ser uma pessoa ou um grupo;
  2. Mensagem: conteúdo ou assunto das informações transmitidas;
  3. Receptor: quem recebe a mensagem ;
  4. Canal de comunicação: meio pelo qual a mensagem é transmitida;
  5. Código: conjunto de signos e regras de combinação utilizados para a elaboração da mensagem;
  6. Contexto: é a situação ou objeto a que a mensagem se refere.

Cada um desses componentes se relaciona com uma das seguintes funções da linguagem que são muito úteis na análise e produção e textos. Vejamos:

  1. Função referencial: se refere ao objeto ou situação de uma mensagem;
  2. Função emotiva: quando se percebe a presença e atitude pessoal do emissor, ou seja, suas emoções, opiniões, avaliações;
  3. Função conativa: o texto se impõe sobre o receptor, envolvendo-o por meio do conteúdo e levando-o a adotar um determinado comportamento;
  4. Função fática: tem como foco o canal, tendo certas formas usadas para chamar a atenção. O canal de comunicação é utilizado para verificar ou fortalecer a sua eficiência. Pode ser percebida em diálogos;
  5. Função metalinguística: quando o foco está no código e a linguagem volta sobre si mesma;
  6. Função poética: quando a mensagem é realizada de forma inovadora com combinações sonoras ou rítmicas, jogos de imagem ou ideias.

É importante que você fique atento, pois em um texto podem aparecer várias destas funções, sendo importante analisar qual delas se sobressai.

Você sabia que no portal Superprof existem perfis de professores particulares que dão aulas de reforço escolar voltadas para a preparação para o Enem? Confira!

Aula de Inglês para o Enem

Prova de Inglês do Enem A prova de idiomas no Exame Nacional traz à tona a importância do Inglês nos dias atuais!

O Inglês deixou de ser uma matéria secundária para se tornar tão importante quanto Matemática ou História. Hoje, em qualquer parte do mundo, o idioma é a porta de entrada para a comunicação com outros países, além de ser exigência no mercado de trabalho.

Portanto, ao se preparar para o Enem, não é uma boa ideia você deixar esse estudo de lado, pois serão pontos importantes para as suas conquistas que, uma vez ignoradas, vão impactar negativamente em seu repertório, sem falar que é uma oportunidade para conhecer um novo idioma.

Quando falamos sobre os principais conteúdos do Enem, não podemos deixar de destacar que as interpretações de textos são as que mais caem nas provas, geralmente contextualizadas com músicas e notícias cotidianas. Com isso, o objetivo é avaliar se o aluno compreende:

  • Frases com estruturas simples;
  • Possui médio grau de conhecimento de vocabulário;
  • Tem habilidade com a gramática, tempos verbais e expressões do dia a dia;

Em tempos de tecnologia, aprender inglês pode ser bem divertido. Com o próprio celular você tem acesso a conteúdo de qualidade e simulados para testar seus conhecimentos no idioma. Nesta matéria sobre 5 aplicativos para você estudar inglês para o Enem, é possível ter acesso a ferramentas interessantes e gratuitas que podem dar um up nos seus estudos.

Gostou da dica? Então, se liga nas sugestões a seguir sobre como estudar Espanhol com eficiência!

Aula de Espanhol para o Enem

Prova de Espanhol do Enem É possível escolher a disciplina de Espanhol para a prova do Exame Nacional!

Uma das grandes sacadas da prova do Enem é fazer com que o aluno possa optar, no Caderno de Linguagens, Códigos e Tecnologias, pelo idioma Espanhol, caso ele não tenha interesse em fazer o teste de inglês.

E por que isso? Porque há estudantes com mais facilidades na língua de “los hermanos”, sendo que, com algumas dicas e dedicação nos estudos, é certo que vão garantir uma excelente nota nesta matéria, até porque, a prova não é considerada tão difícil, uma vez que é exigido boa interpretação de textos e alguns princípios da gramática espanhola.

Uma ótima dica para reforçar o entendimento e ajudar nos estudos, é acompanhar algumas séries e filmes em espanhol. Os diálogos rápidos e o uso dos tempos verbais nas conversas entre os personagens ajudam a fixar o conteúdo, já que em termos de estrutura gramatical, o idioma é tão complexo quanto o português.

E para garantir um bom desempenho, tanto no Enem, quanto em qualquer outro vestibular, é pertinente se ater aos seguintes passos:

  • Entenda primeiro o conceito de Língua Espanhola;
  • Estude os tópicos importantes da gramática;
  • Assista a filmes e documentários em espanhol;
  • Treine o conteúdo através de simulados que você encontra na própria web;

Seguindo essas etapas, o sucesso é garantido! Mas, não pense que paramos por aqui. Ainda vamos falar de outros assuntos que mais caem no Enem! Hora de aprender sobre Artes, bora?

Quer saber mais sobre o conteúdo de matemática do Enem? Confira nosso artigo sobre o assunto!

Devo ter aulas de Artes para o Enem?

Prova de Artes do Enem Saiba que há 5 questões da disciplina de Artes que são cruciais para a sua nota final no Enem!

Parece estranha essa pergunta, mas é uma das dúvidas mais frequentes entre os candidatos que fazem a inscrição do Enem.

Como assim estudar Artes? Não basta só ter papel e caneta para desenhar?

Mesmo para matérias que pareciam ser apenas práticas, há uma fundamentação baseada na teoria e é isso o que vai pegar aqui na hora da prova, pois são poucos os que se propõem a estudar com afinco História da Arte, antes de colocar a mão na massa literalmente.

Assim como a Língua Estrangeira, Artes também possui 5 questões que são de suma importância para a sua nota final. Fique atento aos principais tópicos abordados dentro dessa matéria:

  • Arte Contemporânea: há pelo menos 4 anos consecutivos uma pergunta referente a esse assunto, já que é uma vertente bem atual nos dias de hoje;
  • Modernismo: tanto no Brasil, como na Europa, esse assunto é sempre certo nas provas do Enem, devido à sua importância para a História da Arte;
  • Arte Brasileira: é importante compreender a evolução da arte no Brasil e as vanguardas que foram surgindo ao longo do tempo até os dias atuais.

Para facilitar ainda mais o seu estudo sobre os tópicos que acabamos de elencar e que, de certa forma, estão entre os assuntos que mais caem no Enem, tente associar o conteúdo de História Geral, sobre determinados períodos do Brasil e do mundo com os movimentos advindos a partir de então, os quais refletiram nas expressões culturais, através das Artes e Arquitetura. A fixação deste conteúdo se dará de forma natural e assertiva na hora da prova.

Confira outros assuntos que recentemente têm voltado às perguntas na área de Artes:

  • Arte Brasileira pós 1970
  • Modernismo Europeu
  • Modernismo no Brasil
  • Arquitetura Moderna no Brasil
  • Modernismo pós Semana de 22
  • Barroco em Minas Gerais
  • Renascimento Italiano
  • Suportes da Arte Contemporânea
  • Arte na Pré-história

Pois é, as matérias possuem assuntos complexos que nem você imaginava, não é mesmo? Mas, a ideia aqui é fazer com que seus resultados no Enem e também no vestibular sejam cada vez melhores. Para isso, vamos dar um salto triplo carpado e descobrir como estudar teoria de Educação Física!

Confira também todo o conteúdo da prova de Ciências da Natureza!

O que aborda a prova de Educação Física do Enem?

Prova de Educação Física do Enem Saber se vai cair teoria no teste de Educação Física é uma incógnita para os inscritos no Exame Nacional!

Se Artes já dava um “nó” na cabeça, imagina saber que vai ter conteúdo para Educação Física, uma disciplina que durante a vida estudantil toda você se dedicou apenas à prática dos exercícios físicos propostos. Um dado interessante é que o curso de Educação Física vigorou entre os 10 mais procurados pelos vestibulandos no último ano, segundo o Enem.

Sim, está havendo uma mudança de comportamento no estilo de vida, onde a prática de atividades físicas está sendo incorporada no dia a dia das pessoas. E com a expansão da comunicação e o aumento de interesse, surgem muitos conteúdos a respeito dessa disciplina.

Assim, mesmo que você decida estudar por conta própria ou, então, contratar aulas particulares para o Enem, é importante buscar alguns assuntos interessantes em Educação Física, como:

  • Padrão estético contemporâneo;
  • Linguagem corporal;
  • Interação social através do esporte;
  • Práticas corporais e autonomia;
  • Esportes;
  • Exercício físico e saúde;
  • Corpo e expressão artística/cultural;
  • Danças;
  • Condicionamentos e esforços físicos;
  • Lutas;
  • Jogos e brincadeiras.

As habilidades mais cobradas na disciplina de Educação Física no Exame, em ordem de relevância, são:

  • Habilidade 10 – Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas;
  • Habilidade 9 – Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social;
  • Habilidade 11 – Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos;
  • Habilidade 13 – Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos;
  • Habilidade 14 – Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.

Todas essas habilidades apresentadas são importantes para que você tenha uma boa pontuação na prova. Além disso, na disciplina de Educação Física, não há como fugir dos pontos conceituais de cada atividade, sabendo como diferenciar os mecanismos e as regras básicas dos tipos mais comuns de esportes, tais como:

  • Vôlei;
  • Futebol;
  • Basquete;
  • Handball;
  • Corrida de rua;
  • Atletismo;
  • Pilates;
  • Yoga;
  • Dança, entre outros.

Lembre-se: tanto na aula para o Enem sobre o respectivo tema, quanto na prova de Educação Física, não se prenda em decorar todas as regras da modalidade.

Hoje a avaliação se dá na compreensão do aluno com relação aos valores que o esporte transfere ao ser humano, como qualidade de vida na atualidade;

Agora que você já sabe o que engloba um plano de estudos do Enem em Educação Física, que tal ficar por dentro de como estudar Comunicação? Vamos nessa!

E não deixe de conferir tudo que cai na prova de ciências humanas no Enem!

O que cai na prova de Comunicação do Enem?

Esta é mais uma questão fácil de resolver, se você está se preparando para estudar alguns conteúdos do Enem. Há alguns anos, o exame adicionou em seu Caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias algumas perguntas sobre Tecnologias da Informação e Comunicação.

Prova de Comunicação do Enem O “impacto social com as novas mídias” são as principais questões de Comunicação no Exame Nacional!

O que necessariamente devo estudar nesse tópico?

Como já foi dito, o crescimento das tecnologias e redes de Comunicação tomaram uma proporção gigantesca em todo o mundo. Em poucos anos, a população mundial se mantém conectada através de celulares, computadores, tablets, TV’s digitais, entre outros aparatos tecnológicos que surgem todos os anos. As perguntas que caem na prova do Enem são exatamente sobre estas abordagens:

  • O Impacto Social com as Novas Mídias;
  • Descobertas de novas formas de lazer na Era Digital;
  • O “boom” do Marketing Digital;
  • O Impacto Social desta nova Comunicação;
  • A Ética e Crimes Virtuais.

Ser uma pessoa atualizada com o que acontece no mundo é a melhor forma de aprender sobre as Tecnologias da Informação.

Conhecimentos Gerais faz a diferença no Exame Nacional!

Ao contrário de disciplinas em que você segue o estudo através de uma apostila, neste caso em específico, quanto mais você se informar e ler sobre o que está acontecendo no dia a dia, principalmente no mundo das redes sociais e as novas ferramentas, mais chances de escolher a alternativa correta você vai ter!

Os conteúdos do Enem para esse Caderno vão além de uma fórmula pronta para o estudo. Hoje, o Exame Nacional do Ensino Médio, avalia o conhecimento nas matérias essenciais para o desenvolvimento do adulto e, também, preocupa-se com o entendimento de mundo que esse aluno tem com a realidade que está batendo à sua porta.

Por isso, seja qual for sua estratégia de preparação para a prova (estudo por conta própria, cursinho, ou um professor particular para o Enem), não deixe de colocar em seu cronograma um tempo reservado para se dedicar aos estudos dessas matérias, pois os pontos perdidos poderão ser cruciais na sua nota final.

O cálculo da nota do ENEM segue o sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI) que pretende medir com máxima precisão o grau de conhecimento do candidato, inclusive nos casos em que ele chuta a resposta.

Lembre-se sempre: a prova avalia cinco eixos cognitivos, que são comuns a todas as áreas do conhecimento:

  1. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
  2. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
  3. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
  4. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
  5. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Dicas rápidas para estudar para o Enem

O site Guia da Carreira elencou 10 dicas importantes na hora de se preparara para o exame. Confira:

  1. Antes de tudo, planeje-se!
  2. Defina um local de estudos
  3. Crie uma agenda
  4. Tenha noção de que o tempo é curto
  5. Facilite a vida do seu cérebro
  6.  Faça simulados com as provas do Enem
  7. Controlar o tempo pode garantir sua vaga na faculdade
  8. Nas provas e simulados, anote os erros e acertos
  9. Capriche no estudo da redação
  10. Nunca, jamais, deixe o edital de lado
  11. Respeite seu tempo

E lembre-se: toda disciplina é importante neste momento! Bons estudos!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar