Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Principais matérias que caem no ENEM

De Marcia, publicado dia 09/10/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > O que fazer na hora do Exame Nacional do Ensino Médio

Estudar para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é sempre uma preocupação para quem está terminando o Ensino Médio. Com a aproximação dos vestibulares, qualquer oportunidade de garantir alguns pontos em uma conceituada universidade é sempre bem-vinda.

Por essa razão, preparar-se adequadamente para a prova é fundamental. Mas o que fazer com tanta matéria para estudar?

Teoricamente, o ENEM abrange a matéria de todo o Ensino Médio. Muitos estudantes tremem só de pensar que terão que estudar uma quantidade tão grande de conteúdos para dois únicos dias de prova. Afinal, memorizar tudo detalhadamente é um grande desafio.

A incerteza do que vai cair na prova é outro fantasma que assombra os estudantes. A dúvida sobre onde focar os estudos pode deixar muitos candidatos angustiados ou até mesmo desestimulados. É aí que entra a velha pergunta: o que devo, de fato, estudar?

E o pior de tudo é que nem sempre eles sabem a quem perguntar. Quem ainda não concluiu o Ensino Médio tem a vantagem de estar em contato com seus professores. Mas e quem já está formado há algum tempo?

Se você está nessa situação, estamos aqui para ajudá-lo. Neste post, você vai encontrar as respostas que procura para “o que cai no ENEM”. Acompanhe!

Os assuntos do ENEM

Embora você deva saber (ou pelo menos ter algumas noções gerais de) toda a matéria, existem alguns tópicos que costumam ser recorrentes na prova do ENEM. Se você fizer alguns simulados ou mesmo tentar resolver provas anteriores, certamente vai perceber que os principais tópicos dificilmente se alteram.

Você não precisa decorar enciclopédias: atenha-se ao que vai cair na prova.

Para você ter uma ideia, preparamos abaixo uma mini lista com os temas mais abordados em cada matéria:

  • Ciências humanas e tecnologia – Colônia, república, escravidão, ditadura, Idade Média, Revolução Industrial, Primeira e Segunda Guerra Mundial, nazismo, liberalismo, Guerra Fria, movimentos sociais e pensadores da Grécia Antiga;
  • Linguagens – Movimentos e obras literárias, poesia, compreensão e interpretação de texto, morfologia, ortografia, sintaxe e figuras de linguagem. Aqui, vale lembrar que você terá que optar por inglês ou espanhol como língua estrangeira. É importante fazer uma escolha consciente, pensando em qual você tem maior domínio, sem se deixar enganar pela ideia de que “espanhol é quase igual a português”;
  • Ciências da natureza – Eletricidade, óptica, acústica, genética, citologia e ciclos do carbono, nitrogênio e água;
  • Matemática – Razão, proporção, porcentagem, gráficos, prismas e regras de três;
  • Redação – Aqui, costumam ser abordados assuntos atemporais, mas que tenham link com a realidade em que vivemos. Nesse caso, recomendamos estar sempre atento ao que acontece no Brasil e no mundo e praticar a escrita. Os textos solicitados normalmente são do modelo dissertativo-argumentativo e é esse gênero que você deve treinar.

É claro que esse é apenas um breve resumo dos principais tópicos que costumam ser abordados, mas você pode se basear nessas questões para traçar o seu ponto de partida para os estudos.

Entretanto, se você deseja se sentir um pouco mais seguro em relação ao foco, converse com seus professores ou contrate algumas aulas particulares com o objetivo de obter um melhor direcionamento. Assim, você garante as chances de arrasar na prova.

Não se esqueça também de que tão importante quanto estudar os tópicos certos é organizar o seu tempo para os estudos. Muitas vezes, é a forma pela qual você estuda que determina o seu sucesso em uma prova importante.

E quando se fala em ENEM, não se trata de uma exceção para essa regra.

Dicas de português para o ENEM

Muitos alunos têm dificuldades em português. O fato de ser a nossa língua falada no dia a dia não significa que as regras gramaticais são automaticamente entendidas e replicadas mediante as perguntas propostas.

Não basta saber falar. Dominar a norma culta da língua portuguesa é essencial para ir bem no ENEM.

Outro ponto crítico é a interpretação de texto. Muitas pessoas chegam à vida adulta com dificuldades nesse quesito e isso pode se tornar um verdadeiro desastre em provas e concursos.

Mas se você, de fato, não se sente a vontade ao estudar a nossa língua, não se desespere. Temos aqui algumas dicas para você superar tudo isso e se dar bem na prova de português do ENEM. Vamos lá?

  • A prática leva à perfeição – Pratique interpretação de texto. Além disso, desenvolva hábitos regulares de leitura. Quanto mais você lê, mais o seu vocabulário se amplia e a interpretação vai se tornando algo mais simples, que não exige grandes esforços mentais para fluir;
  • Seja dedicado – Não dá para garantir uma boa nota estudando “quando sobra um tempinho”. Inclua a língua portuguesa em seu cronograma de estudos e faça tudo para vencer suas dificuldades;
  • Estude a norma culta – A norma culta da língua nem sempre é usada na linguagem falada. Aliás, na maioria das vezes, não é. Por essa razão, você precisa estudá-la. Regras gramaticais jamais devem ser negligenciadas;
  • Faça e refaça provas de português – Que tal pegar as versões anteriores da prova de português do ENEM e tentar resolvê-las? Além de funcionar como uma espécie de treino para a prova oficial, você ainda pode encontrar dúvidas que nem tinha percebido que existiam em você. E é aí, durante a fase dos estudos, o momento ideal para solucioná-las;
  • Entenda sobre gêneros textuais – Embora ler seja um hábito importante, não faça dele mais do mesmo. O ideal é ler textos de diversos gêneros, assim você estará preparado para o que vier.

Lembre-se de que português também é uma das matérias mais exigidas em certos concursos públicos e, dependendo da carreira que você deseja seguir, aprendê-la para o ENEM será apenas o primeiro passo.

Dicas de exatas para o ENEM

As matérias exatas também são parte importante da prova do ENEM. Se por um lado, alguns alunos sentem dificuldades com o português, por outro, alguns têm verdadeira aversão às exatas. Especialmente quem escolheu seguir carreira em humanas ou saúde, pode chegar a acreditar que é até desnecessário compreender os números.

Porém, não se deve subestimar o poder dos seus conhecimentos em exatas, especialmente se você está estudando para o ENEM. Sendo assim, acompanhe nossas dicas para seus estudos de exatas.

A prova de exatas pode deixá-lo exausto se você não se preparar para ela.

  • Fique atento a determinados temas – Temas como ecologia e sustentabilidade estão em alta atualmente e é bem provável que apareçam na prova de biologia. Porcentagem e gráficos fazem parte da maioria das provas de matemática. Energia e potência aparecem frequentemente em física e química orgânica é figurinha certa em química. Mas não se esqueça de estudar o todo;
  • Tenha atenção aos enunciados – Praticar interpretação de texto não é importante somente para a prova de português. Muitas pessoas acabam indo mal na prova de exatas por causa da interpretação dos enunciados. É necessário ler tudo com atenção para entender o que é solicitado. Verdadeiro ou falso, assinalar a alternativa INCORRETA, questões que envolvem combinações entre afirmativas… muitas vezes você sabe a resposta e acaba errando por não ter entendido o que deveria responder;
  • O mais fácil primeiro, sempre – Questões de exatas demandam mais tempo e esforços em termos de raciocínio. Assim, não é interessante perder muito tempo onde você encontrar dificuldades. O ideal é ir respondendo primeiro às questões mais fáceis, aquelas que demandam menores esforços. Se perceber que não está conseguindo resolver determinada solicitação, parta para a próxima e deixe para voltar nela depois. Assim, você controla melhor o seu tempo de prova e evita chegar às questões mais fáceis já cansado;
  • Descanse antes da prova – Todos sabemos que é importante começar a se preparar para a prova com relativa antecedência. As revisões periódicas também são importantes. Entretanto, resolver a prova de exatas demanda esforços e, portanto, o descanso necessário. Assim, revise tudo durante a semana que antecede a prova e descanse na véspera.

Independentemente da área que você escolheu seguir carreira, a prova de exatas do ENEM é importantíssima para garantir a sua pontuação no vestibular de uma grande universidade.

Dicas de redação para o ENEM

O tema de redação do ENEM é quase um segredo de Estado, que só é revelado ao participante na hora da prova. Normalmente, costuma ser algo de impacto nacional ou mundial e, ao mesmo tempo, com elementos atemporais.

Tomar conhecimento dos possíveis temas de redação e praticar são regras de ouro para uma boa pontuação.

Assim, vale a pena estar sempre antenado ao que acontece para não entregar um texto raso demais. Seguem nossas dicas:

  • Conheça os critérios de avaliação – É importante que você saiba de que forma a sua redação será avaliada. Norma padrão da língua portuguesa, interpretação do tema proposto, organização do texto, mecanismos de argumentação e noções de ética nas soluções propostas… na hora de escrever, esteja atento a todos esses tópicos;
  • Organize seu tempo – O tempo reservado para a prova de redação inclui a leitura de textos de apoio, que visam apoiar e motivar o candidato, fazer o rascunho do seu texto, revisar e passar a limpo. Então, busque distribuir o tempo necessário para cada uma dessas etapas para não correr o risco de não conseguir terminar a tempo;
  • Saiba o que não é esperado de você – Existem algumas atitudes que invalidam a sua prova de redação. Escrever menos de 7 linhas, fugir do tema, usar gírias e xingamentos ou copiar trechos de outros textos podem ser imperdoáveis.

Esperamos que, com nossas dicas, você obtenha bons resultados em sua prova.

E você? Tem alguma dúvida? Já fez o ENEM e gostaria de dar mais alguma dica para quem ainda vai fazer? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco a sua opinião.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar