Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Plano de estudo para o Enem

De Isabella, publicado dia 11/10/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Programa de preparação para o vestibular

Sabemos que o período do Enem é uma época que exige muito foco e disciplina. Isso porque são muitas matérias que precisam ser estudadas, o que muitas vezes gera estresse e ansiedade para o vestibulando. Sem falar que esse é um momento importante na vida de qualquer pessoa, afinal a aprovação no vestibular é o primeiro passo para a realização de grandes sonhos profissionais.

Por isso é importante criar planos de estudos para se preparar para o exame nacional do ensino médio. Com ele é possível otimizar o seu tempo de estudo, priorizar as matérias mais importantes e ainda por cima revisar as que você tem mais dificuldade. Muito bom, não é mesmo?

Para te ajudar nesse processo de desenvolvimento do plano de estudos enem, neste artigo separamos algumas dicas para criar o seu programa de aprendizado. Então, confira a nossa matéria e saiba mais!

Como otimizar meu tempo de estudo

otimize o seu tempo de estudos para o vestibular Otimize o seu tempo para ter bastante produtividade nos estudos!

Existem algumas técnicas básicas de estudo que podem otimizar o seu tempo. Vamos descobrir quais são elas? Veja a seguir!

  • Utilize imagens mentais e crie revisões e as reveja constantemente. Faça marcações, grifos e também repetições, pois isso pode melhorar a sua memória em relação aos assuntos estudados;
  • Crie e respeite o seu quadro de horário, pois isso pode te ajudar bastante a aumentar a sua produtividade e a manter os seus horários de lazer. Além disso, aproveite os seus horários vagos para estudar. Se você estiver dentro do ônibus, na fila de um banco ou no trânsito, tire um tempinho para fazer uma leitura;
  • Faça pausas! O ideal é fazer um intervalo de 20 minutos após uma longa hora de estudos. Nesse momento de pausa, aproveite para se alongar, fazer um lanche ou apenas jogar conversa fora com algum amigo;
  • Tente fazer pelo menos 2 ou 3 redações por semana. Isso porque a redação é um dos assuntos mais importantes do Enem, sem falar que assim você poderá aprimorar os seus textos e também diminuir o seu tempo de escrita de redação para escrevê-la na hora do enem;
  • Monte um banco de questões. Assim você saberá quais foram as questões já resolvidas, e aquelas que ainda precisa resolver. O ideal não interromper os seus estudos procurando por questões que você já fez. Nesse momento é necessário ter foco e direcionar os seus esforços para as questões ainda não foram resolvidas.

Assim, você conseguirá otimizar o seu tempo de estudo, e ainda por cima conseguirá fazer a prova do Enem no tempo certo, sem precisar “sair chutando” algumas questões. Afinal, é necessário avaliar se você consegue ler as questões do enem e resolvê-las rapidamente. Pois isso é primordial para conseguir obter uma boa nota no exame nacional do ensino médio.

Separando os temas por dia ou semana

redação para o vestibular Separe os temas de redação para escrever diariamente ou semanalmente!

Você já pensou em separar os temas das suas redações por dia ou semana? Essa é uma excelente opção, se você deseja fazer redações semanalmente, e quer obter produtividade.

Para fazer isso, você pode separar os principais temas de redação a fim de escolher os que mais tem probabilidade de ser cobrado no Enem. Estes são os principais temas que podem ser cobrados no exame:

  • Obesidade no Brasil;
  • Problemas de violência e bullying nas escolas brasileiras;
  • O avanço da depressão;
  • Epidemias e volta de doenças erradicadas;
  • Algum tema relacionado às tragédias ambientais;
  • Desafios da mobilidade urbana no Brasil;
  • Habilidades socioemocionais na escola;
  • Problemas de evasão escolar;
  • Saúde pública (podendo ser gravidez na adolescência ou aumento das doenças sexualmente transmissíveis entre jovens);
  • Segurança pública (podendo ser porte e posse de armas, crise no sistema penitenciário do país ou violência urbana);
  • Crise hídrica no Brasil;
  • Preconceito linguístico;
  • Consumo e sustentabilidade.

A partir da lista de temas acima – que são atemporais -, você pode separar os assuntos por dia ou semana a fim de ter uma boa produtividade em relação à escrita das redações. Isso é importante para obter uma boa nota no exame nacional do ensino médio. Portanto, não deixe de relacionar essa listagem com os seus horários de estudos de redação.

Fazendo pequenas pausas de estudo

estudando para o vestibular As pausas de estudo são importantes para recarregar as energias e descansar a mente!

De acordo com psicólogos e estudiosos sobre a mente humana, pausas de 20 minutos são ideais para descansar a mente e recarregar as energias. Mas você pode utilizar o conhecido método pomodoro que consiste na seguinte técnica: você estuda por 25 minutos e faz uma pequena pausa por 5 minutos. Essa técnica deve ser utilizada até o fim dos estudos. Portanto, se você for estudar por 3 horas, é preciso fazer 6 pausas de 5 minutos entre os intervalos de 25 minutos.

Durante as pausas, você deve se desligar totalmente do que está fazendo: coma um lanche, dê uma olhada nas mensagens do Whatsapp, converse com alguém do lado, faça uma caminhada ou escute uma música. Esse deve ser considerado um momento de relaxamento, então fuja de atividades que possam te estressar.

Estes são os benefícios de fazer pausas nos estudos:

  • Maior qualidade nos estudos;
  • Ter momentos de descanso e distração;
  • Aumenta as chances de concentração nos estudos;
  • Refresca e descansa a mente para mais momentos de concentração;

Além de fazer as pausas nos estudos, reserve de 6 a 8 horas no seu dia para dormir, se alimente de 3 em 3 horas, beba 2 litros de água por dia, faça uma caminhada de 40 minutos todos os dias ou pelo menos 3 vezes por semana, tenha pensamentos positivos e tire um dia da semana para ter momentos de lazer.

Todas essas dicas são primordiais para você obter uma boa pontuação no Enem. Então não deixe de segui-las e cuidar do seu bem-estar!

Cronograma da semana para estudar para o ENEM

homem estudando para o vestibular Faça um bom plano de estudos para otimizar o seu tempo!

Para fazer o cronograma semanal, você precisa saber quais são as matérias do enem. As disciplinas são separadas por área de conhecimento, sendo estas as principais:

Matérias cobradas no Enem

  • Ciências da Natureza: biologia, física e química;
  • Ciências Humanas: geografia, filosofia, história e sociologia;
  • Linguagens: literatura, língua estrangeira, português, artes, tecnologias de informação e comunicação e educação física;
  • Matemática;
  • Redação.

Cronograma da semana

O cronograma da semana deve ser desenvolvido de acordo com as matérias que são cobradas no Enem. O ideal é misturar os assuntos durante o dia, para não ficar cansativo. Sempre alternando entre matérias que exigem muita leitura e outras que precisam de muito raciocínio e cálculo. Então, você pode estudar durante a semana da seguinte forma:

  • Segunda-feira: biologia (das 8h às 9h ou das 14h20 às 15h20), geografia (das 9h20 às 10h20 ou das 15h40 às 16h40), matemática (das 10h40 às 11h40 ou das 17h às 18h) e redação (das 6h40 às 7h40 ou das 13h às 14h);
  • Terça-feira: física (das 6h40 às 7h40 ou das 13h às 14h), filosofia (das 8h20 às 9h20 ou das 14h20 às 15h20), sociologia (das 9h40 às 10h40 ou das 15h40 às 16h40) e química (das 10h às 11h ou das 17h às 18h);
  • Quarta-feira: matemática (das 6h40 às 7h40 ou das 13h às 14h); literatura (das 8h20 às 9h20 ou das 14h20 às 15h20), química (das 9h40 às 10h40 ou das 15h40 às 16h40) e língua estrangeira (das 10h às 11h ou das 17h às 18h);
  • Quinta-feira: português (das 6h40 às 7h40 ou das 13h às 14h); física (das 8h20 às 9h20 ou das 14h20 às 15h20), tecnologias de informação e comunicação (das 9h40 às 10h40 ou das 15h40 às 16h40) e matemática (das 10h às 11h ou das 17h às 18h);
  • Sexta-feira: artes (das 6h40 às 7h40 ou das 13h às 14h), redação (das 8h20 às 9h20 ou das 14h20 às 15h20), história (das 9h40 às 10h40 ou das 15h40 às 16h40) e educação física (das 10h às 11h ou das 17h às 18h).
  • Sábado: nesse dia da semana, você deve focar nas matérias que têm mais dificuldade, de acordo com os horários utilizados durante a semana. O ideal é escolher os 4 assuntos nos quais você possui barreiras para compreender, e colocá-los para estudar no primeiro dia do final de semana;
  • Domingo: separe esse dia da semana para fazer exercícios. Então, faça simulados – online ou no seu colégio – ou resolva diversas questões das provas enem de anos anteriores.

Outra dica é você acordar às 6h da manhã para iniciar as suas atividades. Nesse momento você pode tomar um café da manhã reforçado, conversar com os seus familiares e assistir ao jornal para se informar acerca das principais notícias do dia. Além disso, quando você terminar as suas atividades, cuide de si e faça um exercício físico ou qualquer outro hobby. Esse momento é necessário para que você recarregue as suas energias para iniciar o dia seguinte.

Seguindo todas essas dicas, você conseguirá se organizar de maneira efetiva e obterá uma boa nota no Enem. Assim, será possível conseguir a tão sonhada aprovação no vestibular e o sucesso profissional! Então, comece logo a se planejar e a estudar para atingir todos os seus objetivos!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar