Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Planeje suas lições da língua italiana com seu professor particular

De Carolina, publicado dia 22/10/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Como preparar bem suas aulas particulares de italiano?

Quando a gente tem a primeira aula particular de italiano em casa, pensamos que não há nada para preparar, exceto nos termos mais estritos, como um caderno e um dicionário ítalo-português.

No entanto, fazer uma preparação real antes de começar a aprender uma língua estrangeira não é um absurdo, muito pelo contrário.

Quando estamos prestes a fazer uma viagem à Itália (exemplo totalmente aleatório), não chegamos no avião sem ter feito um mínimo de preparativos: um passaporte, bagagem, hotel reservado…

Sem essa preparação, a viagem será, de fato, mais improvisada.

É o mesmo para aulas particulares italianas! Mesmo antes de conhecer seu professor de italiano, alguns preparativos podem realmente mudar tudo.

Para todos aqueles que desejam aprender italiano rapidamente e observar progressos reais desde a primeira aula, a Superprof desenvolveu uma estratégia de pré-ensino real.

Defina seus objetivos antes da primeira aula de italiano

A primeira coisa a fazer quando se considera fazer cursos de língua italiana é definir os motivos que nos levam a aprender a língua de Dante.

Esses motivos representam os objetivos a serem alcançados com o professor particular (planeje suas aulas particulares de italiano) e é imperativo listá-los antes da primeira aula de italiano. Se não, você corre o risco de nunca fazer essa lista…

A língua de Dante é tão bonita quanto a Itália Um país com tanta riqueza só poderia ter um idioma como o italiano: lindíssimo!

Pode-se  tornar-se bilíngue em italiano por várias razões:

  • Desenvolvendo sua carreira profissional escolhendo uma das cinco línguas mais populares entre os recrutadores (claro que o idioma de Dante Alighieri está incluso nela!),
  • Para se aperfeiçoar antes de uma viagem à Itália, ou mesmo uma mudança,
  • Prepare para uma prova para ter um certificado de proficiência em italiano e melhore sua expressão oral ou escrita,
  • Para adquirir novas habilidades simplesmente pelo prazer e beleza da língua italiana,
  • Ou até mesmo aprender italiano por amor. Você não acha que essa é uma razão suficiente? Saiba que, em uma pesquisa realizada pelo Babbel, 94% dos franceses estão dispostos a aprender a língua por essa bela causa.

O objetivo principal (profissional, pessoal…) é conhecido, logicamente, antes do contato com o professor particular em casa.

No entanto, é aconselhável desenvolver precisamente esse objetivo antes do primeiro curso de italiano, de modo que o professor possa determinar a abordagem pedagógica a adotar com seu aluno.

Assuma o exemplo de um chef que quer aprender italiano porque ele vai para a Itália para praticar a gastronomia local.

O conhecimento a ser adquirido e a metodologia a adotar não serão os mesmos para um estudante de psicologia que se prepara para fazer seis meses de estudo em uma universidade em Roma.

A precisão e o desenvolvimento desse objetivo são, portanto, extremamente importantes. Isso ajuda tanto o professor de italiano para conhecer melhor o seu aluno quanto o aluno para ter em mente o que ele quer aprender e melhorar com o seu italiano.

De ambos os lados, a motivação tem que estar sempre presente: também é um pilar do sucesso de aprender uma língua viva.

Determine seu nível em italiano

O segundo elemento a determinar antes da primeira aula com o professor de italiano é o nível de italiano que você possui.

Aprenda o idioma da Itália em seu tempo livre Suas aulas de língua italiana vão render mais se você praticar nas horas vagas

Aqui, é melhor evitar mentiras e sobrestimação: o progresso não seria o mesmo…

Claro que, para um estudante que nunca fez italiano, esse passo é relativamente simples. Mas para aqueles que praticaram durante dois ou três anos no ensino médio, que viveram seis meses em Roma ou que regularmente visitam sua família na Itália, será menos fácil.

Na verdade, como se situar se alguém não fala perfeitamente italiano nem é perfeitamente bilíngue?

Claro, o professor particular de italiano será capaz de determinar com bastante rapidez o nível de seu aluno. Mas, para economizar tempo (e, portanto, dinheiro) e para avançar mais rapidamente, um nível de referência padrão em línguas estrangeiras foi determinado na Europa.

Variando de A1 a C1, esse Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas permite saber exatamente o seu nível em italiano:

  • A1, nível básico de italiano,
  • A2, o nível intermediário,
  • B1, o nível “competência operacional limitada” elementar,
  • B2, o nível “competência operacional limitada” avançado,
  • C1, o nível experiente independente
  • C2, o nível experiente professor

Vários testes de italiano online, com um grau de confiabilidade relativamente variado, permitem conhecer seu nível. Caso contrário, você também pode fazer um teste de italiano em uma escola de idiomas para se atualizar.

O CILS é um teste de nível em italiano, reconhecido e certificado no mundo profissional, mas também por universidades italianas.

É dividido em quatro níveis, e perfeitamente sabe onde estamos.

Revisar as noções de italiano já adquiridas

Às vezes, apesar de vários anos de ensino de uma língua estrangeira, pode acontecer que algumas noções aprendidas desapareceram completamente, especialmente sem prática regular.

E isso é normal: a memória vem com a idade, como os pesquisadores da Universidade de Columbia em Nova York mostraram recentemente.

Mas não entre em pânico: a memória funciona como um músculo e os elementos adquiridos voltam rapidamente, se tiver tempo para revisá-los.

Assim, uma das dicas a seguir antes da primeira aula particular de italiano é retomar o que já sabemos, a fim de economizar tempo e promover sua progressão.

Visite Veneza e pratique a língua italiana Ler, ver filmes e escutar rádio pela internet ajuda a aprender italiano

Aqueles que já tiveram um professor de italiano, no ensino médio ou na universidade, por exemplo, têm a oportunidade de revisar o básico do italiano passo a passo para reapropriá-los antes dos cursos de atualização:

  • Palavras básicas de vocabulário italiano, apresentar-se ou expressar uma emoção, por exemplo,
  • Os verbos mais utilizados em italiano, como andare, essere, avere…,
  • As conjugações de tempos simples como o presente ou o futuro,
  • As regras básicas da gramática italiana,
  • O feminino / masculino em italiano, bem como o singular / plural,
  • O acento tônico na penúltima sílaba…
    Essa lista é, naturalmente, enorme e pode ser encurtada ou alongada de acordo com o nível de italiano do aluno.

Aqueles que, ao contrário, nunca fizeram aulas de italiano (com professor particular sem dificuldade?), não entrem em pânico: o professor particular está lá para lhe apresenta todas essas regras da língua italiana e adaptá-lo perfeitamente a um nível básico de italiano.

No entanto, você, que nunca aprendeu italiano anteriormente, pode aprender algumas palavras italianas básicas antes para ganhar tempo. Também, para mostrar a seu futuro professor o seu verdadeiro desejo de aprender.

Algumas expressões italianas podem ser aprendidas mesmo antes das primeiras lições:

  • Olá: buongiorno,
  • Adeus: arrivederci,
  • Prazer: piacere,
  • Meu nome é: mi chiamo,
  • Eu sou brasileiro: sono brasiliano,

Familiarize-se com a cultura italiana

A linguagem e a cultura são inseparáveis. Quando você decide aprender italiano, você realmente entra na cultura italiana e tudo isso é fascinante: sua história, suas tradições, sua gastronomia, suas crenças…

Não se deve acreditar que aprender um idioma diferente de sua língua nativa se resume a saber de cor as regras da gramática e da conjugação.

Para aprender uma língua de forma eficaz, é necessário mergulhar na atmosfera do país da língua oficial. Nesse caso, a Itália!

E é uma chance, porque em termos de cultura e história, a Itália tem muito a oferecer.

Então, antes do seu primeiro curso de língua italiana, não deixe de perguntar sobre a rica história, especialmente linguística, da Itália.

Você surpreenderá seu professor e poderá desenvolver rapidamente suas habilidades em italiano.

Ao se concentrar na linguística italiana, aprendemos que:

  • O trabalho de Dante, A Divina Comédia, é considerado a fundação da língua italiana, reunindo magnificamente os dialetos existentes,
  • O dialeto toscano é o que prevaleceu entre outros, sendo escolhido em 1861 durante a unificação da Itália,
  • A maioria dos canais de TV locais estão em dialetos, como muitos filmes italianos,
  • O italiano é a terceira língua europeia, de acordo com um relatório especial do Euro barômetro,
  • A língua italiana é considerada fácil de aprender porque é escrita como é pronunciada,
  • 600 professores e intelectuais italianos apelaram recentemente ao governo para reensinar a língua italiana para estudantes, que teriam graves deficiências,
  • 12 dialetos italianos são oficialmente reconhecidos pela lei italiana.

Essas informações podem parecer insignificantes no início, mas, na realidade, permite compreender todas as especificidades da língua italiana.

Conheça o mar mediterrâneo da Itália Se você souber bem os objetivos, suas lições de língua italiana irão de vento em popa

Ao considerar uma aprendizagem global e iniciar esse tipo de pesquisa mesmo antes do primeiro curso de italiano em casa, já estamos em um processo de uma aprendizagem rápida.

Em resumo, para preparar suas aulas de italiano (mais rápido com professor particular), você deve:

  • Conhecer seus objetivos e define-los precisamente,
  • Determine seu nível,
  • Revise as noções de italiano que já conhece,
  • Descubra a cultura italiana e, em especial, a sua linguística.

E saiba que o professor particular saberá como determinar sua abordagem pedagógica e conhecerá sua motivação: sua vontade será ainda maior de aprender a língua de Dante Alighieri!

Pode ter certeza que a sua aprendizagem será mais bem-sucedida! Sem contar que ela será mais frutífera e você ficará orgulhoso do resultado!

Encontre as melhores aulas de italiano online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar